Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss
Moderador: mcerqueira
-
trustz
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
- Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS
terça fev 24, 2009 7:03 pm
Armindo77 Escreveu:(já li que eles bebem água de prato e já li que não, por isso não quis arriscar),
Já vi o meu beber da taça de agua.
actualmente o terrário está diferente desse que o cris mostrou. ja passou algum tempo( quando veio ca para casa desconhecia a dimensão do animal adulto então acreditei-me que era adulto, mas com o tempo apercebi-me de que estava GRANDIOSAMENTE enganado e ele cresceu bastante) e com o crfescimento as necessidades são outras, desde esconderijos maiores, mais vegetação etc. consigo manter bem as humidades e não, não come uma vez por semana come praticamente todos os dias.

Ricardo Leitão
Calsonic
-
Psynapse
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm
quarta fev 25, 2009 1:52 am
Armindo77 Escreveu:Já agora, fica aqui a imagem do meu terrário:
Podem ver a fêmea no canto superior esquerdo.
Creio estar tudo em ordem. Tem os esconderijos, aquecimento, fogger (já li que eles bebem água de prato e já li que não, por isso não quis arriscar), muita folhagem pra eles se sentirem protegidos (pelo menos no inicio),...
Creio que o mal do teu terrário é que acabas por nunca ver o bicho a não ser que abras o terrário...
AH! Não abuses dos pinkies... tenho ouvido falar em 1 de 15 em 15 dias no máximo. Aposta mais em baratas e grilos.
Se não o consegue ver sempre que quer, é bom sinal

Acho que está tudo ok (daquilo que eu sei de tokays). A minha única dúvida é a ventilação desse terrário...essa argila (é argila?) no fundo do terrário acumula muito bem a humidade, mas também pode potenciar o aparecimento de fungos no inverno com a ventilação inadequada. Teve problemas?
<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>
-
Armindo77
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm
quarta fev 25, 2009 2:01 am
Psynapse Escreveu:Armindo77 Escreveu:Já agora, fica aqui a imagem do meu terrário:
Podem ver a fêmea no canto superior esquerdo.
Creio estar tudo em ordem. Tem os esconderijos, aquecimento, fogger (já li que eles bebem água de prato e já li que não, por isso não quis arriscar), muita folhagem pra eles se sentirem protegidos (pelo menos no inicio),...
Creio que o mal do teu terrário é que acabas por nunca ver o bicho a não ser que abras o terrário...
AH! Não abuses dos pinkies... tenho ouvido falar em 1 de 15 em 15 dias no máximo. Aposta mais em baratas e grilos.
Se não o consegue ver sempre que quer, é bom sinal

Acho que está tudo ok (daquilo que eu sei de tokays). A minha única dúvida é a ventilação desse terrário...essa argila (é argila?) no fundo do terrário acumula muito bem a humidade, mas também pode potenciar o aparecimento de fungos no inverno com a ventilação inadequada. Teve problemas?
No fundo do terrário é leca, para absorver o excedente de água e não ensopar o substrato. A ventilação faz-se bem visto que o topo é em rede e junto à porta à uma faixa com "entradas" de ar que permite que este circule pelo terrário.
-
Psynapse
- Membro Veterano
quarta fev 25, 2009 11:39 am
Estou a colocar estas dúvidas, porque já usei esse terrário para outros fins e apareceu-me bolor no fundo depois de algum tempo, mesmo com ventilação

Consegue manter a humidade certa com o tecto em rede completamente aberto? Ou encontra-se uma parte coberta? Eu tinha tapado uma parte para manter a humidade e tive de a destapar exactamente pelo bolor.
<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>
-
Armindo77
- Membro Veterano
quarta fev 25, 2009 12:56 pm
Psynapse Escreveu:Estou a colocar estas dúvidas, porque já usei esse terrário para outros fins e apareceu-me bolor no fundo depois de algum tempo, mesmo com ventilação

