Ptychozoon kuhli's! (update)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

gecofilo
Membro Veterano
Registado: quarta ago 13, 2008 5:49 pm

domingo mar 07, 2010 1:14 am

Tratar os ácaros sim (eu tinha lido que já fizera isso), mas não andar a limpar o terrário várias vezes ao dia, esse tipo de coisas fica para depois. Era apenas isso que eu queria que soubesse, da minha opinião sobre o assunto. :wink:

Deixe comida para os grilos não tentarem picá-los. Eu não ariscava a deixar lá os grilos... mas eu sou traumatizado por uns ataques kamikaze que já vi.

Eu vou dizer algo que é controverso. Na minha opinião, não se deve fazer logo uma análise fecal, nestes capturados. Isto porque o animal pode apenas ter uma carga de parasitas (internos) maior que o normal porque está em stress, fraco e sem comer. Após eles estarem melhores sim, porque se essa carga não baixar até valores praticamente indetectáveis é porque o problema é mais sério.
Isto se começarem a comer e a recuperar, claro que se está a perder peso se deve fazer a análise fecal e tentar resolver o assunto. Porque, verdade seja dita, muitos animais morrem do tratamento, nestes casos.
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

domingo mar 07, 2010 4:29 pm

Boas!

Aqui vão umas imagens do terrário e afins! (reparem no sistema de chuva que consiste numa mangueira fininha com uns buracos que passa no topo do terrário e está ligada a uma bomba de água num balde!):)

Imagem

Pormenor de um dos troncos onde a fêmea costuma "pousar"...

Imagem

E uma foto da fêmea! :) Conseguem vê-la? O macho é mais arisco, mas ontem topei-o à noite!

Imagem

Abraço!
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

domingo mar 07, 2010 4:54 pm

OMG :o

A camuflagem é estrondosa!

Boa sorte ai com eles (apesar de não ser adepto de animais WC :roll: )
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
HvitrFenrir
Membro Júnior
Registado: terça mar 02, 2010 11:04 pm

domingo mar 07, 2010 5:01 pm

:o Muito louco!
Deve ter dado trabalho; e essa mangueira com furinhos para simular a chuva é uma ideia excelente!

Quanto a deixares mais do que duas semanas sem verificares o estado de saúde deles, em especial a existência de parasitas internos , é um pouco arriscado.
Ah, e quando fores mandar fazer as análises fecais, não te esqueças de mencionar que eles são WC pois nestes é normal haver uma certa carga parasitária, que não indica um estado de doença.

Boa sorte com os geckitos. :wink:

Cumprimentos;
Hvitr fenrir
Armindo77
Membro Veterano

domingo mar 07, 2010 5:25 pm

PedroC10 Escreveu:
Eu tb não sou, acredita... Mas como disse antes, com esta espécie, só assim.
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

domingo mar 07, 2010 7:04 pm

Armindo77 Escreveu:
PedroC10 Escreveu:
Isso para mim, é condicionante mais que suficiente para nao os ter...

Quanto ao resto, parabens :wink:
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
gecofilo
Membro Veterano

domingo mar 07, 2010 7:05 pm

Muita fixe, até estou com vontade de arranjar uns! :D

Mas não posso, a minha lista passa primeiro por outros.
Armindo77
Membro Veterano

domingo mar 07, 2010 7:20 pm

Nazgul93 Escreveu:
Armindo77 Escreveu:
PedroC10 Escreveu:
Isso para mim, é condicionante mais que suficiente para nao os ter...

Quanto ao resto, parabens :wink:
Pois... eu também pensei nisso. Infelizmente cá em Portugal só tens quase geckos leopardo CB, mesmo em Espanha tens mais umas espécies CB felizmente, mas coisa pouca ainda. Mesmo assim, e tal como o gecofilo disse anteriormente, é necessário por vezes inserir "sangue novo" mesmo em linhagens CB e muitos criadores acabam sempre por, de tempos a tempos, recorrerem a animais WC.

Dado as minhas limitações actuais, poucas hipóteses me restavam neste caso.
De qualquer forma, às vezes tento ver o lado positivo, se estes sobreviverem e se reproduzirem, e se mais algumas pessoas fizerem isso, em breve poderemos ter umas linhagens destes espécimes CB a circular por aí! Até os geckos leopardo começaram assim! ;)

Abraço!
Mortinho
Membro Veterano
Registado: domingo jan 24, 2010 11:26 am

domingo mar 07, 2010 8:44 pm

mas para haver especies cb antes precisa se de apanhar e criar,

desde que a coleta nao ultrapasse os limites nao vejo mal, pode ser que tenha mos sorte e criem
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

domingo mar 07, 2010 8:44 pm

Está muito porreiro o terrário Armindo, e estou a ver que colocaste em prática uma ideia que tenho vindo a pensar mas que até agora não tive oportunidade de implementar (sistema de chuva. O tempo não estica :twisted: ).

Vai dando feed back da sua aplicação.

Em relação aos "predadores" (com aquela camuflagem nem o schwarzenegger os caçava) boa sorte com eles. O facto de serem WC não se me oferece nenhum comentário particular, salvo o que já todos conhecem (a sua dificuldade de adaptação e usual estado físico debil).
gecofilo
Membro Veterano

domingo mar 07, 2010 9:55 pm

Eu não vejo moralmente nenhum mal em ser colectado, desde que seja legal e esteja dentro dos limites, tenham condições a serem importados, etc...

