Agua do Aquaterrário não aguenta nem 24h
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 04, 2009 9:36 am
A malta já te deu as dicas...precisas mesmo de um BOM filtro...agora depende do que quiseres gastar....também te posso ajudar um pouco...vou tentar colocar aqui post sobre o filtro que eu fiz...só tive de comprar uma bomba e os materiais filtrantes, ficou.me por cerca de 45 eur o filtro e tem débito de 900 L/h.
Cumps
Cumps
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm
Tenho um aquario de mais ou menos 18l (eu sei que não chega para muito tempo mas as minhas 2 tartarugas ainda são pequenas), vi um filtro interior para aquários de 60l a fazer 300l/h, é bom para o efeito?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 4:51 pm
- Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.
Allistor, como já foi dito aqui um bom filtro é caro,quando se fala em bom filtro tem a ver c/ caudal medido em l/h, mas um filtro é tanto melhor quão melhor forem os materiais filtrantes (trap´s bacteriologicas e o diabo a 7), e isso pode ser uma dor de cabeça, no caso das Tartas nem é... Eu sou suspeito, gosto e tenho 2 EHEIM o 2215 e o 2217 resp. 600 e 1000l/h. p/ o 1º aqua +-100l e 2º +-170l.
Outra questão que ja te foi dito e esta correcto em teoria 10X os litros do aqua, certo, com uma boa escolha de materiais podemos baixar, não muito, esse rácio.
Proponho-te o seguinte (a disponibilidade financeira é tua) escolhe primeiro o aqua em função dos animais.
Tens 2 Corcundas, se forem femeas podem em 4/5 anos atingir perto de 20 cm, segundo o autor que melhor conhço precisarias de um aqua c/ 1.6 METROS, pois é, ás vezes o optimo é inimigo do bom.
1º Aqua, estimamos os litros, depois Filtro e materiais, ok?
P.S. desaconselho-te a construires teu aqua, de qualquer forma a espessura do vidro é em função da coluna de agua, ex:50cm de altura= 8mm
(não sei se está exacto, existem tabelas que os fab. devem respeitar).
Outra questão que ja te foi dito e esta correcto em teoria 10X os litros do aqua, certo, com uma boa escolha de materiais podemos baixar, não muito, esse rácio.
Proponho-te o seguinte (a disponibilidade financeira é tua) escolhe primeiro o aqua em função dos animais.
Tens 2 Corcundas, se forem femeas podem em 4/5 anos atingir perto de 20 cm, segundo o autor que melhor conhço precisarias de um aqua c/ 1.6 METROS, pois é, ás vezes o optimo é inimigo do bom.
1º Aqua, estimamos os litros, depois Filtro e materiais, ok?

P.S. desaconselho-te a construires teu aqua, de qualquer forma a espessura do vidro é em função da coluna de agua, ex:50cm de altura= 8mm

<p>Sejam vós proprios</p>
<p>Paulo Jorge</p>
<p>Paulo Jorge</p>
Obrigada Jorginho.
Fiquei com uma boa ideia para o investimento que vou fazer...
Já agora, em principio vou mesmo optar por um filtro de maior qualidade já que em principio já sei onde vou condeguir arranjar um aquario feito à medida e em principio vai se de 200 litros e nao vai ficar muito alem dos 100€. A ver vamos se estas minhas tartas encontram um lar decente.
Obrigado a todos os contribuintes para esta causa
PS: Mandei o filtro que tinha à fava e resultado: passadas 24h a agua ta limpinha

Já agora, em principio vou mesmo optar por um filtro de maior qualidade já que em principio já sei onde vou condeguir arranjar um aquario feito à medida e em principio vai se de 200 litros e nao vai ficar muito alem dos 100€. A ver vamos se estas minhas tartas encontram um lar decente.
Obrigado a todos os contribuintes para esta causa

PS: Mandei o filtro que tinha à fava e resultado: passadas 24h a agua ta limpinha

-
- Membro Veterano
- Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.
Obrigadinha não, se vais p/ um aqua desse tamanho manda mashé fotos!Allistor Escreveu:Obrigada Jorginho.
Obrigado a todos os contribuintes para esta causa![]()
PS: Mandei o filtro que tinha à fava e resultado: passadas 24h a agua ta limpinha![]()

<p>Paulo Jorge</p>
<p>Paulo Jorge</p>
Podes crer que vou mesmo Jorge.
É com muit gosto que vejo esta comunidade a partilhar as fotos da bichanada. Só não mostro como está agora porque me envergonho de as tartas estarem nesta situação
amanha mesmo vou me informar do orçamento para o aquario e se nesta ilha existe alguém a vender filtros de tão boa qualidade
Cumps
É com muit gosto que vejo esta comunidade a partilhar as fotos da bichanada. Só não mostro como está agora porque me envergonho de as tartas estarem nesta situação

Cumps
-
- Membro Veterano
Atenção às dicas de mandar o homem construir o aquário. Quem já experimentou sabe que não é fácil...e desse tamanho com 8mm ou 10 mm de espessura, o vidro vai ficar pouco caro, tou mesmo a ver...
Ah! não compres vidro normal! (sem tratamento)
Não sei qual o mais indicado, mas há o vidro laminado e o vidro temperado.
-
- Membro Veterano
Frank, desculpa, não percebi, eu desaconselhei-o a construir...FrankieGecko Escreveu:Atenção às dicas de mandar o homem construir o aquário. Quem já experimentou sabe que não é fácil...e desse tamanho com 8mm ou 10 mm de espessura, o vidro vai ficar pouco caro, tou mesmo a ver...
Caso não tenha ficado claro que fique agora, alguem aconselhou?!?...

