Penso que o que está a ser debatido aqui é se se pode ou não alimentar exclusivamente de tenébrio, ora isso, também tu dizes que pode resultar em problemas, sendo necessário mudar a alimentação, logo tás de acordo comigo.geckomorphs Escreveu:Eu vou colocar outra questão..qual o motivo que leva as pessoas defender que não se deve manter um gecko com tenebrio como alimentação base?
Dúvidas sobre a dieta para gecos leopardo
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata
pouquinhos han...gekkos Escreveu:3300rglove Escreveu: (não sei quantos geckos e que ele tem)+ os nascimentos deste ano

<p>"only god"</p>
<p>Ha animais com um pouco de mais inteligencia que seres humanos</p>
<p>Ha animais com um pouco de mais inteligencia que seres humanos</p>
-
- Membro
- Registado: segunda mar 09, 2009 1:58 pm
Se estivermos atentos como já foi dito à "morfologia" do animal, se está obeso, olhando com atenção para as fezes, podemos constatar se o tenébrio é ou não bem digerido, bem como também vemos se o animal está com diarreia ou com fezes normais . . Pese embora me preocupe a gordura "invisivel" ou seja o gecko pode ter boa aparência e ter placas de ateromas, causando aterosclerose e possivel enfarte . . .
Pedia ao PSYNAPSE que me esclarecesse, se possivel, acerca deste assunto. .Psynapse Escreveu:As consequências visíveis eram: fígado enorme, cheio de compósitos de gordura e um coração exageradamente desenvolvido (cardiomegália). Estas são consequências lineares da obesidade. Se estas foram a causa de morte? Não. Estavam os geckos de boa saúde? Não.
<p>1.0.0 Iguana iguana</p>
<p>1.2.2 Eublepharis macularius</p>
<p>Cadastro: 1 vez bloqueado, Pena 15 dias...</p>
<p>1.2.2 Eublepharis macularius</p>
<p>Cadastro: 1 vez bloqueado, Pena 15 dias...</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 22, 2009 12:24 pm
O que está aqui ser falado é a qualidade de vida de um gecko que é alimentado só com tenebrio versus um gecko que tem uma dieta variada.
Eu optei por manter sempre os meus geckos com uma alimentação variada mas não quero dizer com isto que não seja possível manter um gecko com tenebrio como alimentação base ate porque os cuidados a ter tanto serve para os tenebrio,larvas cera, baratas e grilos.
Eu defendo que quando se alimenta um gecko só com tenebrios deve-se manter um vigilância mais apertada mas não quero dizer com isto que não se possa fazer um dieta base com tenebrios, alias a grandes criadores que tenhem como dieta base o tenebrio.
Mas isto é a minha opinião...
Eu optei por manter sempre os meus geckos com uma alimentação variada mas não quero dizer com isto que não seja possível manter um gecko com tenebrio como alimentação base ate porque os cuidados a ter tanto serve para os tenebrio,larvas cera, baratas e grilos.
Eu defendo que quando se alimenta um gecko só com tenebrios deve-se manter um vigilância mais apertada mas não quero dizer com isto que não se possa fazer um dieta base com tenebrios, alias a grandes criadores que tenhem como dieta base o tenebrio.
Mas isto é a minha opinião...
Na minha opinião os grandes criadores utilizam o tenébrio como alimentação base apenas porque têm muitos geckos a ser alimentados e os tenebrios são mais fáceis. Já viram o que era ter grilos para 3300 geckos?
Acho que o melhor é optar por uma dieta a base de grilos e baratas e complementar com tenébrio, se bem que, por facilidade, a dieta base dos meus geckos é tenébrio e ocasionalmente grilos e baratas.
Acho que o melhor é optar por uma dieta a base de grilos e baratas e complementar com tenébrio, se bem que, por facilidade, a dieta base dos meus geckos é tenébrio e ocasionalmente grilos e baratas.
