uma duvida relacionada com a minha iguana
Moderador: mcerqueira
Agente patogénico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um agente patogênico pode ser um microorganismo como bactérias, vírus, fungos, protozoários, helmintos e alguns tipos de vermes. Os agentes patogênicos são capazes de produzir doenças infecciosas aos seus hospedeiros, sempre que estejam em circunstâncias favoráveis, inclusive do meio ambiente. O agente patogênico pode se multiplicar no organismo do seu hospedeiro podendo causar infecção e outras complicações. Pode ser chamado de agente infeccioso ou etiológico animado
quanto a este ponto não é preciso dizer mais nada! Nós nosso jardins também existem fezes de vários tipos de animais, mas penso não ser preciso dizer mais nada...
Quanto aos repteis terem os melhores sistemas imunitarios, certamente está a falar de animais selvagens, não de varios geração criadas em cativeiro! Penso que já deveria saber isso, já que estuda Biologia.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um agente patogênico pode ser um microorganismo como bactérias, vírus, fungos, protozoários, helmintos e alguns tipos de vermes. Os agentes patogênicos são capazes de produzir doenças infecciosas aos seus hospedeiros, sempre que estejam em circunstâncias favoráveis, inclusive do meio ambiente. O agente patogênico pode se multiplicar no organismo do seu hospedeiro podendo causar infecção e outras complicações. Pode ser chamado de agente infeccioso ou etiológico animado
quanto a este ponto não é preciso dizer mais nada! Nós nosso jardins também existem fezes de vários tipos de animais, mas penso não ser preciso dizer mais nada...
Quanto aos repteis terem os melhores sistemas imunitarios, certamente está a falar de animais selvagens, não de varios geração criadas em cativeiro! Penso que já deveria saber isso, já que estuda Biologia.
-
- Membro
- Registado: domingo set 13, 2009 3:00 pm
- Localização: Iguana iguana; Achatina marginata; Archispirostreptus gigas
Claro que há esses agentes mas daí a imperir o nosso réptil de passear, visto o cãozinho pode passear, a criancinha também.... não exageremos
Estou a falar do facto de terem antibióticos no sangue, que conserteza não se perdem em uma dúzia de gerações... não tou a falar dos anticórpos produzidos pelo indivíduo, mas sim do estado evolutivo do sistema imunitário da ordem reptília, que está espetacularmente bem "afinado" (só têm obrigação disso pois estão cá à 320 milhões de anos)
Estou a falar do facto de terem antibióticos no sangue, que conserteza não se perdem em uma dúzia de gerações... não tou a falar dos anticórpos produzidos pelo indivíduo, mas sim do estado evolutivo do sistema imunitário da ordem reptília, que está espetacularmente bem "afinado" (só têm obrigação disso pois estão cá à 320 milhões de anos)
Respect Animals is the Duty of Everyone, Love Them is a Privilege of Just Few
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
O cãozinho não deve ser passeado no chão na rua antes de ter a vacinação completa...se queremos andar sempre a desparasitar as iguanas, ok, então vamos leva-las a passear na praia e no chão na rua...não te esqueças que uma iguana que cresce num terrario não tem o sistema imunitário afinado como um reptil selvagem...
-
- Membro
Corretíssimo, mas pera lá eu disse que chão da rua ou praia não eram bons sítios para passear a iguana, a praia por causa da areia e o "chão da rua", acho que te referes aos jardins públicos, por causa das necessidades de centenas de cães que por lá passam com os donos diariamente.
(eu sei que o post é 1 exagero e vocês devem ter lido na diagonal
)
Mas voltando ao que eu disse que é passear a iguana em lugares onde não passeiam cães ou sem areia, etc. Ok os passaros também hão de fazer as necessidades nesses jardins... e os bichos de conta também e as minhocas, agora sinceramente, acham que é relevante?
Quanto a desparazitar até nós devemos desparazitar-nos de vez em quando!
E claro que se passar a vida num terrário vai ter menos defesas mas e se não o fizer? Vai fortalece-las!
Bem esta parte já sei que não sou a lado nenhum com isto, que os vossos terrários são a prova que os vossos bichos nunca devem ter visto uma bactéria à frente! (não é 1crítica)
Desse ponto de vista ainda bem que não os levam a passear, provavelmente têm razão que ficavam logo doentes, pois as defesas do organismo não foram estimuladas.
(eu sei que o post é 1 exagero e vocês devem ter lido na diagonal

