iniciação em corn snake
Moderador: mcerqueira
Surgiu-me uma coriusidade: há alguma diferença entre ter uma snack num faunário e num terrário? Para além da estética....
http://mundodastartarugas.forumpratodos.com - Forum Tartarugas
<u><strong /></u>
<u><strong /></u>
Snack estava bem agora era dentro da minha barrigaMalva Escreveu:Surgiu-me uma coriusidade: há alguma diferença entre ter uma snack num faunário e num terrário? Para além da estética....

Fora de brincadeiras, não percebi muito bem a pergunta, estás a referir-te por exemplo se existe alguma diferença entre um faunario e um terrario do mesmo tamanho? Se é isso não não existe nenhuma diferença para a cobra.
Eu não diria á prova de fuga... mas que são seguros são, qualquer das maneiras um terrário bem feito é tão ou mais seguro que um faun.Litoss Escreveu:Regra geral os faunários sao mais seguros do que os terrários, "à prova de fuga" diria mesmo
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Os faunários têm algumas vantagens sobre terrários (quando nos estamos a referir a exemplares bébés claro está), nomeadamente a sua mobilidade, facilidade de lavagem, tamanho adequado, MAS também necessitam de alguns cuidados pois não são inerentemente à prova de fuga, não menos que um terrário.
Recomendo uma especial atenção para a possivel existência de uma espaço, ou a possibilidade da cobra forçar esse espaço, entre as parte superior e o corpo principal do faunário ao longo dos seus lados mais compridos... Num dos meus tive que utilizaar fita cola para unir as abas e evitar que a minha holbrooki voltasse a fugir por aí (sim o espaço é mínimo mas as elas têm muita força, e especialmente as lampropeltis com as suas cabeças mais pequenas conseguem fazer "milagres").
Recomendo uma especial atenção para a possivel existência de uma espaço, ou a possibilidade da cobra forçar esse espaço, entre as parte superior e o corpo principal do faunário ao longo dos seus lados mais compridos... Num dos meus tive que utilizaar fita cola para unir as abas e evitar que a minha holbrooki voltasse a fugir por aí (sim o espaço é mínimo mas as elas têm muita força, e especialmente as lampropeltis com as suas cabeças mais pequenas conseguem fazer "milagres").
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
Não percebi como é que a sonda do termostato debaixo do faunário, junto ao cabo, dá uma leitura mais exacta. Se for colocado dentro do faunário, como o termómetro, já não há esse desfasamento entre programar uma temperatura mais alta para compensar outra.limao Escreveu:
como podes ver a sonda do termostato está por baixo do faunario junto ao cabo para que as leituras sejam mais exactas, a sonda do termómetro é que está dentro do faunario para saber a temp exacta a que está a cobra, ou seja tenho de programar o termostato para os 30 graus para que lá dentro a temperatura esteja a 28 por exemplo, a vantagem é que a temperatura varia menos de 1 grau.
Cumps
<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>
Mas há atrasos de leitura que fazia com que a temperatura variasse 3/4 graus, deste modo nem chega a variar 1, alem disso tornou-se muito mais pratico limpar o faunário desde que uso o set up assim, quanto á temperatura que tenho de aumentar no termostato para que permita a temperatura subir até á desejável dentro do faunário não é prejudicial em nada, basta guiar-me pelo termómetro que é o que tem a sonda dentro do faunário e portanto o que me dá uma leitura correcta.Psynapse Escreveu:Não percebi como é que a sonda do termostato debaixo do faunário, junto ao cabo, dá uma leitura mais exacta. Se for colocado dentro do faunário, como o termómetro, já não há esse desfasamento entre programar uma temperatura mais alta para compensar outra.limao Escreveu:
como podes ver a sonda do termostato está por baixo do faunario junto ao cabo para que as leituras sejam mais exactas, a sonda do termómetro é que está dentro do faunario para saber a temp exacta a que está a cobra, ou seja tenho de programar o termostato para os 30 graus para que lá dentro a temperatura esteja a 28 por exemplo, a vantagem é que a temperatura varia menos de 1 grau.
Cumps
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm
Quanto à sonda dentro ou fora do faunario acho irrelevante pois a temperatura pode ser compensada aumentando a do termostato.O principal é ir conferindo com o termómetro e se o do limao é de sonda ainda mais pratico fica.
Só uma chamada de atenção que os faunarios como saõ em plastico, o abrir e fechar da portinhola e mesmo da tampa, com o tempo de uso pode começar a ficar mais frouxo e elas que não têm mais nada que fazer, são as primeiras a encontrar esse deslize nosso, um pedaço de adesivo ou fita cola de cada lado não custa nada e resolve o assunto 