<p>Cumprimentos, Ricardo</p>
<p>Cynops Orientalis 1.0.0, Eublepharis Macularius 1.2.0, Pogona Vitticeps 0.0.1</p>
<p>Cynops Orientalis 1.0.0, Eublepharis Macularius 1.2.0, Pogona Vitticeps 0.0.1</p>
Pois, são porcos de engorda, para despachar, pa venda, interessa é engordar.rglove Escreveu:Na minha opinião os grandes criadores utilizam o tenébrio como alimentação base apenas porque têm muitos geckos a ser alimentados e os tenebrios são mais fáceis. Já viram o que era ter grilos para 3300 geckos?
<strong>
__"Dias de luta, Dias de glória"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
__"Dias de luta, Dias de glória"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Eu continuo com a minha opinião, alimentar só com tenébrios ALIMENTADOS CONVENIENTEMENTE pode não acarretar grandes problemas para os animais, eu pessoalmente prefiro variar, até porque na natureza eles não comem só uma coisa, o que também não quer dizer que comam sempre bem..
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
Por motivos pessoais de saúde, não tenho podido seguir muito este tópico, mas em poucos dias voltarei aqui com mais tempo...
Psynapse, respondendo às tuas questões:
O problema que eu vejo aqui é que as pessoas que não têm grande cuidado e formação na manutenção dos seus répteis vão alimentar os animais quase só com larvas. Porque é mais fácil. Assim, o que aparece doente nos hospitais está enviesado e não serve para se poder ter certeza de nada, embora possa servir como pistas e sugestões de estudo.
Para se ter a certeza, científica, era necessário criar os animais num ambiente controlado, com uma alimentação controlada e daí tirar os efeitos, sabendo as "causas". Tal, que eu saiba, ainda não foi feito, com muita pena minha e era muito bom que fosse feito. Gostaria que deixasse a certeza das coisas quando as possas substanciar com maior fiabilidade.
No entanto, saiba, que valorizo e respeito a sua opinião (e estamos de acordo na diversidade da alimentação, claro) e espero que possa nos ir dando o resultado das suas experiências. Se encontrar literatura específica para o caso, também agradeço que a divulgue.
É, claramente e na minha opinião, mais fácil matar um geco com larvas, do que com grilos, se a comida for em excesso e vice-versa se for em pouca quantidade (o que acreditem, também acontece). Como o JaimeSousa disse o problema das larvas é a gordura (que eu acho que se pode controlar, como também já foi dito aqui).
Até é, normalmente, a forma como se mantêm os gecos nas instituções de investigação, com uma mistura de larvas e grilos... (não estou a dizer que é o ideal).
Acho que o Psynapse está a subestimar a comunidade global de criadores de gecos. Os criadores de gecos são pessoas com várias profissões, alguns até médicos e veterinários. Além disso muitos dos criadores mais conhecidos são pessoas que regularmente fazem necrópsias aos seus animais, com os melhores veterinários de exóticos que há no mundo (se calhar com alguns dos que fazem os livros que vê por aí), gastando milhares e milhares de dólares anualmente, em visitas, medicamentos, cirurgias, etc...
Para além disso, sei de um criador que mede o colesterol, etc, por amostras de sangue dos seus animais e não detectou nenhum problema nos animais que eram alimentados só com larvas. (embora tenha detectado um animal que parecia ter maior sensibilidade... poderia ser hipercolesteremia)
Vou-lhe dar dois exemplos, de muitos que há, temos a Kelli, do HISSS e a Marcia do Golden Gate Geckos. Elas defendem que se pode dar simplesmente larvas com suplementos e que os animais ficam bem assim. Simplesmente é melhor se a alimentação tiver diversidade. Isto são pessoas sérias e quando falamos da manutenção de gecos leopardo, pode ter a certeza (pelo menos eu tenho) que sabem mais disto do que a maioria (ou mesmo todos) os veterinários que existem por aí. Isto sem ofender essa classe, que eu muito aprecio e respeito.
