Algumas duvidas..

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quinta jun 17, 2010 12:48 pm

zord Escreveu:
Thorgarth Escreveu:Realmente há aqui alguma falta de informação que seria importante suprir quando se fala nestes assuntos.
Mesmo quando se fala em BCI não podemos afirmar, de forma genérica, que é uma espécie de pequeno porte. Com efeito, e tendo em conta a variedade genética que resulta nas várias "localidades", quer mainland quer "island", é perigosos afirmar que as BCI não ultrapassam os 250cm, e que em média andam na casa dos 160cm ou 180cm.

Espero que sejam devidamente esclarecedoras...
Pois Thorgarth, aí está, não existe regra sem excepção e eu penso que algumas dessas meninas como nos sabemos são alvo de overfeeding por parte dos donos e outras já com algum porte depois tornam-se difíceis de saciar, tendo de se alimentar com mais ou maiores presas e tornando-se num ciclo e numa cobra fora do normal.

Mas sim eu entendo, pois pelo que li, li "they average between 1.3 m and 2.5 m in length when fully grown, but have been known to reach 3.7 m. They are usually weigh around 6 kg"

Tal como acontece nas Dumerili, "Adults usually grow to 2 m in length with the maximum reported to be 259 cm."
O problema das médias em determinadas espécies é bastante menos problemático noutras que por força de diversos factores ocorrem na natureza com características que as permitem diferenciar, no caso em apreço o comprimento e porte.

Obviamente que qualquer um dos exemplares que coloquei, se tivesse sido alimentado de forma mais conservadora, com o objectivo de controlar o crescimento, obviamente ficaria com uma dimensão menor, e aliás podes encontrar informação de criadores nesses sentido (e.g. Gus Rentfro - Rio Bravo Reptiles), ou bem menor.

Com um regime "normal" de alimentação, com presas adequadas a um bom crescimento, uma BCI Colombiana tem o potencial para atingir cerca de 210 a 240cm de média (para as fêmeas), podendo alcançar valores superiores aos +300cm. Esta é uma questão genética...o que me leva a dizer que pessoalmente não me parece que para se atingir estes valores se tenha forçosamente que utilizado uma alimentação agressiva, pese embora necessite de um regime mais condescendente e de serem dadas presas com um "surplus" de valor energético (eg. pdi´s e coelhos).

Claramente também é importante que se diga que o facto de geneticamente terem o potencial para atingirem dimensões maiores que as restantes BCIs´não quer dizer que todas atinjam dimensões extremas, o que pode levar os keepers a tentar forçar tal desenvolvimento através de regimes de alimentação despropositados.
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

quinta jun 17, 2010 12:58 pm

Concordo em pleno com o Thor. Também sou apologista da legalização das Boas constrictor, mas entendo a linha de pensamento.
Existe muita variabilidade de fenótipos dentro da espécie, o que faz com que existam localidades com tamanhos muito díspares. Se é verdade que existem BC's pequenas, como é o caso das Hogg Island, também é muito fácil encontrar localidades que atingem mais de 20kg's sem serem nenhuma sumidade ou excepção à regra. E devido ao cruzamento desregrado de exemplares seria extremamente difícil para as autoridades regular quais é que seriam legais e quais é que seriam proibidas, por isso, cortou-se o mal pela raiz.
<p>
</p>
zord
Membro Veterano
Registado: sexta jun 27, 2008 2:01 pm

quinta jun 17, 2010 1:53 pm

jmangelico Escreveu:Concordo em pleno com o Thor. Também sou apologista da legalização das Boas constrictor, mas entendo a linha de pensamento.
Existe muita variabilidade de fenótipos dentro da espécie, o que faz com que existam localidades com tamanhos muito díspares. Se é verdade que existem BC's pequenas, como é o caso das Hogg Island, também é muito fácil encontrar localidades que atingem mais de 20kg's sem serem nenhuma sumidade ou excepção à regra. E devido ao cruzamento desregrado de exemplares seria extremamente difícil para as autoridades regular quais é que seriam legais e quais é que seriam proibidas, por isso, cortou-se o mal pela raiz.

Pois, é sempre mais fácil proibir tudo do que aprofundar um pouco mais o conhecimento..

Eu estou com o Thor e contigo desde o inicio do tópico, eu sou a favor da legalização das mesmas, mesmo que legalizassem só a subespécie imperator.
<strong>Nuno Caires</strong>
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quarta jun 23, 2010 3:21 pm

... por outro lado é sempre importante ter presente que temos outras espécies legais que apesar de não ser um elemento usualmente mencionado como relevante podem atingir uma dimensão bem consideravel.

Aqui deixo o link para um post referente a uma M. spilota mcdowelli "algo possante" - http://www.moreliapythons.com/forums/sh ... astal-pics
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”