O que eu acho é que devia ser proibida a venda de colectados ao público. Mas acessível a qualquer criador profissional/registado. Para que começasse a surgir um mercado de nascido em cativeiro. É que muitas vezes o facto de serem vendidos muito baratos desfavorece a criação.

Neste caso e pelo que li recentemente, motivado por esta mensagem, era que os criadores tinham dificuldade em reproduzir consistentemente, mas não foi uma busca exaustiva. Mas se calhar há alguém com bons resultados.
Armindo77
Membro Veterano

domingo mar 07, 2010 10:23 pm

gecofilo Escreveu:Eu não vejo moralmente nenhum mal em ser colectado, desde que seja legal e esteja dentro dos limites, tenham condições a serem importados, etc...

O que eu acho é que devia ser proibida a venda de colectados ao público. Mas acessível a qualquer criador profissional/registado. Para que começasse a surgir um mercado de nascido em cativeiro. É que muitas vezes o facto de serem vendidos muito baratos desfavorece a criação.

Neste caso e pelo que li recentemente, motivado por esta mensagem, era que os criadores tinham dificuldade em reproduzir consistentemente, mas não foi uma busca exaustiva. Mas se calhar há alguém com bons resultados.
Concordo.
Relembro que, dentro dos limites impostos pela lei e pelo ecossistema, que a captura e venda destes e outros animais do género, não tem de ser prejudicial. Se tratados convenientemente os animais podem prosperar em cativeiro e mesmo aumentar muito os números de determinada espécie. Os Rhacodactylus ciliatus, por exemplo, julgavam-se extintos até 1994(?) e muito graças ao comércio e criação em cativeiro, os seus números multiplicaram-se exponencialmente estando hoje muito longe de qq risco de extinção.

Neste caso uma mistura de elevada mortalidade dos WC, dificuldades de reprodução em cativeiro e facilidade de captura/venda dos WC (a baixo preço), faz com que poucos invistam em criar esta espécie. Pode ser que de futuro isto mude...
Armindo77
Membro Veterano

domingo mar 07, 2010 10:27 pm

Thorgarth Escreveu:Está muito porreiro o terrário Armindo, e estou a ver que colocaste em prática uma ideia que tenho vindo a pensar mas que até agora não tive oportunidade de implementar (sistema de chuva. O tempo não estica :twisted: ).
Foi muito simples, e eu sou um atado no que toca a coisas deste género! :D

Demorei umas 2 horas a montar tudo e a ajeitar os furos de maneira a cobrirem a maior área possível do terrário.

Por ora está a funcionar às mil maravilhas. No Verão vejo se continua a funcionar bem.
Armindo77
Membro Veterano

sexta abr 02, 2010 2:40 pm

Boas!

Um pequeno update...

Aproveitei mais uma inspecção para tirar uma fotos.
Quase um mês depois de chegarem aqui estão eles em todo o seu esplendor:

a fêmea (creio que já atingiu o tamanho adulto ou muito próximo disso):

Imagem

A mostrar o seu desagrado...

Imagem

A marca :) :

Imagem

A fêmea já há 15 dias atrás não tinha nenhum ácaro visível e hoje tb não. Espero que me tenha livrado daquelas pestes de vez. Ainda vou andar em cima deles mais umas semanas.

O macho (mais pequeno):

Imagem

Este há 15 dias atrás tinha ainda 3 ácaros e hoje nada...

O terrário. Adicionei musgo a ver se pega e alterei um pouco a disposição dos ramos e da vegetação para lhes dar mais cobertura! Adicionei tb umas luzes de led azuis (tenho de tirar uma foto para verem) que me deixa vê-los na perfeição à noite!!

Imagem

Imagem

Imagem

Mesmo no meio de tanta vegetação é fácil vê-los à noite com a luz, e é um espectáculo! São dos geckos mais rápido que vi!! às vezes parece que desaparecem mesmo de onde estão... não consigo ver para onde foram. :) E vê-los a caçar é lindo! Muito activos!! E comem muito bem! :D

Quanto às análises fecais. Estou dividido. Estive a falar com uns criadores americanos que disseram que não valia a pena andar a stressá-los, a não ser que fosse pra juntar a outros geckos CB ou já desparasitados ou se se notasse alguma alteração no comportamento, as análises fecais eram dispensáveis, bastava tratar dos ácaros, esses sim perigosos.
Se por um lado ficava mais descansado se fizesse as análises, por outro eles parecem óptimos e não me agrada muito a ideia de tirá-los do habitat deles, separá-los e esperar que defequem durante não sei quanto tempo. Não sei se vale a pena o stress que eles vão passar por algo que parece ser dispensável.
Vou pensar ainda bem nisso.

Bem, de qq forma está tudo a correr bem até agora.

Abraço!
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

sexta abr 02, 2010 2:49 pm

Boas!

Ainda bem que estão saudáveis e activos, isso é que é preciso.

Quanto às análises fecais, realmente, se eles aparentam estar bem de saúde também me parece escusado sujeitá-los a níveis de stress dispensáveis.
Não sei qual é a tua "facilidade" em pôr as fezes a ser analisadas, mas algo que pudias fazer, (caso aches que vale a pena) é sem os separares, mandares analisar as fezes que fores encontrando.
Assim apenas se se encontrar problemas em alguma delas é que terias de os separar para descobrir a qual pertence a dita. E se estivesse tudo ok, sempre ficavas mais descansado.

Agora claro, não sei até que ponto fica caro mandar fazer esse tipo de análises a 4 ou 5 amostras.

Apenas uma ideia que me passou pela cabeça...

Boa sorte com eles, vai dando notícias :wink:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”