salamandra-de-costelas-salientes ou salamandra-dos-poços (Pleurodeles waltl)

Moderador: mcerqueira
Não João.... essas devem ser das poucas que consigo identificar ehehehjoaoplscosta Escreveu:Era preta com manchas amarelas?NhamNham Escreveu:Este fim de semana encontrei algo que nunca tinha encontrado pela "minha zona" (que não é minha zona, zona de férias vá...)
Uma espécie de salamandra que não sei identificar por desconhecer quase que por completo, a nossa fauna a esse nível...
Encontrei 2, de diferentes tamanhos, o que me fez pressupor que se reproduziram no local...
Fiquei contente.
Quando puder deixos as fotos...
Desde q sofre a metamorfose. Foi em q zona do pais? Era mais ou menos de que tamanho? Seria Triturus helveticus?NhamNham Escreveu:Também não era igual ao que o Bondage referiu...
Como disse tinha um amarelo nos olhos e era mais escura.
Não sei até que ponto não se tratavam de exemplares jovens e que por isso mesmo sejam diferentes dos exemplares adultos.
Mas que não era igual a esse, isso não era.
As Salamandra salamandra têm manchas desde sempre? Ou desde que sofrem metamorfose?
Pois, e o nome comum até é tritão de ventre laranja. Em adultos têm uma fase terrestre, sim.NhamNham Escreveu:É bem possível. Apenas acho estranho por na zona não terem acesso a água...
Não precisarão de uma zona aquática em adultos?
Foram encontrados numa adega em Paredes de Coura.
P.S: Ao olhar para as fotos agora, até me estavam a fazer lembrar os Cynops orientalisAinda fiquei a pensar... mas naquela zona repteis e anfibios é mais para esmagar a cabeça do que meter num aquário
![]()
![]()
![]()
LOL... Eram tritões espertos, àgua faz sapos no estômagoNhamNham Escreveu:É bem possível. Apenas acho estranho por na zona não terem acesso a água...
P.S: Ao olhar para as fotos agora, até me estavam a fazer lembrar os Cynops orientalisAinda fiquei a pensar... mas naquela zona repteis e anfibios é mais para esmagar a cabeça do que meter num aquário
![]()
![]()
![]()
Qando adultos veem-se na agua na epoca de acasalamento, ca na minha terrinha so numa poça de 50l havia la 10 e andavam a fazer rituais de acasalamentoAlunoBioGeo Escreveu:LOL... Eram tritões espertos, àgua faz sapos no estômagoNhamNham Escreveu:É bem possível. Apenas acho estranho por na zona não terem acesso a água...
![]()
![]()
![]()
![]()
Agora a sério, não conheço suficientemente a ecologia do T. boscai, mas acho que em adultos são mais independentes de água, podendo hospedar-se em locais húmidos, sem ter água necessariamente e uma adega é um local suficientemente húmido