Terrario Red Eye tree frog

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

segunda mar 08, 2010 3:28 pm

Já tens o termostato?

A ligação pode variar dependendo o tesmostato que tens.
Arranja 1º um (de preferencia bom :lol: ) e depois caso não consigas fazer as ligações, nós ajudamos.

Normalmente as ligações não têm nada que saber, é só ligar o macho que "saí" do casquilho da lâmpada ao termostato (que tem uma fêmea) e o termostato é que é ligado à corrente.

EDIT:

LOL vasco :lol:
Não consigo imaginar ninguém a tentar ligar a própria lâmpada ao termostáto...
sabe-se lá como :roll: :roll: :roll: :roll:
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

segunda mar 08, 2010 6:55 pm

GC10 Escreveu:(...) vim da aquariofilia (...)
Seguindo esta linha de pensamento:
termostato em aquariofilia = termostato + resistência (parte que aquece)

termostato fora de aquariofilia = peça que serve para ligar desligar a electricidade que passa por ele quando atingir as temperaturas especificadas (normalmente medidas por sonda)

Espero ter ajudado
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
StealthSnake
Membro Veterano
Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...

segunda mar 08, 2010 7:33 pm

se não sabes ligar o cabo da lâmpada ao termóstato, procura aqui na arca. eu já vi um tópico só a explicar isso. não tenho aqui o link, mas chegas lá bem. basicamente é só cortar o cabo e ligar o positivo e negativo às partes correctas do termóstato, resumindo tudo.

portanto, dá uma vista de olhos pela arca, pesquisa por aqui, que chegas lá bem e tá tudo bem explicadinho.

cumps.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

segunda mar 08, 2010 8:36 pm

NhamNham Escreveu:Já tens o termostato?

A ligação pode variar dependendo o tesmostato que tens.
Arranja 1º um (de preferencia bom :lol: ) e depois caso não consigas fazer as ligações, nós ajudamos.

Normalmente as ligações não têm nada que saber, é só ligar o macho que "saí" do casquilho da lâmpada ao termostato (que tem uma fêmea) e o termostato é que é ligado à corrente.

EDIT:

LOL vasco :lol:
Não consigo imaginar ninguém a tentar ligar a própria lâmpada ao termostáto...
sabe-se lá como :roll: :roll: :roll: :roll
:
sabe-se lá , já passou tanto coisa por aqui que eu já penso no pior :roll:
e como o user ainda não tem o termo , supondo eu , porque se já o tivesse sabia como se fazia, expliquei , só para não ficar com uma ideia errada :wink:
<p><strong></strong></p>
GC10
Membro Júnior
Registado: segunda fev 08, 2010 3:10 pm

segunda mar 08, 2010 11:17 pm

Pessoal eu hj fui a uma loja de animais aqui em setubal e o logista falou.me foi de um termoregulador...e n de um termostato e que rondava os 50euros :o como n tinha a certeza se era akilo n comprei...digam de vossa justiça
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda mar 08, 2010 11:37 pm

Voltando um pouco ao principio, no meu caso consigo a temperatura equada para as minhas RETF através da utilização conjugada das duas 2.0 que tenho como fonte de luz e um tapete que tenho por detrás do terrário, ligado a um termostato (com uma temperatura fixada para os 25º, e um diferencial de .6º). Este setup permite-me garantir uma temperatura de 28.5 na zona mais alta, perto das lâmpadas, e 25º na zona do backlground, obtendo valores na casa dos 23.º ou 24.º nas zonas mais frias. Durante a noite, com as luzes desligada, impera o valor fixado pelo termostato para o tapete, ou seja 25.º no ponto mais quente.

Devo dizer que até ao momento tenho tido bastante sucesso com este set-up. Têm-se mostrato activas e com um apetite bastante elevado, o que se mostra nas suas barriguinhas bem compostas.

Em relação ao termostato podes sempre ir a uma loja que venda produtos para frio/calor/electrónica, que terás certamente uma maior oferta. Em relação a esse termoregulador é uma questão de tirares a referência do produto e pesquisares na internet ou leres as instrucções (se tiver) para veres qual a sua função.
GC10
Membro Júnior

terça mar 09, 2010 9:37 pm

Onde posso comprar uma placa de coco para por no fundo de um terrario??? :?
cutxis
Membro Veterano
Registado: quarta fev 17, 2010 6:12 pm

terça mar 09, 2010 9:58 pm

placa de coco para o fundo? isso é para background
NhamNham
Membro Veterano

terça mar 09, 2010 10:02 pm

GC10 Escreveu:Onde posso comprar uma placa de coco para por no fundo de um terrario??? :?
Lojas da especialidade... ou outras que desconheço.
Também podes mandar vir da net, embora não te consiga dizer se compensa. Provavelmente só compensará em grandes quantidades ou a repartir por várias pessoas, devido aos portes de envio.