Consegue manter a humidade certa com o tecto em rede completamente aberto? Ou encontra-se uma parte coberta? Eu tinha tapado uma parte para manter a humidade e tive de a destapar exactamente pelo bolor.
Consigo manter a humidade porque de Verão o
fogger liga-se 3 vezes por dia, meia hora de cada vez. Haver plantas naturais e o fundo com uma pequena altura de água por baixo do substrato tb ajuda. Acaba por ser mais difícil manter a temperatura no Inverno, mas mesmo assim consegue-se.
Por acaso nunca tive grandes problemas com o bolor, apareceram-me umas vezes bocadinhos de bolor, mas era só tirá-lo e não voltavam a aparecer.
-
Thorgarth
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
quarta fev 25, 2009 1:41 pm
Armindo77 Escreveu:Psynapse Escreveu:Estou a colocar estas dúvidas, porque já usei esse terrário para outros fins e apareceu-me bolor no fundo depois de algum tempo, mesmo com ventilação

fogger liga-se 3 vezes por dia, meia hora de cada vez. Haver plantas naturais e o fundo com uma pequena altura de água por baixo do substrato tb ajuda. Acaba por ser mais difícil manter a temperatura no Inverno, mas mesmo assim consegue-se.
Por acaso nunca tive grandes problemas com o bolor, apareceram-me umas vezes bocadinhos de bolor, mas era só tirá-lo e não voltavam a aparecer.
A humidade e os bolores são mais fáceis de controlar já que o factor temperatura também ajuda, não sendo particularmente alto. Por outro lado o fogger também é uma ajuda importântissima para conseguires uma humidade relativa alta. O pior mesmo é quando tens que manter uma temperatura E uma humidade relativa alta, não só ao nivel do solo mas principalmente ao nivel superior...
-
Armindo77
- Membro Veterano
quarta fev 25, 2009 4:08 pm
Thorgarth Escreveu:Armindo77 Escreveu:Psynapse Escreveu:Estou a colocar estas dúvidas, porque já usei esse terrário para outros fins e apareceu-me bolor no fundo depois de algum tempo, mesmo com ventilação

A humidade e os bolores são mais fáceis de controlar já que o factor temperatura também ajuda, não sendo particularmente alto. Por outro lado o fogger também é uma ajuda importântissima para conseguires uma humidade relativa alta. O pior mesmo é quando tens que manter uma temperatura E uma humidade relativa alta,
não só ao nivel do solo mas principalmente ao nivel superior...
Ainda pra mais quando estamos a falar de espécies arborícolas como tokays. Por essas e por outras é que tenho termómetros e higrómetros perto do topo.
-
Deadzao
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 29, 2008 7:35 pm
quarta fev 25, 2009 6:24 pm
para evitar bolores basta uma coloniazinha de springtails, uns milipedes (mariacafes) ou bichos de contas
<p>1.1.0 pavo cristatus x.x,x. gallus domesticus 1.3.0 phasianus colchicus torquatus x.x.x anas platyhynchos 1.1.0 anser cygnoides 1.1.0excalfactoria chinensis</p>
-
Psynapse
- Membro Veterano
quarta fev 25, 2009 8:21 pm
Uhm? Não estou a perceber porquê...aumentam o nível de degradação e a reciclagem da matéria em decomposição...mas o bolor desenvolve-se em todo o tipo de matéria orgânica, em decomposição ou não.
Mas já que fala nisso, as plantas que tenho em vasos em contacto com a terra, que tem esse tipo de bicharada nunca têm bolor...e eu que costumo dar alguns de alimento as Koi às vezes
Vou começar a aplicar isso na base de uma estufa para ver se resulta.
Cumps
-
Deadzao
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 29, 2008 7:35 pm
quarta fev 25, 2009 8:25 pm
psynapse eu usava bixos de contas no fauanrio de scorp, e quero meter uma colonia de calembolos no meu terrario maior porque esta a ganhar fungos
alem de servirem de alimento servem para limpar tambem
<p>1.1.0 pavo cristatus x.x,x. gallus domesticus 1.3.0 phasianus colchicus torquatus x.x.x anas platyhynchos 1.1.0 anser cygnoides 1.1.0excalfactoria chinensis</p>