Brumação topico de interesse

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

quarta dez 12, 2012 9:23 pm

vitor22 Escreveu:
Titanum Escreveu:As mudanças de temperatura estão associadas á mudança de horas de luz, menos luz significa uma temperatura mais baixa, ora com essa diminuição de luz controlada irá fazer com que o réptil se situe sempre num determinado horário ciclico.

quote]

Se calhar na natureza, sim, mas em cativeiro nao.

Os que têm uvb nao sofrem diferenças, por falta de luz natural no inverno.

Sim estava a falar no estado selvagem.
andbela
Membro Veterano
Registado: sábado mar 10, 2012 9:14 pm
Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo

quinta dez 13, 2012 3:19 am

Não é que eu esteja a criticar a vossa experiência nem me ache um expert em répteis, mas falando no meu exemplo foi impossível impedir a brumação da minha DB .. Em finais do Verão (ainda com as temperaturas correctíssimas) ela começou a dar os primeiros sinais de brumação, a par com a minha tartaruga . Eu preocupei-me e fui à minha vet, fizemos todas as análises e mais alguma (sangue, parasitas, raio-x.. Tudo) e não tinha nada que mostrasse a 'letargia' dela. Opa passado uns tempos começou mesmo a ficar frio e temperaturas a baixar um pouco dentro do terrário e ela entrou em brumação completa.. Agora digam-me o que podia ter feito para evitar? Opa pode não ser bom ela brumar, mas também não vejo o mal .. Não percebo muito bem essa reticência que mostram quando se fala em brumação, até porque tudo o que li sobre DB's, quando eles querem à pouco que se possa fazer para o evitar.
Atenção que estou a falar pelo que li e pelo que passei, não estou a lançar críticas nem nada do género :)
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quinta dez 13, 2012 9:11 am

ninguem esta a dizer que é mau a brumaçao !! estao sim a dizer que é possivel evitar a brumaçao
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

quinta dez 13, 2012 9:19 am

psylizart Escreveu:ninguem esta a dizer que é mau a brumaçao !! estao sim a dizer que é possivel evitar a brumaçao
Exacto..

Disseste que fizeste analise e tiveste uma especial atençao, entao de certeza que corre tudo bem.

Fiquei com uma duvida:

No caso das cobras, tartarugas nos primeiros anos de vida nao convem hibernar/brumar, pois ainda nao têm peso suficiente e podem morrer. Nos dbs nao é assim? Se quiserem nao se faz nada?
"A compaix&atilde;o para com os animais &eacute; das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
targonne
Membro Veterano
Registado: segunda set 10, 2012 5:55 pm
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

quinta dez 13, 2012 10:12 am

Meu amigo TItanium, estamos todos aqui para aprender e partilhar, o facto de a sua conta ter mais tempo no forum que a minha só revela que vc esta aqui a mais tempo. nd mais...
Eu depois de reler o que disse, acho que
1. n o mandei ler nem fazer rigorosamente nada. dei uma sugestão
2. o seu quarto deve ter uma decoração ao estilo oriental, é tão minimalista que não tem janelas nem pontos de entrada de luz natural.
3. acho absurdo levar as coisas para o lado pessoal, como se fosse uma ofensa eu convidar as pessoas neste post a lerem um artigo, pois bem eu mostrei 2 artigos que achei interresantes referente a especie que estavamos a debater. vc não gostou deles,
enfim eu tambem disse no inicio que isto é um tópico sensivel porque gera muitas opiniões diferentes.
Em dois anos e meio não houve um unico dia de brumação, explica lá isso aos genes dele, estão atrasados
-> já teve algum dia de acasalamento?
mas o problema é chegares aqui e mandares os outros (que ja andam aqui a tempos e tempos, que ja leram n artigos, já ajudaram n pessoas, já passaram por n experiencias e já têm alguma sabedoria
--> Não percebi o problema? cheguei aqui, partilhei as minhas experiencias nao mandem ng fazer grande coisa, Mas no entanto parece que estou a ser criticado porque voce discorda do que eu disse, e tem uma conta mais antiga?
Ou será porque fiz um topico sobre um artigo, que aparentemente n foi lido mas criticado?
Eu por norma, mesmo quando sei tudo se tiver tempo, e alguem partilhar um artigo sobre uma especie que me interessa eu tento le-lo. posso discordar, mas lá esta aprendi um bocadinho mais, se não for mais nada, aprendi que discordo do artigo.
Podemos voltar ao topico?
targonne
Membro Veterano
Registado: segunda set 10, 2012 5:55 pm
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

quinta dez 13, 2012 10:22 am

A odin n brumou os primeiros 2 anos acho. ou ano e meio talvez, ela nasceu em maio ou junho penso eu. e so brumou 2 invernos depois.

Se o dragão for saudavel ele vai fartar-se de comer antes do periodo de brumação. no entanto como o metabolismo do animal é "dessacelerado" o consumo de energia é significativamente mais baixo. se ele n se mexer e fizer com que o organismo quase pare ele n consome energia e dai n perde quase peso nenhum.

Á sim um risco de se o dragão tiver uma contagem alta de parasitas, que os mesmos proliferem e ataquem outras coisas que não a comida no tracto intestinal. dai haver dragoes que perdem imenso peso, e até podem morrer durante este periodo. estes casos são muito raros com um animal saudavél.

A minha, continua a comer durante o periodo de brumação, mas come menos, defeca menos, e não revela actividade quase nenhuma.

Penso que a maioria das cobras perde por completo o apetite, e n faço ideia sobre as tartarugas.
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

quinta dez 13, 2012 12:35 pm

targonne Escreveu: Se o dragão for saudavel ele vai fartar-se de comer antes do periodo de brumação. no entanto como o metabolismo do animal é "dessacelerado" o consumo de energia é significativamente mais baixo. se ele n se mexer e fizer com que o organismo quase pare ele n consome energia e dai n perde quase peso nenhum.

