Enviado o que posso partilhar contigoPedroC10 Escreveu:Quando o vi, ou apanhava ou nunca mais conseguia tirar fotos porque tinha a câmara longe e ele estava num local onde o meu pai estava a fazer umas obras., apareceu quando se levantaram umas pedras de granito, foi uma sorte não ter ficado lá esmagado. Mas chega de off-topic, se puderes manda-me uma pm com essas técnicas de fotografar, terei todo o gosto em fazer uma secção de campo para experimentar
[fotos] Répteis e Anfíbios Autóctones Portugueses...
Moderador: mcerqueira
-
AlunoBioGeo
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm
"<strong>O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.</strong>" (Isaac Newton)
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
-
NhamNham
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm
Fica a minha posta...
Todas as fotos foram tiradas em Paredes de Coura.
Típica lagartixa, não faço ideia qual seja o nome cientifico.

Bufo bufo, cheguei a "apanhá-lo" umas 3 vezes no mesmo sitio em 3 noites...
Já agora, ele tinha umas manchas brancas no dorso, devem conseguir vê-las, ou parte delas, nas fotos... Alguém faz ideia do que poderiam ser?

Esta apanhei-a a nadar na piscina o ano passado
Penso ser uma Natrix, talvez maura? Peço ajuda a identificar...

Todas as fotos foram tiradas em Paredes de Coura.
Típica lagartixa, não faço ideia qual seja o nome cientifico.

Bufo bufo, cheguei a "apanhá-lo" umas 3 vezes no mesmo sitio em 3 noites...
Já agora, ele tinha umas manchas brancas no dorso, devem conseguir vê-las, ou parte delas, nas fotos... Alguém faz ideia do que poderiam ser?

Esta apanhei-a a nadar na piscina o ano passado
Penso ser uma Natrix, talvez maura? Peço ajuda a identificar...

Última edição por NhamNham em sábado ago 01, 2009 10:50 pm, editado 1 vez no total.
Já ninguém come pinkies de rolos de hidroginástica

<strong>
__"Dias de luta, Dias de glória"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
__"Dias de luta, Dias de glória"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
-
chelonia
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 25, 2009 6:41 pm
a snake parece me uma natrix natrix, a lagarticha é mais complicado visto haver bastantes especies diferentes
<p> <strong>Quanto mais rápido cresce, mais rápido morre</strong></p>
-
AlunoBioGeo
- Membro Veterano
Sinceramente deixem-me discordar da vossa opinião acerca da cobra do NhamNham... Parece-me uma Coronella girondica
parece-me ter um focinho saliente e arredondado mas só através da escama rostral é que teria a certeza 
Quanto à lagartixa... Não tenho a certeza mas parece-me Psammodromus hispanica
Quanto à lagartixa... Não tenho a certeza mas parece-me Psammodromus hispanica
"<strong>O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.</strong>" (Isaac Newton)
-
NhamNham
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm
A cobra também ainda não era adulta, nem de longe nem de perto...
Era bastante pequena de facto, embora em algumas fotos possa iludir, era uma minhoca na água...Mas é possivel que seja essa que referiram
Mais umas...

Quanto à lagartixa, pelo que vi no google, também ia mais para a bocagei...
@Nazgul, sabes que hidroginástica é comigo
Era bastante pequena de facto, embora em algumas fotos possa iludir, era uma minhoca na água...Mas é possivel que seja essa que referiram
Mais umas...

