Trela para iguana verde

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Melchizdeck
Membro
Registado: segunda mar 09, 2009 1:58 pm

sexta mar 27, 2009 5:34 pm

Thorgarth Escreveu:O que vai para aqui... na verdade nem sei por onde começar!!!

Répteis e a "rua" - Pois depende do que se fala quando se diz que se quer levar, neste caso a iguana, à rua. Na verdade ainda hoje li e dei a minha opinião num outro fórum, e ao contrario do que podem pensar existe uma corrente que defende que É benéfico expor os nossos répteis (que mantemos em cativeiro), desde que haja condições para o efeito, ao "mundo exterior", ou seja, dar-lhe hipotese de estar sobre o sol, num cenário perfeitamente natural. Claro está esta prática tem alguns riscos, nomeadamente a possibilidade do animal ser alvo de agentes patogénicos, serem alvo de ataque de outros animais, etc... Estes riscos têm que ser minimizados, e sobretudo temos que ver a resposta do animal à experiência. Conheço por exemplo de uma iguana, um lagartão com cerca de 140cm, que costuma ir regularmente à rua, e é mesmo a um jardim público, sozinha, apanhar uns banhos de sol, e depois voltar para dentro... Sem stress algum!!!

O que é diferente de expor o animal sem atenção ao impacto negativo que possa ter nele. Se o resultado dessa exposição é negativa, sobretudo por stress que possa causar, então das duas uma, temos que fazer uma introdução faseada e ponderada, ou simplesmente não o fazer (até que o animal se mostr à vontade para tal).

Agora andar com a iguaa pela rua, com uma trela, só porque é Cool, com o argumento que "o sol faz bem", sem prestar atenção ao animal ou aos riscos....

Obrigado é assim que estou a pensar é obvio que sería um periodo de adaptação e sempre com monitorização!
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

sexta mar 27, 2009 5:37 pm

rglove Escreveu:
psylizart Escreveu:eu nao aconselho trelas para iguanas. Mas podes arranjar em qualquer loja de animais. Podem danificar a crista delas e stressam muito mais facilmente.
Se os outros utilizadores que criticaram respondessem da mesma forma que o psylizart este utilizador já estaria esclarecido e provavelmente não tinha necessitado de dizer o que disse.
Aqui na arca, quando as pessoas são iniciadas dos répteis e não têm a noção das perguntas que fazem, pensam estar a fazer uma pergunta lógica e afinal, para quem sabe é uma pergunta que parece estúpida.
O utilizador não sabia os perigos de andar com a iguana com a coleira ou trela, por isso é que perguntou. Se ele fosse ajudado em vez de ser bombardeado de "insultos" quase de certeza que já tinha desistido da trela.

Foi por isto que muitas pessoas deixaram de vir à arca, pessoas essas que eram muito úteis e tinham muita sabedoria.
É tb a minha opinião.
Thorgarth Escreveu:Agora andar com a iguaa pela rua, com uma trela, só porque é Cool, com o argumento que "o sol faz bem", sem prestar atenção ao animal ou aos riscos....
Tens toda a razão, mas não me pareceu ser esse o caso.
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

sexta mar 27, 2009 5:40 pm

JaimeSousa Escreveu:Mas é assim tão grave o uso da trela? Se calhar o user acha que não vale a pena construir ou comprar uma gaiola se comprasse uma trela (que são feitas para iguanas), e entre estar a apnhar sol no jardim com trela ou estar fechada no terrário a apanhar radiações de uma lâmpada o que acham que a iguana prefere?
Se o user axa que nao vale a pena construir uma gaiola para a rua entao é porque nao pensa minimamente no bem estar dela.
As pedras de aquecimento tb sao feitas para repteis e nao sao nada aconselhadas para os mesmos. Só existe um tipo de trela e nao é daquelas que se vende pode se fazer em casa( o native é que me mostrou) é uma sem peitoral, e é uma corda que se prende á frente das patas traseiras e pronto,( nao sei se me expliquei bem ).
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
tlopes

sexta mar 27, 2009 5:40 pm

O tópico foi editado. Por favor participe com contribuições construtivas.

