Manchas Brancas (Iguana)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Mikeluk
Membro Júnior
Registado: quarta jan 04, 2012 5:00 pm

sexta jan 11, 2013 12:14 pm

targonne Escreveu:Depende das lampadas que uses, por exemplo uma 5.0 de 20w vai ter um alcanse diferente de uma 5.0 de 40w, podes tambem aumentar a distancia e intensidade utilizando um reflector.

Em relação a intensidade do espectro que é onde os 5.0 ou os 10.0 entram, é como a simulação do sol. 5.0 tenta fazer uma simulação de uma floresta tropical, com uma vejetação densa, em que a luz do sol não passa tão facilmente. 10.0 simula o sol em aberto tipo deserto com nada a volta.

Qual a lampada a utilizar, bem se me perguntasses a um mes (antes te ter começado a obsecar com uvb's) dizia-te poe uma 5.0 ou 6.0 nas distancias indicadas.

Se me perguntares hoje. então digo-te que podes por a vontade uma de 10.0 ou mais ainda, mas tens que ter em atenção que nesse caso deves ter um outro spot de calor sem uvb para que o animal possa escolher onde quer estar, isto porque em estado selvagem, as iguanas geralmente apanham sol no inicio da manha, e final de tarde, e escondem-se dos raios mais fortes entre o meio dia e as 15. quando o sol esta mais alto, e o espectro seria mais forte tipo 10.0 ou mais
Logo tens que lhe dar a opçao de ficar por baixo do uvb ou não. e sim elas conseguem notar a diferença.

Como vamos mudar de casa "de novo" e tenho que remodelar terrarios posso tentar fazer um esquema de luz e de spots ideais.

Não sei se fez muito sentido. mas é esta a explicação :)

E já agora, porque estão a chegar ao nosso mercado agora estas lampdas, o que podes fazer na criação dos 2 spots, é colocares uma lampada de mercurio, que gera uvb uva e calor (que custa +/- o que o conjunto te ia custar) e no outro spot metes só foco.

LÂMPADA SOLAR GLO (VAPOR DE MERCÚRIO) da exoterra de 125 ou 160 watts.

Comprei uma 8.0 novamente e a spot light depois mostro.

Se porventura a Iguana quiser estar mais escondida podes reparar que tem troncos do lado direito a apontarem para baixo de uma plataforma, ou seja escondida da luz.
Mikeluk
Membro Júnior

sexta jan 11, 2013 12:39 pm

Este era o anterior, aqui sim acredito que ela se possa infelizmente ter queimado através do toque.

De referir que ela tinha liberdade para andar pela sala sempre que quisesse pois eu deixava o terrário aberto quando estava em casa.

Imagem
Mikeluk
Membro Júnior

sexta jan 11, 2013 12:52 pm

Quando a comprei ela era assim muito pequenina...!

Imagem

Imagem

Depois começou a crescer até ao que está hoje, ou seja tem cerca de 7 meses, acho eu !

Imagem

Imagem
sara02
Membro
Registado: segunda ago 06, 2012 4:07 pm

sábado jan 12, 2013 9:57 pm

O termostato seria ligado a lampada de ceramica para manter uma temperatura constante e nao ao sol como dizes.no meu terrario tenho a lampada de ceramica sempre ligada a um termostato onde tem a temperatura a 30/31 e uma de spot onde perto dela esta a 32/33 ou seja lampada de ceramica para temperatura ambiente e o hot spot para ter um ponto ainda mais quente onde ajuda a fazer a disgestao.se consegues ter sempre essas temperaturas esta tudo bem.cumps
Mikeluk
Membro Júnior

segunda jan 14, 2013 9:41 am

Sim ou seja, consigo ter cerca de 30º no topo do terrário ou seja, até mais ou menos 50 cm que é onde tenho os dois termometros, evidentemente que debaixo do spot estarão mais uns graus....

Durante a noite a de cerâmica está ligada mais a night glo e consigo ter 26 mais ou menos.