Se a indústria dos gecos leopardos fosse maior (maior mesmo), as coisas seriam diferentes. Mesmo assim, tenho muita pena que não haja um grupo de cientistas interessado em estudar este tipo de problemas, tão importante para alguns animais.
A maior parte da informação, pelo menos da que eu sei, que se usou para criar alimentos para gecos (em geral), e outros répteis, começou por ser com base nos dados das rações para pintos e frangos e depois afinaram tendo em conta os resultados. Acho que isso diz muito do conhecimento científico sobre répteis...
Psynapse, aquela parte sobre a necrópsia (na net) tem alguma validade? Do que está a falar?
É verdade que uma das razões é que as larvas são mais fáceis de dar, mas outra muito importante é que os animais jovens crescem bem melhor com larvas (ou grandes proporção de larvas na dieta, ou baratas em vez de larvas), aparentemente devido a darem mais energia por peso.
Vou dar mais um exemplo, esta de um cientista que decidiu dedicar-se a criar répteis. O Steve, da empresa Geckosetc. Leiam este texto:
"I have raised many generations of leopard geckos on a primary diet of crickets, but made the switch to mealworms in 2003. I use large regular mealworms (not giant mealworms or superworms), for subadults and adults, and medium size mealworms for babies. I resisted this switch for quite a while, but am now a firm beliver in mealworms. I have been very impressed with the growth and weight gains I have seen since I switched to mealworms"
http://www.geckosetc.com/htm/care.htm
Porque razão uma pessoa que tem tanto prestígio poria esta opinião no seu sítio se não acreditasse mesmo nela? Serão estas pessoas todas assim tão limitadas no seu julgamento, bem como os veterinários que as servem, que dão relatórios (até eu já vi alguns na net) onde dizem que os animais estão saudáveis fora a potencial doença que se discute nos tópicos?
Eu lanço aqui uma ideia. Vou criar alguns animais nascidos este ano só com larvas (alimentadas convenientemente e não só com essa porcaria do farelo) e um bom suplemento. E outro grupo(s) de forma diferente (a pensar). Claro que não podem ser muitos. Depois vou dando notícias sobre eles regularmente e após algums inpecções veterinárias podemos chegar a algumas conclusões preliminares. Não posso prometer é que vou fazer isso durante 20 anos, mas pode ser que nos dê algumas pistas...
Voltarei daqui a uns dias...
Psynapse, respondendo às tuas questões:
Tudo indica que sim, desde que tenham um suplemento adequado e um controlo na quantidade de alimento dado. Pelo menos se estamos a falar de viver sem doenças.Psynapse Escreveu:Apesar do que o gecofilo afirmou acerca de viverem só com larvas, será que vivem bem?
Sim, mas apenas por fotos na internet, de vários criadores americanos, muito conceituados.Psynapse Escreveu:Já observou algum gecko em todo o seu esplendor da sua esperança de vida a comer apenas larvas?
Não, não sei e acho que pelos dados que apresentaste também não o pode saber. O que disse pode estar relacionado com a obesidade, sem dúvida, mas de resto como saberemos se apenas nos disse que eram alimentados com larvas? Os suplementos eram dados? As quantidades de alimentos eram adequadas? Já para que falar de certezas é preciso ter um número significativo de casos.Psynapse Escreveu: Sabe com certeza das alterações orgânicas que tal influi.
O problema que eu vejo aqui é que as pessoas que não têm grande cuidado e formação na manutenção dos seus répteis vão alimentar os animais quase só com larvas. Porque é mais fácil. Assim, o que aparece doente nos hospitais está enviesado e não serve para se poder ter certeza de nada, embora possa servir como pistas e sugestões de estudo.
Para se ter a certeza, científica, era necessário criar os animais num ambiente controlado, com uma alimentação controlada e daí tirar os efeitos, sabendo as "causas". Tal, que eu saiba, ainda não foi feito, com muita pena minha e era muito bom que fosse feito. Gostaria que deixasse a certeza das coisas quando as possas substanciar com maior fiabilidade.
