Dragão Barbudo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

benzak
Membro Júnior
Registado: terça mar 27, 2012 11:43 pm

segunda abr 09, 2012 3:24 pm

ok Muito obrigado a todos pelos esclarecimentos!
E pela caresheet andbela :)
VeraG
Membro Veterano
Registado: terça set 27, 2011 2:28 pm

segunda abr 09, 2012 8:18 pm

benzak Escreveu:ok muito obrigado!
Também gostaria de ter uma noção do plano semanal que o andbela falou.
andbela -o cálcio não é para alimentar os grilos mas sim para os polvilhares com isso, uma técnica é pores os grilos dentro de um saco,depois pões o cálcio e agitas até ficarem cobertos com isso.
Outra coisa a lâmpada de cerâmica esta sempre ligada não é? e a hot spot também? A única que tenho de desligar a noite é a uvb, certo?
O ideal será teres um termostato que regule a temperatura para o dia a para a noite. Tens "n" opções de termostatos, desde os mais caseiros aos mais adaptados. No meu caso optei por comprar um que regula a temperatura diurna e a noturna (e faz a transição de uma para outra através de um sensor de luz) - os habitués já sabem do que falo mas como não posso mencionar marcas, a unica coisa que te posso dizer é que não é das opções mais baratas, mas faz o trabalho na perfeição.
Até ter esse termostato usei temporizadores - fiz um estudo da temperatura ao longo de um dia e programei intervalos de tempo para que a lampada ligasse e desligasse sem ultrapassar os limites médios de temperatura do lado mais quente. Mas isto foi possivel por eu ter a casa sempre climatizada numa temperatura amena (aqui o frio do inverno nao entra), mas ainda assim há sempre algumas variações no exterior, logo também haverão sempre algumas no interior do terrário também - e por isso não é a melhor solução.
Já agora para os termos de comparação, o primeiro terrário para onde o Dundee foi "morar" tem 30x30x70 (está-se a mudar para um com 80x80x120)
A lampada UVB deves ter lgada a um temporizador para fazer o ciclo diurno: 12h de dia (ligada) e 12h de noite (desligada) no inverno e 14h de dia e 10h de noite no verão.

Quanto à frequencia da alimentação, o ideal é ter os legumes sempre disponiveis e serem trocados diáriamente e nao de 2 em 2 dias apesar de alguns aparentemente poderem aguentar "sem estragar", não se esqueçam que os legumos já não são frescos quando estão no frigorifico, menos quando sao cortados e arranjados para o bicho comer... agora imaginem ainda estarem ali durante 2 dias sob temperaturas entre 25 e 30ºC... Eu cá não deixo o meu comer... :P

O alimento vivo, deve ser oferecido 2 a 3 vezes por dia, até não lhe apetecer mais. E vão-se preparando porque eles comem mesmo muito! Formar uma colónia de blaptica dubia é muito fácil e sai barato porque se mantém muito bem, não dão muito trabalho e são muito asseadinhas. Começar com 100 é bom. Agora os grilos é uma dor de cabeça e eu já desisti de tentar fazer colónia porque são muito muito sensiveis, cheiram mal que se farta e com tanta bicharada ou têm mesmo muito tempo disponivel, ou torna-se dificil conseguir manter. Já o tenébrio, dá para ficar um pouco ceptico de inicio (eu ate ver as pupas passarem a escaravelho demorou um pouco, mas pq apanhei fase do inverno), mas agora que a criação já começou, já tenho uma geração a nascer e são centenas de tenébrios no meio do farelo. Mas não são para ele comer todos os dias...

Verifica nos tpicos trancados do forum, um que diz "links uteis", porque lá tens imensas informações que podes retirar para esclareceres todas as duvidas sem precisares de ficar a aguardar por respostas aos teus topicos durante horas ou dias... tens desde care sheets de pogonas, care sheets de alimento vivo, como construir terrários, como programar ou transformar termostatos, etc etc etc

Assegura-te, antes de ires buscar o teu bichinho, que tens tudo o que precisas, e uns dias antes monta e liga tudo para ver se está tudo funcional, se as temperaturas ficam equilibradas, etc...

