Armindo, como pode encontrar nalgumas mensagens por aí no fórum, a ventilação das ventoinhas não é suficiente quando a temperatura ambiente está na temperatura que queremos evitar. Como imagina, é muito diferente ventilar um terrário quando a temperatura ambiente está abaixo da temperatura máxima que queremos evitar e quando está lá perto ou até acima.
Por isso, precisa de algo para humidificar o terrário, ou criar neblina, de forma a que a água ou neblina, ao aquecer e evaporar arrefeça o terrário. Se estiver sempre em casa pode humidificar "à mão", várias vezes ao dia. Eles gostam de 60-80% de humidade. Se não estiver pode usar um daqueles sistemas de rega/nebulização automática.
Pode procurar em mensagens referentes a camaleões, dendrobates, orquídeas para ter mais ideias, neste fórum ou noutro. Mas de qualquer modo se colocar "evaporative cooling", no google ou assim, pode obter mais ideias de montagens.
Só mais uma nota, tente que seja a zona onde o geco descansa, de dia, aquela que fica mais fresca, usando plantas, musgo, ect, perto dessa zona. Algo que retenha humidade e a "transpire" ou evapore.
ps: chamam-se cooling fans porque é suposto os computadores estarem em locais com temperatura controlada, ou pelo menos, a normais temperaturas ambientes.
Ciliatus... ajuda!
Moderador: mcerqueira
Obrigado Gecofilo.
O Terrário é plantado com 2 ficus trepadeiras e uma normal. Eu ainda pretendo comprar ou um fogger ou um sistema de "neblina" (misting)... tenho de investigar melhor. Queria uma coisa que me desse alguma liberdade. O fogger é bom, mas tenho de encher o recipiente dele de 2 em 2 dias... há uns nebulizadores/humidificadores (escreve-se assim??) que vêm com depósito pra encher e aguentam-se muito mais tempo.
Creio que com plantas, "misting" frequente e o tal sistema de ventoÃnhas devo conseguir manter a temperatura adequada. De qq forma só vou avançar prá compra do(s) bicho(s) depois de testar tudo nuns dias de calor!
Não quero arriscar!
Senão, avanço prós geckos voadores que são uma segunda paixão e aguentam bem calor!!
O Terrário é plantado com 2 ficus trepadeiras e uma normal. Eu ainda pretendo comprar ou um fogger ou um sistema de "neblina" (misting)... tenho de investigar melhor. Queria uma coisa que me desse alguma liberdade. O fogger é bom, mas tenho de encher o recipiente dele de 2 em 2 dias... há uns nebulizadores/humidificadores (escreve-se assim??) que vêm com depósito pra encher e aguentam-se muito mais tempo.
Creio que com plantas, "misting" frequente e o tal sistema de ventoÃnhas devo conseguir manter a temperatura adequada. De qq forma só vou avançar prá compra do(s) bicho(s) depois de testar tudo nuns dias de calor!
Não quero arriscar!
Senão, avanço prós geckos voadores que são uma segunda paixão e aguentam bem calor!!

<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>