No entanto, saiba, que valorizo e respeito a sua opinião (e estamos de acordo na diversidade da alimentação, claro) e espero que possa nos ir dando o resultado das suas experiências. Se encontrar literatura específica para o caso, também agradeço que a divulgue.
É, claramente e na minha opinião, mais fácil matar um geco com larvas, do que com grilos, se a comida for em excesso e vice-versa se for em pouca quantidade (o que acreditem, também acontece). Como o JaimeSousa disse o problema das larvas é a gordura (que eu acho que se pode controlar, como também já foi dito aqui).
Acho que o uso de grilos e de larvas na alimentação dos gecos leopardo é suficiente, com o cuidado de darmos maior quantidade de larvas enquanto eles são novos e/ou estão a por ovos e irmos aumentando a quantidade de grilos na idade adulta (mais tarde falo melhor disso).Psynapse Escreveu:A questão está, existe apenas uma variante da alimentação? Ou seja, uma alimentação sem larvas e outra apenas com larvas? Ou falamos num meio termo?
Até é, normalmente, a forma como se mantêm os gecos nas instituções de investigação, com uma mistura de larvas e grilos... (não estou a dizer que é o ideal).
Psynapse, há algumas coisas que não percebo da sua descrição. Esses gecos estavam visivelmente (antes de os abrirem) obesos?Psynapse Escreveu:Digo da minha (curta) experiência de necrópsias de geckos, de que após observação, podemos detectar geckos com mais reservas de gordura que outros, pude concluir após necrópsias que eram geckos que a) ou apenas comiam larvas na sua dieta
o que é presas com mais complexos lípidicos? Outras "coisas" para além de larvas da farinha?Psynapse Escreveu: b) comiam presas com mais complexos lípidicos que outras em proporção. As consequências visíveis eram: fígado enorme, cheio de compósitos de gordura e um coração exageradamente desenvolvido (cardiomegália). Estas são consequências lineares da obesidade. Se estas foram a causa de morte? Não. Estavam os geckos de boa saúde? Não.
Vai-me desculpar, mas não acho os veterinários os melhores a indicar dietas para gecos. Não por falta de capacidade, claro, mas por falta de estudos que comprovem isso. Pelo menos, com alguns de cá, com quem já falei (e fiquemos por aqui).Psynapse Escreveu: Mesmo que não confiem na minha observação e análise (pois não têm de o fazer, visto que não me conhecem de lado nenhum), pergunto-vos, mesmo após terem lido em algum site o contrário: Algum veterinário vos indicou uma dieta estritamente de larvas a geckos? Alimentam os vossos geckos apenas com larvas? Se não, gostaria de saber porquê.
Acho que o Psynapse está a subestimar a comunidade global de criadores de gecos. Os criadores de gecos são pessoas com várias profissões, alguns até médicos e veterinários. Além disso muitos dos criadores mais conhecidos são pessoas que regularmente fazem necrópsias aos seus animais, com os melhores veterinários de exóticos que há no mundo (se calhar com alguns dos que fazem os livros que vê por aí), gastando milhares e milhares de dólares anualmente, em visitas, medicamentos, cirurgias, etc...
Para além disso, sei de um criador que mede o colesterol, etc, por amostras de sangue dos seus animais e não detectou nenhum problema nos animais que eram alimentados só com larvas. (embora tenha detectado um animal que parecia ter maior sensibilidade... poderia ser hipercolesteremia)
Vou-lhe dar dois exemplos, de muitos que há, temos a Kelli, do HISSS e a Marcia do Golden Gate Geckos. Elas defendem que se pode dar simplesmente larvas com suplementos e que os animais ficam bem assim. Simplesmente é melhor se a alimentação tiver diversidade. Isto são pessoas sérias e quando falamos da manutenção de gecos leopardo, pode ter a certeza (pelo menos eu tenho) que sabem mais disto do que a maioria (ou mesmo todos) os veterinários que existem por aí. Isto sem ofender essa classe, que eu muito aprecio e respeito.
