jorginho11 Escreveu:NhamNham Escreveu:Uma lâmpada de spot é, na minha opinião, o ideal.
Dá-lhes luz e calor que é do que gostam, e acaba por se mais apelativa do que uma lâmpada de cerâmica (que, como sabes, não emite luz).
Tem lá paciencia comigo, que estou longe de tudo saber, uma lampada de spot, como no Inglês, sitio, é o que eu tenho ou ´tou a meter agua?

Não consigo ver qual é a que tens...
Mas uma lâmpada de spot é algo deste género ... (há obviamente, várias marcas e potências....)
Aquece a zona que estiver a radiar, mas também a ilumina (ao contrário das lâmpadas de cerâmica), daí serem, na minha opinião, mais apelativas...
Acabam por emitar o Sol nas horas de maior calor, em que se sente uma maior incidência de radiação e ,por consequência, de calor.
Colocaria assim, uma UVB (se necessário) 12H/dia e um spot umas 4 ou 5H/dia (dependendo do local onde se encontrar o aquaterrário).
[Esta história do spot, partindo do princípio que é necessário, obviamente... (temperaturas
muito baixas fora de água)
Poderá não ser preciso qualquer tipo de aquecimento na zona seca. Agora, também não se perde nada em ter uma lâmpada destas.]