Alimentação de Tartarugas Aquáticas
Moderador: mcerqueira
Andei um bocado ausente, mas ja vou fazer algumas alterações.
Obrigado pelas opiniões.
Obrigado pelas opiniões.
http://mundodastartarugas.forumpratodos.com - Forum Tartarugas
<u><strong /></u>
<u><strong /></u>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 4:51 pm
- Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.
Suponho que seja para o "grosso" das tartas de água doce, concordo c/ tudo, sendo que elas (acho) aprendem a gostar, podes ser mais especifico quanto ás vitaminas? marca, quantidade p/ animal/peso ou tamanho e frequência?Malva Escreveu:Aparece aqui muita gente que dá por exemplo alface às tartas e outras coisas que nao se devem dar e que nao sabem muito bem o que devem dar e o que nao podem dar.
Por isso vou colocar aqui um guia de alimentação que eu fiz pra outro forum.
A base da alimentação devem ser os sticks, ração própria para tartarugas. É um alimento equilibrado e que contém os elementos essências para o crescimento saudável da tartaruga. Mas isto não basta para uma correcta alimentação da tartaruga, esta tem que ser alimentada com alimentos frescos.
Entre os alimentos de origem animal:
- peixe de rio (nunca deve ser dado peixe de água salgada), como o salmão, truta, carpa…;
- delicias do mar
- ração própria para gato, esta deve ser light e dada ocasionalmente pois contém elevados níveis de gordura;
- insectos, como caracóis, gafanhotos e grilos (apenas devem ser dados deste animais comprados em lojas ou preferencialmente criados pelo dono, os selvagens, contém parasitas prejudiciais à saúde da tartaruga);
- carne branca, como o peru ou frango (deve ser dado também ocasionalmente pois contém elevados níveis de gordura);
- gammarus (camarões preparados próprios para tartarugas), ao contrário do que se pensa este alimento não deve ser a base da alimentação, mas sim usado como guloseima, pois o seu valor nutricional é muito reduzido.
Como alimentos de origem vegetal:
- fruta, como a maçã, bana, morango, melão, manga, uvas…;
- vegetais, como cenoura, ervilha, agrião, abóbora, bróculos…
Nunca devem ser dadas frutas cítricas, como a laranja, tangerina…
Também não deve ser dada alface, para além do seu pouco valor nutricional, pode causar problemas nos intestinos destes animais.
Isto deve ser complementado com Vitaminas, à venda nas petshops.
<p>Sejam vós proprios</p>
<p>Paulo Jorge</p>
<p>Paulo Jorge</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
- Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI
jorginho, eu uso umas que se colocam na água... O nome é Tartavit (da Prodac), mas já vi várias à venda, basta ir a uma loja de animais que eles normalmente têm.
Eu coloco o numero de pingos consoante a quantidade de água.
Coloco as vitaminas todos os dias àquelas que vejo que estão com um crescimento difícil...

Coloco as vitaminas todos os dias àquelas que vejo que estão com um crescimento difícil...
-
- Membro Veterano
- Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.
Ok, Vanessa, obrigado, as instruções são completas na embalagem? segue-las?VanesIsa Escreveu:jorginho, eu uso umas que se colocam na água... O nome é Tartavit (da Prodac), mas já vi várias à venda, basta ir a uma loja de animais que eles normalmente têm.
<p>Paulo Jorge</p>
<p>Paulo Jorge</p>
-
- Membro Veterano
Mas assim não sabes se metes a quantidade certaVanesIsa Escreveu:A minha caixa não trazia!!![]()
Eu coloco umas 3 gotas num aquário com 40cm e uns 10cm de altura de água (não sei quantos litros tem)

<p>Paulo Jorge</p>
<p>Paulo Jorge</p>
-
- Membro Veterano
A informação foi-me dada por um vet, baseado nas condições em que a tartaruga estava, contudo o ideal é ver na embalagem da marca... 
Esqueci-me de dizer que na altura em que comprei as vitaminas comprei-as com um propósito, pois comprei para uma tartaruga que estava doente e então apliquei as vitaminas directamente na boca dela! Era uma gota directamente na boca da tartaruga e não na água...

Esqueci-me de dizer que na altura em que comprei as vitaminas comprei-as com um propósito, pois comprei para uma tartaruga que estava doente e então apliquei as vitaminas directamente na boca dela! Era uma gota directamente na boca da tartaruga e não na água...
-
- Membro Veterano
Sim, claro, já achei o teu produto mas não tem instruções, na exo terra não me safo...mas a dica do vet deve ser válida, com que regularidade pões?VanesIsa Escreveu:A informação foi-me dada por um vet, contudo na altura também fiz uma pesquisa e a partir dai fiz uma média... Contudo o ideal é ver na embalagem da marca...
<p>Paulo Jorge</p>
<p>Paulo Jorge</p>
-
- Membro Veterano
Eu depois alterei a resposta!!
A informação foi-me dada através das condições em que o animal se encontrava! Eu sei que na altura me fartei de pesquisar e encontrei dados sobre vitaminas... Sou sincera, não me recordo onde as encontrei.
Eu coloco uma vez por dia, durante ai uma semana... Não estou sempre a dar! Coloco sempre que vejo alguma mais parada ou com problemas no crescimento!
Malva, costumas dar com que frequência??

