Partilha: Terrários novos para T. Horsfieldi e G. Carbonaria

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

sábado jan 24, 2009 6:18 pm

Hakuma, parabéns pelo excelente trabalho que fizeste aí.

Para mim este post veio mesmo em boa altura, porque ando a idealizar as instalações da minha futura Test. Horsf., como tal, consegui sacar aqui mais umas ideias.

Gostei imenso e acho que está um trabalho muito bem conseguido e com excelentes condições para os animais.

;)
Última edição por PaulloSantos em sábado jan 24, 2009 8:33 pm, editado 1 vez no total.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

sábado jan 24, 2009 8:15 pm

Sem palavras...

Do melhor que tenho visto, deixa sem dúvida as divisões da casa mt bem decoradas, não percebo nada de tartas, mas parecem ter todas as condições, e estão mt bonitas..

Lindo..
anasnake
Membro Veterano
Registado: terça mai 27, 2008 4:00 pm

sábado jan 24, 2009 8:42 pm

Hakuma, muito bonito, he, he :D dá vontade de ter tartas, os meus sinceros parabéns :wink:
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

sábado jan 24, 2009 9:30 pm

Boas fotos, gostei, dá mesmo gosto estar a ver, parabéns. Mesmo que elas destruam as plantas essa ideia de as ter em vasos facilita a substituição.
Em relação às carbonarias, o ambiente tem de estar sempre molhado? É que no Zooexotico tinham (ou têm) uma que andava à vontade no piso inferior. Na feira da Avisam tinham lá umas bem grandes, provavelmente bem caras.
1doLIta
Membro
Registado: sábado jan 17, 2009 1:23 pm

sábado jan 24, 2009 10:02 pm

awesome :wink:
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

sábado jan 24, 2009 10:19 pm

Hakuma Escreveu:
Nazgul93 Escreveu:Hakuma,os meus sinceros parabens!muito bom!

mas tenho duvidas quanto a proximidade da l.ceramica no terrario das TH em relaçao á pedra.
um vet meu amigo aconselhou-me a afastar um pouco mais que 20cm do animal e nao dos dos objectos, para evitar ao maximo o efeito "pedra de aquecimento".principalmente no Inverno,que a lampada ta a todo o gas :wink:.

ate porque um dia o termostato pode se avariar,a lampada fica a todo o vapor e a tarta nao se apercebe e vai para cima da pedra.

Cumps e mais uma vez parabens:wink:!
Nazgul93, é um ponto de vista muito válido que terei em conta. Obrigado. :wink:
De nada sempre as ordens :P :wink:
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Hakuma
Membro Veterano
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am

domingo jan 25, 2009 2:24 am

Obrigado a todos. Ainda bem que gostaram, foi com esse intuito que as partilhei.
Apalone Escreveu:Boas fotos, gostei, dá mesmo gosto estar a ver, parabéns. Mesmo que elas destruam as plantas essa ideia de as ter em vasos facilita a substituição.
Em relação às carbonarias, o ambiente tem de estar sempre molhado? É que no Zooexotico tinham (ou têm) uma que andava à vontade no piso inferior. Na feira da Avisam tinham lá umas bem grandes, provavelmente bem caras.
Apalone, para as Carbonarias jovens a humidade é crítica, mas aquando de adultas já não é imprescindivel.
A adulta da Zooexotico já foi vendida... segundo me disseram era um excelente pet. Infelizmente não fui à Avisan, mas na feira seguinte na Batalha também lá estavam umas adultas, provavelmente as mesmas. Não perguntei o preço... Vou esforçar-me para que as minhas cheguem aquele tamanho. :wink:
<p></p>
sestevao
Membro
Registado: sábado set 23, 2006 1:30 am

domingo jan 25, 2009 4:04 am

Viva Hakuma

Gostei muito das fotos e das preocupaçoes que tens com as tartas, em relação às horsfieldi Apenas acho que a casca de pinheiro é dispensável, não é o mais apropriado. Também sugeria trocares a lampada de ceramica por uma lampada normal de Basking, e eliminares o cabo de aquecimento, 40 W chegam ligada 5 ou 6 horas por dia para simular as horas mais quentes do sol durante o dia. O aquecimento nocturno não é necessário dentro de casa.

