Um fórum nunca poderá substituir um veterinário, mas pode aconselhar em alguns casos. Para isso é preciso que tenhamos todos os dados relativos ao animal, e quando digo todos os dados quero dizer (e isto vale pra qualquer animal!):
- espécie/idade/tamanho
- temperaturas (dentro e fora de água, se for o caso)
- humidade (neste caso é irrelevante)
- iluminação (potência/distância)
- substrato/plantas
- tamanho do terrário/aquário
- alimentação (quantidade, frequência e tipo)
- suplementação (quantidade, frequência, tipo)
- comportamentos (se tem andado a arrastar-se pelo solo, se tem bebido muita água, se não tem comido nada há x tempo, etc.)
- fotos (o mais definidas possível neste caso, do animal e até do terrário se for possível)
e devo me ter esquecido de alguma coisa...
Com esta informação toda, talvez alguém com experiência na espécie possa dar uma ajuda. Quanto menos informação for dada mais dificil (quase impossível!) se torna.
Como é óbvio, se o problema aqui parecer complicado, é sempre aconselhável prestar uma visita ao vet.
PF AJUDEM !
Moderador: mcerqueira
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
-
- Membro Júnior
- Registado: terça mar 02, 2010 11:04 pm
Não discordo contigo relativamente ao restante mas:
Como é que sabes o que é um problema complicado???
Como exemplo:
Até o mais pequeno altinho pode significar uma enorme variedade de coisas, pode ser insignificante ou um "tumor". Ninguém aqui te vai conseguir dizer o que é, sem analisar "completamente o animal" ... e caso seja uma "massa" de determinados parâmetros, mesmo o veterinário só após envio de amostra para análise em laboratórios especializados, pode avançar com um diagnóstico.
Este pensamento de: "isto é só uma coisinha de nada" é que leva as pessoas a virem aqui ao forúm perguntar o que fazer porque não querem ir ao vet e pensam que podem resolver em casa.
Contudo como já disse antes, é sempre bom partilhar informação, caso tenham algum animal saudável ou doente, pois pode-se sim prevenir o aparecimento de "doenças" mais comuns, tanto por bom maneio ou como conhecimento prévio de um tipo de doença em determinada espécie...
Desculpem, por me ter afastado do tema que levou ao post deste tópico.
Cumprimentos;
Hvitr Fenrir
Armindo77 Escreveu:Como é óbvio, se o problema aqui parecer complicado, é sempre aconselhável prestar uma visita ao vet.
Como exemplo:
Até o mais pequeno altinho pode significar uma enorme variedade de coisas, pode ser insignificante ou um "tumor". Ninguém aqui te vai conseguir dizer o que é, sem analisar "completamente o animal" ... e caso seja uma "massa" de determinados parâmetros, mesmo o veterinário só após envio de amostra para análise em laboratórios especializados, pode avançar com um diagnóstico.
Este pensamento de: "isto é só uma coisinha de nada" é que leva as pessoas a virem aqui ao forúm perguntar o que fazer porque não querem ir ao vet e pensam que podem resolver em casa.
Contudo como já disse antes, é sempre bom partilhar informação, caso tenham algum animal saudável ou doente, pois pode-se sim prevenir o aparecimento de "doenças" mais comuns, tanto por bom maneio ou como conhecimento prévio de um tipo de doença em determinada espécie...
Desculpem, por me ter afastado do tema que levou ao post deste tópico.
Cumprimentos;
Hvitr Fenrir
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mar 18, 2010 11:20 am
discordo
é sempre bom vir partilhar informação, mas antes de vir aqui convinha ir ao vet, pk falando em repteis, os sintomas quando aparecem visivelmente muitas vezes é tarde de mais
é sempre bom vir partilhar informação, mas antes de vir aqui convinha ir ao vet, pk falando em repteis, os sintomas quando aparecem visivelmente muitas vezes é tarde de mais
<p><strong>Eu gosto mesmo é de sentir a pressão!!!</strong></p>
<p><strong></strong></p>
<p><u></u></p>
<p><strong></strong></p>
<p><u></u></p>
nao..nao sofre de piramidismo..apenas cresceu rapido demais..ja esta estabilizada..nao..o altinho é so d um lado..
tnhu luz uvb propria para tartarugas,tnhu o aquecimentos nos 24/25º..tnhu outra tartaruga cm ela..e nao tem absolutamente nd..come uma vez por dia..é muito mexida,come bem...e continua como se tivesse normal..
eu percebo que isto nao é um vet mas como alguem dise,por vezes ate e bom partilhar informacoes pois alguem podera estar a pasar pelos mesmo
tnhu luz uvb propria para tartarugas,tnhu o aquecimentos nos 24/25º..tnhu outra tartaruga cm ela..e nao tem absolutamente nd..come uma vez por dia..é muito mexida,come bem...e continua como se tivesse normal..
eu percebo que isto nao é um vet mas como alguem dise,por vezes ate e bom partilhar informacoes pois alguem podera estar a pasar pelos mesmo