Pois, Psynapse, eu também e quando há evidências científicas eu sou o primeiro a usá-las. Mas o que se passa aqui é que não há quase nada. Se calhar porque a maior parte dos veterinários fica pela sensata frase de "maior diversidade possível de alimentos" e prefere estudar outros temas mais interessantes.Psynapse Escreveu: Ao contrário de outras pessoas, eu confio bastante em estudos e evidencias científicas para categorizar as minhas opiniões, e como sei que o gecofilo também, peço que arranje o máximo (e o mais credível) de fontes que conseguir (só espero que depois os outros não achem o tópico uma seca). Peço-lhe também que mantenha o seu espírito crítico
Se a indústria dos gecos leopardos fosse maior (maior mesmo), as coisas seriam diferentes. Mesmo assim, tenho muita pena que não haja um grupo de cientistas interessado em estudar este tipo de problemas, tão importante para alguns animais.
A maior parte da informação, pelo menos da que eu sei, que se usou para criar alimentos para gecos (em geral), e outros répteis, começou por ser com base nos dados das rações para pintos e frangos e depois afinaram tendo em conta os resultados. Acho que isso diz muito do conhecimento científico sobre répteis...
Psynapse, aquela parte sobre a necrópsia (na net) tem alguma validade? Do que está a falar?
É verdade que uma das razões é que as larvas são mais fáceis de dar, mas outra muito importante é que os animais jovens crescem bem melhor com larvas (ou grandes proporção de larvas na dieta, ou baratas em vez de larvas), aparentemente devido a darem mais energia por peso.
Vou dar mais um exemplo, esta de um cientista que decidiu dedicar-se a criar répteis. O Steve, da empresa Geckosetc. Leiam este texto:
"I have raised many generations of leopard geckos on a primary diet of crickets, but made the switch to mealworms in 2003. I use large regular mealworms (not giant mealworms or superworms), for subadults and adults, and medium size mealworms for babies. I resisted this switch for quite a while, but am now a firm beliver in mealworms. I have been very impressed with the growth and weight gains I have seen since I switched to mealworms"
http://www.geckosetc.com/htm/care.htm
Porque razão uma pessoa que tem tanto prestígio poria esta opinião no seu sítio se não acreditasse mesmo nela? Serão estas pessoas todas assim tão limitadas no seu julgamento, bem como os veterinários que as servem, que dão relatórios (até eu já vi alguns na net) onde dizem que os animais estão saudáveis fora a potencial doença que se discute nos tópicos?
Eu lanço aqui uma ideia. Vou criar alguns animais nascidos este ano só com larvas (alimentadas convenientemente e não só com essa porcaria do farelo) e um bom suplemento. E outro grupo(s) de forma diferente (a pensar). Claro que não podem ser muitos. Depois vou dando notícias sobre eles regularmente e após algums inpecções veterinárias podemos chegar a algumas conclusões preliminares. Não posso prometer é que vou fazer isso durante 20 anos, mas pode ser que nos dê algumas pistas...
Voltarei daqui a uns dias...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
My 0.5 cents,
Não tendo conhecimento específico sobre estes geckos permito-me no entanto fazer umas pequenas considerações sobre o tema, ainda que de uma perspectiva mais empírica.
O tenébrio parece, segundo várias tabelas que consultei, e muitas já aqui colocadas, ter um alto conteúdo em lípidos, no entanto quer-me parecer também que na realidade o valor nutritivo destas larvas não pode ser considerado um elemento fixo e imutável. Muito depende da sua alimentação e da saúde da colónia que se mantém.
Por outro lado temos que considerar um ponto muito importante. As várias espécies de sáurios que normalmente mantemos em cativeiro, e que se alimentam de insectos, incluindo vários tipos de larvas, tem metabolismos diferentes, que em alguns casos lhes podem permitir processar alimento mais rico em gordura sem o mesmo impacto que teriam noutras espécies. Como disse, não tenho conhecimento especifico sobre os geckos mas pelo que aqui tenho lido, tendo por base a relatada experiência prática de grande criadores, pode ser esse um dos pontos chave, ainda que exija sempre um controlo para evitar excessos.