Quando falo em mandar vir na net, falo em, por exemplo, www.terribilis.net, entre outros, claro...

Cumps
GC10
Membro Júnior

terça mar 09, 2010 10:02 pm

Sim para backgorund ou fundo o k lhe kiseres chamar...sabes onde posso comprar???
GC10
Membro Júnior

terça mar 09, 2010 10:09 pm

Epah nhamnham pa variar 5* obrigado...olha la ja agora hj tive numa loja aqui perto onde so vendem repteis e ele disse k n precisava das night glo nem nd bastava por um tapete de aquecimento nas costas do terrario e com as luzes do ciclo dia noite conseguia ter a temperatura para as ras...k me dizes amigo?
cutxis
Membro Veterano
Registado: quarta fev 17, 2010 6:12 pm

terça mar 09, 2010 10:13 pm

nem sempre os lojistas percebem grande coisa no assunto mas acho que tens tudo okay com as lampadas desde que atinja a temperatura adequada claro .. vai ao mon animal tens de mandar vir da net tmbém e eles tem placas de fibra de coco 30 cm x 30 cm
NhamNham
Membro Veterano

terça mar 09, 2010 11:31 pm

GC10 Escreveu:Epah nhamnham pa variar 5* obrigado...olha la ja agora hj tive numa loja aqui perto onde so vendem repteis e ele disse k n precisava das night glo nem nd bastava por um tapete de aquecimento nas costas do terrario e com as luzes do ciclo dia noite conseguia ter a temperatura para as ras...k me dizes amigo?
Digo que pode ter razão, como também pode não ter. Conseguir aquecer um terrário é daquelas coisas que só com testes (e dependendo do local onde o terrário se encontra) é que conseguimos determinar da quantidade e potencia das fontes de aquecimento que precisamos.

No meu caso, tenho um tapete no fundo do terrário, e tê-lo ligado e desligado é exactamente o mesmo. Todos os dias choro pelos 30€ que me apodreceram ali por baixo :roll:

O tapete nas costas certamente aquecerá mais do que o meu que está no fundo. Ainda assim, lembra-te que se vais por fibra de coco, esta fará com que o calor tenha mais dificuldade em passar, e por consequencia o tapete tenha mais dificuldade em aquecer.

As luzes que fazem o ciclo dia/noite, regra geral (a não ser que faças o ciclo com lampadas de spot ou algo do género.... que diga-se de passagem, que não é aconselhado) não aquecem muito, por isso não vejo grande ajuda.

No verão, tudo bem. Eu no verão mantenho os 29ºC's (que já é uma temperatura a roçar o limite) apenas com as 2 UVB de 26W 2.0, que como sabes, aquecem quase nada.
Com a chegada do Inverno as temperaturas caem a pique, e como o tapete não faz nada, tive de arranjar umas night glo para compensar e poder manter as temperaturas nos 26ºs.

Eu, pela minha experiencia, não me vejo a voltar a usar tapetes. Gosto mais de lampadas e enquanto as puder usar, acho que são melhor opção (ainda para mais falando em animais arboricolas).

Em conclusão, dúvido MUITO que apenas com um tapete que é "abafado" pela fibra de coco, e umas lampadas que nada aquecem, consigas manter temperaturas superiores aos 24ºC/25ºC no Inverno (mais uma vez, depende do quão quente é a tua casa/local onde está o terrário).
No Verão, a conversa é outra, provávelmente manténs os 26/27ºC sem ligar o tapete.

A opção é tua, e desde que não optes por lampadas com potencia demasiado elevada ou que sequem demasiado o ar, e possam vir a causar lesões à rã, desde que mantenhas a temperatura ideal, tá tudo tranquilo :wink:

Espero que me tenha explicado bem...
Cumps
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quarta mar 10, 2010 12:58 pm

NhamNham Escreveu:
GC10 Escreveu:Epah nhamnham pa variar 5* obrigado...olha la ja agora hj tive numa loja aqui perto onde so vendem repteis e ele disse k n precisava das night glo nem nd bastava por um tapete de aquecimento nas costas do terrario e com as luzes do ciclo dia noite conseguia ter a temperatura para as ras...k me dizes amigo?
Digo que pode ter razão, como também pode não ter. Conseguir aquecer um terrário é daquelas coisas que só com testes (e dependendo do local onde o terrário se encontra) é que conseguimos determinar da quantidade e potencia das fontes de aquecimento que precisamos.

