Camaleão do yemen doente! ajuda

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

cutxis
Membro Veterano
Registado: quarta fev 17, 2010 6:12 pm

quinta fev 25, 2010 10:30 pm

não sabes comprar um medidor de humidade ? nem são assim tão caros , e vê se arranjar uma reptil glo 5.0 nunca confies muito nas lojas pois eles querem é impingir produtos para tu comprares
CJJzazi
Membro
Registado: terça fev 23, 2010 11:59 pm

quinta fev 25, 2010 10:35 pm

pois ja reparei nisso e como sou inesperiente em repteis.. mas nao percebo se o melhor é 5.0 ( deve ser mais caro) porque é que me impigio 2.0.. so acho é estranho que ele estava muito bem e a 2 dias derrepente que nao come..
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quinta fev 25, 2010 11:37 pm

CJJzazi Escreveu:(...)so acho é estranho que ele estava muito bem e a 2 dias derrepente que nao come..
os repteis são animais resistentes aguentam muito más condições até deixarem de aguentar ;)
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

sexta fev 26, 2010 12:15 am

CJJzazi Escreveu:pois ja reparei nisso e como sou inesperiente em repteis.. mas nao percebo se o melhor é 5.0 ( deve ser mais caro) porque é que me impigio 2.0.. so acho é estranho que ele estava muito bem e a 2 dias derrepente que nao come..
Mas devias ter consultado sobre o animal antes de o teres comprado... É sempre a mesma coisa 8)
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

sexta fev 26, 2010 7:35 pm

Antes de tudo, tenta leva-lo ao veterinário.

DEPOIS, aconselho-te vivamente a mudar certas coisas!

Calculo que tenhas um terrário em vidro... estou correcto?
Terrários em vidro são desaconselháveis para Yemens. Eles precisam de muita circulação de ar! Ainda por cima 30x30x45 nem pra um camaleão baby!! Deves adquirir um flexário (exoterra) ou algo idêntico. Até são mais baratos!

Repti glo 2.0 é fraca. 5.0 Minimo!

Não medes humidade. Erro! Os Yemens precisam de humidades relativamente altas (60%, 70%). Tens de controlar isso! Borrifadelas 2x dia ou fogger podem resolver isso.

Eles gostam de um spot mais quente que os 26ºC. (com um terrário desse tamanho vai ser quase impossível teres gradiente de temperatura - ver problema nº 1).

Os camaleões do Yemen são muito resistentes! É a tua sorte... se os erros que eu mencionei em cima se confirmarem, depois de 6 meses, outro camaleão qualquer já tinha quinado.

Boa sorte!
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
cutxis
Membro Veterano

sexta fev 26, 2010 8:01 pm

flexerarium ? ainda me andem explicar como conseguem manter a temperatura e humidade dentro disso .. isso é bom para o verão para porém os vossos repteis ao sol
Armindo77
Membro Veterano

sexta fev 26, 2010 8:08 pm

cutxis Escreveu:flexerarium ? ainda me andem explicar como conseguem manter a temperatura e humidade dentro disso .. isso é bom para o verão para porém os vossos repteis ao sol
Podes cobrir 2 ou 3 das parede e até parte do topo. Continua com ventilação muito superior aos terrários de vidro e mantém mais a temperatura e humidade. Eu pessoalmente nunca experimentei, mas, pelo que sei, é o sistema mais utilizado/aconselhado para camaleões do Yemen (e quase todos os outros tirando os Rampholeon e Brookesia).
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
cutxis
Membro Veterano

sexta fev 26, 2010 8:15 pm

eu cá uso dos da exo terra com abertura de ar por cima
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sexta fev 26, 2010 8:43 pm

Armindo77 Escreveu:
cutxis Escreveu:flexerarium ? ainda me andem explicar como conseguem manter a temperatura e humidade dentro disso .. isso é bom para o verão para porém os vossos repteis ao sol
Podes cobrir 2 ou 3 das parede e até parte do topo. Continua com ventilação muito superior aos terrários de vidro e mantém mais a temperatura e humidade. Eu pessoalmente nunca experimentei, mas, pelo que sei, é o sistema mais utilizado/aconselhado para camaleões do Yemen (e quase todos os outros tirando os Rampholeon e Brookesia).
Armindo e colocando uma ventoinha de PC no cimo do terrario de modo a obrigar a haver circulação do ar?
Era capaz de funcionar, não?

O terrario é este:
Imagem
No cimo tem uma tira a todo o comprimento com uma rede igual à que tem por baixo da porta.
Armindo77
Membro Veterano

sexta fev 26, 2010 8:44 pm

cutxis Escreveu:eu cá uso dos da exo terra com abertura de ar por cima
Os terrários da Exoterra têm 2 problemas grandes em relação aos flexários, na minha opinião.

1) Circulação de ar: É muito pouca para grande parte dos camaleões. Só têm aquela barra à frente com buracos e o topo em rede. Os flexários (mesmo que tapes 2 ou 3 "paredes" e parte do topo) garantem muitissíma mais circulação de ar.