De qualquer forma excelente turtle table
Hakuma
Membro Veterano

domingo jan 25, 2009 12:15 pm

sestevao Escreveu:Viva Hakuma

Gostei muito das fotos e das preocupaçoes que tens com as tartas, em relação às horsfieldi Apenas acho que a casca de pinheiro é dispensável, não é o mais apropriado. Também sugeria trocares a lampada de ceramica por uma lampada normal de Basking, e eliminares o cabo de aquecimento, 40 W chegam ligada 5 ou 6 horas por dia para simular as horas mais quentes do sol durante o dia. O aquecimento nocturno não é necessário dentro de casa.

De qualquer forma excelente turtle table
Olá sestevao.

Gostaria que justificasses as tuas opiniões:
1. Porque é que a casca de pinheiro não é apropriada?
2. Eu vou acrescentar (acrescentar, não substituir) uma sunglo, como já tinha dito... Mas porque sugeres a troca da de cerâmica por uma "normal ou basking"?
3. Achas que 40W de uma lampada normal basta para o aquecimento de um terrário de 1m80x85cm aberto em cima... uma tortoise table? E apenas 6 horas por dia? As caresheets destas tartarugas apontam para temperaturas mínimas entre 16 e 21º. Não me parece que consiga aquecer a parte fria do terrário até estes valores com uma lampada de 40W... mas sustenta lá a tua ideia.

Eu sei que as T. Horsfieldi são tartarugas que se aguentam com as nossas temperaturas, principalmente dentro de casa, onde a temperatura não desce tanto... mas prefiro que as minhas vivam do que sobrevivam. :wink:
<p></p>
Litoss
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:35 pm

domingo jan 25, 2009 1:56 pm

Animais espectaculares mesmo :P
Adorei as tartas, ja ando a algum tempo a pensar em adquirir uma quem sabe um dia poderá vir a ser mais um animal para a coleção :twisted:
De qualquer das formas parabéns :wink:
sestevao
Membro
Registado: sábado set 23, 2006 1:30 am

domingo jan 25, 2009 3:05 pm

Viva Hakuma
1. Porque é que a casca de pinheiro não é apropriada?
A casca de pinheiro não é grande substrato, pois além de não reter humidade nenhuma, torna-se poeirenta, o que é meio caminho andado para haver infecções respiratórias e dos olhos, a resina do pinheiro é tóxica para as tartas, e mesmo seca prefiro não arriscar.

2. Eu vou acrescentar (acrescentar, não substituir) uma sunglo, como já tinha dito... Mas porque sugeres a troca da de cerâmica por uma "normal ou basking"?
A luz ajuda no comportamento dos répteis, e estimula as funções vitais, ficam mais activas e comem melhor, como tal prefiro sempre que o aquecimento seja feito por uma lampada. Uma vez que o aquecimento nocturno não é necessário, a menos que a temperatura da sala baixe dos 10º, o que creio não acontecer no teu apartamento.
3. Achas que 40W de uma lampada normal basta para o aquecimento de um terrário de 1m80x85cm aberto em cima... uma tortoise table? E apenas 6 horas por dia? As caresheets destas tartarugas apontam para temperaturas mínimas entre 16 e 21º. Não me parece que consiga aquecer a parte fria do terrário até estes valores com uma lampada de 40W... mas sustenta lá a tua ideia.
Como disse antes, tudo depende da temperatura que faça na casa, mesmo sem aquecimento na minha garagem este ano ainda não fez menos de 15 graus à noite, por isso suponho que dentro de um apartamento existam pelo menos temps similares ou superiores. A lampada de basking deve permitir que fiquem 35 graus directamente debaixo desta, pelo que a potencia da lampada e distancia devem unicamente depender da temperatura, principalmente porque tens uma rocha debaixo da ceramica, a qual pode até aquecer demais.

Sugeri e sugiro que a lampada de basking fique ligada apenas algumas horas para simular o ciclo normal do sol, visto já teres uma 8.0 e uma 2.0 mais que suficientes para a iluminaço. Ninguem amanhece as 7 da manhã com temperaturas de 30 e poucos graus, ou chega ao fim da tarde num hot-spot com 35 graus e de repente as luzes desligam-se todas e é noite.

