Quero uma tartaruga

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

martaisf
Membro Júnior
Registado: domingo set 06, 2009 8:37 pm

segunda set 07, 2009 3:34 pm

boas tardes
cá estou eu de novo e com fotos

Imagem

Imagem

Imagem

o que acham?
Na vossa opinião, com algumas adaptações, acham que consigo dar um bom lar a uma tartaruga?

as pedras que se vê nas fotos parecem boas para montar a zona seca do aqua? a minha única dúvida é a altura delas, parecem baixas. ja tirei a ideia, como me foi aconselhado, de colocar areão no fundo, pensei em, caso as pedras sejam demasiado baixas, colocar aquelas pedras arredondadas maiores, para dar altura ás pedras...

que altura devo ter de água?
a suficiente para tapar o filtro na horizontal?

quanto à lâmpada, acham que arranjo uma lâmpada adequada que dê para utilizar naquela tampa que tenho?

aguardo respostas
estou ansiosa :)
tircom
Membro
Registado: quinta jun 22, 2006 10:50 am

segunda set 07, 2009 4:00 pm

como ja disse antes a agua tem de tapar o filtro e sim pode ser na horizontal

as pedras tambem sao boas mas teem de tar de uma maneira a que ela consiga sair completamente da agua

e eu nao punha areão no fundo a n ser que tenha a certeza que ela n as pode comer porque muitas vezes isso acontece e se n morrerem ficam com problmas graves

n vi a parte da lampada

sim es capaz de arranjar uma mas mesmo assim n devias tapar o aquario
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

segunda set 07, 2009 4:05 pm

martaisf Escreveu:boas tardes
cá estou eu de novo e com fotos

Imagem

Imagem

Imagem

o que acham?
Na vossa opinião, com algumas adaptações, acham que consigo dar um bom lar a uma tartaruga?

as pedras que se vê nas fotos parecem boas para montar a zona seca do aqua? a minha única dúvida é a altura delas, parecem baixas. ja tirei a ideia, como me foi aconselhado, de colocar areão no fundo, pensei em, caso as pedras sejam demasiado baixas, colocar aquelas pedras arredondadas maiores, para dar altura ás pedras...

que altura devo ter de água?
a suficiente para tapar o filtro na horizontal?

quanto à lâmpada, acham que arranjo uma lâmpada adequada que dê para utilizar naquela tampa que tenho?

aguardo respostas
estou ansiosa :)
Não sei qual a idade da tarta, mas se for bebé, da para alguns tempos (poucos).
A parte seca tem que ser muito mais alta, para que possas encher com uns bons CM de agua, para que possa nadar sem problema.
Essa lampada é de 15W e é incandescente, não serve para o efeito, tens que comprar uma flourescente de UVB. Mas mesmo assim, tens que adaptar o casquilho pois esse casquilho é um E14, e as UVB's compactas têm o casquilho grosso (E27), adaptas para E27 e dá para uma UVB compacta, mas a nivel de caber não sei se cabe dentro desse suporte de lampada.
Vais ter que por o filtro um pouco na horizontal, inclina-lo um pouco, e mete-lo submerso, tenho um igual, com regulador de fluxo, vê a força dele, pois acho que as tartas nao gostam muito de turbolencia.
Falta o aquecedor\termostato :wink:

Mas deixa os Pros ajudarem-te.

Cumps
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
martaisf
Membro Júnior

segunda set 07, 2009 4:06 pm

a lâmpada é a segunda foto... aquilo é a tampa, mas tapa apenas meio aquário... daí eu pensar se caso arranjasse lâmpada para aquela tampa usar a mesma.

o areão era só para o caso de as pedras ficarem baixas demais, se calhar o ideal é encher de água e ver como fica... se tem realmente espaço fora de água para a tartaruga

obrigada :)
Bondage2009
Registado: segunda set 07, 2009 3:02 pm

segunda set 07, 2009 4:08 pm

Areão começa a juntar porcaria e elas podem engulir as pedritas e não conseguir expelir.
Nazgul93
Membro Veterano

segunda set 07, 2009 4:12 pm

martaisf Escreveu:a lâmpada é a segunda foto... aquilo é a tampa, mas tapa apenas meio aquário... daí eu pensar se caso arranjasse lâmpada para aquela tampa usar a mesma.

o areão era só para o caso de as pedras ficarem baixas demais, se calhar o ideal é encher de água e ver como fica... se tem realmente espaço fora de água para a tartaruga

Qual a idade da tarta Martias?
Lê bem o que eu disse, dar dá, tens é que adaptar o casquilho, porque esse casquilho da lampada é de E17 (pequeno) e as UVB's compactas são de E27(grosso, como dos candeeiros grandes ou tecto).