No meu caso, tenho um tapete no fundo do terrário, e tê-lo ligado e desligado é exactamente o mesmo. Todos os dias choro pelos 30€ que me apodreceram ali por baixo :roll:

O tapete nas costas certamente aquecerá mais do que o meu que está no fundo. Ainda assim, lembra-te que se vais por fibra de coco, esta fará com que o calor tenha mais dificuldade em passar, e por consequencia o tapete tenha mais dificuldade em aquecer.

As luzes que fazem o ciclo dia/noite, regra geral (a não ser que faças o ciclo com lampadas de spot ou algo do género.... que diga-se de passagem, que não é aconselhado) não aquecem muito, por isso não vejo grande ajuda.

No verão, tudo bem. Eu no verão mantenho os 29ºC's (que já é uma temperatura a roçar o limite) apenas com as 2 UVB de 26W 2.0, que como sabes, aquecem quase nada.
Com a chegada do Inverno as temperaturas caem a pique, e como o tapete não faz nada, tive de arranjar umas night glo para compensar e poder manter as temperaturas nos 26ºs.

Eu, pela minha experiencia, não me vejo a voltar a usar tapetes. Gosto mais de lampadas e enquanto as puder usar, acho que são melhor opção (ainda para mais falando em animais arboricolas).

Em conclusão, dúvido MUITO que apenas com um tapete que é "abafado" pela fibra de coco, e umas lampadas que nada aquecem, consigas manter temperaturas superiores aos 24ºC/25ºC no Inverno (mais uma vez, depende do quão quente é a tua casa/local onde está o terrário).
No Verão, a conversa é outra, provávelmente manténs os 26/27ºC sem ligar o tapete.

A opção é tua, e desde que não optes por lampadas com potencia demasiado elevada ou que sequem demasiado o ar, e possam vir a causar lesões à rã, desde que mantenhas a temperatura ideal, tá tudo tranquilo :wink:

Espero que me tenha explicado bem...
Cumps
Nham Nham como disse num post atrás o impacto das lâmpadas utilizadas para conferir luz (necessária a vários níveis) não é assim tão despiciente. Com as temperaturas verificadas nestes dias consigo manter temperaturas na casa dos +27.º nas zonas mais altas com a aplicação de 2x 2.0.

Este facto em conjunto com a utilização de um BOM tapete no Back ground (no meu caso o tapete tem uma boa potência e cobre cerca de 85% do fundo) é mais do que suficiente para manter as temperaturas adequadas no meu caso.

Mas como dizes as temperaturas internas estão muito dependentes das temperaturas externs verificadas na divisão onde se vai manter o terrários, o que influencia os equipamentos a utilizar.
NhamNham
Membro Veterano

quarta mar 10, 2010 1:57 pm

Exactamente.
Não é possivel algum de nós, que não conhece as temperaturas médias do local onde se vai encontrar o terrário, dizer que vais precisas de X e Y com determinada potencia.

Não digo que as lampadas UVB não aqueçam NADA. Apenas referi o meu caso, que no Verão tinha tudo controlado, com as temperaturas a roçar o limite apenas com as lampadas UVB ligadas. À noite até ligava uma fan para tentar diminuir um pouco a temperatura, porque mesmo com tudo desligado ficava nos 25ºC.

Chegou o Inverno e a coisa foi bem diferente, e a verdade é que nos dias mais frios só com as UVB ligadas, a temperatura devia ficar-se pelos 22ºC/23ºC. Daí eu ter optado pelas nighglo, e até agora recomendo.

Um BOM tapete (como referiste) talves me resolvesse o problema, se o tivesse colocado noutro local que não no fundo. Mas a verdade é que tenho tido más experiencias com tapetes (se calhar por ainda não ter encontrado um BOM), uma vez que mesmo dando 30 ou 40€ por eles, revelam-se com pouco poder de aquecimento.
Daí um ultimamente andar num movimento do género "anti-tapetes" :roll:

Cumps
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”