Viva Hakuma
1. Porque é que a casca de pinheiro não é apropriada?
A casca de pinheiro não é grande substrato, pois além de não reter humidade nenhuma, torna-se poeirenta, o que é meio caminho andado para haver infecções respiratórias e dos olhos, a resina do pinheiro é tóxica para as tartas, e mesmo seca prefiro não arriscar.
2. Eu vou acrescentar (acrescentar, não substituir) uma sunglo, como já tinha dito... Mas porque sugeres a troca da de cerâmica por uma "normal ou basking"?
A luz ajuda no comportamento dos répteis, e estimula as funções vitais, ficam mais activas e comem melhor, como tal prefiro sempre que o aquecimento seja feito por uma lampada. Uma vez que o aquecimento nocturno não é necessário, a menos que a temperatura da sala baixe dos 10º, o que creio não acontecer no teu apartamento.
3. Achas que 40W de uma lampada normal basta para o aquecimento de um terrário de 1m80x85cm aberto em cima... uma tortoise table? E apenas 6 horas por dia? As caresheets destas tartarugas apontam para temperaturas mínimas entre 16 e 21º. Não me parece que consiga aquecer a parte fria do terrário até estes valores com uma lampada de 40W... mas sustenta lá a tua ideia.
Como disse antes, tudo depende da temperatura que faça na casa, mesmo sem aquecimento na minha garagem este ano ainda não fez menos de 15 graus à noite, por isso suponho que dentro de um apartamento existam pelo menos temps similares ou superiores. A lampada de basking deve permitir que fiquem 35 graus directamente debaixo desta, pelo que a potencia da lampada e distancia devem unicamente depender da temperatura, principalmente porque tens uma rocha debaixo da ceramica, a qual pode até aquecer demais.
Sugeri e sugiro que a lampada de basking fique ligada apenas algumas horas para simular o ciclo normal do sol, visto já teres uma 8.0 e uma 2.0 mais que suficientes para a iluminaço. Ninguem amanhece as 7 da manhã com temperaturas de 30 e poucos graus, ou chega ao fim da tarde num hot-spot com 35 graus e de repente as luzes desligam-se todas e é noite.
O facto de desligar o hot-spot algumas horas antes do "anoitecer" ajuda a que as tartas abrandem a actividade e recolham aos sitios onde preferem passar a noite.
De qualqer das formas sugiro que vás ao forum
http://russiantortoisepictures.com/foru ... on=forum#2 pois é uma excelente fonte de informação, e tem servido-me de fonte diária de leitura, não me canso de ler as histórias e experiencias de donos de russas de todo o mundo.