Melhores cumprimentos,
JaimeSousa
Membro Veterano

sexta mar 27, 2009 6:18 pm

psylizart Escreveu:Se o user axa que nao vale a pena construir uma gaiola para a rua entao é porque nao pensa minimamente no bem estar dela
Por essa ordem de ideias quem não têm jardim nem sequer devia ter uma iguana.
Mas se de facto a ideia da trela for viável e não ponha em risco a integridade fisica do animal é uma exelente ideia que permite poupar quer o trabalho de construir ou o dinheiro de comprar um terrário para o exterior. Se eu tivesse na sua posição provavelmente arranjaria o terrário mas compreendo e não o julgo se não o fizer. Era boa ideia o Melchizdeck dar uma vista de olhos por essas trelas de que falas.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta mar 27, 2009 6:22 pm

Se por qualquer motivo a iguana se assustar e acontece com muita frequencia, basta um odor, uma ave a sobrevoar a area etc. tenta correr e proteger-se ao sentir-se presa a uma trela vai rebolar tipo jacaré e possivelmente partir a cauda, magoar-se muito. Se é para beneficiar do Sol, um abrigo seguro no exterior é o ideal...para passear e exibir, já não vale a pena dizer nada...são repteis, não apreciam estar fora do local onde se sentem seguras, stressam e correm riscos desnecessarios....
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
purplepills
Membro
Registado: quinta mar 26, 2009 8:35 pm

sexta mar 27, 2009 6:30 pm

Native Escreveu:Se por qualquer motivo a iguana se assustar e acontece com muita frequencia, basta um odor, uma ave a sobrevoar a area etc. tenta correr e proteger-se ao sentir-se presa a uma trela vai rebolar tipo jacaré e possivelmente partir a cauda, magoar-se muito. Se é para beneficiar do Sol, um abrigo seguro no exterior é o ideal...para passear e exibir, já não vale a pena dizer nada...são repteis, não apreciam estar fora do local onde se sentem seguras, stressam e correm riscos desnecessarios....
ora ai está...
<p>0.0.1 - Pantherophis guttatus&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; 1.0.0- Pogona vitticeps</p>
JaimeSousa
Membro Veterano

sexta mar 27, 2009 6:33 pm

Native Escreveu:Se por qualquer motivo a iguana se assustar e acontece com muita frequencia, basta um odor, uma ave a sobrevoar a area etc. tenta correr e proteger-se ao sentir-se presa a uma trela vai rebolar tipo jacaré e possivelmente partir a cauda, magoar-se muito. Se é para beneficiar do Sol, um abrigo seguro no exterior é o ideal...para passear e exibir, já não vale a pena dizer nada...são repteis, não apreciam estar fora do local onde se sentem seguras, stressam e correm riscos desnecessarios....
Se for assim tão grave como dizes então o melhor é mesmo esquecer a ideia. Mas isso aconteceria mais se a iguana ainda não fosse adulta certo? Quando são adultas normalmente são bastante calmas, ainda para mais reconhecendo o jardim como seu território mais á vontade estariam, certo?
Melchizdeck
Membro

sexta mar 27, 2009 6:36 pm

Eu não falei em exibição . . . .alguém reparou????? É so para a ter no meu jardim enkuanto estou perto dela. . . . E kt a passea-la na rua seria ao ombro e perto e casa não junto de confusões barulhos e cheiros. Não sou propriamente um ignorante senão nunca terá adkirido o animal . . . a trela íria funcionar como uma segurança no treino de habituação ao dono.

CREIO QUE NÂO ESTOU A COMETER NENHUM PECADO!
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

sexta mar 27, 2009 6:49 pm

JaimeSousa Escreveu:Mas é assim tão grave o uso da trela? Se calhar o user acha que não vale a pena construir ou comprar uma gaiola se comprasse uma trela (que são feitas para iguanas), e entre estar a apnhar sol no jardim com trela ou estar fechada no terrário a apanhar radiações de uma lâmpada o que acham que a iguana prefere?
As pedras de aquecimento tambem sao feitas para repteis, no entanto sabemos que nao sao indicadas, assim como os diversos sacos de substratos soltos que sao vendidos para repteis, e que apresenta os riscos que conhecemos.
Na minha opiniao, uma trela num repteis nao faz o minimo sentido, o que nao quer diser que nao respeite a opiniao de cada um, até porque cada um sabe de si e do seu animal.
Para o user aconselho, como já foi falado, na contstruçao de uma inflaestrutura que permita ao reptil apanhar sol natural.
Brake
Melchizdeck
Membro

