Gecko vs DB
Moderador: mcerqueira
Os dragões numa fase inicial são bem mais dispendiosos, comem num dia o que secalhar o gecko leopardo come em três dias...
No caso do gecko a alimentação pode ter uma base nos tenébrios e ser complementada com grilos, baratas, etc... O dragão deve ter uma base de grilos, mais caros e difíceis de manter...
Além de que o gecko vive bem num terrário pequeno, menos difícil de aquecer do que um terrário grande e amplo onde existe uma maior dissipação de energia...
O dragão é talvez mais interactivo, mas a minha experiência com o meu último gecko foi fantástica! Decidi que todos os dias ao fim da tarde, antes do jantar me iria sentar ao lado do terrário e tentar interagir com o lagarto. O gecko com 3 meses, epenas á dois comigo, via a minha mão pousada no terrário, ia devagarinho cheirá-la e subia logo para cima dela continuava pelo braço e trepava-me quase até à cabeça e deixava-me fazer-lhe festas na cabeça e tudo mais, portanto depende da personalidade do animal...
O dragão em termos de observação é mais agradável que o gecko, pois o gecko está quase sempre escondido...
No caso do gecko a alimentação pode ter uma base nos tenébrios e ser complementada com grilos, baratas, etc... O dragão deve ter uma base de grilos, mais caros e difíceis de manter...
Além de que o gecko vive bem num terrário pequeno, menos difícil de aquecer do que um terrário grande e amplo onde existe uma maior dissipação de energia...
O dragão é talvez mais interactivo, mas a minha experiência com o meu último gecko foi fantástica! Decidi que todos os dias ao fim da tarde, antes do jantar me iria sentar ao lado do terrário e tentar interagir com o lagarto. O gecko com 3 meses, epenas á dois comigo, via a minha mão pousada no terrário, ia devagarinho cheirá-la e subia logo para cima dela continuava pelo braço e trepava-me quase até à cabeça e deixava-me fazer-lhe festas na cabeça e tudo mais, portanto depende da personalidade do animal...
O dragão em termos de observação é mais agradável que o gecko, pois o gecko está quase sempre escondido...
-
- Membro
- Registado: segunda ago 30, 2010 6:41 pm
O Cris diz tudo.Litoss Escreveu:Muito esclarecedor, obrigado!cris17 Escreveu:os geckos leopardos podem ser manuseados durante o dia sem quaisquer problemas e sao bastante mansos de modo geral.
gecko= aquecimento que nao manda luz (poucos watts), alimento na taça que dura ate uma semana, terrario mais pequeno (+-60cm)
dragao= 10baratas no min por dia, lampada UV mais de aquecimento diurno mais aquecimento nocturno, terrario grande (100/120cm)Parece-me que vou acabar por optar pelo gecko, para já pelo menos
Em termos energéticos com um gecko gastas 15W/h (cabo de aquecimento ou tapete) com um DB, no mínimo, gastas 135w/h (lâmpada UVB - 26W, lâmpada de cerâmica - 60W e spot - 50W). No final do mês gastas mais 10x em energia que 1 gecko leopardo.
Quanto ao terrário o 60x40x40 é suficiente para 1 gecko, já para 1 Db recomendo mínimo 90x45x45.
CobraPt Escreveu:90x45x45 chega perfeitamente.ReptilXxX Escreveu:Acho que o minimo é 120x45x45...
90 x 45 x 45 nem dá para o animal dar a volta no terrario sem bater com a cabeça/cauda nas paredes...
Era a mesma coisa de manter um gecko leopardo em 30x 15 x 15
Dragões barbudos nunca menos de 120 x 45 altura x 60 profundidade
Claro que cada animal tem a sua personalidade mas pelo que vi e pelo que tenho encontrado nas pesquisas tanto uns como outros são manuseáveis, o DB mais ativo por ser diurno como é naturalklepth Escreveu:Os dragões numa fase inicial são bem mais dispendiosos, comem num dia o que secalhar o gecko leopardo come em três dias...

CobraPt Escreveu:O Cris diz tudo.Litoss Escreveu:Muito esclarecedor, obrigado!cris17 Escreveu:os geckos leopardos podem ser manuseados durante o dia sem quaisquer problemas e sao bastante mansos de modo geral.
gecko= aquecimento que nao manda luz (poucos watts), alimento na taça que dura ate uma semana, terrario mais pequeno (+-60cm)
dragao= 10baratas no min por dia, lampada UV mais de aquecimento diurno mais aquecimento nocturno, terrario grande (100/120cm)Parece-me que vou acabar por optar pelo gecko, para já pelo menos
Em termos energéticos com um gecko gastas 15W/h (cabo de aquecimento ou tapete) com um DB, no mínimo, gastas 135w/h (lâmpada UVB - 26W, lâmpada de cerâmica - 60W e spot - 50W). No final do mês gastas mais 10x em energia que 1 gecko leopardo.
Quanto ao terrário o 60x40x40 é suficiente para 1 gecko, já para 1 Db recomendo mínimo 90x45x45.
Eu pensava exatamente nisso, o terrário de um DB tem de ter uma estrutura e equipamentos eléctricos bastante superiores ao de um gecko o que claro que acarreta um maior consumo energético de certeza

<p> "<strong>Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein ) </p>
Já agora aproveito para perguntar se me sabem dizer onde posso encontrar um termóstato para comprar que seja "pronto-a-usar", isto é, que não necessite de montagens de electrónica etc visto que percebo demasiado desse tipo de coisas para utilizar algo do género
e também fora desses ainda não encontrei nada de jeito 

