Dentadas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda nov 09, 2009 11:55 am

O que não se deve fazer após a cobra ter sido alimentada, e durante os dois dias seguintes (em média), é sujeita-la a uma manipulação que seja minimamente relevatne ou a situações de esforço físico e stress que potenciem uma resposta ao nível da regurgitação.

É diferente pegar na cobra para mudar de faunário, ou mesmo para fazer um exame muito rápido do que estar a manipula-la durante X minutos.

A reacção das cobras pós alimentação varia muito, mesmo dentro da mesma espécie. Não é certo que todas as cobras permaneçam agressivas após terem sido alimentadas, embora seja sempre um periodo em que o risco de ataque seja maior, pelo que se deverá ter uma maior cuidado e estar com uma maior atenção à postura e comportamento físico do exemplar, e consciência do temperamento e feeding response dos exemplares. Pessoalmente nunca fui alvo de uma tentativa de agressão após ter alimentado as minhas, mesmo nos casos em que tive que pegar nelas para a colocar de novo no terrário. Aliás em termos de ataque envolvendo comida apenas fui alvo de uma dentada pela minha lamprophis, por completo descuido meu, quando estava a prepara a zona para a alimentar (colocação de um guardanapo em frente à toca...). Assim que a minha mão passou à frente de uma das entradas ZÁASSSS.

Em qualquer caso todos temos que ter consciência que ao manter-mos cobras não é uma questão de se vamos ser mordidos mas apenas quando vai ser a próxima... Devemos minimizar os riscos mas elas vão acontecer. Pessoalmente só conto com 4!!!
duaron
Membro Júnior
Registado: quinta nov 05, 2009 6:25 pm

segunda nov 09, 2009 12:06 pm

A minha corn nunca se mostrou minimamente agressiva para comigo, nem abanar cauda nem tentativas de morder. Com os ratos ai fica logo toda nervosa e ataca sempre agressivamente, mas para comigo até mesmo a alimentar-se nunca atacou. Já a minha kingsnake n é preciso muito para abanar a ponta da cauda e tenta logo filar uma mão ou q tiver á frente, mas ainda é mais lenta que eu.
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

segunda nov 09, 2009 8:36 pm

cornman, chegou a ler alguma coisa acerca de manipulação de cobras?

É que se chegasse, compreenderia o porquê, como já lhe explicaram, de não dever manipular qualquer cobra após ter sido alimentada, durante 48h (média). Uma coisa é agarrar na cobra para a por no terrário, outra é estar a manipulá-la. Se não regurgitou o rato, teve muita sorte.

A meu ver, o motivo de preocupação nem é bem a dentada de uma corn, mas sim, o porquê de querer pegar numa cobra que acabou de comer.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
cornman
Membro
Registado: quinta jul 16, 2009 2:09 pm

quarta nov 11, 2009 5:50 pm

se eu nao tivesse conhecimento sobre os animais que tenho nao os tinha...
Em vez de dizer esse tipo de coisas, se tentar perceber primeiro o que ocorreu era bem melhor. e evitava este tipo de situações...
Nao ando aqui a brincar aos animais..

Como é obviu se lhe peguei dps de comer, era para a por no terrario....

agradeço a ajuda de todos os outros participantes.... :)
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quarta nov 11, 2009 6:49 pm

cornman Escreveu:
ontem depois de alimentar a minha corn, tentei pegar nela como sempre,
Nunca tinha tido um comportamento destes, nem parecido,...

Gostava que partilhassem situações do genero com os vossos animais...
Percebi, e bem demais.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

quarta nov 11, 2009 10:23 pm

esta foi a minha unica dentada de cobra...

Imagem

Imagem

O lema desta minha cobra é:
"Bite first, ask later" :twisted:
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

quarta nov 11, 2009 11:02 pm

jpmf Escreveu: O lema desta minha cobra é:

Pura curiosidade....