Já agora, em caso de curiosidade, o topico com o crescimento do Dundee também com algumas duvidas esclarecidas pelo meio: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 96&start=0
0.0.1 Pogona Vitticeps
benzak
Membro Júnior

segunda abr 09, 2012 9:39 pm

boas,

você utiliza uma lâmpada de cerâmica e uma repti glo 10.0 certo?
se sim consegue só com a lâmpada de cerâmica criar o lado quente? as temperaturas para o baskingspot consegue nao é!? basta fazer com que o DB consiga se aproximar dela com ramos e etc..
VeraG
Membro Veterano

segunda abr 09, 2012 9:42 pm

benzak Escreveu:boas,

você utiliza uma lâmpada de cerâmica e uma repti glo 10.0 certo?
se sim consegue só com a lâmpada de cerâmica criar o lado quente? as temperaturas para o baskingspot consegue nao é!? basta fazer com que o DB consiga se aproximar dela com ramos e etc..
Eu uso apenas uma lampada de aquecimento de 50W (a moonlight, que faz pouca luz) e é suficiente, a temperatura distribui-se pelo terrário criando os 2 ambiente, e ainda faz basking spot já que ele tem onde se colocar mesmo lá por baixo.
Irei provavelmente comprar uma lampada de ceramica com mais Watts agora para o novo terrário porque tem uma área maior, e neste talvez ja venha a ser necessário comprar uma segunda lampada so pro basking spot, mas isso ainda é para ser avaliado.
A UVB, sim, é uma repti glo 10.0, em espiral. Tenho tb já uma tubular maior para o terrario grande.
0.0.1 Pogona Vitticeps
benzak
Membro Júnior

terça abr 10, 2012 3:22 pm

ok obrigado ja agora o terrario que vou arranjar vai ter 90x45x70 eu sei que não é o ideal mas chega para ser definitivo certo? Mais uma coisa, eu como muita gente estudo o que faz com que fique fora de casa das 8 as 16 e sei que os DB necessitam de ser alimentados 2/3x por dia e o que gostaria de saber era se havia mal em começar a alimentação a hora que chego a casa!? Tendo em conta que o dia para ele só começara as 10h da manha ou seja a luz do terrario só vai ligar as 10h da manha.
Se for inconveniente terei entao que o alimentar antes de sair oque me complica mais a vida..mas quem corre por gosto não cansa :D
ja agora as baratas não são muito grandes para alimentar DB que não são adultos?
VeraG
Membro Veterano

terça abr 10, 2012 3:49 pm

benzak Escreveu:ok obrigado ja agora o terrario que vou arranjar vai ter 90x45x70 eu sei que não é o ideal mas chega para ser definitivo certo? Mais uma coisa, eu como muita gente estudo o que faz com que fique fora de casa das 8 as 16 e sei que os DB necessitam de ser alimentados 2/3x por dia e o que gostaria de saber era se havia mal em começar a alimentação a hora que chego a casa!? Tendo em conta que o dia para ele só começara as 10h da manha ou seja a luz do terrario só vai ligar as 10h da manha.
Se for inconveniente terei entao que o alimentar antes de sair oque me complica mais a vida..mas quem corre por gosto não cansa :D
ja agora as baratas não são muito grandes para alimentar DB que não são adultos?
Bom... relativamente ao horário, não te faz mal nenhum levantares um pouco mais cedo e dedicares dez minutinhos a tratar do bicho, voltando a alimentá-lo quando chegas as 16h00. Além de que vais ter sempre de preparar-lhe os legumes também de manhã. Sinceramente não sei se o factor luz acender só as 10h00 vai fazer com que ele realmente comece o dia dele às 10h00... não te esqueças que o facto da casa à volta dele acordar às 8h00 (barulho, movimento, luz) faz com que ele tb acorde. O meu, por exemplo tem o horário 7h00-19h00 e mesmo assim quando chega as 18h30 já fica com ar de ensonado e começa a encolher-se e a aninhar-se. E não sei se já sabias (foi uma novidade para mim no inicio), mas eles dormem profundamente a noite toda, e se alguma vez deixares a UVB acesa já no horario do "ó-ó" vais ve-lo com uma granda moca de sono ou a tentar enfiar a cabeça em algum sitio escuro para não ficar incomodado com a luz (já aconteceu uma vez, que faltou a luz e atrasou a programação dos temporizadores).

Quanto às baratas, da mesma forma que tu já foste bebé, elas também nascem mais pequenas :P As mini baratas (têm cerca de meio centimetro quando ninfas, i.e., recem nascidas) são optimas, qquer no tamanho quer no valor nutricional, além de que eles adoram!

Deixa-o persegui-las até as caçar para preservar o instinto de procura de alimento e não o habituares a associar-te sempre à comida, mas se o terrario nao for bem isolado ou se tiver materiais que elas consigam trepar como silicone ou cartão, não as percas de vista porque elas escapam-se por onde podem. A blaptica dubia ainda assim não é das melhores trepadoras, por isso não tens que te preocupar com superficies lisas de vidro ou plástico, que aí elas não conseguem agarrar-se (acho que se forem red runner não só se agarram como tu é que nunca mais as agarras de tão rápidas que são - mas nem sei se os DBs podem comer red runners).
0.0.1 Pogona Vitticeps
benzak
Membro Júnior

terça abr 10, 2012 5:24 pm

ok terei que ver então se arranjo mais pequenas pois só vi a venda assim já com 4 cm.. em relação ao tamanho do terrario que achas?
VeraG
Membro Veterano

terça abr 10, 2012 5:28 pm

benzak Escreveu:ok terei que ver então se arranjo mais pequenas pois só vi a venda assim já com 4 cm.. em relação ao tamanho do terrario que achas?
é bom pra começar, mas se queres dar boas condiçoes mentaliza-te para arranjar um maior pq o bicho cresce e merece um espacinho bom até pq é muito activo ;)

