Camaleão do yemen doente! ajuda
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
os repteis são animais resistentes aguentam muito más condições até deixarem de aguentarCJJzazi Escreveu:(...)so acho é estranho que ele estava muito bem e a 2 dias derrepente que nao come..

-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm
Mas devias ter consultado sobre o animal antes de o teres comprado... É sempre a mesma coisaCJJzazi Escreveu:pois ja reparei nisso e como sou inesperiente em repteis.. mas nao percebo se o melhor é 5.0 ( deve ser mais caro) porque é que me impigio 2.0.. so acho é estranho que ele estava muito bem e a 2 dias derrepente que nao come..

"<strong>O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.</strong>" (Isaac Newton)
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
Antes de tudo, tenta leva-lo ao veterinário.
DEPOIS, aconselho-te vivamente a mudar certas coisas!
Calculo que tenhas um terrário em vidro... estou correcto?
Terrários em vidro são desaconselháveis para Yemens. Eles precisam de muita circulação de ar! Ainda por cima 30x30x45 nem pra um camaleão baby!! Deves adquirir um flexário (exoterra) ou algo idêntico. Até são mais baratos!
Repti glo 2.0 é fraca. 5.0 Minimo!
Não medes humidade. Erro! Os Yemens precisam de humidades relativamente altas (60%, 70%). Tens de controlar isso! Borrifadelas 2x dia ou fogger podem resolver isso.
Eles gostam de um spot mais quente que os 26ºC. (com um terrário desse tamanho vai ser quase impossível teres gradiente de temperatura - ver problema nº 1).
Os camaleões do Yemen são muito resistentes! É a tua sorte... se os erros que eu mencionei em cima se confirmarem, depois de 6 meses, outro camaleão qualquer já tinha quinado.
Boa sorte!
DEPOIS, aconselho-te vivamente a mudar certas coisas!
Calculo que tenhas um terrário em vidro... estou correcto?
Terrários em vidro são desaconselháveis para Yemens. Eles precisam de muita circulação de ar! Ainda por cima 30x30x45 nem pra um camaleão baby!! Deves adquirir um flexário (exoterra) ou algo idêntico. Até são mais baratos!
Repti glo 2.0 é fraca. 5.0 Minimo!
Não medes humidade. Erro! Os Yemens precisam de humidades relativamente altas (60%, 70%). Tens de controlar isso! Borrifadelas 2x dia ou fogger podem resolver isso.
Eles gostam de um spot mais quente que os 26ºC. (com um terrário desse tamanho vai ser quase impossível teres gradiente de temperatura - ver problema nº 1).
Os camaleões do Yemen são muito resistentes! É a tua sorte... se os erros que eu mencionei em cima se confirmarem, depois de 6 meses, outro camaleão qualquer já tinha quinado.
Boa sorte!
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
Podes cobrir 2 ou 3 das parede e até parte do topo. Continua com ventilação muito superior aos terrários de vidro e mantém mais a temperatura e humidade. Eu pessoalmente nunca experimentei, mas, pelo que sei, é o sistema mais utilizado/aconselhado para camaleões do Yemen (e quase todos os outros tirando os Rampholeon e Brookesia).cutxis Escreveu:flexerarium ? ainda me andem explicar como conseguem manter a temperatura e humidade dentro disso .. isso é bom para o verão para porém os vossos repteis ao sol
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
- Contacto:
Armindo e colocando uma ventoinha de PC no cimo do terrario de modo a obrigar a haver circulação do ar?Armindo77 Escreveu:Podes cobrir 2 ou 3 das parede e até parte do topo. Continua com ventilação muito superior aos terrários de vidro e mantém mais a temperatura e humidade. Eu pessoalmente nunca experimentei, mas, pelo que sei, é o sistema mais utilizado/aconselhado para camaleões do Yemen (e quase todos os outros tirando os Rampholeon e Brookesia).cutxis Escreveu:flexerarium ? ainda me andem explicar como conseguem manter a temperatura e humidade dentro disso .. isso é bom para o verão para porém os vossos repteis ao sol
Era capaz de funcionar, não?
O terrario é este:

No cimo tem uma tira a todo o comprimento com uma rede igual à que tem por baixo da porta.
Os terrários da Exoterra têm 2 problemas grandes em relação aos flexários, na minha opinião.cutxis Escreveu:eu cá uso dos da exo terra com abertura de ar por cima
1) Circulação de ar: É muito pouca para grande parte dos camaleões. Só têm aquela barra à frente com buracos e o topo em rede. Os flexários (mesmo que tapes 2 ou 3 "paredes" e parte do topo) garantem muitissíma mais circulação de ar.
2) Tamanho: Creio que o máximo de altura que tu tens são 60cm. Mesmo assumindo que não tens substrato e utilizas todos os 60 cms, como é que vais manter um camaleão arborícola que, quando atingir a maturidade pode ir aos 40/45 cms de comprimento (creio que as fêmeas ficam ligeiramente mais pequenas)? Os flexários vão até ao 1,22 metros.
Isto é na minha opinião, claro.
Uma ventoínha de pc era capaz de resolver o problema da circulação de ar (nunca testei). Tinhas era de pôr numa potência baixa... não sei como seria a reacção do camaleão a muito vento...jpmf Escreveu:Armindo e colocando uma ventoinha de PC no cimo do terrario de modo a obrigar a haver circulação do ar?Armindo77 Escreveu:Podes cobrir 2 ou 3 das parede e até parte do topo. Continua com ventilação muito superior aos terrários de vidro e mantém mais a temperatura e humidade. Eu pessoalmente nunca experimentei, mas, pelo que sei, é o sistema mais utilizado/aconselhado para camaleões do Yemen (e quase todos os outros tirando os Rampholeon e Brookesia).cutxis Escreveu:flexerarium ? ainda me andem explicar como conseguem manter a temperatura e humidade dentro disso .. isso é bom para o verão para porém os vossos repteis ao sol
Era capaz de funcionar, não?
O terrario é este:
No cimo tem uma tira a todo o comprimento com uma rede igual à que tem por baixo da porta.

Qual é a altura? Eu acho que tudo o que for abaixo dos 90cms é capaz de ser apertado... isto é só pq é uma espécie que gosta muito de trepar e são relativamente activos. Pode funcionar para juvenis...
Ah!Armindo77 Escreveu:Os terrários da Exoterra têm 2 problemas grandes em relação aos flexários, na minha opinião.cutxis Escreveu:eu cá uso dos da exo terra com abertura de ar por cima
1) Circulação de ar: É muito pouca para grande parte dos camaleões. Só têm aquela barra à frente com buracos e o topo em rede. Os flexários (mesmo que tapes 2 ou 3 "paredes" e parte do topo) garantem muitissíma mais circulação de ar.
2) Tamanho: Creio que o máximo de altura que tu tens são 60cm. Mesmo assumindo que não tens substrato e utilizas todos os 60 cms, como é que vais manter um camaleão arborícola que, quando atingir a maturidade pode ir aos 40/45 cms de comprimento (creio que as fêmeas ficam ligeiramente mais pequenas)? Os flexários vão até ao 1,22 metros.
Há uma terceira questão que ainda não está 100% provada que é o reflexo. Há quem jure a pés juntos que os camaleões do Yemen stressam ao ver o seu reflexo no vidro!

Uma ventoinha, é o ideal, porque obriga mesmo o ar a entrar, ou a sair (consoante a posiçao dela). Eu uso. Aquele topico que te o deram foi do cooler que pus no terrario da minha snake, e faz maravilhas. Vai é baixar-te a humidade, o que nao te dá muito jeito uma vez que a especie requer humidades altas.Armindo77 Escreveu:Uma ventoínha de pc era capaz de resolver o problema da circulação de ar (nunca testei). Tinhas era de pôr numa potência baixa... não sei como seria a reacção do camaleão a muito vento...
Qual é a altura? Eu acho que tudo o que for abaixo dos 90cms é capaz de ser apertado... isto é só pq é uma espécie que gosta muito de trepar e são relativamente activos. Pode funcionar para juvenis...
Um conselho, nos coolers, coloca sempre a extrair o ar do terrario e nunca a inserir, senao é uma ventania daquelas. E sim, usa baixa voltagem (com um trasnformador ou um carregador de telemovel, que mesmo assim ainda é muito potente), depende das medidas do terrario e das caracteristicas do mesmo, e de quanto tempo o vais deixar ligado, se sempre ou com temporizador

<strong>
__"Dias de luta, Dias de glória"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
__"Dias de luta, Dias de glória"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Armindo77 Escreveu:Ah!Armindo77 Escreveu:Os terrários da Exoterra têm 2 problemas grandes em relação aos flexários, na minha opinião.cutxis Escreveu:eu cá uso dos da exo terra com abertura de ar por cima
Há uma terceira questão que ainda não está 100% provada que é o reflexo. Há quem jure a pés juntos que os camaleões do Yemen stressam ao ver o seu reflexo no vidro!Mas há quem diga que não... fica à consideração.
Ele ainda é baby calma , quando for grande é claro que arranjo um terrario maior
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
- Contacto:
Armindo de altura tem 80cms, 90 de comprimento e 40 de larguraArmindo77 Escreveu:Uma ventoínha de pc era capaz de resolver o problema da circulação de ar (nunca testei). Tinhas era de pôr numa potência baixa... não sei como seria a reacção do camaleão a muito vento...
A ventoinha pode-se por ligada a um temporizador sem problema nenhum. Temporizadores é o que aqui não falta em casa.
Relativamente ao reflexo, só vejo o problema das portas, por que resto pode cobrir-se tudo com plantas artificiais.
Naz, relativamente à humidade, com o mist system, duvido um pouco que a humidade baixe.
Lá está. E montar um e testar em termos de humidades e temperaturas, como é que se vai portar.
É só mais um desafio...
Desconfio que há uma morelia que vai ser desalojada.