Dragão Barbudo ?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quarta ago 11, 2010 1:54 pm

Existem N tipos de terrários já à venda, de marcas diversas, embora fora das grandes cidades seja mais difícil de encontrar, salvo mandando vir nomeadamente através de compra na internet.

Pessoalmente para um DB não apostaria em vidro (tal como eu fiz no passado). Não porque é negativo para o animal, mas simplesmente porque é menos eficiente em termos térmicos, numa espécie que requer temperaturas altas. Vê os terrários da Pro-cages, nomeadamente o de 120x60x60... http://www.pro-cages.com/?Home...

Em relação à questão dos valores totais em que poderá ficar a aquisição de todo o material necessário, digo-te claramente para estudares bem a aquisição, uma vez que o material para um DB não fica barato, partindo do pressuposto que estamos a falar de custos com o material para um terrário definitivo. Só o terrário em si, se comprado, não ficará nada barato. É no entanto possível, e defendido por muitos como aconselhável introduzir um DB bebé num terrário de menor dimensão, passando apenas posteriormente, quando a necessidade assim o exija, para um terrário maior ou definitivo.

Em relação à problemática da utilização da areia não me vou pronunciar...
filipe95
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2008 9:06 pm

quarta ago 11, 2010 2:07 pm

MiguelK1 Escreveu:Desculpa a minha ignorancia, mas quando te referes ao substracto é o solo do terrario, certo ? Eu estive a investigar um pouco e vi que bastantes criadores diziam que não se deveria por areia nos primeiros 6 meses, mas depois era a vontade... até com o bebedouro se tem que ter cuidado, mas nao te preocupes, so quero mesmo e encontrar um bom terrario a um preço acessivel..aquela ceninha na parte inferior é que é o ventilador/respirador ??

É que tinha visto uns com isso, mas com mais umas 3 bolinhas pretas a filtrar o ar, não sei é se era mesmo essa a funçao delas...
O substrato é o que vai cobrir o fundo ou seja onde o dragao vai andar, o que acontece é que os dragoes usam a lingua para cheirar, ao cheirar engolem pequenos graos de areia o que ao fim de muito cheirar causa impactaçao intestinal o que da em morte, portanto como podes ver as idades nao sao para aqui chamadas, se ja ha tantas coisas a desafiar o estado saudavel de um Db, porque inventar mais uma?
MiguelK1
Membro
Registado: quinta abr 29, 2010 8:30 am

quarta ago 11, 2010 2:10 pm

Sim, de facto tens razão, prefiro jogar pelo seguro.

Já agora se eu tentar fazer o meu proprio terrario, comprar as madeiras..pregos.. achas que ronda que preço ?

Vou tentar seguir este gajo:

http://www.naodigo.com/2008/08/como-faz ... parte.html
filipe95
Membro Veterano

quarta ago 11, 2010 2:13 pm

Thorgarth Escreveu:Existem N tipos de terrários já à venda, de marcas diversas, embora fora das grandes cidades seja mais difícil de encontrar, salvo mandando vir nomeadamente através de compra na internet.

Pessoalmente para um DB não apostaria em vidro (tal como eu fiz no passado). Não porque é negativo para o animal, mas simplesmente porque é menos eficiente em termos térmicos, numa espécie que requer temperaturas altas. Vê os terrários da Pro-cages, nomeadamente o de 120x60x60... http://www.pro-cages.com/?Home...
Exato terrarios nao falta, nao sou a melhor pessoa para discutir isso porque nao conheço quase marca nenhuma de terrarios
Em relação à questão dos valores totais em que poderá ficar a aquisição de todo o material necessário, digo-te claramente para estudares bem a aquisição, uma vez que o material para um DB não fica barato, partindo do pressuposto que estamos a falar de custos com o material para um terrário definitivo. Só o terrário em si, se comprado, não ficará nada barato. É no entanto possível, e defendido por muitos como aconselhável introduzir um DB bebé num terrário de menor dimensão, passando apenas posteriormente, quando a necessidade assim o exija, para um terrário maior ou definitivo.
Penso que comprar um terrario quando é pequeno outro quando juvenil e outro para adulto ira ficar bastante mais caro..
Em relação à problemática da utilização da areia não me vou pronunciar...
Espero que concordes comigo :o
Thorgarth
Membro Veterano

quarta ago 11, 2010 3:16 pm

filipe95 Escreveu: Espero que concordes comigo :o
Não concordo, de forma alguma, com a afirmação peremptória que a utilização de areia como substrato para DB´s é sinónimo de morte por impactação, ou mesmo que essa utilização represente um risco relevante, salvo se:

- o exemplar apresentar algum problema, grave, de saúde, que lhe impossibilite expurgar a areia que pontualmente possa ingerir. Em exemplares saudáveis a ingestão pontual de areia (pequenas quantidades) não se configura como situação de risco uma vez que vai sendo "libertada" pelo organismo de forma natural;

- O exemplar em questão apresentar um comportamento anormal, como uma fixação grande na areia, ingerindo quantidades anormais, que o seu organismo não consegue processar.