Não ponhas areão, pois acumula muita porcaria, para além de elas bicarem e tentarem comer tudo, é perigoso para a tarta.

Acho que o ideal era tirares essa tampa e suporte de lampada, deixares aberto para melhor ventilaçao e arranjares um candeeiro de secretaria com um casquilho E27 para a UVB e meteres a apontar para a parte seca.

A parte seca vais ter que arranjar uma platafoma, se vais criar uma altura para meter as pedras mais altas vais estar a roubar espaço para nadar. Uma plataforma em cortiça, ou plastico com pedrinhas coladas com selicone é o ideal.
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
martaisf
Membro Júnior

segunda set 07, 2009 4:14 pm

sim quanto ao filtro sei que tem que estar na horizontal, já testei e tenho que regular o fluxo, já com os peixes tive que tratar disso.

quanto à lâmpada, aquela que está é a do aquário, a dúvida era mesmo em relação ao casquilho e à caixa em si da tampa, se dá?! acho que já me esclareceram esta parte :)

a tartaruga é bebé, ainda não a tenho sequer, a parte do ansiosa é por ir compra-la :)

o termostato, vem a caminho vai ser empresta(dado) é um pequeno para puder ficar submerso.

vou por água a ver como fica... tiro fotos e volto a mostrar
martaisf
Membro Júnior

segunda set 07, 2009 4:19 pm

o outro post era em resposta ao tircom que não viu a parte da lâmpada
:)

houve aqui momentos de confusão com as respostas.

também já me apercebi que ao colocar as pedras ia "roubar" um bocado o espaço para ela nadar.

Aconselhas então uma plataforma em vez das pedras?
tenho um pai habilidoso que era capaz de me fazer uma plataforma em acrílico com rampa, onde podia colar umas pedrinhas para ela subir.

acho que em relação à lâmpada começo a ficar mais esclarecida

acho que me estou a repetir, mas ainda não tenho a tartaruga :)
Nazgul93
Membro Veterano

segunda set 07, 2009 4:26 pm

martaisf Escreveu:o outro post era em resposta ao tircom que não viu a parte da lâmpada
:)

houve aqui momentos de confusão com as respostas.

também já me apercebi que ao colocar as pedras ia "roubar" um bocado o espaço para ela nadar.

Aconselhas então uma plataforma em vez das pedras?
tenho um pai habilidoso que era capaz de me fazer uma plataforma em acrílico com rampa, onde podia colar umas pedrinhas para ela subir.

acho que em relação à lâmpada começo a ficar mais esclarecida

acho que me estou a repetir, mas ainda não tenho a tartaruga :)
Nazgul93 Escreveu:
martaisf Escreveu:a lâmpada é a segunda foto... aquilo é a tampa, mas tapa apenas meio aquário... daí eu pensar se caso arranjasse lâmpada para aquela tampa usar a mesma.

Acho que o ideal era tirares essa tampa e suporte de lampada, deixares aberto para melhor ventilaçao e arranjares um candeeiro de secretaria com um casquilho E27 para a UVB e meteres a apontar para a parte seca.

A parte seca vais ter que arranjar uma plataforma, se vais criar uma altura para meter as pedras mais altas vais estar a roubar espaço para nadar. Uma plataforma em cortiça, ou plastico com pedrinhas coladas com selicone é o ideal.
:wink:

A lampada não tem nada que saber, aconselho mesmo a tirares esse suporte de lampada e tampa, para melhor ventilaçao e arranjas um candeeiro de secretaria com casquilho grosso (E27) e metes uma UVB compacta (5.0 ou 8.0 já nao me lembro, mas ja te ajudam melhor em relaçao a isso :oops: )
<strong>