O que tenho de aumentar é a humidade, estou a pensar comprar o substrato (jungle....) e colocar papel de cozinha por cima para equilibrar mais a humidade...Vou colocar fotos com a alteração que fiz no terrário.

A lâmpada UVB está a cerca de 35/40 cm dos locais onde a Iguana tem por hábito estar...

Ainda está em habituação ao terrário, está com medo ainda quando abro as portas mas consigo contrariar o seu ímpeto...até agora !!!

Os banhos estou a começar a dar 3xs por semana.
targonne
Membro Veterano
Registado: segunda set 10, 2012 5:55 pm
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

segunda jan 14, 2013 10:21 am

Atenção que as lampadas azuis e vermelhas nocturnas normalmente são para animais nocturnos.

Sempre que experimentei utilizar uma, as iguanas não conseguiam descansar, ficavam super agitadas a noite, e passados uns dias super mal dispostas... e começavam a ter perca de apetite.

Já experimentei luzes de infra-vermelhos (elas não deviam conseguir ve-las ... )

E luzes azuis tipo nightglo.
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

segunda jan 14, 2013 11:04 am

á noite, é suposto tar completamente escuro, por ser noite !!!! Nunca irei perceber o uso de lampadas noturnas em animais diurnos... :roll:
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
sara02
Membro
Registado: segunda ago 06, 2012 4:07 pm

segunda jan 14, 2013 6:05 pm

Tenta cololocar mais esconderijos para ela se sentir mais segura,quanto a humidade podes sempre arranjar um RETIFOGGER,mas penso que não seja nessesario os banhos e burrifar diariamente é o nessesarioQuanto as lampadas nocturnas estou de acordo com o Psy axo que noite é escuro as iguanas não percisam delas podem alterar o comportamento (stress) e de certeza que não vai querer saber o que é uma iguana adulta de mau feitio : :twisted:
cumps
Mikeluk
Membro Júnior

segunda jan 14, 2013 11:22 pm

Até hoje honestamente que tenha visto nunca dormiu....mas vou seguir o conselho....

A iguana agora passa a vida a morder-se nas patas dianteiras...É normal?

E pela primeira vez vi-a agressiva a ponto de me ter mordido no dedo propositadamente...para além disso ainda ficou mais de 10 segundos de boa aberta à espera que lá fosse meter a mão!!!!

Fiquei espantado com a agressividade dela hoje...
Nunca tal tinha acontecido, na verdade sempre foi muito dócil....Afinal não é bem como estava a pensar, mas não desisti e fui lá outra vez...

Estranho para mim é ela morder-se a ponto de fazer sangue...
1º quando sangra como a devo tratar???

Depois será que está a morder-se por causa da muda de pele...Já mudou bastantes vezes mas é a primeira vez que a vejo a morder-se...
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

terça jan 15, 2013 9:29 am

Se ela se morde é porque algo nao esta bem no terrario, ou temperaturas erradas , falta de uvb, sentir se desprotegida ou simplesmente stress.

Agora ela o tentar morder é mais do que normal, afinal de contas, voce é um bicho 3 vezes maior que ela e feio aos olhos dela .... :lol: é uma questao de se defender.
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Mikeluk
Membro Júnior

terça jan 15, 2013 9:59 am

psylizart Escreveu:Se ela se morde é porque algo nao esta bem no terrario, ou temperaturas erradas , falta de uvb, sentir se desprotegida ou simplesmente stress.

Agora ela o tentar morder é mais do que normal, afinal de contas, voce é um bicho 3 vezes maior que ela e feio aos olhos dela .... :lol: é uma questao de se defender.
Na verdade eu acho que ela deve ter comichão, quando a pele está a cair...

Coçar é normal acho eu, agora morder...e depois levo por tabela.