sexta mar 27, 2009 6:55 pm

Brake Escreveu:
As pedras de aquecimento tambem sao feitas para repteis, no entanto sabemos que nao sao indicadas, assim como os diversos sacos de substratos soltos que sao vendidos para repteis, e que apresenta os riscos que conhecemos.
Na minha opiniao, uma trela num repteis nao faz o minimo sentido, o que nao quer diser que nao respeite a opiniao de cada um, até porque cada um sabe de si e do seu animal.
Para o user aconselho, como já foi falado, na contstruçao de uma inflaestrutura que permita ao reptil apanhar sol natural.
Já pensei em adikirir um flexarium para quando a não puder monitorizar . . A ideia da trela era só com monitorização . .

Obrigado plo post!
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

sexta mar 27, 2009 8:12 pm

preferia mil vezes um flexario do que uma trela..entao a minha iguana que nao gosta que a agarrem :D
se quiseres que apanhe sol natural ve o meu exemplo:
Imagem
Melchizdeck
Membro

sexta mar 27, 2009 8:52 pm

Sim sim é isso mesmo !!! Mas vou ter k comprar flexarium pk n tnh grande jeito pa bricolage . . !
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta mar 27, 2009 9:34 pm

O flexarium para uma iguana novita dá, mas para uma juvenil com peso e garras aguçadas não dura muito, no site da exoterrra dão como exemplo para camaleões, não encionam iguanas ;) com esta rede soldada que foi mostrada acima de buracos quadrados, não é preciso muito geito para bricolage, só tem de se ter em atenção que a rede não tenha malha de arame muito fino como a de malha exagognal para galinhas e coelheiras que com o peso pode cortar os dedos da iguana ao trepar as paredes.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

sexta mar 27, 2009 9:44 pm

Melchizdeck Escreveu:

Eu não falei em exibição . . . .alguém reparou?????

E kt a passea-la na rua seria ao ombro e perto e casa não junto de confusões barulhos e cheiros.

a trela íria funcionar como uma segurança no treino de habituação ao dono.

Eu só li o tópico depois de ter sido editado (e ainda bem pelos vistos).

Daquilo que li, acho que é a ideia que o Melchizdeck quer passar (ou não) com a trela que está a ser criticada.
Estar em comunhão com a natureza, apanhar sol natural, sim sr, nada melhor. Mas a ideia de andar a passear a iguana com uma trela é que pressupõe conceitos errados e amplamente criticados.

Passear a iguana «no ombro» «perto de casa», até poderia ser num local muito mais longínquo, que iria ter odores de certeza. E o ombro não é a coisa mais confortável que uma iguana se pode agarrar (e isto sim, pode ser visto como puro exibicionismo em via pública). A trela pode ser uma segurança? Pode. Mas como não a vai soltar na rua, para não acontecer aquilo que o Native disse, não estou a ver o objectivo. No treino de habituação ao dono? Que treino estamos a falar?

Se realmente a verdadeira intenção é a iguana apanhar sol e estar em contacto com o mundo natural, então faça algo como o Cris fez (não precisa de ser nada bonitinho e enorme). Se quiser que a iguana apanhe sol ao seu ombro, não acredito que ela fique confortável durante muito tempo, para além de que irá stressar facilmente. Mesmo assim, não vejo fundamento na trela.

Cumps

ps - Antes de colocarem os vossos animais no exterior, certifiquem-se que estão minimamente seguros, vigiados e não durante muito tempo. Certifiquem-se também que sabem ler os sinais de stress da espécie alvo. No caso das iguanas, extremamente territoriais, as primeiras vezes terão mesmo que ser idas muito curtas até se adaptar ao novo espaço, mesmo quando este é uma coisa tipo flexário.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”