Nazgul93
Membro Veterano

segunda set 07, 2009 4:32 pm

martaisf Escreveu:sim quanto ao filtro sei que tem que estar na horizontal, já testei e tenho que regular o fluxo, já com os peixes tive que tratar disso.

quanto à lâmpada, aquela que está é a do aquário, a dúvida era mesmo em relação ao casquilho e à caixa em si da tampa, se dá?! acho que já me esclareceram esta parte :)

a tartaruga é bebé, ainda não a tenho sequer, a parte do ansiosa é por ir compra-la :)

o termostato, vem a caminho vai ser empresta(dado) é um pequeno para puder ficar submerso.

vou por água a ver como fica... tiro fotos e volto a mostrar
Horizontal não sei, mas acho que não, ou vertical ou diagonal.
O fluxo com os peixes é diferente, vais ter que adaptar para a tarta.
Quanto ao casquilho, repito pela 232ª vez :twisted:, o casquilho que ai tens é E14 (PEQUENO), as lampadas UVB compactas sao de E27 (GRANDE E GROSSO), é so trocares de casquilho, pede ajuda ao teu pai se não conseguires e nao souberes. Mas mesmo assim nao creio que caiba ai uma compacta, o ideal era tirares isso tudo, porque senao ela vais estar trancada numa caixa! E a ventilação não é de todo a melhor.
Tens que ver a potencia do aquecedor, tem que ser 1W por litro, quanto mede o aquario e com quanta quantidade de agua vais encher?
<strong>

AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

segunda set 07, 2009 5:01 pm

Nazgul93 Escreveu:metes uma UVB compacta (5.0 ou 8.0 já nao me lembro, mas ja te ajudam melhor em relaçao a isso :oops: )
5.0, já que a Exo acabou com as 8.0 ;)
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
martaisf
Membro Júnior

segunda set 07, 2009 6:32 pm

já percebi tudinho da lâmpada e até já arranjei candeeiro, falta só mesmo comprar a lâmpada :)

a plataforma está a ser construída, mal esteja pronta tiro fotos para me dizerem o que acham...
falta depois colar as pedras para a tarta conseguir subir bem

o filtro acham que fica mal se ficar na horizontal? a ideia era coloca-lo por baixo da plataforma...

o termo ainda não o tenho, não sei ao certo a potência, mas disseram-me que era pequeno e proporcional para aquele aquário, por isso...

o aquário leva cerca de 15lt
mede
comprimento: 35
altura: 5
profundidade: 20
martaisf
Membro Júnior

segunda set 07, 2009 6:51 pm

fotos actualizadas - com plataforma :lol:

o que acham?

ImagemImagem

ImagemImagem

ImagemImagem
Nazgul93
Membro Veterano

segunda set 07, 2009 8:19 pm

martaisf Escreveu:já percebi tudinho da lâmpada e até já arranjei candeeiro, falta só mesmo comprar a lâmpada :)

a plataforma está a ser construída, mal esteja pronta tiro fotos para me dizerem o que acham...
falta depois colar as pedras para a tarta conseguir subir bem

o filtro acham que fica mal se ficar na horizontal? a ideia era coloca-lo por baixo da plataforma...

o termo ainda não o tenho, não sei ao certo a potência, mas disseram-me que era pequeno e proporcional para aquele aquário, por isso...

o aquário leva cerca de 15lt
mede
altura: 5
O filtro não está na horizontal, está na diagonal.
A plataforma aconselho-te a criares uma especie de tepete de "areão" na plataforma, colada com selicone (PROPRIO para aquarios!).

Tens que ver quantos litros vai levar o aquario, e ai só depois é que podes saber, mete um pouco mais, caso queiras aumentar o nivel da agua.
Como é que o aquario tem 5cm de altura? Não queres antes dizer, que essa será a altura do nivel da agua? Se é, é muito pouco! Nem vais submergir a bomba, nem a zona filtrante, o que fará entrar ar e o motor queimar por excesso de rotações.

PS: 1º as condições, 2º o animal, não te precipites :wink:
<strong>

martaisf
Membro Júnior

segunda set 07, 2009 8:29 pm

UPS
medidas erradas:
mede
altura: 25

Agora sim!

Quanto á rampa sim, vou colar um areão, vou agora ver se trato de comprar o material.

a pergunta do filtro era para saber se fazia mal se ficasse na horizontal...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”