GC10 Escreveu:Epah nhamnham pa variar 5* obrigado...olha la ja agora hj tive numa loja aqui perto onde so vendem repteis e ele disse k n precisava das night glo nem nd bastava por um tapete de aquecimento nas costas do terrario e com as luzes do ciclo dia noite conseguia ter a temperatura para as ras...k me dizes amigo?
Digo que pode ter razão, como também pode não ter. Conseguir aquecer um terrário é daquelas coisas que só com testes (e dependendo do local onde o terrário se encontra) é que conseguimos determinar da quantidade e potencia das fontes de aquecimento que precisamos.
No meu caso, tenho um tapete no fundo do terrário, e tê-lo ligado e desligado é exactamente o mesmo. Todos os dias choro pelos 30€ que me apodreceram ali por baixo
O tapete nas costas certamente aquecerá mais do que o meu que está no fundo. Ainda assim, lembra-te que se vais por fibra de coco, esta fará com que o calor tenha mais dificuldade em passar, e por consequencia o tapete tenha mais dificuldade em aquecer.
As luzes que fazem o ciclo dia/noite, regra geral (a não ser que faças o ciclo com lampadas de spot ou algo do género.... que diga-se de passagem, que não é aconselhado) não aquecem muito, por isso não vejo grande ajuda.
No verão, tudo bem. Eu no verão mantenho os 29ºC's (que já é uma temperatura a roçar o limite) apenas com as 2 UVB de 26W 2.0, que como sabes, aquecem quase nada.
Com a chegada do Inverno as temperaturas caem a pique, e como o tapete não faz nada, tive de arranjar umas night glo para compensar e poder manter as temperaturas nos 26ºs.
Eu, pela minha experiencia, não me vejo a voltar a usar tapetes. Gosto mais de lampadas e enquanto as puder usar, acho que são melhor opção (ainda para mais falando em animais arboricolas).
Em conclusão, dúvido MUITO que apenas com um tapete que é "abafado" pela fibra de coco, e umas lampadas que nada aquecem, consigas manter temperaturas superiores aos 24ºC/25ºC no Inverno (mais uma vez, depende do quão quente é a tua casa/local onde está o terrário).
No Verão, a conversa é outra, provávelmente manténs os 26/27ºC sem ligar o tapete.
A opção é tua, e desde que não optes por lampadas com potencia demasiado elevada ou que sequem demasiado o ar, e possam vir a causar lesões à rã, desde que mantenhas a temperatura ideal, tá tudo tranquilo
Espero que me tenha explicado bem...
Cumps