Posto isto também não defendo a utilização da areia como o único elemento utilizado ao nível do solo. Antes deverá ser conjugado com a utilização com outros elemento como rocha e/ou troncos. Ou seja, ainda que a base do substrato seja constituída por areia deverão ser colocados vários elementos ao nível do solo.

Não quero com isto dizer que entenda ser este o melhor substrato, pois a escolha até nem é nada limitada. E não me choca nada, bem pelo contrario, que exemplares bebés possam ser mantidos noutro tipo de substrato mais user friendly.

Pessoalmente entendo que o melhor seria um solo arenoso (terra com alta percentagem de areia) ou um solo argiloso (sendo que também aqui este apresenta, naturalmente, uma percentagem elevada de areia e "pó").

Reparem que existem várias espécies de Pogona, incluindo o vitticeps, que habitam zonas desérticas com solo constituído maioritariamente por areia (e.g. Simpson desert, onde aliás são uma das presas favoritas de alguns varanus), assim como outros habitam zonas costeiras em rochas e penhascos...
filipe95
Membro Veterano

quarta ago 11, 2010 3:30 pm

Espero que tenhas entendido que eu nao estava a diizer que se alguem utilizase areia como sustrato de certessa absoluta que o animal ia morrer, se entendeste assim entrepertaste mal.
Pronto, se ao substrato for adicionado pedras, trocos e outros elementos que nao so areia, ja me parece ser mais seguro, mas ainda assim tenho algum receio...
E se alguem ainda assim quiser ter areia que pelo menos o alimente num terrario a parte.
Isto da areia é um assunto que ja é discutido ha muito tempo por muita gente e nao somos nos que o vamos resolver portanto cada um segue o caminho que quer :D
filipe95
Membro Veterano

quarta ago 11, 2010 3:34 pm

MiguelK1 Escreveu:Sim, de facto tens razão, prefiro jogar pelo seguro.

Já agora se eu tentar fazer o meu proprio terrario, comprar as madeiras..pregos.. achas que ronda que preço ?

Vou tentar seguir este gajo:

http://www.naodigo.com/2008/08/como-faz ... parte.html
Depende subertudo da madeira que é, pinho talvez ronde nos 50 €, eu nao sei porque no meu utilizei aglomerado que por sinal é bem carote (100€ tudo).
Mas isso nada melhor que ir ao aki, leroy, maxmat qualquer uma dessas e ver preços...
MaximusHawk
Membro
Registado: quarta mar 24, 2010 2:24 pm

quarta ago 11, 2010 6:28 pm

nunca ficara tudo abaixo dos 250/300euros

tudo

todo o material, terrario, animal, etc...
RENAT0
Membro Veterano
Registado: domingo dez 28, 2008 2:14 pm
DRAGÃO BARBUDO

quarta ago 11, 2010 11:46 pm

MOço as cenas que deves ver sao "respiros" ( entradas de ar) feitas com uma grelha que contem rede mosquiteira, para os insectos nao entrarem nem sairem ( no caso do alimento vivo) do terrario...
<strong>Blizzard </strong>
MiguelK1
Membro

quinta ago 12, 2010 6:46 am

Ok, obrigado pela vossa ajuda, ja tenho quase tudo preparado, depois ponho aqui algumas fotos, ja agora so uma pergunta...vi um video no youtube dum gajo que mantinha 2 tipos de repteis diferentes...um era o DB, o outro nao o reconheci ( nao tenho muito experiencia na materia ), mas isso e possivel ? Terem-se 2 raças diferentes no mm terrario ? Por exemplo um DB e um Rhacodactilus Ciliatus ou Chamaleo Calyptratos, whatever... ?

P.S: So um aparte, deverei comprar um recipiente a parte para ele se alimentar, ou aprende no seu " habitat natural " ? Faz-me uma beca de impressao, pegar aquelas baratas que correm 1km por segundo.. e não só, tenho que andar todos os dias a comprar isso ? Ja vi lojas que vendem 40 grilos...eu dou-lhe isso tudo praticamente num dia, certo ? ( Quando ja tiver grande ) E se ele já não quiser mais ? O qeq eu faço ? Guardo-as no bolso ? Lol por favor alguma ajuda neste assunto.
filipe95
Membro Veterano

quinta ago 12, 2010 8:23 am

O melhor mesmo é esquecer as misturas :wink: ...
Acho sempre bonito um recepiente para meter saladas, tenerio e afins(os grilos e as baratas é que vai ser a porra!)
Tens uma opçao que estou a pensar comprar (vivicator), parece porreiro, acho que o alimento morto deve ser uma nadinha mais caro
Thorgarth
Membro Veterano

quinta ago 12, 2010 10:41 am

MiguelK1 Escreveu:Ok, obrigado pela vossa ajuda, ja tenho quase tudo preparado, depois ponho aqui algumas fotos, ja agora so uma pergunta...vi um video no youtube dum gajo que mantinha 2 tipos de repteis diferentes...um era o DB, o outro nao o reconheci ( nao tenho muito experiencia na materia ), mas isso e possivel ? Terem-se 2 raças diferentes no mm terrario ? Por exemplo um DB e um Rhacodactilus Ciliatus ou Chamaleo Calyptratos, whatever... ?

