Claro que foste, NhamNham;)NhamNham Escreveu:AlunoBioGeo Escreveu:Oh NhamNham, eu nunca concordei com o aquaterrário banhado de luz solar... Por isso temos por vezes pessoal com algas na água recorrentemente...NhamNham Escreveu: Se ela aparentar boa saúde (activa e carapaça "normal" para a espécie, leia-se, sem deformações) e lhe conseguires oferecer cerca de no minimo 2H de sol diário então não precisarás de qualquer lâmpada...
Sempre que a meteres ao sol oferece-lhe no minimo 1/3 de aquário/local onde se encontra, com sombra, para que ela possa escolher... Sempre com água, não a metas ao sol sem acesso a água...
Muita das vezes algas que podem ser tóxicas para os animais, sou mais a favor da Lâmpada de UVB é bem mais segura... Agora se as pessoas tiverem um quintal com um "laguinho" e possam colocar o animal umas horas por lá, aí acho mais correcto... Agora colocar o aquaterrário é um risco enorme!
Mas eu não disse para ela colocar o aquaterrário ao Sol, até porque dessa forma seria dificil controlar o tempo que ela tinha acesso ao mesmo, já para não falar no trabalhão de mover o aquário todos os dias de um lado para o outro...
O que disse, ou o que quis dizer, foi que tendo ela um animal adulto e saudável, pode muito bem viver sem lampadas...
A ideia e era o que eu faria caso tivesse quintal, seria fazer uma cerca com altura suficiente para ela não conseguir trepar, e arranjava-lhe um lago (que podes fazer facilmente com um simples buraco forrado com plástico daquele preto que se vê muito para isolar), um pequeno abrigo com sombra, e se necessário uma rede por cima para a proteger de cães ou outros animais...
Como disseste por o aquário ao sol não só cria algas como também poderá aumentar demasiado a temperatura da água, o que não seria de todo uma boa opção...
Agora 2H de Sol num ambiente mais "aberto", faz na minha opinião até melhor que 12H de UVB no aquário...
Isso das lampadas é muito bonito mas não há nada como o verdadeiro Sol...
No então, visto a tartaruga ter a 2/3 centimetros, então não será grande ideia deixá-la num ambiente como o que descrevi, referia-me como já disse a animais adultos...
Arranja um candeeiro de foco daqueles que se encontram fácilmente por aí, e mete uma lampada UVB 5.0, certefica-te que a lampada fica a cerca de 20cm da carapaça do animal quando este estiver na zona seca do aquário...
Quando ela crescer e tiver os seus 20 cm, possivelmente até um pouco antes disso, então sim, podes seguir a "construção" que referi em cima...
Espero que tenha sido claro desta vez...
Quando falei em aquaterrário ao sol, é mesmo diante de uma janela ou marquise com sol directo... Acho isso um erro crasso, e tal como disseste ia aquecer a água e teríamos mais cedo ou mais tarde um belo ensopado de tartaruga...
Temos a mesma ideologia então, foste mais pormenorizado que eu na explicação:)
Também acho que a exposição solar, com regra claro (acondicionar um local onde haja sombra e tudo o mais é bem mais saudável e natural que uma lâmpada, mas só para um adulto!