ALIMENTO COBRAS - CODORNIZES

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Bloqueado

devo dar as cobras uma alimentaçao variada?

SIM
34
77%
NAO
10
23%

Total de votos: 44
jamerico
Membro Veterano
Registado: segunda ago 17, 2009 3:29 pm
Localização: Pantherophis Guttatus; Lampropeltis Californiae; Lampropeltis Nigritus; M. Musculus; Rattus Norvegic

domingo jan 17, 2010 9:26 pm

Bfddone Escreveu:Olha la ó jmaçarico, acho que já chega não? Segundo vi tens lampropeltis, e dás codornizes não é? Se és tão adepto de dar uma alimentação naturalista, porque não lhes das outras cobras e lagartos? Sim porque a alimentação natural delas é essa :roll:
não dou porque nunca tive oportunidade de arranjar esse tipo de alimento !
se tivesse porque não ?
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

domingo jan 17, 2010 9:53 pm

jamerico Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:Elas comem aves pelo simples facto de as poderem capturar no seu ninho enquanto descansam ou caçam as crias... Um simples facto de oportunidade, assim como os ovos!

A dieta base são roedores e assim deve continuar, se formos ver bem o tempo de vida de uma cobra, de certeza que bem menos de 5% da sua alimentação foram aves...

Acho que o termo "oportunismo" já responde por si :)
Todas as minhas cobras que comem aves têm tido um bom ritmo de crescimento SIM

Podes dizer onde foste buscar essa percentagem ? Afinal elas comem ou não aves ? Alguma vez me viram defender "Aves base da alimentação" NÃO sempre defendi "Aves como forma de variar a alimentação "

Primeiro, existem espécies que elas mostram preferência e no que tenho visto em várias espécies animais predadoras, a espécie preferida não costuma ultrapassar os 50% durante o tempo de estudo...

Eu referi os 5%, e referi aves, não codornizes... Porque se referisse codornizes, tenho quase a certeza que se aproximava bem mais do zero! E refiro uma frase que aqui tenho abaixo, com uma pequena alteração:

"Todas as codornizes são aves, mas nem todas as aves são codornizes", capiche?

Se queres variar a alimentação, varia nas espécies de roedores e não colocar na dieta uma espécie que tem uma expressão nula na dieta natural dos teus animais! Uma coisa é dares uma ave uma vez por ano, outra é colocares uma espécie animal na sua dieta com um peso extremamente grande quando tal não é necessário, tal como muitos "users" aqui referiram e com toda a razão!
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
jamerico
Membro Veterano
Localização: Pantherophis Guttatus; Lampropeltis Californiae; Lampropeltis Nigritus; M. Musculus; Rattus Norvegic

domingo jan 17, 2010 9:58 pm

AlunoBioGeo Escreveu:
jamerico Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:Elas comem aves pelo simples facto de as poderem capturar no seu ninho enquanto descansam ou caçam as crias... Um simples facto de oportunidade, assim como os ovos!

A dieta base são roedores e assim deve continuar, se formos ver bem o tempo de vida de uma cobra, de certeza que bem menos de 5% da sua alimentação foram aves...

Acho que o termo "oportunismo" já responde por si :)
Todas as minhas cobras que comem aves têm tido um bom ritmo de crescimento SIM

Podes dizer onde foste buscar essa percentagem ? Afinal elas comem ou não aves ? Alguma vez me viram defender "Aves base da alimentação" NÃO sempre defendi "Aves como forma de variar a alimentação "

Primeiro, existem espécies que elas mostram preferência e no que tenho visto em várias espécies animais predadoras, a espécie preferida não costuma ultrapassar os 50% durante o tempo de estudo...

Eu referi os 5%, e referi aves, não codornizes... Porque se referisse codornizes, tenho quase a certeza que se aproximava bem mais do zero! E refiro uma frase que aqui tenho abaixo, com uma pequena alteração:

"Todas as codornizes são aves, mas nem todas as aves são codornizes", capiche?

Se queres variar a alimentação, varia nas espécies de roedores e não colocar na dieta uma espécie que tem uma expressão nula na dieta natural dos teus animais! Uma coisa é dares uma ave uma vez por ano, outra é colocares uma espécie animal na sua dieta com um peso extremamente grande quando tal não é necessário, tal como muitos "users" aqui referiram e com toda a razão!
Eu só perguntei onde foste buscar a percentagem das aves !
:( ate agora nunca vi nada dessas percentagens :(
Última edição por jamerico em domingo jan 17, 2010 10:01 pm, editado 1 vez no total.
AlunoBioGeo
Membro Veterano

domingo jan 17, 2010 11:16 pm

Aprende então... Eu falei em 5%, certo? Olha então esta tabela:

Imagem

Aqui é em juvenis de Sistrurus catenatus, novamente 0% em aves:

Imagem

Bibliografia:

- Palmuti, C.F.S., Cassimiro, J. & Bertoluci, J. (2009) Food habits of snakes from the RPPN Feliciano Miguel Abdala, an Atlantic Forest fragment of southeastern Brazil,Biota Neotrop., 9(1): 263-269.