Fazendo um paralelo com os ofídios existem espécies cujo metabolismo se compadece, e em alguns casos exige mesmo, uma alimentação à base de ratazanas, quando noutros casos a alimentação base mais adequada seria o Mus m., de acordo com as experiências de grandes criadores.
Pessoalmente penso que a variedade é a solução ideal, pois permite ao animal ter acesso a alimentos com diferentes tipos e quantidade de elementos constitutivos, embora pense que a alimentação base deva estar mais ou menos definida.
Também devemos ter em contas outros elementos que têm influência na capacidade de processamento do alimento, mas aqui deixo para os mais entendidos neste tema a sua identificação.
Seria no entanto muito útil tentar perceber se os geckos leopardo têm de facto um metabolismo que lhes permite processar alimento com um maior teor de gordura com um menor grau de impacto na sua saúde.
Não tendo conhecimento específico sobre estes geckos permito-me no entanto fazer umas pequenas considerações sobre o tema, ainda que de uma perspectiva mais empírica.
O tenébrio parece, segundo várias tabelas que consultei, e muitas já aqui colocadas, ter um alto conteúdo em lípidos, no entanto quer-me parecer também que na realidade o valor nutritivo destas larvas não pode ser considerado um elemento fixo e imutável. Muito depende da sua alimentação e da saúde da colónia que se mantém.
Por outro lado temos que considerar um ponto muito importante. As várias espécies de sáurios que normalmente mantemos em cativeiro, e que se alimentam de insectos, incluindo vários tipos de larvas, tem metabolismos diferentes, que em alguns casos lhes podem permitir processar alimento mais rico em gordura sem o mesmo impacto que teriam noutras espécies. Como disse, não tenho conhecimento especifico sobre os geckos mas pelo que aqui tenho lido, tendo por base a relatada experiência prática de grande criadores, pode ser esse um dos pontos chave, ainda que exija sempre um controlo para evitar excessos.
Fazendo um paralelo com os ofídios existem espécies cujo metabolismo se compadece, e em alguns casos exige mesmo, uma alimentação à base de ratazanas, quando noutros casos a alimentação base mais adequada seria o Mus m., de acordo com as experiências de grandes criadores.
Pessoalmente penso que a variedade é a solução ideal, pois permite ao animal ter acesso a alimentos com diferentes tipos e quantidade de elementos constitutivos, embora pense que a alimentação base deva estar mais ou menos definida.
Também devemos ter em contas outros elementos que têm influência na capacidade de processamento do alimento, mas aqui deixo para os mais entendidos neste tema a sua identificação.
Seria no entanto muito útil tentar perceber se os geckos leopardo têm de facto um metabolismo que lhes permite processar alimento com um maior teor de gordura com um menor grau de impacto na sua saúde.
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 22, 2009 12:24 pm
Na minha opinião eu acho que o problema de o tenebrio não ser muito rico em nutrientes pode ser colmatado com um bom suplemento de cálcio e de vitaminas.Agora quanto a gordura dos tenebrios e o problema da obesidade nos geckos, isso pode ser perfeitamente controlado com um supervisão, quanto a qualidade vida do animal acho que não há diferença entre um gecko alimentado com tenebrios e um alimentado com um dieta variada.Alias os grandes criadores mundiais utilizam o tenebrio como alimentação base dos geckos sejam eles adultos ou crias.
Até é bom estar doente, porque tenho mais tempo para estudar estes temas! 
Concordo com o dito no post antes do meu.