O que é que a gaija te perguntou depois de te ter ferrado o dente ? 8) :lol:
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
cornman
Membro

quinta nov 12, 2009 8:17 am

:o :o :o

Mas isso foi uma dentadona....

ao pe da minha que fez so dois furos minimos....

isso no dedo é um dente??? que tamanho e peso tem esse cobrao? lol
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 12, 2009 8:36 am

PaulloSantos Escreveu:
jpmf Escreveu: O lema desta minha cobra é:

Pura curiosidade....

O que é que a gaija te perguntou depois de te ter ferrado o dente ? 8) :lol:
Perguntou: "Que queres?"

:twisted: :twisted: :twisted:
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 12, 2009 8:39 am

cornman Escreveu::o :o :o

Mas isso foi uma dentadona....

ao pe da minha que fez so dois furos minimos....

isso no dedo é um dente??? que tamanho e peso tem esse cobrao? lol
Foi nada...
Fez mas foi muito sangue.
Imagem
Olha aqui o "rendilhado"...

A ultima vez que a pesei pesava cerca de 800gr. Medir nunca a medi.
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quinta nov 12, 2009 12:09 pm

Seria interessante a partilha destes incidentes, nomeadamente no que toca aos efeitos visíveis e sentidos decorrentes das dentadas.

Tendo tido a sorte de até agora ter sido mordido apenas por exemplares de pequena dimensão, a verdade é que não posso deixar de observar uma diferença bastante acentuada na forma como os ataques são feitos e em particular os efeitos em termos de perda de sangue.

Enquanto em dois dos casos a ferida resultou numa hemorragia (obviamente pequena) mas que durou ainda alguns minutos a estancar no caso da lamprophis, que deixou um "picotado" bastante visível e muito bem delineado, não terá sangrado mais do que uns 5 ou 10 segundos, passado os quais o sangue coagulou de forma impressionante, ao ponto de passados meros 30segundos ter que raspar a zona com algodão e álcool para a limpar.

Seria particularmente interessante a partilha de efeitos ou sintomas que surjam após um incidente e que de alguma forma possam estar associados. Dor localizada ou que irradia da zona afectada muscular, afectação de nervos, hematomas, coagulação “anormalmente” rápida ou dificuldade em estancar a hemorragia, etc…
Katrina
Membro Veterano
Registado: quarta ago 25, 2004 8:06 am
Localização: 2 Labradores (Anya, Foxy), Furão (Rufus), 6 ratazanas, 2 cornsnake, 1 ringneck...

quinta nov 12, 2009 1:11 pm

jpmf Escreveu:Imagem
Lá por ela te ter mordido escusavas de lhe partir os dentes!!! :evil: :twisted: :P
cornman
Membro

quinta nov 12, 2009 1:12 pm

A minha corn quando me mordeu so deixou dois buracos bastante pequenos, mas fundos...
Passados bastantes minutos quando apertei o dedo ainda sangrou... fiquei admirado com a quantidade de "sangue vs dano" efectuado pela cobra.

na altura tirei fotos, quando tiver passado po pc meto aqui.
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 12, 2009 1:34 pm

Katrina Escreveu:
jpmf Escreveu:Imagem
Lá por ela te ter mordido escusavas de lhe partir os dentes!!! :evil: :twisted: :P
Com esse não me volta a morder :twisted: :twisted: :twisted:
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 12, 2009 1:39 pm

Thorgarth Escreveu:Seria particularmente interessante a partilha de efeitos ou sintomas que surjam após um incidente e que de alguma forma possam estar associados. Dor localizada ou que irradia da zona afectada muscular, afectação de nervos, hematomas, coagulação “anormalmente” rápida ou dificuldade em estancar a hemorragia, etc…
No meu caso, não posso dizer que tive dores.
Apenas senti a pancada e depois (alguns segundos depois) começou a arder mas nada de mais.
Lavei, desinfectei e continuou a sangrar durante algum tempo aí 1 minuto.
A coagulação não foi rápida.
De resto foi mais o susto meu que outra coisa...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”