O meu varanus exanthematicus

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

quinta abr 23, 2009 7:19 pm

Malva Escreveu:Que tamanho atingem em média?

São de facil manutenção ou nem por isso?
Por norma ficam com 1 metro e pouco.
Logo ai vez a dificuldade de manutenção, precisam de um grande espaço e de muita comida, de resto não fogem dos cuidados normais a ter com saurios.
Disprasio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:10 pm
Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados

quinta abr 23, 2009 7:27 pm

um metro e tal de pura força, garras fortes e afiadas, cauda chicote, e pele dura, resumindo um godzila
<p>&eacute; tudo uma cambada de parasitas</p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p>&nbsp;</p>
limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

quinta abr 23, 2009 7:29 pm

Disprasio Escreveu:um metro e tal de pura força, garras fortes e afiadas, cauda chicote, e pele dura, resumindo um godzila
A juntar ao facto de ser bem possivel que não tolere o dono e tenha atitudes agressivas é um bocado preocupante :lol:
Melchizdeck
Membro
Registado: segunda mar 09, 2009 1:58 pm

quinta abr 23, 2009 9:20 pm

Boa Sorte com o belo exemplar, vai tudo correr bem, mas esmera-te!
<p>1.0.0 Iguana iguana</p>
<p>1.2.2 Eublepharis macularius</p>
<p>Cadastro: 1 vez bloqueado, Pena 15 dias...</p>
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quinta abr 23, 2009 10:47 pm

E como o Thor disse, este é dos mais «mansinhos». Se acham as vossas iguanas violentas, então deviam ver um destes :twisted: e se acham os terrários das iguanas grandes, então deveriam ver os destes também. Grande é a palavra!

Na minha opinião, um redondo NO NO para iniciantes em répteis.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

quinta abr 23, 2009 11:14 pm

Assim só por acaso, uma pergunta de noob (se calhar até já foi aqui respondida mas nao tenho tempo nst momento para procurar todos os post) que tamanho atinge esse dinossauro?

Gostei dele, trata-o bem e boa sorte com ele :)
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
gecofilo
Membro Veterano
Registado: quarta ago 13, 2008 5:49 pm

sexta abr 24, 2009 12:18 am

São mesmo brutais! :D

Vale a pena referir que os varanos, para além de omnívoros, de metabolismo mais elevado que outros répteis, são também muito inteligentes... o que os torna um animal a respeitar. Um dia ainda vou ter alguns, mas ainda não decidi a espécie e será quando tiver espaço disponível para fazer uma casa para eles à maneira...
jaderribeiro
Membro
Registado: segunda mai 12, 2008 9:23 am

sexta abr 24, 2009 7:22 am

Brake Escreveu:eu estava convencido que os varanus era apenas carnívoros. em termos de comportamento e temperamento como o caracterizas em comparação com os teus DB's?
boas. sao muitos diferentes. tem uma força inexplicavel, muito predadores. andam sempre a caça... nunca param quietos..
jaderribeiro
Membro

sexta abr 24, 2009 7:25 am

Disprasio Escreveu:os varanos são dos maiores oportunistas, comem de tudo, carne, peixe, insectos, etc

esse não tem a pele muito descaida? é que parece magrinho, mas isso pode ser das fotos
ele chegou onteontem. tive a espera dele umas boas semanas...realmente, nem esta magro, nem esta gordo. tambem nao pode ficar gordo, senao, arrasta a barriga no chao... :lol:
jaderribeiro
Membro

sexta abr 24, 2009 7:31 am

ficam mais ou menos com 1 metro e 50cm... sao animais com muita força...não convem confiar muito neles...ter cuidado com as denmtadas, pois a saliva como é toxica, uma dentada, pois ser dificil o processo se cicratizaçao..
jaderribeiro
Membro

sexta abr 24, 2009 7:45 am

Psynapse Escreveu:E como o Thor disse, este é dos mais «mansinhos». Se acham as vossas iguanas violentas, então deviam ver um destes :twisted: e se acham os terrários das iguanas grandes, então deveriam ver os destes também. Grande é a palavra!

Na minha opinião, um redondo NO NO para iniciantes em répteis.

pois sao, porque o varanus do nilo.... :? :? :? :?
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sexta abr 24, 2009 10:09 am

jaderribeiro Escreveu:

ficam mais ou menos com 1 metro e 50cm... sao animais com muita força...não convem confiar muito neles...ter cuidado com as denmtadas, pois a saliva como é toxica, uma dentada, pois ser dificil o processo se cicratizaçao..
Tóxica não é o termo correcto... Descobriu-se, se não estou em erro em 2005, que muitos varanos, aliás muitos sáurios, produzem alguns tipos de veneno em glândulas nos seus maxilares, que no entanto são bem mais fracos, e que se acabam por diluir também na saliva dos animais, faltando um mecanismo mais eficaz de o aplicar, como está presente por exemplo na maioria dos ofídios venenosos. No caso do V. Exanthematicus não sei qual a sua relevância efectiva mas pelo que tenho lido, mas sobretudo pelo ausência de referências a casos ou incidentes de grande relevância.

Os exanthematicus, aliás os Varanus em geral, não são NADA parecidos com os pogonas. Desde o seu modo de deslocação, a sua atitude quase felina, a sua extrema inteligência (é que eles são mesmo muito inteligentes), o que em conjunto com a sua persistÊncia e tenacidade exigem cuidados muito maiores na sua manutenção e manuseio. Têm um arsenal completo à sua disposição e não são armas menores.

Os exan. não sendo dos mais complicados, longe disso, requerem muito trabalho para se habituarem ao nosso contacto.

Em termos de alimentação tem que se ter cuidado que eles são muito propensos a ficarem obesos, mas esse necessita mesmo de ganhar peso que está magro. Uma opção muito boa para eles são os caracois e lesmas, desde que de fonte segura, mas de facto esses meninos comem de tudo um pouco.

Se não fosse a questão do espaço que eles necessitam já me teria mandado para um... o meu problema é que as espécies que eu prefiro são um pouco maiores, e algumas delas verdadeiros monstrinhos :twisted: .
jaderribeiro
Membro

sexta abr 24, 2009 10:58 am

boas Thorgarth. ya, um pouquinho de nada, pois ainda nao comeu nada desde onteontem...tem de se abituar...
esta ainda um pouco estranho....agora é dar tempo ao tempo....eu tambem gosto de maiores, tipo corcodilo, ou dragao de komodo...cump
SOFIAV
Membro
Registado: quinta nov 27, 2008 2:13 pm

sexta abr 24, 2009 11:09 am

Olá!
Thor,a sra da loja de animais onde eu vi o varano,disse-me que o veneno dos varanos dependia em mto daquilo que eles comiam (porcarias).E que tb não havia problema com o seu veneno,porque eles não comiam as ditas "porcarias" que comem no seu estado selvagem.

Será bem assim? :o
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sexta abr 24, 2009 11:29 am

jaderribeiro Escreveu:boas Thorgarth. ya, um pouquinho de nada, pois ainda nao comeu nada desde onteontem...tem de se abituar...
esta ainda um pouco estranho....agora é dar tempo ao tempo....eu tambem gosto de maiores, tipo corcodilo, ou dragao de komodo...cump
Daqueles mais "facilmente" adquiriveis as minhas preferências vão para os V. niloticus e os V. albigularis, até porque os V. Salvator podem ficar de facto demasiado grandes (o espaço que requerem é monstruoso).
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”