Mas voltando ao que eu disse que é passear a iguana em lugares onde não passeiam cães ou sem areia, etc. Ok os passaros também hão de fazer as necessidades nesses jardins... e os bichos de conta também e as minhocas, agora sinceramente, acham que é relevante?
Quanto a desparazitar até nós devemos desparazitar-nos de vez em quando!
E claro que se passar a vida num terrário vai ter menos defesas mas e se não o fizer? Vai fortalece-las!
Bem esta parte já sei que não sou a lado nenhum com isto, que os vossos terrários são a prova que os vossos bichos nunca devem ter visto uma bactéria à frente! (não é 1crítica)
Desse ponto de vista ainda bem que não os levam a passear, provavelmente têm razão que ficavam logo doentes, pois as defesas do organismo não foram estimuladas.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
O que disse é baseado no faz o que eu digo, não faças o que eu faço, o meu é free roaming, morde tapetes, e encontra bolas de pelo de cão debaixo dos moveis e come-os, aliás quer comer tudo o que encontra, e tenho em casa 4 caes e um gato que frequentam a rua, mas a minha iguana foi lentamente habituada e exposta e esses agentes e é adulta, é um risco, reconheço que não é o melhor, mas bons conselhos devem ser dados 

-
- Membro
Felismente a minha não come nada quando passeia, nem os dentes de leão que devora se os puser à frente do nariz
Nem mais,Bondage2010 Escreveu:O que disse é baseado no faz o que eu digo, não faças o que eu faço
Por mais atentos que estejamos, os acidentes acontecem, e sou mais da onda que mais vale prevenir que remediar.
Todos conhecemos minimamente os perigos, é um risco, não é aconselhavel, mas cada um sabe de si.
Para além do que nos é imune, pode nao ser para os nossos animais, o que nao afecta um simples pombo, pode afectar uma iguana.
<strong>
__"Dias de luta, Dias de glória"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
__"Dias de luta, Dias de glória"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Eu gostaria que os utilizadores pudessem demonstrar porque as suas afirmações sobre o sistema imunitário são verdade. Ou pelo menos, explicar de onde vêem essas ideias. Particularmente:
-porque os sistema imunitário dos répteis é melhor?
-antibióticos no sangue, que conserteza não se perdem em uma dúzia de gerações...
-estado evolutivo do sistema imunitário da ordem reptília, que está espetacularmente bem "afinado" (só têm obrigação disso pois estão cá à 320 milhões de anos)
-porque o sistema imunitário dos selvagens seria melhor?
Eu acho que se pode passear a Iguana na rua, desde que se tenha o mesmo tipo de cuidado que temos com crianças e outros animais. Não sejamos fundamentalistas... embora eu não o fizesse.
Só o próprio contacto da iguana com as pessoas já lhe transmite tanto que se formos por aí nem devíamos tocar nelas.
-porque os sistema imunitário dos répteis é melhor?
-antibióticos no sangue, que conserteza não se perdem em uma dúzia de gerações...
-estado evolutivo do sistema imunitário da ordem reptília, que está espetacularmente bem "afinado" (só têm obrigação disso pois estão cá à 320 milhões de anos)
-porque o sistema imunitário dos selvagens seria melhor?
Eu acho que se pode passear a Iguana na rua, desde que se tenha o mesmo tipo de cuidado que temos com crianças e outros animais. Não sejamos fundamentalistas... embora eu não o fizesse.
Só o próprio contacto da iguana com as pessoas já lhe transmite tanto que se formos por aí nem devíamos tocar nelas.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata
Pelo menos, por 2 grandes razões que estão interligadas:-porque o sistema imunitário dos selvagens seria melhor?
- Porque as selvagens estão desde que nascem em contacto com grande número de antigéneos, desenvolvendo anticorpos para esses antigéneos (o mesmo mecanismo em que se baseiam as vacinas). As de cativeiro vivem, pelo menos os 1ºs anos da sua vida, num terrário dentro de casa num ambiente super controlado, não sendo expostas, ou com muito menos exposição, a antigénios. O mesmo acontece com os humanos, constipações que aos europeus nos séc. XV, XVI, XVII, pouco ou nada afectavam, dizimaram colónias inteiras de indios na América do Sul e Central, quando lá chegaram, porque os indigenas nunca tinham estado em contacto com o antigénio. Hoje em dia já foram feitos estudos que revelaram que há muito mais crianças e adultos a sofrer de alergias (seja ao pó, pólen, ácaros, etc, etc) nas cidades do que as crianças e adultos do campo. Isto porque no campo se está sujeito a todo o tipo de antigéneos, ao passo que nas cidades se vive em ambientes cada vez mais artificiais e controlados, onde só temos contacto com esses antigéneos muito mais tarde nas nossas vidas.
- 2ª razão, a Selecção Natural. Não sei se estás familiarizado com a teoria da Evolução (grande Darwin), que também te explica o motivo. As iguanas selvagens, estando sujeitas à selecção natural, apenas sobrevivem as mais fortes/resistentes, reproduzem-se, passando os seus genes "superiores" á descendência, originando assim gerações cada vez mais aptas. Ora isto funciona para as iguanas hà milhares de anos. As iguanas de cativeiro, não estando sujeitas á selecção natural, que talvez na natureza não conseguissem sobreviver, sobrevivem, sendo reproduzidas com outras iguanas de cativeiro, originando gerações cada vez mais fracas e menos aptas.
Obrigado pela resposta.
A 2ª parte é um equivoco. Todos os animais estão expostos a grande número de antigénios, basta referir todos os microorganismos que estão nos seus intestinos. Lá porque precisamos dele para viver, não quer dizer que não tenhamos de nos defender deles também. Além disso, as pessoas e o ambiente, mesmo caseiro, está cheio de antigénios, assim como a comida e a água.
A questão é que os antigénios a que são expostas são diferentes em cativeiro e no mundo selvagem. Logo, por redundante que seja a afirmação, as selvagens têm um sistema imunitário mais experiente para lidar com os antigénios no mundo selvagem e as "domésticas" com o mundo doméstico.
sim.
A teoria da higiene não está de modo nenhum aceite pela maioria dos imunologistas, nem sequer demonstrada que seja correcta. E sinceramente, vejo cada vez menos pessoas a falar dessa teoria... mas é mediática, sem dúvida.
Os animais em cativeiro estão sujeitos à selecção artificial, que é tão ou mais forte que a natural, simplesmente funciona em direcções diferentes. Embora as iguanas "domésticas" estejam menos aptas (em princípio) a sobreviver no meio selvagem, isso não nos diz nada sobre a aptidão delas entre nós. Em princípio, as "domésticas" estariam mais aptas a sobreviver entre nós. A menos que houvesse problemas de acumulação de mutações deletérias devido a cruzamentos consaguíneos. Mas não devemos assumir isso à partida.
No outro dia li o exemplo, felizmente consegui lembrar-me de onde foi:
"The superior resistance to infectious disease of the German giants is particularly noteworthy, and is believed to be the result of many years of careful captive breeding and the development of increasingly
strong immune responses. If this work proves nothing else, it is
that animals held in captivity are exposed to different sorts of infectious
threats than those in the wild. This was demonstrated when these
German giants were bred with the progeny of recently captured wildcaught
beardies. The early generations, at least, were not particularly more hardy or disease-resistant than one would expect. Based on these experiments, conferred immunities are apt to take many generations of captive breeding efforts to be fully realized."
in Bearded Dragon - Your happy pet.
De qualquer forma, o que é um sistema imunitário melhor? É um mais experiente e que resiste melhor a infecções? É um que resiste melhor a infecções, por uma imunidade inata (termo técnico), mesmo que nunca tenha estado em contacto com esse antigénio? Ou é um que embora seja infectado consegue remover melhor a doença a médio/longo prazo (imunidade adquirida ou adaptativa)?
É que a ideia que tenho ao ler essas ideias por aí divulgadas é que é tudo à base do que parece ser o senso comum, sem nada de realmente concreto para substanciar. Gostaria que me provassem o contrário, já que nunca encontrei nada que provasse essas ideias.