Quanto à lagartixa, pelo que vi no google, também ia mais para a bocagei...
@Nazgul, sabes que hidroginástica é comigo
-
joaoplscosta
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm
Alunobiogeo, se quiseres daqui a uma semana vou de férias para a casa da minha avó no Porto (tipica casa de campo) e posso tirar umas fotos aos animais que encontrar (desde sapos, rãs, cobras então ui...) e juntas aqui, mas quanto ao nome cientifico, isso já não é comigo :\
<p><strong>
</strong></p>
</strong></p>
-
AlunoBioGeo
- Membro Veterano
Peço desculpa... Enganei-me, queria mesmo dizer Podarcis hispanica, confundo sempre com a Psammodromus hispanicus
e misturo os nomes...
São tantas as lagartixas que dá nisto
Mas sim, tanto pode ser a Podarcis bocagei que ocorre predominantemente na zona norte e centro do país com influência atlântica, com dorso predominantemente verde ou a Podarcis hispanica que tem uma área de distribuição mais ampla, abrangendo quase todo o país.
Sim, joaoplscosta podes tirar e depois vê-se as espécies... Mas tenta não lhes pegar... E já agora, aconselho-te a usar o horário das 6h30 até às 8h30... É a melhor altura para encontrares os animais a refastelarem-se todos ao sol e não estão completamente activos, pelo que não fogem logo
São tantas as lagartixas que dá nisto
Mas sim, tanto pode ser a Podarcis bocagei que ocorre predominantemente na zona norte e centro do país com influência atlântica, com dorso predominantemente verde ou a Podarcis hispanica que tem uma área de distribuição mais ampla, abrangendo quase todo o país.
Sim, joaoplscosta podes tirar e depois vê-se as espécies... Mas tenta não lhes pegar... E já agora, aconselho-te a usar o horário das 6h30 até às 8h30... É a melhor altura para encontrares os animais a refastelarem-se todos ao sol e não estão completamente activos, pelo que não fogem logo
-
joaoplscosta
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm
Ok, vou tentar andar sempre com a máquina então, eu já peguei num bufo (há uns dois ou três anos) mas agora nas cobras e isso não xD Até porque não tenho experiencia com répteis (só tartarugas).AlunoBioGeo Escreveu:Sim, joaoplscosta podes tirar e depois vê-se as espécies... Mas tenta não lhes pegar... E já agora, aconselho-te a usar o horário das 6h30 até às 8h30... É a melhor altura para encontrares os animais a refastelarem-se todos ao sol e não estão completamente activos, pelo que não fogem logo
<p><strong>
</strong></p>
</strong></p>
Excelente tópico 
Vou ver se também tiro umas fotos, aproveitando o facto de morar no campo.
Vou ver se também tiro umas fotos, aproveitando o facto de morar no campo.
-
Bfddone
- Membro
- Registado: quarta jan 07, 2009 10:24 pm
Apesar de não costumar tirar fotos das minhas saídas de campo vou pesquisar os meus arquivos a ver o que encontro
Para já ficam estas de uma Chalcides striatus:

Desculpem a qualidade
Depois meto mais
Cumprimentos
Para já ficam estas de uma Chalcides striatus:

Desculpem a qualidade
Depois meto mais
Cumprimentos
Bom dia, desde já os meus parabéns ao Fred pela iniciativa e a todos os membros pela adesão. E mais um tópico que vais contribuir e muito para o enriquecimento do fórum.
Deixo também o meu pequeno contributo.
Por aqui por viseu as cobras que mais tenho visto sao cobras de ferradura, no ano passado fotografei algumas crias (penso que sao cobras ferraduras)

também encontrei umas 4 ou 5 crias destas mortas na estrada em pontos diferente, todas no raio de 1 Km.

aqui uma pele de cobra, encontrada no campo, e que alguem se lembrou de colocar no chão do meu quarto para testar a minha resistência vascular

Deixo também o meu pequeno contributo.
Por aqui por viseu as cobras que mais tenho visto sao cobras de ferradura, no ano passado fotografei algumas crias (penso que sao cobras ferraduras)

também encontrei umas 4 ou 5 crias destas mortas na estrada em pontos diferente, todas no raio de 1 Km.

aqui uma pele de cobra, encontrada no campo, e que alguem se lembrou de colocar no chão do meu quarto para testar a minha resistência vascular

Brake