Tenho aqui um artigo interessante, infelizmente não é sobre gecos:
"The Effects of Prey Species on Food
Conversion Efficiency and Growth
of an Insectivorous Lizard" (Sceloporus occidentalis)
mostro aqui o resumo:
"Little is known about the effects of different prey species on lizard growth. We
conducted a 6-week study to determine the relative effects of prey species on growth
parameters of hatchling western fence lizards, Sceloporus occidentalis. Lizardswere fed
house cricket nymphs, Acheta domesticus, or mealworm larvae, Tenebrio molitor. The
effects of prey species on growth were determined by measuring prey consumption,
gross conversion efficiency of food [gain in mass (g)/food consumed (g)], gain in mass,
and gain in snout–vent length. Lizards grew well on both the prey species. However,
lizards that fed on crickets consumed a significantly higher percentage of their body
mass per day than those fed mealworms. Nevertheless, lizards that consumed
mealworms ingested significantly more metabolizable energy, had significantly higher
food conversion efficiencies, significantly higher daily gains in mass, and significantly
greater total growth in mass than lizards that fed on crickets."
conclusões:
CONCLUSIONS
1. A diet that consisted exclusively of either crickets or mealworms resulted in good
growth in mass and SVL of western fence lizard hatchlings.
2. Food conversion efficiency [gain in mass (g)/food consumed (g)] and growth rate
were higher for lizards that were fed the mealworm diet.
Quem quiser o artigo diga-me. Eles usaram um dos métodos normais, alimentaram bem os insectos, aplicaram o pó de cálcio e vitaminas e deixaram um prato de cálcio após as refeições.
Digo-vos já que este tópico pode demorar muito tempo, por isso apertem os cintos e tenham calma. Voltarei...

Concordo com o dito no post antes do meu.
Tenho aqui um artigo interessante, infelizmente não é sobre gecos:
"The Effects of Prey Species on Food
Conversion Efficiency and Growth
of an Insectivorous Lizard" (Sceloporus occidentalis)
mostro aqui o resumo:
"Little is known about the effects of different prey species on lizard growth. We
conducted a 6-week study to determine the relative effects of prey species on growth
parameters of hatchling western fence lizards, Sceloporus occidentalis. Lizardswere fed
house cricket nymphs, Acheta domesticus, or mealworm larvae, Tenebrio molitor. The
effects of prey species on growth were determined by measuring prey consumption,
gross conversion efficiency of food [gain in mass (g)/food consumed (g)], gain in mass,
and gain in snout–vent length. Lizards grew well on both the prey species. However,
lizards that fed on crickets consumed a significantly higher percentage of their body
mass per day than those fed mealworms. Nevertheless, lizards that consumed
mealworms ingested significantly more metabolizable energy, had significantly higher
food conversion efficiencies, significantly higher daily gains in mass, and significantly
greater total growth in mass than lizards that fed on crickets."
conclusões:
CONCLUSIONS
1. A diet that consisted exclusively of either crickets or mealworms resulted in good
growth in mass and SVL of western fence lizard hatchlings.
2. Food conversion efficiency [gain in mass (g)/food consumed (g)] and growth rate
were higher for lizards that were fed the mealworm diet.
Quem quiser o artigo diga-me. Eles usaram um dos métodos normais, alimentaram bem os insectos, aplicaram o pó de cálcio e vitaminas e deixaram um prato de cálcio após as refeições.
Digo-vos já que este tópico pode demorar muito tempo, por isso apertem os cintos e tenham calma. Voltarei...

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata
Será interessante, no 1º ano de vida és capaz de ter resultados significativos, e acredito que os que se alimentarem apenas de larvas crescam e se desenvolvam mais rapidamente, mas importa saber é o seu estado de saúde passados 15/20 anos comparando com o outro grupo(com uma dieta diversificada?). Encorajo a ideia, principalmente por ser feita por ti, e encorajo o teu espirito científico, ah e a tua paixão por geckos. CumpsEu lanço aqui uma ideia. Vou criar alguns animais nascidos este ano só com larvas (alimentadas convenientemente e não só com essa porcaria do farelo) e um bom suplemento. E outro grupo(s) de forma diferente (a pensar). Claro que não podem ser muitos. Depois vou dando notícias sobre eles regularmente e após algums inpecções veterinárias podemos chegar a algumas conclusões preliminares. Não posso prometer é que vou fazer isso durante 20 anos, mas pode ser que nos dê algumas pistas...