Nuno até nisso do chip o posso ajudar (caso seja da zona de Lisboa). Vou-lhe enviar PM senão arrisco-me a que não leia a informação.nferreira Escreveu:Sem querer desprestigiar o seu esforço na elaboração do referido Dec. Lei., faz a ideia do que é colocar um chip num ser com 20 e poucos cms de comprimento?
Não se trata de uma orelha ou extremidade com poucos pontos nervosos..
Ainda assim, sempre estive ao serviço da Lei e não para me servir da Lei.
Se mesmo tendo em conta o animal em questão for obrigatório a colocação do reeferido CHIP, assim o farei, sendo certo que não estou a fazer o que é melhor para o animal.
E desculpe se lhe pareço um pouco séptico acerca daa elaboração do dec. lei.... Na ultima semana, a todas as pet-shop a que fui, todos assumiram os louros pela eelaboração da lei.... A minha mulher já se ria...
Enfim... mas se assim foi, e como não tenho motivos para duvidar mais ou menos de si do que dos outros, 2ª feira, irei mais uma vez chatear as pessoas do ICNB (excelentes) para confirmar o que me acabou de dizer....
Se for mesmo assim, o dificil vai ser arranjar um veterinário que veja bem e que não trema, porque senão o chip.... fica tipo piercing
Cumprimentos
Nuno Ferreira
Quanto ao resto se quiser, posso enviar-lhe o 1º manuscrito e o 1º mail enviado ao ICNB em Dezembro de 2008, com a proposta da portaria 1226, não do Decreto 211 que já é bem anterior à portaria 1226.
Já agora aproveite e espreite também aqui:
http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ?f=10&t=70
e aqui:
http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ?f=10&t=19
Quanto aos chips, repare no que eu disse anteriormente: "desde que medicamente e fisicamente possivel".
ou seja se o Vet vir que é impossivel chipar o animal, vai dar-lhe uma declaração em como é impossivel chipar o animal devido a ser pequeno demais para isso. Peça-lhe que ele dá-lhe de certeza.
Em reuniões anteriores, esse mesmo ponto foi apresentado ao ICNB, que concordou que é impossivel fazê-lo em determinados animais (viridis por exemplo, nas quais não se pode mexer até 1 ano de idade, sob "pena" de lhes causar problemas a nível da espinha dorsal).
Mais dúvidas disponha.
Pessoas como o nuno, estamos sempre dispostos a ajudar.