<p> "<strong>Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein ) </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 11, 2009 8:34 pm
- Localização: Cães | Coelhos Anões | Chamaeleo Calyptratus | Pseudemys concinna hieroglyphica | Pogona vitticeps -
utilizo o thermo control pro 2 .
<strong>Quem não se torna em árvore que produz fruto, tornar-se-á em galho para a fornalha. (D. L. Moody)</strong>
Boas!cris17 Escreveu:eu aconselho gecko leoparo, menos espaço menos alimento menos electricidade
Também ando em pesquisas, a tentar decidir-me que animal devo adquirir para morar no meu primeiro terrário de 95x45x45...
Sempre pensei que um réptil fosse mais fácil de cuidar, e do que tenho encontrado pela net, não é bem assim!
Andei a pesquisar sobre Geckos e DB mas não consigo decidir-me, e à semelhança do que o autor deste tópico refere, também me dava jeito fugir aos alimentos vivos... Isto porque normalmente, estou fora de casa desde as 7h até as 23h e tenho receio que depois não me sobre muito tempo para cuidar do animal, e ainda estar atento a criação de grilos ou baratas.
Que animal será que se adqua melhor aos meus horários?

Sinceramente penso que um Gecko e e.. talvez tambem deva optar por utilizar termoestatos e cronometros (nao me lembro do nome) para acertar o ligar e desligar das luzes já que o seu horario tambem acaba por ser um bocado apertado
... tambem pelo gecko ser um animal mais noturno do que diurno, a questão do alimento vivo acaba por nao sei o busilis da questão, apenas quando são jovens é que os répteis comem que nem uns autenticos bois (dependendo da especie), mas pode, quando chegar a casa, colocar o alimento a noite.
Pode dedicar nem que seja 10min para o animal, colocar alimento e mudar a agua, algum manuseamento e afins a essa hora, penso que não tenha problema.
A criação de baratas não é das mais dificeis até pelo contrario, eu apostava (no seu caso) fazer de Baratas (dubias) e Tenébrios pois são os mais resistentes e que requerem menos cuidados comparando com os grilos..

Pode dedicar nem que seja 10min para o animal, colocar alimento e mudar a agua, algum manuseamento e afins a essa hora, penso que não tenha problema.
A criação de baratas não é das mais dificeis até pelo contrario, eu apostava (no seu caso) fazer de Baratas (dubias) e Tenébrios pois são os mais resistentes e que requerem menos cuidados comparando com os grilos..
Já referi no teu outro tópico em que disseste que as cobras requerem demasiado alimento vivo mas digo também aqui que isso é errado, pelo contrário não precisam de comer alimento vivo nem uma vez na vida
Ah, e são bastante simples em termos de manutenção (pelo menos a cobra do milho que foi aquela que lá falei).

Ah, e são bastante simples em termos de manutenção (pelo menos a cobra do milho que foi aquela que lá falei).
Pois de facto os meus horários deixam muito a desejar (pelo menos nos próximos tempos)... e tenho receio de alguma forma não conseguir dedicar o que o animar merece. Não vale a pena adquirir um réptil (seja ele qual for) se depois não tiver tempo para garantir que tem as melhor condições para estar confortável.
Relativamente à opção da cobra, vou estudar então melhor o assunto (também vi que respondeste no outro tópico, mas sendo assim, fica também já dado o feedback), e tentar perceber então como posso agilizar da melhor forma o aspecto da alimentação. Confesso também que nunca fui muito fã de cobras e de aranhas... mas quem sabe não venha a ficar fascinado...
Relativamente à opção da cobra, vou estudar então melhor o assunto (também vi que respondeste no outro tópico, mas sendo assim, fica também já dado o feedback), e tentar perceber então como posso agilizar da melhor forma o aspecto da alimentação. Confesso também que nunca fui muito fã de cobras e de aranhas... mas quem sabe não venha a ficar fascinado...

Eu insectos e aracnídeos confesso que não é o meu forte, quanto as cobras eu dizia o mesmo que tu até ao diatmatias Escreveu:Pois de facto os meus horários deixam muito a desejar (pelo menos nos próximos tempos)... e tenho receio de alguma forma não conseguir dedicar o que o animar merece. Não vale a pena adquirir um réptil (seja ele qual for) se depois não tiver tempo para garantir que tem as melhor condições para estar confortável.

-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Cobras e tarantulas são daqueles animais que dão mais liberdade aos donos...não se alimentam diariamente, não cag*am diariamente logo não é necessario grande manutenção de higiene de terrario, não apreciam manuseio, não precisam de grandes espaços.Litoss Escreveu:Eu insectos e aracnídeos confesso que não é o meu forte, quanto as cobras eu dizia o mesmo que tu até ao diatmatias Escreveu:Pois de facto os meus horários deixam muito a desejar (pelo menos nos próximos tempos)... e tenho receio de alguma forma não conseguir dedicar o que o animar merece. Não vale a pena adquirir um réptil (seja ele qual for) se depois não tiver tempo para garantir que tem as melhor condições para estar confortável.
Relativamente à opção da cobra, vou estudar então melhor o assunto (também vi que respondeste no outro tópico, mas sendo assim, fica também já dado o feedback), e tentar perceber então como posso agilizar da melhor forma o aspecto da alimentação. Confesso também que nunca fui muito fã de cobras e de aranhas... mas quem sabe não venha a ficar fascinado...Um gajo quando anda por aqui começa a gostar de tudo o que mexe