Reptilario...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

sexta jan 15, 2010 1:40 pm

nicasxi Escreveu:Ok !
o meu termostato é básico. Está regulado para os 28º( agora no inverno e com este frio nos 29/30º). Nunca lhe mexo.
A fulana passa uma grande parte do dia dentro de água, na zona fria, e à noite anda a "piruar" por onde lhe apetece...
Portanto sou das que não andam sempre a baixar e levantar temperaturas. E a esticada não se tem queixado. 8)
Realmente não se queixa nada :?
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta jan 15, 2010 3:57 pm

gekkos Escreveu:
o meu termostato é básico. Está regulado para os 28º( agora no inverno e com este frio nos 29/30º). Nunca lhe mexo.
A fulana passa uma grande parte do dia dentro de água, na zona fria, e à noite anda a "piruar" por onde lhe apetece...
Portanto sou das que não andam sempre a baixar e levantar temperaturas. E a esticada não se tem queixado. 8)
Realmente não se queixa nada :?
Provavelmente até tens razão... mas se esta é uma queixa é unica. De resto tem um comportamento normal de cobra do milho, sem problemas...
Mas já agora em que é que fazer estas alterações de temperatura no terrário influem? Isto partindo do principio que existem duas zonas ( a de quente e a de frio ) qual a finalidade de á noite descer a temperatura à zona de quente?
Katrina
Membro Veterano
Registado: quarta ago 25, 2004 8:06 am
Localização: 2 Labradores (Anya, Foxy), Furão (Rufus), 6 ratazanas, 2 cornsnake, 1 ringneck...

sexta jan 15, 2010 5:01 pm

2
"Poder podia, mas não ia dar, quem é que martelava?  Pum! Pum! Pum! Alguém tem de marteeeeelaaaaar!"
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

sexta jan 15, 2010 6:26 pm

Esta é daquelas coisas amplamente discutida, tanto aqui, como noutros foruns. Basta ir á procura dos tópicos.

Basicamente, manter sempre a mesma temperatura não tem malefícios a curto prazo, até parece ter benefícios: os animais comem mais, crescem mais rápido e tornam-se sexualmente maduros mais rápido. A longo prazo, vemos um decréscimo na esperança média de vida em alguns anos, pois uma temperatura anormalmente alta aumenta consequentemente os níveis basais do metabolismo celular e isso acarreta um bombardeamento hormonal maior e uma maior necessidade de alimento (daí os animais precisarem sempre de comer).

Se pensarmos na natureza, os animais não têm nunca uma temperatura sempre igual, dia e noite. Poder-se-á dizer: pois, mas também não é igual á dos nossos terrários - o que é verdade, a não ser que os brumemos no Inverno, na natureza não existe apenas a zona dos 30º, dos 28º e dos 25ºC. No entanto, não se pode comparar este pequeno desfazamento com o grande GAP que existe em não ter temperaturas diurnas e nocturnas, que mimetizam (ou tentam) as tps naturais, com o facto de se manter sempre a mesma temperatura - o que é algo contranatura, no meu entender, e que leva á ocorrência de mecanismos fisiológicos compensatórios menos favoráveis. É como costumo dizer: para quem não tem cronotermostato/temporizador/etc, não custa nada ir lá e baixar a temperatura do termostato.

Acho que muitas vezes o argumento de não baixar esconde-se por detrás de um argumento de «não vejo maleficios» e de «é mais prático assim».
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sexta jan 15, 2010 7:03 pm

Ou se usarem dimmer em vez de termostato, como a corrente é fornecida sempre no mesmo nivel, durante a noite com a descida da temperatura do quarto onde estão os terrarios, mantendo-se a mesma intensidade de corrente, a temperatura logicamente desce. Dá "mais trabalho" é preciso monotorizar mais as temperaturas, mas não custa nada ;)
jorginho11
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 4:51 pm
Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.

sexta jan 15, 2010 8:14 pm

Pois, concordo c/ Psynapse a 100%, até porque um cronotermostato não é assim tão caro, especialmente se comparar.mos os beneficios quando em confronto c/ um bimetalico banal. :wink:
<p>Sejam v&oacute;s proprios</p>
<p>Paulo Jorge</p>
nferreira
Membro
Registado: terça out 16, 2007 9:15 am

sexta jan 15, 2010 8:42 pm

Bem, nos meus terrários tenho os tapetes ou cabos da zona quente para 25 -26 graus.. O aumento de temperatura é dado no ciclo diurno quando a Sun glo liga por cima da zona quente. Por cima da zona fresca liga uma economizadora. Tem funcionado
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta jan 15, 2010 8:55 pm

Certo!
Mas existindo duas zonas com diferentes temperaturas, isso de andar a subir ou descer a temperatura da zona quente não é um pouco desnecessário.
Ou então, em ultimo caso, estou quase a concluir que estava mais acertado como estava antes de ter o termostato. Tinha só o tapete e a temperatura oscilava à medida da temperatura exterior.
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sexta jan 15, 2010 11:31 pm

Eu não faço regulação para dia e noite e há na mesma uma pequena descida durante a noite.