Já apareceu aqui gente a perguntar se o camaleão está doente porque está a largar a pele (!?). Valerá a pena ir ao veterinário por isto?HvitrFenrir Escreveu:Não discordo contigo relativamente ao restante mas:Armindo77 Escreveu:Como é óbvio, se o problema aqui parecer complicado, é sempre aconselhável prestar uma visita ao vet.
Hvitr Fenrir
Como este exemplo, há vários, como "eye bulging" em DB e camaleões, abrir a boca (gaping), etc.
Qualquer pessoa com o minimo de experiência de répteis rapidamente informa que é normal os reptéis "mudarem" de pele e terem alguns comportamentos desse estilo e poupa-se uma visita ao vet (que até poderia cobrar a consulta).
Todos sabemos que as pessoas irão vir sempre aqui antes de ir ao vet na esperança de não terem de gastar dinheiro (e não é pouco) ou simplesmente porque não têm acesso a vets de répteis, e há de facto alguns "problemas" que podem ser de fácil resolução, se forem dadas as informações todas.
Há casos no entanto, como este, que requerem de facto uma consulta de um veterinério, porque um alto pode ser milhentas coisas. Não digo que o fórum sirva de substituto ao vet, como é obvio, servirá, no máximo, de serviço de triagem. À minima dúvida, veterinário com os bichos.
Abraço.
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
Desculpe armindo, mas tenho de concordar com o fenrir. Não são todas as pessoas aqui do forum que têm 2 dedos de testa para não fazer pseudodiagnósticos apressados a partir de fotos e como se pode observar, até recomendar fármacos, sejam eles em pomada, gotas, etc. Se todos fossem responsáveis, com os conhecimentos no sítio e apenas recomendassem coisas mediante aquilo que sabem, tudo bem. Mas tal nem sempre se verifica...Armindo77 Escreveu: Qualquer pessoa com o minimo de experiência de répteis rapidamente informa que é normal os reptéis "mudarem" de pele e terem alguns comportamentos desse estilo e poupa-se uma visita ao vet (que até poderia cobrar a consulta).
Todos sabemos que as pessoas irão vir sempre aqui antes de ir ao vet na esperança de não terem de gastar dinheiro (e não é pouco) ou simplesmente porque não têm acesso a vets de répteis, e há de facto alguns "problemas" que podem ser de fácil resolução, se forem dadas as informações todas.
Há casos no entanto, como este, que requerem de facto uma consulta de um veterinério, porque um alto pode ser milhentas coisas. Não digo que o fórum sirva de substituto ao vet, como é obvio, servirá, no máximo, de serviço de triagem. À minima dúvida, veterinário com os bichos.
Abraço.
<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>
Isso seria o ideal de facto, mas com a quantidade de miúdos dependentes dos pais (como eu já fui há não muito tempo atrás!:)), normalmente é dificil explicar que se vai gastar 75 euros com uma tarta que custou 10... Já pra não falar na dificuldade de arranjarem vets de répteis, o que às vezes implica uma viagem a outra localidade.ivonegodoia Escreveu:discordo
O primeiro instinto será sempre vir aqui ao fórum e tentar saber se o assunto se resolve de maneira mais "económica" ou se se está a fazer algo de mal no tratamento do bicho que esteja a provocar os sintomas.
Se calhar 20% dos casos até se pode resolver assim (e estamos cá pra ajudar), infelizmente os outros 80% implicam uma ida ao vet, a qual apoio a 100%!
Abraço!
Sim, tb concordo contigo. Aí caberia a cada um falar só do que sabe, o que de facto não acontece muitas vezes... eu não vou mandar pró ar diagnósticos de cobras, se não percebo nada disso! Nem de dragões barbudos, que tive 2 durante 6 meses e não tenho muita experiência e sei de membros que têm e criam DB há anos. Mas há sempre a hipótese de membro mais veteranos corrigirem algum erro que possa surgir...Psynapse Escreveu:Desculpe armindo, mas tenho de concordar com o fenrir. Não são todas as pessoas aqui do forum que têm 2 dedos de testa para não fazer pseudodiagnósticos apressados a partir de fotos e como se pode observar, até recomendar fármacos, sejam eles em pomada, gotas, etc. Se todos fossem responsáveis, com os conhecimentos no sítio e apenas recomendassem coisas mediante aquilo que sabem, tudo bem. Mas tal nem sempre se verifica...Armindo77 Escreveu: Qualquer pessoa com o minimo de experiência de répteis rapidamente informa que é normal os reptéis "mudarem" de pele e terem alguns comportamentos desse estilo e poupa-se uma visita ao vet (que até poderia cobrar a consulta).
Abraço.
Não me interpretem mal, eu sou a favor do vet!

-
- Membro Júnior
- Registado: terça mar 02, 2010 11:04 pm
Discordas com???ivonegodoia Escreveu:discordo
é sempre bom vir partilhar informação

Eu acho que disse que a partilha de informações é sempre necessária.
Cuidado o abrir da boca em répteis normalmente indica uma afecção respiratória (não quando estão a tentar morderArmindo77 Escreveu:Como este exemplo, há vários, como "eye bulging" em DB e camaleões, abrir a boca (gaping), etc.

Quanto ao facto de surgirem este tipo de posts, eu sei que irão sempre existir, contudo agora parecem "ervas daninhas" a surgir de todo o lado.

Em geral foram os cuidados de maneio,alojamento... a partilha de informação e experiência que fizeram com que eu aderisse ao fórum, para poder aprender mais relativamente aos répteis, com outros entusiastas. Que tem sido bastante agradável e já me ajudaram bastante.
Cumprimentos;

Hvitr Fenrir
Caros membros,
Qualquer problema de saúde com um animal deverá ser sempre tratado num veterinário. O fórum não deverá ser utilizado para obter respostas quando um animal está com problemas evidentes que só um profissional de saúde poderá analisar e tratar devidamente.
Melhores cumprimentos,
Qualquer problema de saúde com um animal deverá ser sempre tratado num veterinário. O fórum não deverá ser utilizado para obter respostas quando um animal está com problemas evidentes que só um profissional de saúde poderá analisar e tratar devidamente.
Melhores cumprimentos,