2) Tamanho: Creio que o máximo de altura que tu tens são 60cm. Mesmo assumindo que não tens substrato e utilizas todos os 60 cms, como é que vais manter um camaleão arborícola que, quando atingir a maturidade pode ir aos 40/45 cms de comprimento (creio que as fêmeas ficam ligeiramente mais pequenas)? Os flexários vão até ao 1,22 metros.

Isto é na minha opinião, claro.
Armindo77
Membro Veterano

sexta fev 26, 2010 8:48 pm

jpmf Escreveu:
Armindo77 Escreveu:
Armindo e colocando uma ventoinha de PC no cimo do terrario de modo a obrigar a haver circulação do ar?
Era capaz de funcionar, não?

O terrario é este:
Imagem
No cimo tem uma tira a todo o comprimento com uma rede igual à que tem por baixo da porta.
Uma ventoínha de pc era capaz de resolver o problema da circulação de ar (nunca testei). Tinhas era de pôr numa potência baixa... não sei como seria a reacção do camaleão a muito vento... :)

Qual é a altura? Eu acho que tudo o que for abaixo dos 90cms é capaz de ser apertado... isto é só pq é uma espécie que gosta muito de trepar e são relativamente activos. Pode funcionar para juvenis...
Armindo77
Membro Veterano

sexta fev 26, 2010 8:56 pm

Armindo77 Escreveu:
Os terrários da Exoterra têm 2 problemas grandes em relação aos flexários, na minha opinião.

1) Circulação de ar: É muito pouca para grande parte dos camaleões. Só têm aquela barra à frente com buracos e o topo em rede. Os flexários (mesmo que tapes 2 ou 3 "paredes" e parte do topo) garantem muitissíma mais circulação de ar.

2) Tamanho: Creio que o máximo de altura que tu tens são 60cm. Mesmo assumindo que não tens substrato e utilizas todos os 60 cms, como é que vais manter um camaleão arborícola que, quando atingir a maturidade pode ir aos 40/45 cms de comprimento (creio que as fêmeas ficam ligeiramente mais pequenas)? Os flexários vão até ao 1,22 metros.

Ah!

Há uma terceira questão que ainda não está 100% provada que é o reflexo. Há quem jure a pés juntos que os camaleões do Yemen stressam ao ver o seu reflexo no vidro! :!: Mas há quem diga que não... fica à consideração.
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

sexta fev 26, 2010 9:23 pm

Armindo77 Escreveu:Uma ventoínha de pc era capaz de resolver o problema da circulação de ar (nunca testei). Tinhas era de pôr numa potência baixa... não sei como seria a reacção do camaleão a muito vento... :)

Qual é a altura? Eu acho que tudo o que for abaixo dos 90cms é capaz de ser apertado... isto é só pq é uma espécie que gosta muito de trepar e são relativamente activos. Pode funcionar para juvenis...
Uma ventoinha, é o ideal, porque obriga mesmo o ar a entrar, ou a sair (consoante a posiçao dela). Eu uso. Aquele topico que te o deram foi do cooler que pus no terrario da minha snake, e faz maravilhas. Vai é baixar-te a humidade, o que nao te dá muito jeito uma vez que a especie requer humidades altas.

Um conselho, nos coolers, coloca sempre a extrair o ar do terrario e nunca a inserir, senao é uma ventania daquelas. E sim, usa baixa voltagem (com um trasnformador ou um carregador de telemovel, que mesmo assim ainda é muito potente), depende das medidas do terrario e das caracteristicas do mesmo, e de quanto tempo o vais deixar ligado, se sempre ou com temporizador :wink:
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
cutxis
Membro Veterano

sexta fev 26, 2010 10:19 pm

Armindo77 Escreveu:
Armindo77 Escreveu:

Ah!

Há uma terceira questão que ainda não está 100% provada que é o reflexo. Há quem jure a pés juntos que os camaleões do Yemen stressam ao ver o seu reflexo no vidro! :!: Mas há quem diga que não... fica à consideração.

Ele ainda é baby calma , quando for grande é claro que arranjo um terrario maior
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sexta fev 26, 2010 11:34 pm

Armindo77 Escreveu:Uma ventoínha de pc era capaz de resolver o problema da circulação de ar (nunca testei). Tinhas era de pôr numa potência baixa... não sei como seria a reacção do camaleão a muito vento... :)

Armindo de altura tem 80cms, 90 de comprimento e 40 de largura

A ventoinha pode-se por ligada a um temporizador sem problema nenhum. Temporizadores é o que aqui não falta em casa.

Relativamente ao reflexo, só vejo o problema das portas, por que resto pode cobrir-se tudo com plantas artificiais.

Naz, relativamente à humidade, com o mist system, duvido um pouco que a humidade baixe.
Lá está. E montar um e testar em termos de humidades e temperaturas, como é que se vai portar.
É só mais um desafio...

Desconfio que há uma morelia que vai ser desalojada. 8) 8)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”