targonne Escreveu:Depende das lampadas que uses, por exemplo uma 5.0 de 20w vai ter um alcanse diferente de uma 5.0 de 40w, podes tambem aumentar a distancia e intensidade utilizando um reflector.
Em relação a intensidade do espectro que é onde os 5.0 ou os 10.0 entram, é como a simulação do sol. 5.0 tenta fazer uma simulação de uma floresta tropical, com uma vejetação densa, em que a luz do sol não passa tão facilmente. 10.0 simula o sol em aberto tipo deserto com nada a volta.
Qual a lampada a utilizar, bem se me perguntasses a um mes (antes te ter começado a obsecar com uvb's) dizia-te poe uma 5.0 ou 6.0 nas distancias indicadas.
Se me perguntares hoje. então digo-te que podes por a vontade uma de 10.0 ou mais ainda, mas tens que ter em atenção que nesse caso deves ter um outro spot de calor sem uvb para que o animal possa escolher onde quer estar, isto porque em estado selvagem, as iguanas geralmente apanham sol no inicio da manha, e final de tarde, e escondem-se dos raios mais fortes entre o meio dia e as 15. quando o sol esta mais alto, e o espectro seria mais forte tipo 10.0 ou mais
Logo tens que lhe dar a opçao de ficar por baixo do uvb ou não. e sim elas conseguem notar a diferença.
Como vamos mudar de casa "de novo" e tenho que remodelar terrarios posso tentar fazer um esquema de luz e de spots ideais.
Não sei se fez muito sentido. mas é esta a explicação
E já agora, porque estão a chegar ao nosso mercado agora estas lampdas, o que podes fazer na criação dos 2 spots, é colocares uma lampada de mercurio, que gera uvb uva e calor (que custa +/- o que o conjunto te ia custar) e no outro spot metes só foco.
LÂMPADA SOLAR GLO (VAPOR DE MERCÚRIO) da exoterra de 125 ou 160 watts.
Comprei uma 8.0 novamente e a spot light depois mostro.
Se porventura a Iguana quiser estar mais escondida podes reparar que tem troncos do lado direito a apontarem para baixo de uma plataforma, ou seja escondida da luz.