[fotos] Répteis e Anfíbios Autóctones Portugueses...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda mai 17, 2010 10:08 pm

Salamandra de costelas salientes???
salamandra-de-costelas-salientes ou salamandra-dos-poços (Pleurodeles waltl)
Imagem
Imagem
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

segunda mai 17, 2010 10:15 pm

joaoplscosta Escreveu:
NhamNham Escreveu:Este fim de semana encontrei algo que nunca tinha encontrado pela "minha zona" (que não é minha zona, zona de férias vá...)

Uma espécie de salamandra que não sei identificar por desconhecer quase que por completo, a nossa fauna a esse nível...
Encontrei 2, de diferentes tamanhos, o que me fez pressupor que se reproduziram no local...

Fiquei contente.

Quando puder deixos as fotos...
Era preta com manchas amarelas?
Não João.... essas devem ser das poucas que consigo identificar eheheh :lol:

Eram escuras, pretas ou azuis escuras em todo o corpor excepto na parte de baixo (barriga/ventre) em que tinham uma cor diferente e um padrãozinho. Como não quis chateá-las em demasia e também porque não me lembrei que seria pertinente para as identificar, não as virei ao contrário para analisar com mais precisão essas cores e padrão diferentes.

Os olhos tinham uma pinta amarela (quando digo pinta, era mesmo pinta), não sei dizer se era mesmo na íris...

Tinham a cauda ligeiramente achatada na ponta...

Estavam numa zona que, embora húmida, não permitia grandes acessos a água propriamente dita.

Estou a dizer isto tudo de cabeça, pq ainda não passei as fotos para o pc, nem voltei a olhar para elas, por isso a descrição está longe de ser perfeita... com fotos é capaz de ficar mais perceptivel...

Eram bem engraçadas as bichas...

Cumps
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

segunda mai 17, 2010 10:28 pm

Só temos 3 espécies de salamandras, e 3 de tritões, se form mesmo uma salamanfra, e não sendo a Salamandra de pintas, é muito provavel q seja mesmo Pleurodeles waltl
NhamNham
Membro Veterano

segunda mai 17, 2010 10:32 pm

Também não era igual ao que o Bondage referiu...

Como disse tinha um amarelo nos olhos e era mais escura.

Não sei até que ponto não se tratavam de exemplares jovens e que por isso mesmo sejam diferentes dos exemplares adultos.
Mas que não era igual a esse, isso não era.

As Salamandra salamandra têm manchas desde sempre? Ou desde que sofrem metamorfose?
NhamNham
Membro Veterano

segunda mai 17, 2010 10:44 pm

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Vá.... digam lá...

EDIT: Olhando agora para as fotos, diria que o padrão da barriga é composto pelo escuro do dorso (azul escuro ou à volta disso), e um laranja...
Última edição por NhamNham em segunda mai 17, 2010 10:45 pm, editado 1 vez no total.
JaimeSousa
Membro Veterano

segunda mai 17, 2010 10:45 pm

NhamNham Escreveu:Também não era igual ao que o Bondage referiu...

Como disse tinha um amarelo nos olhos e era mais escura.

Não sei até que ponto não se tratavam de exemplares jovens e que por isso mesmo sejam diferentes dos exemplares adultos.
Mas que não era igual a esse, isso não era.

As Salamandra salamandra têm manchas desde sempre? Ou desde que sofrem metamorfose?
Desde q sofre a metamorfose. Foi em q zona do pais? Era mais ou menos de que tamanho? Seria Triturus helveticus?
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

segunda mai 17, 2010 10:45 pm

Pelo ventre cor-de-laranja, talvez Triturus boscai
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
JaimeSousa
Membro Veterano

segunda mai 17, 2010 10:46 pm

Triturus boscai, penso eu
joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

segunda mai 17, 2010 10:54 pm

Pois, também me parece um boscai.
<p><strong>
</strong></p>
NhamNham
Membro Veterano

segunda mai 17, 2010 10:56 pm

É bem possível. Apenas acho estranho por na zona não terem acesso a água...
Não precisarão de uma zona aquática em adultos?

Foram encontrados numa adega em Paredes de Coura.

P.S: Ao olhar para as fotos agora, até me estavam a fazer lembrar os Cynops orientalis :roll: Ainda fiquei a pensar... mas naquela zona repteis e anfibios é mais para esmagar a cabeça do que meter num aquário 8) 8) 8) 8)
JaimeSousa
Membro Veterano

segunda mai 17, 2010 10:59 pm

NhamNham Escreveu:É bem possível. Apenas acho estranho por na zona não terem acesso a água...

P.S: Ao olhar para as fotos agora, até me estavam a fazer lembrar os Cynops orientalis :roll: Ainda fiquei a pensar... mas naquela zona repteis e anfibios é mais para esmagar a cabeça do que meter num aquário 8) 8) 8) 8)
Pois, e o nome comum até é tritão de ventre laranja. Em adultos têm uma fase terrestre, sim.
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

segunda mai 17, 2010 11:00 pm

NhamNham Escreveu:É bem possível. Apenas acho estranho por na zona não terem acesso a água...

LOL... Eram tritões espertos, àgua faz sapos no estômago :lol:

Agora a sério, não conheço suficientemente a ecologia do T. boscai, mas acho que em adultos são mais independentes de água, podendo hospedar-se em locais húmidos, sem ter água necessariamente e uma adega é um local suficientemente húmido ;)
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
bmg-pego
Membro Júnior
Registado: domingo jan 25, 2004 9:36 pm

segunda mai 17, 2010 11:31 pm

Já agora aproveito e contribuo..

Fotografado perto de Fátima
Imagem
Idem
Imagem
Imagem
Este no mesmo local mas não era o exemplar anterior, mas estava no mesmo Metro quadrado..:P
Imagem
Este no pego, Abrantes.
Imagem
alvesmiguel
Membro Veterano
Registado: sábado mai 23, 2009 1:07 pm
1-tartaruga corcunda do mississipi.

terça mai 18, 2010 5:50 pm

AlunoBioGeo Escreveu:

LOL... Eram tritões espertos, àgua faz sapos no estômago :lol:

Agora a sério, não conheço suficientemente a ecologia do T. boscai, mas acho que em adultos são mais independentes de água, podendo hospedar-se em locais húmidos, sem ter água necessariamente e uma adega é um local suficientemente húmido ;)
Qando adultos veem-se na agua na epoca de acasalamento, ca na minha terrinha so numa poça de 50l havia la 10 e andavam a fazer rituais de acasalamento
Nunca durmas todo nu, a&nbsp;casa pode arder de noite e depois ficas c&aacute; fora, pelado, &agrave; espera que os bombeiros apaguem o fogo.
andremestre
Membro
Registado: sexta jun 19, 2009 8:09 pm
Localização: escalares, guppies, tetra neons, neons glowlight, danios zebra, cobras kuhli, machadinhas, red cherr

sexta jun 11, 2010 12:54 pm

Mais umas fotos, desta vez de umas lagartixas, e de uma rana iberica(penso eu!)
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Gostei muito desta rã!
Imagem

Imagem
<a href="http://andremestre.blogspot.com">http://andremestre.blogspot.com</a>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”