[fotos] Répteis e Anfíbios Autóctones Portugueses...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Ghost22
Membro
Registado: terça jul 20, 2010 12:27 pm

quinta set 02, 2010 5:29 pm

uma vipera seoanei?
Libertem o animal. coitado.
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

quinta set 02, 2010 10:12 pm

No meu jardim apareceu uma cobra. A mim não me incomoda mas, será que pode morder aos meus cães? De noite, as cobras escondem-se? Podem entrar em casa, durante a noite? Alguém poderá elucidar-me?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta set 02, 2010 10:55 pm

perapado Escreveu:No meu jardim apareceu uma cobra. A mim não me incomoda mas, será que pode morder aos meus cães? De noite, as cobras escondem-se? Podem entrar em casa, durante a noite? Alguém poderá elucidar-me?
Animal inofensivo. Deixem-na estar que nenhum mal fará. Não mordem nos cães a não ser que sejam atacadas e se morderem não há veneno, são cobras rateiras. De noite estão inactivas,"bateria descarregada"...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

perapado
Membro Veterano

quinta set 02, 2010 11:17 pm

dinodane Escreveu:
perapado Escreveu:No meu jardim apareceu uma cobra. A mim não me incomoda mas, será que pode morder aos meus cães? De noite, as cobras escondem-se? Podem entrar em casa, durante a noite? Alguém poderá elucidar-me?
Animal inofensivo. Deixem-na estar que nenhum mal fará. Não mordem nos cães a não ser que sejam atacadas e se morderem não há veneno, são cobras rateiras. De noite estão inactivas,"bateria descarregada"...

Obrigada, Dinodane! Pode ser que coma todos os ratos que há por aqui... Acho é que vai haver luta, com os meus cães... :|
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

quinta set 02, 2010 11:22 pm

dinodane Escreveu:
Dino como sabes que não há veneno?
"Em Portugal, apenas existem espécies de duas destas famílias - Colubridae e Viperidae. Apenas três espécies merecem referência como perigosas para o Homem: a cobra-rateira, a víbora-*** e a víbora-de-seoane. Os casos de mordeduras fatais conhecidos são raros e ocorreram principalmente em indivíduos debilitados, idosos, doentes ou crianças. Existem antídotos específicos para o veneno destas espécies."
Ghost22
Membro

quinta set 02, 2010 11:37 pm

gekkos Escreveu:
dinodane Escreveu:
Dino como sabes que não há veneno?
"Em Portugal, apenas existem espécies de duas destas famílias - Colubridae e Viperidae. Apenas três espécies merecem referência como perigosas para o Homem: a cobra-rateira, a víbora-*** e a víbora-de-seoane. Os casos de mordeduras fatais conhecidos são raros e ocorreram principalmente em indivíduos debilitados, idosos, doentes ou crianças. Existem antídotos específicos para o veneno destas espécies."
a cobra-de.capuz tambem penso que é venenosa.
Raiquiis
Membro Veterano
Registado: sábado jan 02, 2010 6:15 pm

sexta set 03, 2010 12:35 am

Mas esses "venenos" não serão muito fraquinhos e só terão grande efeito a quem seja alérgico a eles?
Ghost22
Membro

sexta set 03, 2010 2:03 pm

Raiquiis Escreveu:Mas esses "venenos" não serão muito fraquinhos e só terão grande efeito a quem seja alérgico a eles?
Como o gekkos disse
"Os casos de mordeduras fatais conhecidos são raros e ocorreram principalmente em indivíduos debilitados(pode ser considerado pessoas alergicas), idosos, doentes ou crianças.".

Mas mesmo tirando isso, não acho que seja uma segurança pensar que só porque não se está dentro desse grupo que não é perigoso. é sempre perigoso, visto que elas são capaz de controlar a quantidade de veneno que administram na presa.
Há gente que já foi "agrafada" por King cobras e não morreu.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta set 03, 2010 3:06 pm

ó minha mãe, mas vocês acham que o animal que a Perapado tem no quintal é uma víbora, animal raro no nosso país? Quantos de vocês já viram uminha...? Não será mais acertado SUPÔR que se trata de uma vulgar cobra rateira...?

