Thorgarth Escreveu:(...)
Por outro lado continuamos a assistir a uma proliferação de posts tipo yes man, debitados a uma velocidade incrivel, em catadupa, como se alvo de discussão prévia, muitas das vezes não dizendo mais do que "até eu que não percebo nada disso sabia que....."
Não se esqueçam que o que para nós que já tem alguns conhecimentos, muitos certamente maiores e mais profundos que os meus, o que nos parece básico a nós poderá na verdade não o ser para quem está a começar. Será que se alguém vier amanha perguntar que bichinos brancos são aqueles que estão a passear pelo substrato podemos vir para aqui explodir e dizer "Porra que ignorante este tipo..... Antes de ter comprado o animal deveria ter visto que problemas poderiam vir a afecta-lo e tomados medidas específicas para os prevenir e combater. Aliás devia ter comprado logo o produto X para aplicar no primeiro sintoma do problema...."
E já agora, esse "bichinhos brancos" são mesmo perigoso para o nosso animal?!?! Representam ou tê algum impacto negativo no seu comportamento ou saúde? Ou será que até, em certa medida, podem ser considerados como úteis. Será que o probema mesmo serão os "bichinos pretos" que por lá poderão aparecer?!?
Será que alguém deverá ser "crucificado" por colocar esta questão?!?! Se calhar para alguns é informação básica....
Pessoalmente existem muitos threads e posts que me têm vindo a causar grande perpléxidade, e nos quais tenho reagido, MAS cada caso é um caso.....
Não concordo contigo em alguns aspectos...
Eu tenho 31 anos, tenho répteis há precisamente 1 ano e 3 meses, não percebo nada de répteis, apenas o básico. No entanto, ANOS antes de ter répteis, já tinha paixão pelas cobras, e aos 18 anos tive a possibilidade de comprar uma cobra, numa loja, não faço ideia que espécie era, só me lembro que o homem da loja me disse "é uma pitão". Na altura apaixonei-me por ela, e era barata, não faço ideia que cobra era, não me lembro mesmo, até podia ser uma corn ou uma lampro, não me lembro de todo... contudo optei por não a comprar pela simples razão que não me senti preparada para ter um réptil. E porquê? Porque já me tinham morrido 2 escorpiões por falta de informação da minha parte, porque me apercebi que nas lojas ainda percebiam menos que eu, porque vivia na Figueira da Foz e só haviam 2 lojas de animais, leia-se "cães e gatos", porque não tinha internet, porque não haviam fóruns, porque não tinha amigos que me pudessem informar, etc... etc... etc...
Esperei vários anos, li muito, meses antes de ter a minha primeira cobra, andei a "chatear" os meus amigos que já mantêm répteis há alguns anos, perguntei tudo e mais umas botas, fiz perguntas estúpidas e básicas como por exemplo como é que as cobras fazem a muda, ou como é que se dá de comer, ou como é que se deve dar o rato, ou como é que deve ser o terrário, perguntei sobre doenças, parasitas, comportamento, temperamento das várias espécies, e um sem número de perguntas... mas tudo isto ANTES de ter o animal. Por fim, e depois de andar a ler muito sobre cobras, comprei a minha primeira cobra, aos 30 anos.
Neste momento sei responder a quase todas as perguntas que aqui aparecem sobre cobras, e relembro que não percebo nada sobre estes animais, o problema é que as perguntas são tão, mas tão básicas, que efectivamente, a frase que referiste
"até eu que não percebo nada disso sabia que....." se aplica na perfeição. Isto só demonstra irresponsabilidade por parte do dono.
As perguntas não seriam atacadas por todos os lados, se as pessoas dissessem: "estou a pensar comprar uma cobra e tenho algumas dúvidas...", aí todos respondemos o melhor que sabemos. Agora quando é o inverso: "A minha cobra tem isto e aquilo, é perigoso?" aí não há piedade. A estupidez e a irresponsabilidade, quando toca a animais, não pode ser tolerada, especialmente com répteis, animais ultra sensíveis onde uma "reles" lâmpada de UVB pode ser a diferença entre a vida e a morte.
Depois há os casos particulares, vou dar-te um exemplo: há pouco tempo uma das minhas cobras queimou-se num cabo, mea culpa, não tinha um reóstato para o cabo e ela queimou-se. Não foi grave, felizmente, e dei logo por ela por a manusear com frequência. Falei de imediato com um amigo que há largos anos que tem répteis, ele aconselhou-me, viu a cobra, e ela neste momento está curada. A queimadura tinha o formato de 2 bolinhas com cerca de 5mm de diâmetro, por isso optei primeiro por falar com o meu amigo, caso contrário teria arrancado para o vet. Mas se não tivesse este, e outros, amigos experientes, provavelmente teria vindo colocar a pergunta ao fórum, explicando exactamente o que se havia passado, e não acredito que fosse "apedrejada" tendo em conta o problema que foi, ou da dimensão que foi.
Esta é só a minha opinião...
Xuga