in http://reptilariovirtual.com.sapo.pt/ph ... llata.html

Moderador: mcerqueira
isso é com quase todos os phelsumas e geckos princupalmente arboreosArmindo77 Escreveu:Claro! Esqueci-me desse pormenor...PedroC10 Escreveu:Tirando 2 ou mais machos adultos no mesmo terrárioArmindo77 Escreveu:Os phelsumas grandis são de facto os mais fáceis de mater... mas se comprares 2 tens de ter em conta o tamanho do terrário e que eles às vezes pegam-se... mesmo fêmeas com femeas e machos com fêmeas.DiogoCJ Escreveu:
Quanto às Phelsumas madagascarensis... tal como das outras espécies, já li várias care sheets, e parece que das 3 espécies, são a mais comum e fácil de manter... no entanto, o facto de ficarem com cerca de 25cm deixa-me de pé atrás... preferia uma espécie mais pequenita... mas também pela experiência que tenho, sei que por diversas razões, normalmente quanto maior, mais fácil de manter...
Outra coisa que me incomoda é o facto de serem extremamente agressivos... ouvi dizer que até há problemas entre casais... quanto mais em individuos do mesmo sexo (mesmo que sejam femeas)... e eu gostava de um par/trio...
Agora para os donos não são agressivos. Se queres ver agressividade devias ver os meus tokays!
De qualquer forma, se gostares, aconselho os GECKOS leopardo. Ficam dum tamanho bom, são resistentes, não trepam, são calmos entre eles e mansos/sociáveis com os donos.
Abraço e boa escolha.
Outra coisa... os Phelsuma grandis não devem mesmo ser agarrados, qualquer deslize e a pele deles rasga. É mesmo só para observar.
Boa sorte!
Eu diria 45x45x60, para o caso de não se fazer grandes fundos como decoração. A altura é o mais importante e o terrário tem de ter plantas em bom número (mesmo que estejam só dentro de vasos e não plantadas no terrário). Eles gostam muito de linguas de sogra e de canas de bambu. Quanto melhor plantado estiver mais à vontade eles ficam.DiogoCJ Escreveu: Para os Phelsuma dubia, qual o tamanho do terrário aconselhado para um casal ou trio?