Não tão nova tartaruga

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

zeturtle
Membro Júnior
Registado: segunda nov 22, 2010 6:18 pm

terça nov 23, 2010 8:49 pm

StealthSnake Escreveu:Elas costumam ir para lá de dia para dormirem. Pelo menos a minha só lá vai dormir as sestas. Se tens a certeza que ela sobe, então fica descansado que ela logo dá com o sítio.

A lâmpada UVB tem de estar virada para o aquário, não muito longe mas também não muito perto. Uns 30cm, 40cm talvez. Não sei bem, nunca utilizei compactas e não sei se é a mesma distância das tubulares. Alguém já te elucida melhor. :wink:
Eles dizem 30 cm, mas o aquário fica em cima de uma mesa, acham que convém ter um "foco" para não se "escapar" luz para as pessoas?

Pure, ya, a caixa diz isso, costumam usar mais de 12 meses?

Mais uma questão, as 12h de sombra que recomendam, é sombra total, ou é só a lâmpada delas que tem de estar desligada.
Costumo trabalhar perto dela e tem dias em que acaba por ficar poucas horas sem "luz", pois saio cedo de casa e deixo logo as janelas abertas e às vezes ainda fico a trabalhar até tarde, logo, tem de aguentar com as luzes acesas...
element Escreveu:Não aconselho esse tipo de aquecedores.
Boa noite, quais as razões para não aconselhar? Está a falar do termostato fechado, certo?
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

terça nov 23, 2010 9:04 pm

Porque não tem regulação de termostato, o que leva a um não controlo de temperatura da água. Esse tipo de aquecedores funciona de uma forma continua e a temperatura da água vai depender de factores como temperatura ambiente e volume de água.
Daddycool
Membro Veterano
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

quarta nov 24, 2010 2:15 am

Tens no Leroy por 3 € uns temporizadores para ligares a lampada. Assim não precisas de te preocupar em andar sempre a ligar e a desligar luzes.

Pode-me ter escapado mas que filtro tens no aquário? Uma hipótese, para manteres a água limpa durante mais algum tempo é alimentá-la fora do aquário, numa tupperware aí com 1/2 litro de água do aquário.

Não te esqueças de não encher o aquário com água directamente da torneira. Tens uns condicionadores que tratam a água. Se possível coloca a água tépida no aquário e não fria para não haver grandes variações de temperatura.

E fizeste bem em aumentar o nível da água, as corcundas do mississipi são excelentes nadadoras. A minha dorme debaixo de água e só usa a plataforma uma meia hora por dia para se esticar ao sol, ou neste caso, à lampada. Tem atenção é ao facto dela ter alguma forma de poder escapar. São excelentes trepadoras tb.

Cumprimentos.
zeturtle
Membro Júnior

quarta nov 24, 2010 11:05 am

element Escreveu:Porque não tem regulação de termostato, o que leva a um não controlo de temperatura da água. Esse tipo de aquecedores funciona de uma forma continua e a temperatura da água vai depender de factores como temperatura ambiente e volume de água.
Um dos problemas do termostato é realmente eu não poder definir a temperatura, pois poderia ajustar melhor, mas se vissem as "brincadeiras" que ela já fez com o termostato, perceberiam o meu descanso em ter um forrado desta forma e com o fio protegido (fio esse que ela arranjou maneira de servir de baloiço).
Não percebi a questão de funcionar de forma contínua, isso quer dizer o quê?
Percebo a influência que a temperatura ambiente e o volume de água tenha, menor temperatura ambiente e maior volume de água, implica mais tempo de funcionamento do termostato, mais tempo para aquecer a água, é isso?
Daddycool Escreveu:Tens no Leroy por 3 € uns temporizadores para ligares a lampada. Assim não precisas de te preocupar em andar sempre a ligar e a desligar luzes.