"<strong>Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )
http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
( Denis Diderot )
http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Que seja mais prático, eu não duvido. Desde que esse desfasamento seja bem compensado, tanto nas temperaturas diurnas como as nocturnas ( que eu sei que o Limao não faz ou pelo menos não fazia distinção), não existe qualquer problema, mas pessoalmente acho mais fiável a sonda estar no sítio que realmente queremos controlar. Não percebi esse atraso dos 3/4 graus...atraso em relação a quê?limao Escreveu:
Mas há atrasos de leitura que fazia com que a temperatura variasse 3/4 graus, deste modo nem chega a variar 1, alem disso tornou-se muito mais pratico limpar o faunário desde que uso o set up assim, quanto á temperatura que tenho de aumentar no termostato para que permita a temperatura subir até á desejável dentro do faunário não é prejudicial em nada, basta guiar-me pelo termómetro que é o que tem a sonda dentro do faunário e portanto o que me dá uma leitura correcta.
<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>
Não, não tenho grande preocupação com a diminuição da temperatura nocturna assim como muitas outras pessoas que não o fazem e não têm qualquer tipo de problema.Repara, o termostato estando em contacto com o cabo vai ler as temperaturas sem atrasos e assim controla-as mais correctamente, o que interessa é a temperatura que está dentro do faunário, a sonda do termostato só está cá fora para que as mesma se mantenham mais estáveis, não sei se tens termostatos da leiritronica, se tens sugiro que faças a experienciaPsynapse Escreveu:Que seja mais prático, eu não duvido. Desde que esse desfasamento seja bem compensado, tanto nas temperaturas diurnas como as nocturnas ( que eu sei que o Limao não faz ou pelo menos não fazia distinção), não existe qualquer problema, mas pessoalmente acho mais fiável a sonda estar no sítio que realmente queremos controlar. Não percebi esse atraso dos 3/4 graus...atraso em relação a quê?limao Escreveu:
Mas há atrasos de leitura que fazia com que a temperatura variasse 3/4 graus, deste modo nem chega a variar 1, alem disso tornou-se muito mais pratico limpar o faunário desde que uso o set up assim, quanto á temperatura que tenho de aumentar no termostato para que permita a temperatura subir até á desejável dentro do faunário não é prejudicial em nada, basta guiar-me pelo termómetro que é o que tem a sonda dentro do faunário e portanto o que me dá uma leitura correcta.

Quanto a temperatura, no tópico em que falámos disso, acho que não ficou nada por dizer, excepto onde ou quem (em termos de fundamentação) realiza essa não distinção e porquê, de modo a explicar o teu comportamento. Isto sem qualquer sombra de «puxão de orelhas», é apenas para eu perceber que da última vez fiquei na mesma. Quanto ao serem muitas ou poucas pessoas a fazerem isso, dos donos de répteis com quem falo e lido, só houve 1 a fazer tal coisa, com mais 2 ou 3 users deste forum,
que eu tenha conhecimento. Mas confesso que falo em privado com poucas pessoas daqui, pelo menos pelos seus avatars.
Não tenho nenhum termostato da leiritronica, andei la a procura de cronotermostatos, mas não havia
mas não sabia que tinham esse tipo de atraso entre a percepção da temperatura e o controlo da mesma. Mas isso é um bocado estranho.
que eu tenha conhecimento. Mas confesso que falo em privado com poucas pessoas daqui, pelo menos pelos seus avatars.
Não tenho nenhum termostato da leiritronica, andei la a procura de cronotermostatos, mas não havia

Psynapse o que interessa é que assim nem 1 grau me varia e de outra forma variava 3 ou 4 portanto fica assimPsynapse Escreveu:Quanto a temperatura, no tópico em que falámos disso, acho que não ficou nada por dizer, excepto onde ou quem (em termos de fundamentação) realiza essa não distinção e porquê, de modo a explicar o teu comportamento. Isto sem qualquer sombra de «puxão de orelhas», é apenas para eu perceber que da última vez fiquei na mesma. Quanto ao serem muitas ou poucas pessoas a fazerem isso, dos donos de répteis com quem falo e lido, só houve 1 a fazer tal coisa, com mais 2 ou 3 users deste forum,
Não tenho nenhum termostato da leiritronica, andei la a procura de cronotermostatos, mas não haviamas não sabia que tinham esse tipo de atraso entre a percepção da temperatura e o controlo da mesma. Mas isso é um bocado estranho.