JaimeSousa Escreveu:Pelo menos, por 2 grandes razões que estão interligadas:-porque o sistema imunitário dos selvagens seria melhor?
- Porque as selvagens estão desde que nascem em contacto com grande número de antigéneos, desenvolvendo anticorpos para esses antigéneos (o mesmo mecanismo em que se baseiam as vacinas). As de cativeiro vivem, pelo menos os 1ºs anos da sua vida, num terrário dentro de casa num ambiente super controlado, não sendo expostas, ou com muito menos exposição, a antigénios.
A 2ª parte é um equivoco. Todos os animais estão expostos a grande número de antigénios, basta referir todos os microorganismos que estão nos seus intestinos. Lá porque precisamos dele para viver, não quer dizer que não tenhamos de nos defender deles também. Além disso, as pessoas e o ambiente, mesmo caseiro, está cheio de antigénios, assim como a comida e a água.
A questão é que os antigénios a que são expostas são diferentes em cativeiro e no mundo selvagem. Logo, por redundante que seja a afirmação, as selvagens têm um sistema imunitário mais experiente para lidar com os antigénios no mundo selvagem e as "domésticas" com o mundo doméstico.
JaimeSousa Escreveu: O mesmo acontece com os humanos, constipações que aos europeus nos séc. XV, XVI, XVII, pouco ou nada afectavam, dizimaram colónias inteiras de indios na América do Sul e Central, quando lá chegaram, porque os indigenas nunca tinham estado em contacto com o antigénio.
sim.
JaimeSousa Escreveu: Hoje em dia já foram feitos estudos que revelaram que há muito mais crianças e adultos a sofrer de alergias (seja ao pó, pólen, ácaros, etc, etc) nas cidades do que as crianças e adultos do campo. Isto porque no campo se está sujeito a todo o tipo de antigéneos, ao passo que nas cidades se vive em ambientes cada vez mais artificiais e controlados, onde só temos contacto com esses antigéneos muito mais tarde nas nossas vidas.
A teoria da higiene não está de modo nenhum aceite pela maioria dos imunologistas, nem sequer demonstrada que seja correcta. E sinceramente, vejo cada vez menos pessoas a falar dessa teoria... mas é mediática, sem dúvida.
Pois, estou sim familiarizado com a selecção natural.JaimeSousa Escreveu: - 2ª razão, a Selecção Natural. Não sei se estás familiarizado com a teoria da Evolução (grande Darwin), que também te explica o motivo. As iguanas selvagens, estando sujeitas à selecção natural, apenas sobrevivem as mais fortes/resistentes, reproduzem-se, passando os seus genes "superiores" á descendência, originando assim gerações cada vez mais aptas. Ora isto funciona para as iguanas hà milhares de anos. As iguanas de cativeiro, não estando sujeitas á selecção natural, que talvez na natureza não conseguissem sobreviver, sobrevivem, sendo reproduzidas com outras iguanas de cativeiro, originando gerações cada vez mais fracas e menos aptas.