O facto de desligar o hot-spot algumas horas antes do "anoitecer" ajuda a que as tartas abrandem a actividade e recolham aos sitios onde preferem passar a noite.

De qualqer das formas sugiro que vás ao forum http://russiantortoisepictures.com/foru ... on=forum#2 pois é uma excelente fonte de informação, e tem servido-me de fonte diária de leitura, não me canso de ler as histórias e experiencias de donos de russas de todo o mundo.
Última edição por sestevao em domingo jan 25, 2009 3:44 pm, editado 1 vez no total.
Hakuma
Membro Veterano

domingo jan 25, 2009 3:40 pm

sestevao, obrigado pela clarificação da tua opinião, que considero muito válida. Fez-me mesmo ver alguns pontos de vista muito interessantes, principalmente sobre a utilização das sunglo... muito bem visto. É para esta partilha de pontos de vista que considero os fóruns importantes.

Como eu tinha dito logo no meu primeiro post, faltava-me uma sunglo no terrário das TH.
Eis o que vou fazer:
- Colocar uma sunglo de 100W a 3/4 do terrário, afastada do sítio onde tem os esconderijos, ligada como sugeriste +- 6 horas por dia.
- Manter a lampada de cerâmica a 1/4 do terrário contando também a partir dos esconderijos. Esta vai ficar ligada a um termostato com o sensor no chão regulado para 16º, para salvaguardar descidas de temperatura.

A minha casa não é tão quente como a tua garagem :lol: , e concerteza que já desceu bem dos 15º, principalmente à noite. Até porque na sala onde estão os terrários tem um vão de escadas para uma divisão muito maior... prefiro tentar salvaguardar minimamente as temperaturas, e contar apenas com as 6h diárias de uma lampada de 40W como dizias, é manifestamente pouco para um terrário "sem tampa"... nem sei se com tal potencia atingiria os 35º de que falas (obviamente que dependeria da distância da lampada ao solo).

Obrigado pela indicação do fórum sobre as tartarugas russas... começarei a visitá-lo frequentemente, assim como ja faço com um sobre Carbonarias (com essas tenho mais preocupações). :wink:
<p></p>
esmifra
Membro
Registado: segunda fev 28, 2005 12:59 pm
Localização: Chinchila Cinza Standard,Testudo Horsfieldi, Testudo Graeca, Pelodiscus sinensis

domingo jan 25, 2009 6:14 pm

Os meus parabéns!!! Está simplesmente espectacular!!! São umas sortudas ehehe! Estas partilhas de ideias e conhecimentos são fundamentais para todos nós amantes de tartarugas melhorar-mos cada vez mais as condições de vida das mesmas!!!
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

domingo jan 25, 2009 7:07 pm

Sorte a dessas tartas. Eu tenho algumas espécies mas todas aquáticas onde um pequeno filtro e mudanças de água semanalmente são o bastante para não me preocupar mas as terrestres tenho a ideia que se o cuidado não é diário devem deitar muito cheiro, mas é apenas um receio de quem nunca as teve.
Já agora as carbonárias é mais fruta ou vegetais? Qual é o fórum?
Hakuma
Membro Veterano

domingo jan 25, 2009 7:27 pm

Apalone Escreveu:Sorte a dessas tartas. Eu tenho algumas espécies mas todas aquáticas onde um pequeno filtro e mudanças de água semanalmente são o bastante para não me preocupar mas as terrestres tenho a ideia que se o cuidado não é diário devem deitar muito cheiro, mas é apenas um receio de quem nunca as teve.
Já agora as carbonárias é mais fruta ou vegetais? Qual é o fórum?
Eu já tive tartarugas aquáticas durante valentes anos... e olha que essas sim davam-me trabalho. :lol: Era estudante e vivia num quarto alugado... tinha-as no meu quarto num aquaterrário montado onde agora tenho as GC. Cada vez que tinha que mudar a agua (semanalmente como tu) era um filme...
Quanto a cheiro, não há comparação porque ainda não sei qual é o cheiro a tartarugas terrestres (tenho tartarugas terrestres à um ano e meio)... e o das aquáticas conhecia-o bem. :wink:

A dieta das GC é de quatro partes vegetais para duas de fruta e uma de proteína animal... a das minhas não é bem assim, mas deveria ser.

http://redfoots.com/smf/index.php
<p></p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”