Blapticas pequenas as vezes é mais facil se encontrares criadores que te possam arranjar pequenas. Abre um topico a pedir informações que tens logo uma serie deles a mandarem-te PMs
0.0.1 Pogona Vitticeps
andbela
Membro Veterano
Registado: sábado mar 10, 2012 9:14 pm
Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo

terça abr 10, 2012 7:07 pm

VeraG pareces perceber disto (aliás, só podes para ter o Dundee tão saudável :b), esclarece-me só uma dúvida se puderes :).
Eu tenho uma repti glo 10.0, uma cerâmica e uma de infravermelhos, eu posso usar a cerâmica para regular a temperatura e a de iv para fazer o spot ? ou convém comprar uma daquelas sunglo ou lá o q é para o spot durante o dia ?
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

terça abr 10, 2012 7:17 pm

a lampada de iv pode ser utilizada para fazer de spot.So que se funde mais rapido do que uma lampada de spot, que se pode comprar em qualquer superficie comercial, mais ou menos 5 ou 6 €
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
andbela
Membro Veterano
Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo

terça abr 10, 2012 7:46 pm

Sim, mas como já tenho uma penso que vou ficar com ela, apesar de ter uma luz muita feia :|! Quando se fundir aí sim compro daquelas que dão uma luz bonita ;)
VeraG
Membro Veterano

terça abr 10, 2012 8:08 pm

andbela Escreveu:VeraG pareces perceber disto (aliás, só podes para ter o Dundee tão saudável :b), esclarece-me só uma dúvida se puderes :).
Eu tenho uma repti glo 10.0, uma cerâmica e uma de infravermelhos, eu posso usar a cerâmica para regular a temperatura e a de iv para fazer o spot ? ou convém comprar uma daquelas sunglo ou lá o q é para o spot durante o dia ?
Bem, parece que o psylizard se adiantou. ;)

Mas penso que nao será de mais de alertar - consoante o tamanho do terrário todas essas fontes de calor poderão fazer com que a temperatura suba demasiado. Por isso um termostato será indispensável. E como a luz de basking spot não é essencial a toda a hora, podes sempre colocar um temporizador para estar ligada so de vez enquando - não dispensando de qualquer modo a utilização do termostato, para que a temperatura não exceda o nivel adequado quando a bask está ligada.
0.0.1 Pogona Vitticeps
andbela
Membro Veterano

terça abr 10, 2012 8:45 pm

Sim claro que vou ter termostato para tudo o que emitir calor, e um temporizador para a de UV e talvez um para a de IV entao :)!
Muito obrigado pelas respostas !

E vou chatear mais um bocadinho .. Tive a ver como fazer colonias de baratas, grilos, tenebrio e bicha da seda. Pelo que vi grilos e mesmo complicado e mal cheiroso. Se basear a alimentaçao em bicho da seda e baratas, e de vez em quando o tenebriozito para ele se lambuzar faz mal ? O grilo faz mesmo muita falta ?
VeraG
Membro Veterano

terça abr 10, 2012 9:03 pm

andbela Escreveu:Sim claro que vou ter termostato para tudo o que emitir calor, e um temporizador para a de UV e talvez um para a de IV entao :)!
Muito obrigado pelas respostas !

E vou chatear mais um bocadinho .. Tive a ver como fazer colonias de baratas, grilos, tenebrio e bicha da seda. Pelo que vi grilos e mesmo complicado e mal cheiroso. Se basear a alimentaçao em bicho da seda e baratas, e de vez em quando o tenebriozito para ele se lambuzar faz mal ? O grilo faz mesmo muita falta ?

É facil manter grupos pequenos, por isso podes ter sempre uma caixa com alguns. De qualquer modo de todos os que referes, apenas as baratas são alimento diário, pois os tenébrios/zophobas/bichos da seda/bufalo, todos são larvas que têm muita gordura e portanto não devem ser a base da alimentação.
0.0.1 Pogona Vitticeps
andbela
Membro Veterano

terça abr 10, 2012 11:27 pm

Obrigado pelas respostas pessoal :) !
VeraG, o bicho de seda não tem tanta gordura como um tenébrio que já vi num tópico deste fórum que é dos melhores para dar a geckos por exemplo. Mas vou-me guiar pela tua opinião :)! Obrigado
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”