<p>Paulo Jorge</p>
<p>Paulo Jorge</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
Boas
Eu por acaso aconselho a comprar o vidro e fazer o próprio aquario.
Não tem muito que saber, não é dificil, basta ter um bocadito de jeito pra bricolagem e sai mais barato de certeza do que comprar numa loja.
Mas é uma questão de ir a uma vidraceira e pedir um orçamento para os vidros e muitas até o montam, basta pedir orçamento e comparar, não perde nada com isso.
Não tem muito que saber, não é dificil, basta ter um bocadito de jeito pra bricolagem e sai mais barato de certeza do que comprar numa loja.
Mas é uma questão de ir a uma vidraceira e pedir um orçamento para os vidros e muitas até o montam, basta pedir orçamento e comparar, não perde nada com isso.
-
- Membro Veterano
Respeito, quem sou eu, mas discordo, exemplifico: meu 1º aqua 850x400x400+ EHEIM 2215 na SCAL*ARE, 170€, meu 2º 900x500x500+EHEIM 2217---ambos c/ praias e o 2º c/ semi-tampa de correr em calha--- na mesma empresa, 220€, ambos c/ todos os materiais filtrantes, (muitos terrarios vi em Santarem feitos p/ eles...) considero relativamente em conta, feito por profissionais e sem riscos fisicos ou monetarios, o 1º em 6mm o 2º em 8mm...element Escreveu:Boas

<p>Paulo Jorge</p>
<p>Paulo Jorge</p>
-
- Membro Veterano
Jorginho, tem todo o direito em discordar, não podemos ter todos a mesma opinião...
Mas se eu lhe disser que os vidros para um aqua de 85x40x40 em vidro de 6mm com arestas polidas não fica por mais de uns 45/50€? Mais uma bisnaga de silicone proprio para aquas por 6€, tenta fazer um ou opta por pagar muito mais?
E é precisso ter atenção que só o laminar as arestas para esses vidros irão custar uns 20€, portanto retire os 20€ aos 45/50 e aumente-lhe 4€ de cantoneiras de plastico, por uns 30€ fica com um aqua desses feito por si.

Mas se eu lhe disser que os vidros para um aqua de 85x40x40 em vidro de 6mm com arestas polidas não fica por mais de uns 45/50€? Mais uma bisnaga de silicone proprio para aquas por 6€, tenta fazer um ou opta por pagar muito mais?
E é precisso ter atenção que só o laminar as arestas para esses vidros irão custar uns 20€, portanto retire os 20€ aos 45/50 e aumente-lhe 4€ de cantoneiras de plastico, por uns 30€ fica com um aqua desses feito por si.
-
- Membro Veterano
Se pensassemos todos igual o Pais não avançava, PÉRA AI, SERÁ?...element Escreveu:Jorginho, tem todo o direito em discordar, não podemos ter todos a mesma opinião...![]()

Agora a serio, pagava, colocar silicone não é tão facil como possa parecer, falo p/ experiencia propria, o vidro vem sem arestas cortantes, a praia colada, c/ "pedra" colada, não corremos riscos de partir nada, enfim... No caso do ex., do meu 1º só o aqua foram 70€, paguei c/ gosto, confesso.

<p>Paulo Jorge</p>
<p>Paulo Jorge</p>
-
- Membro Veterano
Ok percebo.
Mas eu confesso, a mim dá-me muito mais gozo fazer os meu proprios aquas e terrários. Desde o projecto para vidro ou madeira até ás cantoneiras ou sancas/perfis a tapar as calhas ou arestas, passando pela iluminação e suportes... a mim dá-me mesmo prazer construi-los.

Mas eu confesso, a mim dá-me muito mais gozo fazer os meu proprios aquas e terrários. Desde o projecto para vidro ou madeira até ás cantoneiras ou sancas/perfis a tapar as calhas ou arestas, passando pela iluminação e suportes... a mim dá-me mesmo prazer construi-los.

-
- Membro Veterano
Tambem entendo, e é rigorosamente nosso, eu só desenho os meus, calão!...element Escreveu:Ok percebo.

P.s. faço é a instalação electrica e as estantes onde os tenho...
<p>Paulo Jorge</p>
<p>Paulo Jorge</p>
-
- Membro Veterano
Peço desculpa
só agora vi que não estava a conselhar construir o aquário. sinceras desculpas.
Peço ao user que gosta de fazer os aquários para me dizer que tipo de vidro compra, onde o compra e se puder disponibilizar tuturial da construcção de um aquário com mais de 150L, a malta só agradece e aprende, eu por mim e experiência própria, concluí que construir um aquário não deve ser fácil, pois tive dificuldades em colar e vedar um aquário antigo que estava partido.
Silicone de aquario por esse preço??
onde? 

Peço ao user que gosta de fazer os aquários para me dizer que tipo de vidro compra, onde o compra e se puder disponibilizar tuturial da construcção de um aquário com mais de 150L, a malta só agradece e aprende, eu por mim e experiência própria, concluí que construir um aquário não deve ser fácil, pois tive dificuldades em colar e vedar um aquário antigo que estava partido.
Silicone de aquario por esse preço??