Pode-me ter escapado mas que filtro tens no aquário? Uma hipótese, para manteres a água limpa durante mais algum tempo é alimentá-la fora do aquário, numa tupperware aí com 1/2 litro de água do aquário.

Não te esqueças de não encher o aquário com água directamente da torneira. Tens uns condicionadores que tratam a água. Se possível coloca a água tépida no aquário e não fria para não haver grandes variações de temperatura.

E fizeste bem em aumentar o nível da água, as corcundas do mississipi são excelentes nadadoras. A minha dorme debaixo de água e só usa a plataforma uma meia hora por dia para se esticar ao sol, ou neste caso, à lampada. Tem atenção é ao facto dela ter alguma forma de poder escapar. São excelentes trepadoras tb.

Cumprimentos.
Já tinha pensado nisso que me tinha esquecido de comprar o temporizador, ninguém me respondeu se faz mal aos seres humanos a exposição aquelas lâmpadas... :roll:

Não tinha filtro, sempre fiz mudanças de água completas, com ela sempre protegida das variações de temperatura, agora vou ter de comprar o filtro que carregar com esta água toda já não é tão fácil, acho que vou comprar filtro, juntar o carvão activado, no filtro como recomendam e fazer apenas trocas parciais de água.

Sempre com a atenção às variações de temperatura, agora com o termómetro, também facilmente controlo a temperatura da água nova que entra.

Uso Reptosafe sempre que troco a água, já vinha com o kit desde o início.

Ela agora já nada melhor, mas ainda parece meio desajeitada, mas já a vi subir a plataforma ontem e já mordiscou meio stick :D

Sim, aprendi cedo que ela era uma excelente trepadora, apanhei um susto...
Estava a mudar a água do aquário logo nos primeiros dias, devia ser a segunda vez, coloquei-a, como sempre, num recipiente sossegada enquanto lavava o aquário e punha água nova.
Tive a infeliz ideia de colocar uma pedrinha pequenina, para ela não ficar, tadinha, sozinha no recipiente.
Vou tratar da lavagem e da colocação de água, volto uns bons minutos depois para o pé do recipiente... nada de tartaruga :o ...
ninguém tinha mexido nela, não se via em lado nenhum...
tive de correr tudo, ela, estava, num cantinho da divisão, no chão, a metros do recipiente (que estava em cima de uma mesa), ainda hoje me interrogo como conseguiu, saltar o recipiente (usou a pedra claro), sair da mesa, descer, andar sei lá por onde, fugir para o canto e ainda estava a tentar subir o rodapé quando a encontrei... foi um susto :o
Daddycool
Membro Veterano

quinta nov 25, 2010 5:57 pm

Se te referes à lampada UVB penso que não. Após 6 meses de uso no aquário convém trocá-la. Já li algures que podes usar a lampada substituída em casa como lampada normal.
zeturtle
Membro Júnior

segunda nov 29, 2010 3:33 pm

Daddycool Escreveu:Se te referes à lampada UVB penso que não. Após 6 meses de uso no aquário convém trocá-la. Já li algures que podes usar a lampada substituída em casa como lampada normal.
Ok, thanks.

Update:
Neste momento ando a procurar um candeeiro regulável, para colocar a lâmpada a 30 cm da zona seca.
Tenho lâmpada, casquilho, mas o candeeiro regulável era para casquilhos pequenos e a lâmpada não dá, o outro não tem forma de ficar a 30 cm e estável, como fizeram?

Já vi fotos de pessoal com candeeiros daqueles de "mola", deve ser uma boa forma de manter à distância correcta.