Nicaxi sem termostato pode subir de mais. Eu com um tapete mais pequeno da exo atingia 35º no solo da zona quente.
Psynapse
Membro Veterano

sexta jan 15, 2010 11:47 pm

nicasxi Escreveu:Certo!
Mas existindo duas zonas com diferentes temperaturas, isso de andar a subir ou descer a temperatura da zona quente não é um pouco desnecessário.
.
Não. Não é desnecessário porque o gradiente pretendido é, p.ex:30-27 diurno e 28-23 nocturno. Se tiver um cabo ou lâmpada, só num nicho muito pequeno do terrário, vou ter o gradiente correcto. Caso isso não ocorra, tens os animais constantemente ou na zona fria ou na zona quente temporariamente, quando não é suposto ser assim «tão temporário». Adoptam um mecanismo compensatório por não existir o gradiente ideal.

Se tivermos em conta os locais das tocas dos terrários, mais simples que tenho visto, nesses locais, não existe um gradiente correcto nocturno se a temperatura não for diminuída.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Psynapse
Membro Veterano

sexta jan 15, 2010 11:55 pm

element Escreveu:Eu não faço regulação para dia e noite e há na mesma uma pequena descida durante a noite.
So há uma descida nocturna se tiveres um set up que não inclua fontes de calor do ar ambiente do terrário, como lâmpadas. Mesmo assim, se tens uma descida de tp, sem ser do ar, há algo de errado no teu termostato, porque não é suposto haver esse tipo de flutuações. Pode ainda ocorrer o caso de em zonas frias, sem cabo ou sem tapete, descer para lá dos 20ºC durante noite, mas eu não chamaria a isso uma descida saudável...
jorginho11
Membro Veterano
Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.

sábado jan 16, 2010 12:03 am

Psynapse Escreveu:
element Escreveu:Eu não faço regulação para dia e noite e há na mesma uma pequena descida durante a noite.
So há uma descida nocturna se tiveres um set up que não inclua fontes de calor do ar ambiente do terrário, como lâmpadas. Mesmo assim, se tens uma descida de tp, sem ser do ar, há algo de errado no teu termostato, porque não é suposto haver esse tipo de flutuações. Pode ainda ocorrer o caso de em zonas frias, sem cabo ou sem tapete, descer para lá dos 20ºC durante noite, mas eu não chamaria a isso uma descida saudável...
Ele pode perfeitamente ter o gerador de calor tão "á pele" que de facto flutua c/ as oscilações da temp ambiente.
Acaba, curiosamente por funcionar, pois se os ganhos termicos c/ um tapete ou qualquer outro gerador forem equilibrados p/ o espaço em questão, não precisa de termostato, mas isto só é verdade numa gama de temp amb, p. ex. pode funcionar no inverno ou no verão, nunca em ambos...
<p>Paulo Jorge</p>
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sábado jan 16, 2010 1:33 am

Sim não tenho aquecimento por lampada, apenas por tapete. E com descida da temperatura ambiente é o suficiente para exisitr a descida de temperatura. E como a sonda do termostato não está dentro dos faunários ainda ajuda mais.

Claro que este é o meu caso, não quer dizer que resulte para todos.

Mas de qualquer forma, a descida da temperatura ambiente deverá ser suficiente para existir 2 a 3º de diferença.

Mas colocando mais uma questão a este aspecto das temperaturas. Se acham que é conviniente haver uma diferença térmica dia/noite não acham que é conviniente existir também uma de verão/inverno mesmo que não seja para hibernar? É que este sim parece-me ser um factor que possa influenciar o aumento do metabolismo de forma a existir redução de esperança de vida.
Psynapse
Membro Veterano

sábado jan 16, 2010 1:10 pm

element Escreveu:Sim não tenho aquecimento por lampada, apenas por tapete. E com descida da temperatura ambiente é o suficiente para exisitr a descida de temperatura. E como a sonda do termostato não está dentro dos faunários ainda ajuda mais.

Mas colocando mais uma questão a este aspecto das temperaturas. Se acham que é conviniente haver uma diferença térmica dia/noite não acham que é conviniente existir também uma de verão/inverno mesmo que não seja para hibernar? É que este sim parece-me ser um factor que possa influenciar o aumento do metabolismo de forma a existir redução de esperança de vida.
Ah, com a sonda do termostato fora, acredito que tenhas uma diferença de temperatura. Mas para dias muito frios, essa falta de controlo não é muito boa a meu ver. Como pode haver uma diferença de temperaturas «de Inverno» sem haver brumação? Dificil...Sou da opinião que em cobras adultas e saudáveis, se deva fazer uma brumação regulada, de forma a mimetizar ao máximo esta aspecto, mas aí a conversa é outra.
jorginho11
Membro Veterano

domingo jan 17, 2010 9:49 am

Imagem
Eheheh!... :D
<p>Paulo Jorge</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”