Os animais em cativeiro estão sujeitos à selecção artificial, que é tão ou mais forte que a natural, simplesmente funciona em direcções diferentes. Embora as iguanas "domésticas" estejam menos aptas (em princípio) a sobreviver no meio selvagem, isso não nos diz nada sobre a aptidão delas entre nós. Em princípio, as "domésticas" estariam mais aptas a sobreviver entre nós. A menos que houvesse problemas de acumulação de mutações deletérias devido a cruzamentos consaguíneos. Mas não devemos assumir isso à partida.
No outro dia li o exemplo, felizmente consegui lembrar-me de onde foi:
"The superior resistance to infectious disease of the German giants is particularly noteworthy, and is believed to be the result of many years of careful captive breeding and the development of increasingly
strong immune responses. If this work proves nothing else, it is
that animals held in captivity are exposed to different sorts of infectious
threats than those in the wild. This was demonstrated when these
German giants were bred with the progeny of recently captured wildcaught
beardies. The early generations, at least, were not particularly more hardy or disease-resistant than one would expect. Based on these experiments, conferred immunities are apt to take many generations of captive breeding efforts to be fully realized."
in Bearded Dragon - Your happy pet.
De qualquer forma, o que é um sistema imunitário melhor? É um mais experiente e que resiste melhor a infecções? É um que resiste melhor a infecções, por uma imunidade inata (termo técnico), mesmo que nunca tenha estado em contacto com esse antigénio? Ou é um que embora seja infectado consegue remover melhor a doença a médio/longo prazo (imunidade adquirida ou adaptativa)?
É que a ideia que tenho ao ler essas ideias por aí divulgadas é que é tudo à base do que parece ser o senso comum, sem nada de realmente concreto para substanciar. Gostaria que me provassem o contrário, já que nunca encontrei nada que provasse essas ideias.
-
- Membro
Não os répteis têm antibioticos no soro do sangue (para além dos anticorpos), o dos crocodilos é especialmente forte, aliás é tema de muita pesquisa para se conseguir sintetisar pois é eficás a matar certos agentes patogénicos resistentes a todos os antibióticos conhecidos
wow nunca pensei que uma simples pergunta fosse dar estas voltas
a minha iguana se a pousar no chao de minha casa e for a cozinha ela vem atras nao me parece que goste de andar sosinha
mas quando quer ir vai e nao se perde ela sabe que tem que vir para comer
mas quanto a leva-la a passear e para a praia ja sei o que vou fazer
para a praia nao mas vou fazer uma jaula para a meter na varanda no verao e com sombra obvio

a minha iguana se a pousar no chao de minha casa e for a cozinha ela vem atras nao me parece que goste de andar sosinha

mas quanto a leva-la a passear e para a praia ja sei o que vou fazer

para a praia nao mas vou fazer uma jaula para a meter na varanda no verao e com sombra obvio

Phz'Z ; D