Quanto à turtle, já come sticks como uma turtle bonita :lol: tenho é sempre de os partir ao meio e mesmo assim, destrói-os todos, parte dessa metade vai para a água porque não cabe na boca :roll: mas hoje levou um camarão de guloseima e foi inteirinho para dentro... :twisted:
zeturtle
Membro Júnior

quinta dez 23, 2010 10:13 am

Em primeiro lugar um Bom Natal para todos :D

Algumas questões:
Pedras de cálcio:
As pedras de cálcio que colocam na água duram mais ou menos um mês?
Parte Seca:
Tenho uma ilha, colocada à parede do aquário, a servir de parte seca e tive de substituir a fita antiga, mas não resultou muito bem e continua a faltar uma escada para ela, então decidi construir eu a parte seca, vou fazer como vi nalguns tópicos do fórum, comprei o silicone, mas estou na dúvida com o material para a rampa. Pode usar aquele acrílico? Ou devo usar vidro temperado?
Tenho medo que ela se magoe no vidro, mas dá para pedir para "polirem"(?) as pontas e arredondar?
O acrílico ficaria mais leve, e já não precisaria de colar pedra para ela subir, isto na parte da rampa, mas na parte da plataforma, o acrilíco aguenta estar exposto à lâmpada UV?
ReptoSafe:
Ontem pedi para me comprarem alguns produtos para a tartaruga, entre os quais o reptosafe, na altura quando estavam a fazer compras ligaram-me a dizer que não havia aquela marca, mas estava lá outro.
Mas isto não tem nada a ver pois não? Vou ter de comprar o outro, para tirar o cloro, mas agora fiquei na dúvida, alguém usa isto?
Imagem
Nunca tinha ouvido falar, fala em limpeza do areão e da água, mas eu nem uso areão.
Alguém usa? Ou simplesmente devolvo quando for tentar arranjar o reptosafe?
Transporte:
Nesta altura de festas tenho uma grande dúvida, eu sei que as tartarugas são independentes e podem aguentar dois dias sem comer, mas não me agrada nada deixá-la sozinha, ainda por cima agora que anda uma artista a tentar escalar por todo o lado...
Já li o grande tópico da mudança de tartarugas até Inglaterra e pensei que era possível, mas fico na dúvida do que será melhor para a turtle.
No máximo ficará 2 noites sozinha, mas ela anda a comer bem, não queria deixá-la dois dias sem comer.
Por outro lado, sei que elas não podem apanhar diferenças de temperatura, dentro do carro na viagem consigo manter a temperatura do carro e iria dentro de água, mas nas mudanças entre casas, tenho um pouco de receio.
Alguém já passou por isto? Como costumam fazer?
Tupperware para não sentir a mudança de temperatura na rua?
Sempre dentro de água?
:oops: As tartarugas enjoam? :oops:
Daddycool
Membro Veterano

sexta dez 24, 2010 12:05 am

Boas.

Por acaso uso exactamente esse produto o Nutrafin turtle clean. Normalmente quando faço as TPA. Supostamente transforma os resíduos organicos da tartaruga em fonte de alimento para as bactérias benéficas. Normalmente uso uma tampa por semana. A tartaruga ainda é pequena, penso que é o suficiente.

Em relação à tua outra dúvida. A tartaruga aguenta perfeitamente 2 dias sem comer mas...podes sempre comprar um doseador de comida que é uma solução eficaz para as ausências prolongadas.
gongasgt
Membro Veterano
Registado: sábado set 18, 2010 11:52 am

segunda dez 27, 2010 11:41 pm

olha por enquanto o teu aquario esta bom quando ela crescer um pouco vais ter de o mudar(tal como eu).
isso da agua ate a carapaça nem penses!ela precisa de uma zona de agua tal e qual como um aquario por isso enche-o quase ate cima com uma margem de seguranca para ela nao saltar,e uma zona seca no teu caso como tens um aquario comprar uma plataforma flutuante no loja de animais.no futuro aquario escolhe um aquaterrario que tem zona seca incorporada.tipo o meu.
depois como o teu aquario e de 12 litros com pra um termostato de 25w e nao a deixes hibernar pois ainda e muito nova.se tens esse aquario que falas depois compra um filtro e um termometro.deves por areao no fundo do aquario e algumas pedras lisas.trata bem da tua tartaruga :wink:
vou te enviar uma foto que tenho aqui do meu aquaterrario para veres como e:

Imagem

espero ter ajudado.
Última edição por gongasgt em sexta dez 31, 2010 12:48 pm, editado 1 vez no total.
zeturtle
Membro Júnior

terça dez 28, 2010 11:44 am

Oi.
Obrigada a todos, acabei por conseguir que a tartaruga tivesse alguém que fosse olhar por ela todos os dias :D

Não conhecia esse produto, acho que será mais útil para quando tiver um aquário maior, neste momento, acabo por fazer trocas totais de água de vez em quando.

Em relação ao tamanho do aquário, sei que tenho de o mudar, por enquanto está cheio de água (até 5cm do rebordo), tenho a ilha colada às paredes, ela tem espaço para nadar à vontade, não tenho areão, tenho pedras lisas grandes.

O termostato é já de 50W, não valia a pena estar a comprar um mais pequeno e o objectivo é ele manter a temperatura.

Bom ano
:D
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

terça dez 28, 2010 12:06 pm

gongasgt onde está lâmpada de uvb?

Espero que não estejas alimentar a tartaruga de camarões, apenas!!! Isso dá-se 1 vez por acaso e se não deres ela não perde nada...
gongasgt
Membro Veterano

terça dez 28, 2010 12:37 pm

vitor a lampada ubv como tirei a foto muito perto do aquario nao se ve mas tenho-a e numa boa localizacao.
no forum:tartaruga comecar do zero a que passo a dar o link:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 79#1359679
num topico de conversa tambem la publiquei fotos com a lampada á vista,se tiveres interesse.
quanto a alimentacao e claro que nao!nao sou maluco.costumo dar os camaroes da tetra ricos em vitaminas,agora ate comprei da friskes camaroes e uma coisa chamada multiflocs que e parecido mas tem vitaminas e outras substancias vitais para o desenvolvimento das tartas.
mas atencao todo o tipo de camaroes sao so a SOBREMESA!o resto da alimentacao baseia-se um bocado em granulado tambem comprei de varias marcas:tetra,tartafood,tenho uns que comprei numa loja de animais e o senhor entregou-me numa saquinha por isso nao sei a marca mas acabam esses por ser os melhores.
ja tentei dar vegetais,carne ou peixe cru mas nao pega muito com elas...
falta alguma coisa?
gongasgt
Membro Veterano

terça dez 28, 2010 12:48 pm

mas houve zeturtle quanto ao filtro que dizias que nao conhecias:
o filtro nao te impede de mudar a agua apenas reduz o nº de vezes que a mudas.
e eu nao sei muito mas acho que o deves comprar o quanto antes nao esperes por ter um aquario maior pois afinal de contas ja tens um aquario de 12l em vidro que apesar de pequeno e bom e ele ja necessita de um filtro os unicos aquario que nao o necessitam sao os aquario de plastico pequenissimos em forma de rim ou pulmao como quiseres.
quanto a teres so as pedras nao sei nunca pus a experiencia mas digo te que a funcao do areao nao e enfeitar o areao recolhe os restos de comida e fezes depois de os mesmos ganharem peso e descerem sendo uma especie de filtro natural.
acho que deves comprar essas duas coisas mas estas a ir bem.
boa sorte com a tua tarta ela que se ache sortuda por ter um dono que se preocupa com ela. :wink:
Herp
Membro Veterano
Registado: terça out 26, 2010 7:08 pm

terça dez 28, 2010 1:40 pm

TurtleLover Escreveu:Por cima dessa zona seca deves de ter uma lâmpada de UVB a uma distância nunca inferior a 30cm...
Atenção... Correcto é "nunca superior a 30 cm" ;)
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

quarta dez 29, 2010 5:43 pm

Gongasgt, edite(o(s) post(s)) e redimendione as fotos para 640*480 :wink:
Como estão dificultam muito a leitura.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”