A meu ver tendo elas zona fria e zona quente para se termoregularem a descida da temperatura nocturna é irrelevante mantendo sempre uma zona com temperaturas ideais, acabando a diminiação e aumento de luz chegar para terem consciencia dos ciclos noite/dia (e olha que a minha sabe bem quando é que está na hora de passear

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Em relação à descida de temperatura nocturna parece-me a mim ser um assunto pacífico, pelo menos para mim... Não é uma necessidade sine qua non, assim como também nós conseguimos dormir durante o verão quando estão +35º... não quer dizer é que gostemos ou que descansemos tão bem. Os répteis em particular regulam o seu nivel de actividade muito em funcção da temperatura ambiente e se esta está mais alta também o seu metabolismo. Claro está podem dizer mas se eles estão com 28º durante o dia porque não podem estar com 28º durante a noite?!? Podem, claro que podem, mas será o mais adequado para eles?! Será que é positivo para eles?! Algumas espécies de répteis procuram locais bem frescos para passar a noite, com temperaturas bem baixas, outros não sentem tanto esse factor mas é fácil de perceber que preferem de longe temperaturas mais baixas.
Noutras espécies, de hábitos nocturnos, a descida de temperatura por vezes de apenas 1º ou 1.5º é suficiente para despoletar o seu ciclo diário.... numa das minhas cobras é por demais evidente. Assim que baixo a temperatura para niveis nocturnos , passado uns 2 ou 3 minutos coloca logo a cabeça de fora, e rápidamente está a andar que nem um doido. Se por acaso me esqueço de baixar tarda e por vezes não sai até eu baixar a temperatura.
Em qualquer caso é interessante constatar que muito pessoal preocupa-se com o ciclo dia/noite em termos de luz, como fosse o único factor relevante, e depois ignora este aspecto. Aliás não é à toa que a maioria das care sheets referem valores diurnos E nocturnos...
Façam uma pesquisa e vejam as temperaturas médias dos locais de onde são originários os vossos animais, as temperaturas e humidades diurnas e nocturnas, etc... Pessoalmente até costumo ver diáriamente uma delas...lololol Hoje por exemplo a minha temperatura estava 3º acima da verificada!!
Em relação ao termostato apesar de nunca ter usado nenhum da leiritrónica tive ocasião de perguntar numa loja da especialidade (que aliás faz todo o tipo de resistências, material para frio e calor) qual à margem de erro e o diferencial fixo (já que não dá para ajustar) e foi certo e sabido, nem que me pagassem... com os que tenho posso ajustar o diferencial, até apenas 0.1º e a margem de erro é mínima também, para já não falar na velocidade de actualização.
Noutras espécies, de hábitos nocturnos, a descida de temperatura por vezes de apenas 1º ou 1.5º é suficiente para despoletar o seu ciclo diário.... numa das minhas cobras é por demais evidente. Assim que baixo a temperatura para niveis nocturnos , passado uns 2 ou 3 minutos coloca logo a cabeça de fora, e rápidamente está a andar que nem um doido. Se por acaso me esqueço de baixar tarda e por vezes não sai até eu baixar a temperatura.
Em qualquer caso é interessante constatar que muito pessoal preocupa-se com o ciclo dia/noite em termos de luz, como fosse o único factor relevante, e depois ignora este aspecto. Aliás não é à toa que a maioria das care sheets referem valores diurnos E nocturnos...
Façam uma pesquisa e vejam as temperaturas médias dos locais de onde são originários os vossos animais, as temperaturas e humidades diurnas e nocturnas, etc... Pessoalmente até costumo ver diáriamente uma delas...lololol Hoje por exemplo a minha temperatura estava 3º acima da verificada!!
Em relação ao termostato apesar de nunca ter usado nenhum da leiritrónica tive ocasião de perguntar numa loja da especialidade (que aliás faz todo o tipo de resistências, material para frio e calor) qual à margem de erro e o diferencial fixo (já que não dá para ajustar) e foi certo e sabido, nem que me pagassem... com os que tenho posso ajustar o diferencial, até apenas 0.1º e a margem de erro é mínima também, para já não falar na velocidade de actualização.
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>