P.S: So um aparte, deverei comprar um recipiente a parte para ele se alimentar, ou aprende no seu " habitat natural " ? Faz-me uma beca de impressao, pegar aquelas baratas que correm 1km por segundo.. e não só, tenho que andar todos os dias a comprar isso ? Ja vi lojas que vendem 40 grilos...eu dou-lhe isso tudo praticamente num dia, certo ? ( Quando ja tiver grande ) E se ele já não quiser mais ? O qeq eu faço ? Guardo-as no bolso ? Lol por favor alguma ajuda neste assunto.
Este post coloca-me sérias dúvidas sobre a tua capacidade para manteres um animal com as características de um réptil...

Não, não podes manter um DB com um ciliatus, por uma enorme variedade de razões, de entre as quais saliento (e que me pareceria a mim de mínimo bom senso):
- Temperaturas e humidade relativa completamente oposta. As temperaturas ideais para os ciliatus situam-se na casa dos 25.º graus diurnos (por vezes com hot spots de 27.º ) descendo para os 22.º nocturnos. Temperaturas acima dos 28.º são stressantes e perigosas. Nos DB´s, por seu lado, 28.º diurnos só no lado frio, com temperaturas que atingem os 43.º ou 44.º no bastking spot.
- Humidades. No caso dos DB´s, devido à aridez do seu habitat, a humidade deve situa-se na casa dos 30%. Já os ciliatus precisam de bastante mais humidade.
- E depois tens o problema da predação .... Upsss, um ciliatus a menos!!

Em relação ao alimento, pois acho que vais ter que ter uma abordagem diferente. Pessoalmente penso que estar a comprar grilos em doses diárias é um erro, sai mais caro, e ficas sem reservas caso haja falhas na entrega. Em qualquer caso já deverás ter lido que não se deve dar o alimento vivo tal como chegam das lojas. Deve ser feito primeiro o que se designa como gutloading, ou seja, alimentar apropriadamente o alimento para que ele tenha uma valor nutricional minimamente aceitável para o nosso animal. Para tal precisas de ter condições para manteres o alimento vivo durante, pelo menos alguns dias, alimenta-los e hidrata-los.
Deverás colocar alimento à disposição do DB até que ele deixe de aceitar, quando bebé, duas a 3 vezes por dia. O que sobrar voltar para o recipiente onde os manténs.
MiguelK1
Membro

quinta ago 12, 2010 11:56 am

Thorgarth agradeço o voto de confiança, lol. Bem... como poderás imaginar eu baseio-me naquilo que vejo, leio e me é dito, eu sei que cada animal exotico tem a sua temperatura, humidade, etc. Mas, volto a repetir, eu vi um video em que um individuo mantinha os 2 animais( de raças diferentes) no mesmo terrario, (ainda vou procurar isso de novo), como podes calcular pelos meus posts, eu so a cerca de 1 semana é que me comecei a interessar mais intensamente por repteis e anfibios..estou em fase de aprendizagem, por isso é que vos pergunto tantas coisas, prefiro saber o essencial do que ir buscar um DB e andar sempre sem saber o que fazer, a inundar o forum de topicos de ajuda.. :roll:

Obrigado pelo teu esclarecimento quanto ao alimento, como podes calcular no youtube so vês é gajos a porem alimento vivo, e isso tava-me a deixar um pouco intrigado.. de facto tambem tinha pensado nisso, comprar um recipiente a parte, mas o que me deixo na duvida, é novamente as temperaturas, se por exemplo, eu comprar um daqueles recipientes que servem de reproduçao, é suficiente ? Mantinha-as lá se fosse possivel.

Cumpz :wink:
geckomorphs
Membro Veterano
Registado: sexta mai 22, 2009 12:24 pm

quinta ago 12, 2010 12:14 pm

MiguelK1 no youtube vê-se coisas horríveis que não são exemplo para ninguém...Quanto a manteres dois animais de espécie diferente no mesmo terrario, nem por hipótese se coloca essa questão, isto porque as necessidade de ambos são diferentes e alem disso temos o factor stress presente...
Por isso essa ideia esta fora de questão... :wink:
MiguelK1
Membro

quinta ago 12, 2010 12:25 pm

Sim sim..já percebi isso, não me deêm mais na cabeça lol Eu so quero mesmo os meus 2 DB's ( Macho e Femea ), essa duvida de ter 2 repteis diferentes era uma curiosidade..nada mais.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”