Thorgarth Escreveu:O que vai para aqui... na verdade nem sei por onde começar!!!
Répteis e a "rua" - Pois depende do que se fala quando se diz que se quer levar, neste caso a iguana, à rua. Na verdade ainda hoje li e dei a minha opinião num outro fórum, e ao contrario do que podem pensar existe uma corrente que defende que É benéfico expor os nossos répteis (que mantemos em cativeiro), desde que haja condições para o efeito, ao "mundo exterior", ou seja, dar-lhe hipotese de estar sobre o sol, num cenário perfeitamente natural. Claro está esta prática tem alguns riscos, nomeadamente a possibilidade do animal ser alvo de agentes patogénicos, serem alvo de ataque de outros animais, etc... Estes riscos têm que ser minimizados, e sobretudo temos que ver a resposta do animal à experiência. Conheço por exemplo de uma iguana, um lagartão com cerca de 140cm, que costuma ir regularmente à rua, e é mesmo a um jardim público, sozinha, apanhar uns banhos de sol, e depois voltar para dentro... Sem stress algum!!!
O que é diferente de expor o animal sem atenção ao impacto negativo que possa ter nele. Se o resultado dessa exposição é negativa, sobretudo por stress que possa causar, então das duas uma, temos que fazer uma introdução faseada e ponderada, ou simplesmente não o fazer (até que o animal se mostr à vontade para tal).
Agora andar com a iguaa pela rua, com uma trela, só porque é Cool, com o argumento que "o sol faz bem", sem prestar atenção ao animal ou aos riscos....
Obrigado é assim que estou a pensar é obvio que sería um periodo de adaptação e sempre com monitorização!