- Shepard, D.B., Phillips, C.A., Dreslik, M.J., & Jellen, B.C. (2004) Prey Preference and Diet of Neonate Eastern Massasaugas (Sistrurus c. catenatus), Am. Midl. Nat., 152: 360-368

EDIT: Esqueci-me de referir a bibliografia :oops:
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
jamerico
Membro Veterano

segunda jan 18, 2010 12:09 am

AlunoBioGeo Escreveu:Aprende então... Eu falei em 5%, certo? Olha então esta tabela:

Imagem

Imagem

Bibliografia:

- Palmuti, C.F.S., Cassimiro, J. & Bertoluci, J. (2009) Food habits of snakes from the RPPN Feliciano Miguel Abdala, an Atlantic Forest fragment of southeastern Brazil,Biota Neotrop., 9(1): 263-269.

- Shepard, D.B., Phillips, C.A., Dreslik, M.J., & Jellen, B.C. (2004) Prey Preference and Diet of Neonate Eastern Massasaugas (Sistrurus c. catenatus), Am. Midl. Nat., 152: 360-368

A primeira tabela refere-se a "conteúdo estomacal e sentido de ingestão da presa em serpentes da RPPN Feliciano Miguel Abdala, sudeste do Brasil
Acho que a maior parte de nos não tem cobras originais dessa zona !

A segunda tabela é sobre a preferência na dieta Sistrurus catenatus são as conhecidas Cascavéis que por sinal também pouca gente tem aqui !
e segundo os dados da tabela devíamos alimentar Cobras com Cobras !

Já agora como é que ainda em todo lado dizem que as cobras em estado selvagem comem aves e tu não encontras nada :?:
Não é querer ser mauzinho mas se calhar andas a procura da informação que te da mais jeito !
AlunoBioGeo
Membro Veterano

segunda jan 18, 2010 12:21 am

jamerico Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:Aprende então... Eu falei em 5%, certo? Olha então esta tabela:

Imagem

Imagem

Bibliografia:

a primeira tabela refere-se a "conteúdo estomacal e sentido de ingestão da presa em serpentes da RPPN Feliciano Miguel Abdala, sudeste do Brasil
Acho que a maior parte de nos não tem cobras originais dessa zona !
a segunda tabela é sobre a preferência na dieta Sistrurus catenatus são as conhecidas Cascavéis que por sinal também pouca gente tem aqui !
e segundo os dados da tabela devíamos alimentar com cobras !
Estão aí colubrídeos, de várias espécies... E em nenhum foram encontradas aves no seu conteúdo estomacal, é interessante não? Ou vais dizer que no Brasil não existem aves nos quais estas espécies poderiam caçar?? Volto a dizer, os nossos colubrídeos em liberdade serão oportunistas, mas aves serão o último recurso uma vez que são dificílimas de caçar!

Sistrurus catenatus (Cascavel-cinzenta) não são nada as conhecidas cascavéis, as conhecidas cascaveis são Crotalus atrox, ou cascavel-diamante-ocidental :roll:

jamerico
Membro Veterano

segunda jan 18, 2010 1:08 am

Todos as vossas desvantagens foram refutadas nas paginas anteriores !

Muito sumariamente:

- Problema das salmonelas aviarias ! (sim porque existem salmonelas que podem afectar os ratos) foi dito e não só por min que é raro acontecer em pequenas produções !

- Problema nutritivo ! Usado para variar a alimentação não tem mal nenhum muito pelo contrario é diferente dos ratos e os ratos devem estar na base da alimentação por serem mais completos. Mas também nunca referi dar só aves

- Problema da digestão ! as cobras possuem um grande estômago e um grande intestino, o que confere a elas a possibilidade de devorar e digerir uma enorme quantidade de alimentos.

- Problema das arestas vivas das aves ! Como da para ver na imagem que vos deixei numa das paginas anteriores a diferença das unhas ao contrario que diziam não é assim tão grande e os ratos têm mais unhas ! O bico não é uma aresta viva nem sequer arranha !

- Problema das cobras não comerem aves ! Qualquer site sobre cobras diz que elas comem para alem de outros animais comem aves.

Que me esteja a lembrar eram só estes os problemas levantados pelas pessoas que estão contra a utilização de aves na variação da alimentação das cobras em cativeiro !

Dou desta formar por terminada a minha partilha da informação já anteriormente referida neste Tópico !
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda jan 18, 2010 3:07 am

Esclareceste lindamente as vantagens de incluir aves na dieta das tuas cobras, ou seja não o conseguiste fazer, nunca ninguem disse que não se pode dar aves, apenas dissemos que não se deve pois as desvantagens são em maior numero assim como os riscos que com roedores, e que se queres diversificar mais com segurança para os teus animais deverás faze-lo com varias espécies de roedores, todos são apologistas que se deve diversificar, mas que não há vantagens em faze-lo com aves, mas tu podes até diversificar com pregos, elas são tuas, a responsabilidade é tua, a consciência é tua, mas a vida é delas e é pena que estejam nas tuas mãos pois o seu bem estar depende do teu bom senso, a nossa consciência está tranquila pois aconselhamos bem, refutamos bem os nossos argumentos os outros usuários entenderam isso e só por isso já valeram as mais de vinte paginas de tópico, agora o que tu fazes esteja errado ou certo apenas a ti cabe decidir.
tlopes

segunda jan 18, 2010 1:28 pm

O tópico foi editado e está bloqueado. Já foram publicados todos os argumentos das várias partes. O tópico permanece para consulta.

Melhores cumprimentos,
Bloqueado

Voltar para “Répteis e Anfíbios”