Mas comigo ela mordeu-me e depois logo a seguir peguei nela e tomou banho sem problemas, aliás até deixou que lhe lavasse a cabeça sem qualquer problema.
targonne
Membro Veterano
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

terça jan 15, 2013 10:21 am

podes por uma foto?

se a mordidela for grave deves ir ao veterinario.

se não podes usar betadine diluida, mas ela n vai gostar.

Convem teres outra pessoa ajudar-te a "imobilisa-la" (escrever de manha, meu portugues para onde fostes...)

um a segurar o outro a desinfectar.

Ela abrir a boca é uma forma de intimidação, se lá meteres os dedos não vais gostar dos resultados :P

http://www.youtube.com/watch?v=rhUP3wNkubc

no minuto 7 e no minuto 10 tens exemplos de como te aproximares dela e lhe tocares de maneira segura, sem ela te conseguir morder.

Tem atenção a direcção da cauda e nunca ponhas a face na direcção da mesma sem teres o braço a cobrir, uma chicotada doi mas n faz estragos, uma chicotada em cheio nos olhos, ganhas uma viagem ao hospital.

Se por acaso, ela te morder lembra-te que possivelmente ela vai la ficar agarrada. normalmente eles não largam. se tiveres a infeliz ideia de tentar tirar a mão vais fazer mais estragos porque vais estraçar a carne, os dentes dela são como uma faca de pão de serrilha. experimenta enterrares a faca no pão e puxares a ver o que acontece :)

Para alem de não puderes tirar a mão tens acima que tudo demonstrar que ainda estas em controlo que ainda és o dominante. e deves continuar a agarra-la até ela te largar. o que pode demorar... mas se a largares acabaste de lhe mostrar, que se ela te morder tu largas-a logo podes ver o que vai acontecer sempre que ela n quiser ser agarrada.

se calhar estou a dar conselhos já um bocado "avançados" espero que nunca tenhas que te lembrar que leste isto. mas para prevenir fica aqui.

que idade é que ela tem? tens superficies que refletem no terrario ou perto? onde ela se consiga ver?

tens a certeza que ela se mordeu e não se aranhou por exemplo? ou ficou presa em algum sitio?

desculpem pelo post longo... e a falta de português ...

vou buscar um café
Mikeluk
Membro Júnior

terça jan 15, 2013 10:35 am

Ela vê-se no vidro quase de certeza, pelas suas posturas....percebo isso.

tem 7/8 meses...

E costuma ser calminha mas parece estar numa fase menos boa,

Quanto às feridas são mesmo muito pequenas, largou uma pequena gota de sangue. A olho nú dificilmente vês grande coisa, no entanto a pata fica marcada de cor mais escura, nos locais onde ela se morde...
depois tento tirar uma bela foto...

Depois disso já a consegui meter a dar-me "beijinhos" na cara....(Qualquer dia arrependo-me!!!).

A minha reacção foi tirar o dedo mas da próxima até a mordo se for preciso! LOL...ela sempre foi arisca mas agora começa a mostar de que material é feita!

Cauda, até hoje 0 .... Mas não deve tardar presumo...
targonne
Membro Veterano
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

terça jan 15, 2013 10:44 am

laranjas estão a aparecer alguns?

Isto pode parecer um bocado parvo, mas uma fez uma pessoa disse-me nunca ponhas um lagarto junto a cara, e nunca no ombro onde n consegues ver o que vai acontecer a seguir.

e se comecares quando ela é jovem é mais facil do que re-educares quando ela e mais velha. não vais querer uma iguana adulta no teu ombro.
Habitua a estar nos teus braços.
Mikeluk
Membro Júnior

terça jan 15, 2013 11:24 am

Laranja não, nada!

Ela sobe pelo braço até ao ombro...Hoje ainda a consigo segurar bem com uma mão. Desde pequena que a habituo a sair do terrário todos os dias até hoje...Ela até se dá muito bem comigo, agora compreendo que em determinadas alturas esteja mais nervosa, aindo por cima mudou de um terrário curtinho para um muito maior como podes ver nas fotos já postadas...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”