Dúvidas - Tartarugas Aquáticas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Vigor
Membro Júnior
Registado: domingo jul 15, 2007 10:41 pm

domingo jan 23, 2011 5:09 pm

Obrigado Tekilla pelo bom conselho :D e já agora aproveito também para dizer que a água salgada ajudou imenso a retirar parte do cheiro, mais uma vez peço desculpa pelo incómodo mas estava preocupado.

Abraços a todos!
Zoomer34
Membro
Registado: segunda fev 23, 2009 7:02 pm

domingo jan 23, 2011 7:30 pm

Eu comprei uma plataforma de cortiça para colocar no aquaterrário mas reparei que fazia a água ficar amarelada, então pesquisei na net, e vi um tópico sobre este assunto noutro fórum, onde diziam que se tinha de ferver a cortiça e que depois de algumas fervuras deixava de fazer a água ficar amarela.
Isto já aconteceu a alguém? Acham que este método resulta, ou conhecem outros melhores?

Cumps Zoomer34 :wink:
StealthSnake
Membro Veterano
Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...

domingo jan 23, 2011 7:52 pm

A parte seca dos meus tritões é de cortiça. Fervi aquilo e nunca mais me deu problemas.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
Zoomer34
Membro

domingo jan 23, 2011 9:32 pm

Quantas vezes? Eu já fervi duas e ainda fica um bocado suja a água, mas vou passar por água fria e ver se ainda fica a água amarelada, já vi pessoas a dizerem que à terceira ainda não tinha resultado, mas fizeram mais umas quantas vezes e depois nunca mais deu problemas. Ferves como? Metes na panela com água a ferver no fogão :lol: Era aí que a minha mãe me matava :lol: Mas secalhar até resulta e eu é que tou aqui feito otário :? :P

Cumps, Zoomer34 :wink:
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

domingo jan 23, 2011 10:00 pm

quando são cortiças ou troncos pequenos para aquarios, meto a ferver no fogão durante uma meia hora
<p><a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ia/</a></p>
<p>&nbsp;<a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
Zoomer34
Membro

domingo jan 23, 2011 11:05 pm

Pois, mas o pior é arranjar uma panela suficientemente grande, porque a plataforma é bem grande, e não tenho nenhum panelão em casa :P Tem de ser aos bocados, fervo a água e meto numa balde... senão não cabe.
Daddycool
Membro Veterano
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

domingo jan 23, 2011 11:28 pm

Depois de ferver mete num balde com água e sal e vai mudando a água até ela deixar de ficar amarelada.

Andei duas semanas a "dar banho" a um tronco para meter no aqua até ele deixar de sujar a água e depois de pronto, meti no aqua e não gostei... :roll:
Zoomer34
Membro

domingo jan 23, 2011 11:40 pm

Daddycool Escreveu:Depois de ferver mete num balde com água e sal e vai mudando a água até ela deixar de ficar amarelada.

Andei duas semanas a "dar banho" a um tronco para meter no aqua até ele deixar de sujar a água e depois de pronto, meti no aqua e não gostei... :roll:
Isso é que é pior :lol: Mas isso da água com sal resulta mesmo? E depois não dá problemas no aqua? Por causa da salinidade?
Daddycool
Membro Veterano

segunda jan 24, 2011 12:33 am

Vou fazer copy/paste de um forum onde falam deste assunto:

"Como tratar um tronco para aquário

Escolhido o tronco está na altura certa de tratá-lo. A primeira coisa a fazer é lavá-lo bem em água corrente. Use uma escova (eu utilizo uma grosa) para retirar a sujidade superficial. O segundo passo é colocá-lo dentro de um recipiente adequado ao tamanho do tronco, no qual nunca tenha sido usado qualquer tipo de produto químico. Encha-o com água a ferver, deixe alguns minutos e deite a água fora (repetir este processo num mínimo de três vezes). O próximo passo (3º) é deixar o tronco, nesse recipiente, com água e sal grosso (2 colheres para cada 5 litros) durante uma semana. Depois lave-o bem em água corrente e deixe-o dentro do recipiente em água sem sal, todo coberto, durante o tempo necessário ao seu afundamento, trocando a água nos primeiros cinco dias e depois de três em três dias. O quinto passo, ferver o tronco/raiz durante um período de tempo não inferior a 30 minutos. Para os troncos comprados deve-se proceder ao 5ºpasso. Por último, pôr o tronco no aquário depois de arrefecido."

"Tratamento com sal grosso
1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, adicionando 4 colheres de chá para cada litro de água;
2. Completar a água do recipiente para manter o tronco sempre submerso.
Tempo requerido para deixar de tingir a água: 25 dias "
Zoomer34
Membro

segunda jan 24, 2011 12:55 am

Chiiiii, esse tratamento leva praí um mês não? Mas resultou?
Por agora vou fazer mais uma ou duas fervuras e ver se resulta assim...
Daddycool
Membro Veterano

segunda jan 24, 2011 10:24 am

Compraste a cortiça numa loja, não deve demorar tanto tempo assim de certeza.

Ferves e deixas ficar de molho e acho que em pouco tempo tens o problema resolvido.
Zoomer34
Membro

segunda jan 24, 2011 12:17 pm

Pois tens razão, já se nota a diferença a cor com que a água fica não é tão escura agora, hoje vou deixar de molho. Não tem mal ficar ao sol pois não?
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

segunda jan 24, 2011 1:52 pm

Quanto aos troncos e cortiças, quando cabe coloco no autoclismo, ao fim de 1 mês já não liberta qualquer cor. Sai mais barato com menos trabalho.

Quanto a sites tens:
Este tem muita coisa e dá uma ideia da diferença de preços com Espanha
http://www.tablonia.com/anuncios/090601/

Este foi o que esteve na Avisan e alem de ser criador parece ser honesto
http://tortuland.org/index.htm
O ivixotics não é criador e há queixas. De qualquer modo não aconselho a comprar pelo correio.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jan 24, 2011 4:02 pm

Apalone Escreveu:Quanto aos troncos e cortiças, quando cabe coloco no autoclismo, ao fim de 1 mês já não liberta qualquer cor. Sai mais barato com menos trabalho.

.
ó pá, belíssima ideia. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

gongasgt
Membro Veterano
Registado: sábado set 18, 2010 11:52 am

segunda jan 24, 2011 4:29 pm

se nao quiserem levar um mes a corticas a venda ja preparadas para estar em aquarios em todas as petshpos acho,pelo menos a que eu vou tem.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”