A minha, continua a comer durante o periodo de brumação, mas come menos, defeca menos, e não revela actividade quase nenhuma.

.
1º parágrafo, discordo do teu ponto de vista, pois os repteis e animais em geral comem e comem e comem, pois no amanha pode faltar comida(mas isto é um assunto que dava pano para mangas , e é fora do conteudo).

2º Isso, acho, que não se chama brumaçao, mas semi brumaçao, nao tenho a certeza, mas pelo que tenho lido, brumar é o período de dormencia nos repteis.
"A compaix&atilde;o para com os animais &eacute; das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
Mortheph
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2008 11:19 pm

sexta dez 14, 2012 1:39 am

targonne Escreveu:Meu amigo TItanium, estamos todos aqui para aprender e partilhar, o facto de a sua conta ter mais tempo no forum que a minha só revela que vc esta aqui a mais tempo. nd mais...
Eu depois de reler o que disse, acho que
1. n o mandei ler nem fazer rigorosamente nada. dei uma sugestão
2. o seu quarto deve ter uma decoração ao estilo oriental, é tão minimalista que não tem janelas nem pontos de entrada de luz natural.
3. acho absurdo levar as coisas para o lado pessoal, como se fosse uma ofensa eu convidar as pessoas neste post a lerem um artigo, pois bem eu mostrei 2 artigos que achei interresantes referente a especie que estavamos a debater. vc não gostou deles,
enfim eu tambem disse no inicio que isto é um tópico sensivel porque gera muitas opiniões diferentes.
Em dois anos e meio não houve um unico dia de brumação, explica lá isso aos genes dele, estão atrasados
-> já teve algum dia de acasalamento?
mas o problema é chegares aqui e mandares os outros (que ja andam aqui a tempos e tempos, que ja leram n artigos, já ajudaram n pessoas, já passaram por n experiencias e já têm alguma sabedoria
--> Não percebi o problema? cheguei aqui, partilhei as minhas experiencias nao mandem ng fazer grande coisa, Mas no entanto parece que estou a ser criticado porque voce discorda do que eu disse, e tem uma conta mais antiga?
Ou será porque fiz um topico sobre um artigo, que aparentemente n foi lido mas criticado?
Eu por norma, mesmo quando sei tudo se tiver tempo, e alguem partilhar um artigo sobre uma especie que me interessa eu tento le-lo. posso discordar, mas lá esta aprendi um bocadinho mais, se não for mais nada, aprendi que discordo do artigo.
Podemos voltar ao topico?
Concordo completamente. Habitue-se que neste fórum é quase sempre assim. ;)
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

sexta dez 14, 2012 9:09 am

realmente essa é uma resposta que interessa bastante ao topico que aqui andamos a debater !!!
:roll: :roll: :roll:
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
epicrates
Membro Veterano
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

sexta dez 14, 2012 11:22 am

Nem sempre é possivel evitar a brumação. Há espécies que mesmo com as temperaturas correctas brumam. Algumas das minhas cobras brumam outras não.
Há espécies que estão genéticamente programadas para brumar. E se deixam de se alimentar não é aconselhavel manter as temperaturas normais.
andbela
Membro Veterano
Registado: sábado mar 10, 2012 9:14 pm
Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo

sexta dez 14, 2012 4:08 pm

epicrates Escreveu:Nem sempre é possivel evitar a brumação. Há espécies que mesmo com as temperaturas correctas brumam. Algumas das minhas cobras brumam outras não.
Há espécies que estão genéticamente programadas para brumar. E se deixam de se alimentar não é aconselhavel manter as temperaturas normais.
Então como fazes com as temperaturas epicrates ? :)
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sexta dez 14, 2012 4:23 pm

andbela Escreveu:
epicrates Escreveu:Nem sempre é possivel evitar a brumação. Há espécies que mesmo com as temperaturas correctas brumam. Algumas das minhas cobras brumam outras não.
Baixa-as no termostato :roll:
epicrates
Membro Veterano
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

sexta dez 14, 2012 7:40 pm

andbela Escreveu:
Em 2 delas não tenho qualquer tipo de aquecimento. As temperaturas ambientes são mais que suficientes, deixam de comer no fim de Outubro principio de Novembro e só voltam a comer lá para fim de Fevereiro inicio de Março.
As outras faço como disse o Bond, se recusam 2 ou 3 vezes seguidas baixo a temperatura.
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

domingo dez 23, 2012 10:57 pm

Concordo e subscrevo epicrates. Tenho repteis há vários anos, entre eles, cobras, as vezes com o mesmo termostato e as mesmas fontes de calor, iguais níveis de luz e temperatura. Algumas param de comer, outras não, os machos então, são logo os primeiros a deixar de comer.

Chego a ter spots de 33ºC e UV 12h (dos camaleões) e mesmo assim deixam de comer, especialmente se forem mais velhas e o seu relogio biologico lhes disser que está na hora.

Se continuasse a ter temperaturas altas e tentasse contrariar este fenómeno, colocaria as cobras em risco de perder mais massa gorda, pois o seu metabolismo quereria abrandar e eu estaria a querer acelerar.

Não concordo com a não brumação. Não é fisiológico e alguns animais pedem-no. É como manter temperaturas iguais dia e noite, sempre fui contra, pq do meu ponto de vista é algo contra-natura fisiologicamente, mas não tem lugar neste topico.

Obrigado pelos artigos, traga mais que faz falta alguma qualidade neste forum.

E sim, tudo ca em casa quis brumar mais cedo este ano!
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”