Eu não sei se percebeste bem a parte da alimentação. Elas comem dentro de água. O facto de reduzires a força do filtro não impede que os restos fiquem na água, o que contribui para a poluir.
Além de que, no meu caso, a tartaruga come e faz as suas necessidades dentro da tal tupperware e tudo em 15 minutos. Não estou a dizer que todas façam o mesmo ou que a minha está ensinada

, mas tem sido automático. Imagina que a tua faz o mesmo. Numa semana já tens umas gramas valentes de restos de comida e fezes que não estão na água onde ela vive. Só não tenho este procedimento nos dias em que está muito frio para não haver grandes mudanças de temperatura.
Em relação ao aquário que queres comprar. Eu vou-te falar por experiencia própria. Eu tb comecei por um rim, depois aproveitei um aquário que me ofereceram que era sensivelmente do tamanho do teu, até que pouco depois também me ofereceram um aquário com 1 metro de comprimento mas estreito que leva somente 120 litros.
Mas eu ainda não estava safisfeito e andei a ver no OLX aquários em 2ª mão de 1,20m e 1,50m de comprimento com litragens enormes, troquei vários mails com vendedores e cheguei à conclusão que ainda não tinha curtido o aquário que tinha e já estava a pensar em mais e mais e mais.
Optei por esperar e ir "construindo" o aquaterrário ao meu gosto, observando o comportamento da tartaruga, o que podia ir alterando em termos estéticos e práticos e digo-te que essa fase ainda não passou. Há sempre qualquer coisa que pode melhorar, dentro dos gostos de cada um é óbvio, uma pedra mais para esquerda, um fundo mais porreiro, a plataforma de uma maneira diferente, umas plantas de plástico aqui e ali, a iluminação, etc, etc. Mais uma vez digo-te que estou a falar na minha experiência porque o meu conhecimento de tartarugas e aquários era nulo.
E eu acho que o gozo em ter um animal passa também por aí. Por seres tu a proporcionar o melhor habitat possível às tartarugas e ao mesmo tempo teres o prazer de com pequenas alterações melhorares visualmente o aquaterrário e observares a tartaruga a explorar o mundo que lhe criaste.
Um conselho: não te precipites na compra de um aquário. Vai com calma que as tartas ainda são pequenas, vai aprendendo através dos seus comportamentos, de muita leitura e continua a juntar umas pastas. Deixa amadurecer bem a ideia do que realmente queres e quando te sentires menos perdido e com a noção exacta do estás a fazer aí sim, deves investir. E de preferencia em algo definitivo.
Cumprimentos