top 10 lagartos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

StealthSnake
Membro Veterano
Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...

quinta mar 04, 2010 8:13 pm

ze96 Escreveu:
StealthSnake Escreveu:
ze96 Escreveu:é pena pois estava a pensar ter uma iguana mas o teu conselho é n ter correcto?
nada disso. aconselho e digo-te já, é um animal majestoso e brutal. não fiques é à espera que seja um cãozinho aí em casa. Apesar de tudo é um réptil, não gosta de ser exageradamente incomodado. E depois tem as épocas do cio, ficam mais agressivas mas isso passa-lhes. O que tens de fazer é ir gradualmente, aproximando-te dela. Não desatar a agarrar o bicho todos os dias a toda a hora. Tens de ir começando por lhe dar comer, limpando o terrário, aproximando a mão gradualmente até ela perder o medo. Depois tens de a ir deixando subir por ti acima, explorar a casa com cuidado, etc. Como uma criança no início. Depois depende de ti e do feitio dela tb. Tens de te adaptar, aprender e contornar os obstáculos que ela te impõe. E de pequenino se torce o pepino. Se entenderes inglês, vai a www.greenigsociety.org . Vai à parte do comportamento e aprende o que fazer. Tanto há iguanas mais brutas ou timidas como há iguanas muito dadas ao dono.

os únicos avisos que te faço é:
- requerem muito material para viver (luzes, calor, etc)
- esse material gasta luz
- e se quiseres ir de férias tens de deixar alguém a tomar conta dela. Ela tem de comer bem. Cobras dás um rato e chega para uma semana ou duas.

Portanto, o que te faz comprar uma iguana é o gosto pelo animal. Se for porque é fácil, te garanto que encontrarás por aí animais mais económicos e mais fáceis de manter e com um temperamento mais pacato.
Como disse, não me arrependo minimamente de a ter. Comecei o hobby com ela e digo-te já, foi a melhor coisa que fiz. Apenas tens de estar um pouco preparado para tudo. Fica nas tuas mãos. Tenho noção que se a minha iguana é timida e fugidia, é por minha causa. Os animais dançam à nossa música. Falhas nossas, mesmo despercebidas a nós, provocarão reacções no animal.

entao ja agora podes me dizer o q e essencial para uma iguana

posso. aqui vai:
- lâmpada UVA/UVB repti glo 5.0
- porcelana ou tapete ou fio térmico, ou as 3 coisas, para obteres uma temperatura ambiente boa. O que encontras na net varia entre os 28 e os 30 graus Celsius.
-uma das 3 coisas acima para criar uma zona quente ou hotspot para ela se banhar de calor. Eu uso uma porcelana para a temperatura ambiente e um tapete e fio térmico num lado para zona quente.
-precisas de uma banheira que elas gostam de tomar banho ou mais provavelmente, c*garem lá dentro. Mas a função principal é humidade 60-80%.
-comida fresca todos os dias.
-terrário grande, bem grande, porque uma iguana torna-se num monstro. e depressa.

basicamente é o que precisas. agora depende do teu espaço, temperatura da zona onde está, etc. tens de saber quantas coisas utilizar e como utilizar. se tens uma temperatura alta em casa, não necessitas de 3 coisas a aquecer como eu que a tenho numa zona fresca.

para mais informações sobre manutenção, alimentação, material necessário e afins, pesquisa na net. estar a dizer tudo tim pot tim, nunca mais daqui saíamos. :D

dúvidas, coloca, eu respondo.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quinta mar 04, 2010 8:21 pm

Para além de todos os acessórios , não esquecer o espaço é um animal que em adulto, fica com mais de metro e meio precisa de um espaço com pelo menos dois metros de altura e outros tantos de largo e profundidade...alimentos sempre frescos, dia sim dia não a caminhar para o mercado a comprar legumes para duas pratadas grandes por dia.
ze96
Membro Júnior
Registado: quarta fev 17, 2010 1:20 pm

quinta mar 04, 2010 8:23 pm

dizeste que era precisso ter uma piscina grande para elas tomarem banho, mas uns amigos e varios caresheets que ja vi diziam que era melhor ter uma zona de agua no terrario pequena (para não haver humidade a mais que pode causar problemas pulmonares) e para lhe dar banho na nossa banheira
StealthSnake
Membro Veterano
Faces rosadas
Etc...