A não ser que pretendam infundir medo na pessoa e fazerem com que a mate por recear ser venenosa... :roll:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Ghost22
Membro

sexta set 03, 2010 3:38 pm

dinodane Escreveu:ó minha mãe, mas vocês acham que o animal que a Perapado tem no quintal é uma víbora, animal raro no nosso país? Quantos de vocês já viram uminha...? Não será mais acertado SUPÔR que se trata de uma vulgar cobra rateira...?

A não ser que pretendam infundir medo na pessoa e fazerem com que a mate por recear ser venenosa... :roll:
ohh... minha mãe...depois se for venenosa não é você que é mordida né? eu compreendo.
e as cobras rateiras são venenosas apesar de não representar um perigo verdadeiro para o Homem.
e a pessoa não a vai matar se pesquisar e vir que não é nenhuma ameaça.

não é correcto é tar a dizer que é isto e aquilo sem a ver. pode ser um animal raro mas não impossivel de ver e de se apanhar.
Sim já vi uma.

A não ser que queira infudir conhecimento errado a pessoa e depois acontece como muita gente que pensa que as osgas são venenosas tambem (que não são claro).
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

sexta set 03, 2010 3:41 pm

ai as cobras rateiras sao venenosas?
joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

sexta set 03, 2010 3:46 pm

cris17 Escreveu:ai as cobras rateiras sao venenosas?
Penso que a cobra-rateira a que ele se referia era uma malpolon monspessulanus, sendo esta opistóglifa.
<p><strong>
</strong></p>
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

sexta set 03, 2010 3:48 pm

joaoplscosta Escreveu:
Penso que a cobra-rateira a que ele se referia era uma malpolon monspessulanus, sendo esta opistóglifa.
para isso dizia que HÁ cobras rateiras venenosas :D
Ghost22
Membro

sexta set 03, 2010 4:25 pm

cris17 Escreveu:
joaoplscosta Escreveu:
para isso dizia que HÁ cobras rateiras venenosas :D
Tava se a falar das existentes em Potugal.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... +venenosas

Se tambem sabias que ha cobras rateiras venenosas tambem pudias ter dito que nem todas são venenosas. é claro que nem todas as rateiras são venenosas.
joaoplscosta Escreveu: Penso que a cobra-rateira a que ele se referia era uma malpolon monspessulanus, sendo esta opistóglifa.
Sim joão tava me a referir a essa.
perapado
Membro Veterano

sexta set 03, 2010 4:45 pm

Ghost22 Escreveu:
dinodane Escreveu:ó minha mãe, mas vocês acham que o animal que a Perapado tem no quintal é uma víbora, animal raro no nosso país? Quantos de vocês já viram uminha...? Não será mais acertado SUPÔR que se trata de uma vulgar cobra rateira...?

ohh... minha mãe...depois se for venenosa não é você que é mordida né? eu compreendo.
e as cobras rateiras são venenosas apesar de não representar um perigo verdadeiro para o Homem.
e a pessoa não a vai matar se pesquisar e vir que não é nenhuma ameaça.

não é correcto é tar a dizer que é isto e aquilo sem a ver. pode ser um animal raro mas não impossivel de ver e de se apanhar.
Sim já vi uma.

A não ser que queira infudir conhecimento errado a pessoa e depois acontece como muita gente que pensa que as osgas são venenosas tambem (que não são claro).
Não, não vou deixar matar a cobra. Víboras, vi algumas quando era criança e sei que têm a cabeça triangular. Esta é preta e castanha, não muito grossa e já a vi trepar para uma árvore. Assustámo-nos mutuamente e ela trepou...
O jardineiro disse-me que era uma cobra de água e que vinha do campo de golfe que colide com o meu jardim. Ele disse também que, queimando uns pneus ela fugiria... Sei lá!
A minha preocupação seria sabê-la dentro de casa. Mas, se de de noite ficam inactivas... de dia, os meus cães não a deixariam entrar...
Vai tudo correr bem... :lol:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”