A informação foi-me dada através das condições em que o animal se encontrava! Eu sei que na altura me fartei de pesquisar e encontrei dados sobre vitaminas... Sou sincera, não me recordo onde as encontrei.

Eu coloco uma vez por dia, durante ai uma semana... Não estou sempre a dar! Coloco sempre que vejo alguma mais parada ou com problemas no crescimento!

Malva, costumas dar com que frequência??
-
- Membro Veterano
Vou abrir um topico com a questão dos suplementos 

<p>Paulo Jorge</p>
<p>Paulo Jorge</p>
Agora nao tenho dado, mas as minhas funcionam de maneira diferente
È 2 vezes por semana cerca de 5gotas por cima da ração delas e depois dar, diz tambem na embalagem para ir aumentando a quatidade de gotas consoante o tamanho das tartas.
È 2 vezes por semana cerca de 5gotas por cima da ração delas e depois dar, diz tambem na embalagem para ir aumentando a quatidade de gotas consoante o tamanho das tartas.
http://mundodastartarugas.forumpratodos.com - Forum Tartarugas
<u><strong /></u>
<u><strong /></u>
-
- Membro Veterano
Diz-me por favor a marca? a Vanessa já tinha dado TARTAVIT da prodac, obrigado.Malva Escreveu:Agora nao tenho dado, mas as minhas funcionam de maneira diferente
<p>Paulo Jorge</p>
<p>Paulo Jorge</p>
-
- Membro Veterano
Ok, Vanessa, fazes assim, 1 decimetro cubico de agua é igual a 1 litro, 40cm é = 4dm.VanesIsa Escreveu:A minha caixa não trazia!!![]()
Eu coloco umas 3 gotas num aquário com 40cm e uns 10cm de altura de água (não sei quantos litros tem)
Vamos supor que ele tem 40x20x10 cm (altura de agua), fazemos 4x2x1 e o aqua leva 8 litros de agua.
Agora calcula as gotas, fica bem.
<p>Paulo Jorge</p>
<p>Paulo Jorge</p>
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta jul 22, 2009 11:17 pm
Olá.Malva Escreveu:Aparece aqui muita gente que dá por exemplo alface às tartas e outras coisas que nao se devem dar e que nao sabem muito bem o que devem dar e o que nao podem dar.
Por isso vou colocar aqui um guia de alimentação que eu fiz pra outro forum.
A base da alimentação devem ser os sticks, ração própria para tartarugas. É um alimento equilibrado e que contém os elementos essências para o crescimento saudável da tartaruga. Mas isto não basta para uma correcta alimentação da tartaruga, esta tem que ser alimentada com alimentos frescos.
Entre os alimentos de origem animal:
- peixe de rio (nunca deve ser dado peixe de água salgada), como o salmão, truta, carpa…;
- delicias do mar
- ração própria para gato, esta deve ser light e dada ocasionalmente pois contém elevados níveis de gordura;
- insectos, como caracóis, gafanhotos e grilos (apenas devem ser dados deste animais comprados em lojas ou preferencialmente criados pelo dono, os selvagens, contém parasitas prejudiciais à saúde da tartaruga);
- carne branca, como o peru ou frango (deve ser dado também ocasionalmente pois contém elevados níveis de gordura);
- gammarus (camarões preparados próprios para tartarugas), ao contrário do que se pensa este alimento não deve ser a base da alimentação, mas sim usado como guloseima, pois o seu valor nutricional é muito reduzido.
Como alimentos de origem vegetal:
- fruta, como a maçã, bana, morango, melão, manga, uvas…;
- vegetais, como cenoura, ervilha, agrião, abóbora, bróculos…
Nunca devem ser dadas frutas cítricas, como a laranja, tangerina…
Também não deve ser dada alface, para além do seu pouco valor nutricional, pode causar problemas nos intestinos destes animais.
Isto deve ser complementado com Vitaminas, à venda nas petshops.
Tou com um problema. As minhas mississipi n comem mais nada para alem dos camaroes. Ja tentei dar "Junior MiniStick da SPECIPEZ" , "ReptoMin Baby da TETRA", legumes e fruta, mas elas nada.
Um dia tentei passar o dia todo so com o granulado, e pensei, elas com fome vao comer, mas nada, alem de n tocar, eu fikei com imensa pena

K heide fazer para dar a volta a elas???????
-
- Membro Veterano
Ana que idade/ tamanho têem elas?
<p>Paulo Jorge</p>
<p>Paulo Jorge</p>