quinta mar 04, 2010 8:48 pm

ze96 Escreveu:dizeste que era precisso ter uma piscina grande para elas tomarem banho, mas uns amigos e varios caresheets que ja vi diziam que era melhor ter uma zona de agua no terrario pequena (para não haver humidade a mais que pode causar problemas pulmonares) e para lhe dar banho na nossa banheira
sim, tens de ter cuidado com a humidade a mais. e sim, tb deves ser tu a dar banho na banheira de água morna, principalmente na muda.
mas não é por teres um prato ou "piscina" com água no terrario que a humidade vai disparar. aliás, ainda será preciso borrifares aquilo. ou compras um fogger como eu tenho para as partes de manhã. assim a humidade tá sempre no ponto. mas isso é extra. não é obrigatório comprar, aliás, nem é barato.
o que tens de fazer, além de teres uma temperatura boa dentro do terrário, é criar uma zona quente e fria. na zona quente é onde ela "torra". zona fria é onde ela vai arrefecer e onde a temperatura é normal. aí colocas a agua para ela se termorregular e arrear o calhau. podes colocar tb uma toca para ela ter privacidade e espaço mais fresco. mas a toca é mais no inicio. Toca a mais e ela pode ficar "mariconça".
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
StealthSnake
Membro Veterano
Faces rosadas
Etc...

quinta mar 04, 2010 8:53 pm

e sim, terrario alto. o erro do meu terrário é ser baixo. é gigantesco e tem tudo do bom e do melhor mas é baixo, cerca de um metro. evita isso. eu tenho este terrário porque foi oferecido e foi aproveitar. ela vive lá muito bem e de saúde, mas se lhe puderes dar um terrario alto, dá.
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

quinta mar 04, 2010 9:00 pm

Eu não diria que não a um camaleão pantera (Furcifer pardalis) e a um trio ou mais de Rhacodactylus ciliatus!
Um dia, quando for rico e tiver uma casa enorme...
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
ze96
Membro Júnior
Registado: quarta fev 17, 2010 1:20 pm

quinta mar 04, 2010 9:02 pm

era optimo se pudesses enviar umas fotos do terrario e da iguana e ja agora quantos anos tem?
StealthSnake
Membro Veterano
Faces rosadas
Etc...

quinta mar 04, 2010 9:05 pm

ze96 Escreveu:era optimo se pudesses enviar umas fotos do terrario e da iguana e ja agora quantos anos tem?
a minha faz daqui a um tempo 3 anos. já tem cerca de um metro. mas é a tal coisa, vai crescer bem mais ainda. eu mando-te uma foto assim que descobrir como. nunca fiz isso aqui. :oops:
StealthSnake
Membro Veterano
Faces rosadas
Etc...

quinta mar 04, 2010 10:30 pm

aqui está uma foto do terrário. A zona do lado esquerdo da foto, é onde está a parte quente.Tapete e fio térmico. Aliás, a zona do tapete é visivel, pois é onde está a areia. Ou melhor, estava, porque a tirei logo. Faz mal pois elas leva aquilo agarrado à lingua engole. A iguana está dentro da toca dela, a caixa verde. dá pra ver o rabo. se quiseres eu arranjo uma foto dela, mas está uma no meu avatar. duas coisas que não dá pra ver são a luz 5.0 de 90 cm e a porcelana de 250watts. dá para ver um pouco da sua armação. o resto está à vista. como a foto foi de manhã, até tens direiro ao "nevoeiro matinal". xD

O mal deste terrário é ser baixo. Mas tomaram muitas iguanas. Muita gente pode achar o substrato mau pela mesma razão da areia mas eu descobri isso não ser problema no meu caso. São pedaços grandes demais para ser engolidos.

http://img517.imageshack.us/img517/3011/snc00364.jpg
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quinta mar 04, 2010 10:40 pm

achas que isso é um terrario decente para uma iguana? obrigar um animal arboricula andar no solo...
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

quinta mar 04, 2010 10:57 pm

Uma pergunta:

Tu tens medo de que uma "cobrinha do milho" te ferre, certo? 8)

Já viste os danos de uma dentada de iguana, mesmo juvenil??

