jaderribeiro Escreveu:Malva Escreveu:Que tamanho atingem em média?
São de facil manutenção ou nem por isso?
ficam mais ou menos com 1 metro e 50cm... sao animais com muita força...não convem confiar muito neles...ter cuidado com as denmtadas, pois a saliva como é
toxica, uma dentada, pois ser dificil o processo se cicratizaçao..
Tóxica não é o termo correcto... Descobriu-se, se não estou em erro em 2005, que muitos varanos, aliás muitos sáurios, produzem alguns tipos de veneno em glândulas nos seus maxilares, que no entanto são bem mais fracos, e que se acabam por diluir também na saliva dos animais, faltando um mecanismo mais eficaz de o aplicar, como está presente por exemplo na maioria dos ofídios venenosos. No caso do V. Exanthematicus não sei qual a sua relevância efectiva mas pelo que tenho lido, mas sobretudo pelo ausência de referências a casos ou incidentes de grande relevância.
Os exanthematicus, aliás os Varanus em geral, não são NADA parecidos com os pogonas. Desde o seu modo de deslocação, a sua atitude quase felina, a sua extrema inteligência (é que eles são mesmo muito inteligentes), o que em conjunto com a sua persistÊncia e tenacidade exigem cuidados muito maiores na sua manutenção e manuseio. Têm um arsenal completo à sua disposição e não são armas menores.
Os exan. não sendo dos mais complicados, longe disso, requerem muito trabalho para se habituarem ao nosso contacto.
Em termos de alimentação tem que se ter cuidado que eles são muito propensos a ficarem obesos, mas esse necessita mesmo de ganhar peso que está magro. Uma opção muito boa para eles são os caracois e lesmas, desde que de fonte segura, mas de facto esses meninos comem de tudo um pouco.
Se não fosse a questão do espaço que eles necessitam já me teria mandado para um... o meu problema é que as espécies que eu prefiro são um pouco maiores, e algumas delas verdadeiros monstrinhos

.