Não quero dizer que não és capaz (mesmo pensando que és novo demais para uma), mas deixa-me que te diga que a personalidade de uma iguana pode ser 1000x pior que uma corn, mas é que é sem comparação!
Última edição por AlunoBioGeo em quinta mar 04, 2010 11:19 pm, editado 1 vez no total.
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
StealthSnake
Membro Veterano
Faces rosadas
Etc...

quinta mar 04, 2010 10:58 pm

cris17 Escreveu:achas que isso é um terrario decente para uma iguana? obrigar um animal arboricula andar no solo...
está lá há quase 3 anos e está bem de saúde e feliz. ela ainda tem a possibilidade de trepar e estar mais alto, o que é certo é que nem o faz. gosta de dormir no calor cá em baixo. além de que as iguanas, quando adultas, deixam de ser tão arboricolas e passam a maior parte do tempo no solo. por isso, o terrário não está a violar nenhuma regra ou lei. poderia ser mais alto, é verdade, pois só tem 1 metro, mas tb não é uma condição que a impeça de viver bem. só mesmo em pequena e mesmo assim...
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

sexta mar 05, 2010 12:36 am

StealthSnake Escreveu:
cris17 Escreveu:achas que isso é um terrario decente para uma iguana? obrigar um animal arboricula andar no solo...
está lá há quase 3 anos e está bem de saúde e feliz. ela ainda tem a possibilidade de trepar e estar mais alto, o que é certo é que nem o faz. gosta de dormir no calor cá em baixo. além de que as iguanas, quando adultas, deixam de ser tão arboricolas e passam a maior parte do tempo no solo. por isso, o terrário não está a violar nenhuma regra ou lei. poderia ser mais alto, é verdade, pois só tem 1 metro, mas tb não é uma condição que a impeça de viver bem. só mesmo em pequena e mesmo assim...
Não concordo, é óbvio que ela tem que gostar de andar pelo chão, não tem escolha! de facto aconselha-se um terrário bem mais alto. Eu duvido que a tua iguana esteja bem de saúde. Mas como já ouvi diser por aqui varias vezes quem gosta dos seus pets quer que eles vivam e não que sobrevivam.

O cris17 tem um terrário porreiro podes dar uma vista de olhos de ele tiver a gentileza de te o mostrar .
Brake
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

sexta mar 05, 2010 12:47 am

estou com o brake ela ta no solo porque nao tem outra opçao...eu dantes quando tinha a minha num terrario provisorio tipo o teu ela tambem estava quase smpre no solo porque tinha la o cabo de aquecimento (fui enganado pelos lojistas como é obvio na altura pensava serem pessoas crediveis), e so subia para apanhar UVb...agora ta num terrario fixolas e so dexe dos troncos para comer.

aqui fica foto de quando fiz o meu, o que esta tudo menos parecido com actualmente mas da para teres uma noçao do tamanho (1,20m*70cm*2m)
Imagem
StealthSnake
Membro Veterano
Faces rosadas
Etc...

sexta mar 05, 2010 12:50 am

Brake Escreveu:
StealthSnake Escreveu:
Não concordo, é óbvio que ela tem que gostar de andar pelo chão, não tem escolha! de facto aconselha-se um terrário bem mais alto. Eu duvido que a tua iguana esteja bem de saúde. Mas como já ouvi diser por aqui varias vezes quem gosta dos seus pets quer que eles vivam e não que sobrevivam.

O cris17 tem um terrário porreiro podes dar uma vista de olhos de ele tiver a gentileza de te o mostrar .
ela tem troncos para trepar. não tão altos como é aconselhado, metade do tamanho que devia, mas tem. e garanto que ela está de boa saúde. a não ser que a veterinária que eu ia com a iguana estivesse sempre enganada, o que duvido porque eu não era a única pessoa a ir lá e todos pareciam satisfeitos. de qualquer das formas foi o terrario que me deram e tive de me sujeitar. até posso mudar para outro, mas não é para já. aceito as vossas opiniões e não as ponho em causa. tenho perfeita noção do que tenho e deveria ter, apenas acho que não seja a coisa mais importante e que ponha em causa a saúde dela. e eu quero que ela viva e não sobreviva. por isso é que a trato bem e tenho tudo o que ela precisa. não a comprei por comprar, é garantido. o unico defeito mesmo é a altura.

mas sim, gostaria de ver o terrário do cris17. sempre tinha uma ideia.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”