Rã...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

lacerta
Membro Veterano
Registado: segunda abr 29, 2002 1:07 pm

quarta set 01, 2004 2:16 am

A Tchinho sabe de certeza... :D
é um sapo do género Bombina.
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quarta set 01, 2004 11:32 am

Sim, Lacerta..... eu sei :D

são [i]Bombinas orientalis[/i]... as minhas são verdes. Uma verde alface e outra verde escura, podes ver no meu album ;) na ultima página...
Tchinho
Membro Veterano

quarta set 01, 2004 11:39 am

Esqueci-me de dizer, elas não comem camarão das tartarugas. Na página 2 deste tópico, podes ver o que o Lacerta escreveu sobre a alimentação das Rãs. É a mesma prás Bombinas.

O teu aquário está um pouco probezito :? , podias colocar uma plantas anfíbias para as bombinas se esconderem e repousarem em cima das folhas... as minhas adoram ;)

Eu tenho as minhas num aquário de 60cm, com +- 12 cm de água, umas pedritas no fundo, um termostato ( é muito importante a temperatura da água estar +- 20ºC ), um filtro fraquinho, se não for fraquinho, podes enfiá-lo numa collant de lycra para não sugar as rãs :D, uma plataforma fora de água coberta com musgo, uma planta anfíbia e outra planta enraizada num pau, que comprei numa loja de peixes. Esta vinha também com feto de java agarrado ao pau. Deves ter uma luz própria para anfíbios.

Se precisares de mais alguma coisa, diz ;)
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

quarta set 01, 2004 11:48 am

Muito obrigado.
Sabes, em relação à alimentação, o pessoal cá na Madeira não mexe muito com anfíbios e afins...por isso vão desenrascando, daí eu ter cá vindo.
Gostava de saber se conheces alguma loja que venda via net, é que as de cá....deixam um pouco a desejar....
Bem, vou então ver se trato de tudo o que me falaste e já agora só mais uma pergunta:

Posso juntá-la com tartarugas ou não é aconselhável???

Fiquem bem e mais uma vez obrigado pela ajuda.
Nuno Cunha
Tchinho
Membro Veterano

quarta set 01, 2004 2:43 pm

Pois a essa pergunta não faço a mínima ideia... :roll: :roll: ... vamos esperar, pode ser que o Lacerta te responda, eu não sei.

Lojas onde possas comprar comida, via net, não sei.... mas liga ou envia uma pm ao zooexótico ou vai ao forum da loja e pergunta-lhe lá. A comida que eu compro para as minhas é na loja dele e pode ser que ele te possa enviar a comida à cobrança...

boa sorte :D
P1TuXk4
Membro Veterano

quarta set 01, 2004 7:36 pm

Tenho boas e más notícias.
As más é que o ZOOEXOTICO não manda para aMAdeira.
As boas é que arranjei comida para ele.
Passei numa loja e tinham grilos.
O problema é que estavam mortos. Vivos não têm.
Cheguei a casa e dei-lhe um.
Nada.
Nem se mexeu.
Esperei e nada.
Foi então que me lembrei de dizerem que tinha de ser comida viva.
Não fiz mais nada.....Uma linha preta fininha, atada à pata do grilo...
Era ver o grilo(morto) aos saltos...lololollo
E logo de seguida o sapinho atrás.
O problema da alimentação está resolvido, até porque eles na loja têm algumas larvas e amanhã vou ver se alguma é das que me recomendaram.
Agora há uma coisa que me está a preocupar:
Ele apanhou o grilo e meteu-o todo na boca.
Ele não se afoga?????
Já agora, mais uma pergunta:
Com que regularidade se alimenta as Bombinas Orientalis????

Mais uma vez muito obrigado e desculpa toda esta maçada.

P.S.-Em relação ao aquário, já comecei a lhe dar um novo look, até porque este era uma antiga maternidade de quando criava guppys. Estou a pensar comprar um aquário novo.
Já comecei a tratar de tudo.
NickNolte
Membro Júnior
Registado: quinta set 02, 2004 12:31 am

quinta set 02, 2004 12:47 am

PS: Rãs não são répteis mas anfíbios.

O fórum correcto é o dos EXÓTICOS.

;)
Tchinho
Membro Veterano

quinta set 02, 2004 10:20 am

Olá P1tuxk4,

ainda bem que encontraste os grilos ;) . Será que os grilos já estavam à muito tempo na caixinha e morreram?? :o

Os grilos estão numa caixa fechada com furinhos dos lados ou/e em cima. Tens de lhes deitar comida de peixe em flocos bem esmigalhados, quase desfeitos, todos os dias e colocar uma tampinha ou um bebedouro de passaro, com água. Mas para elas não se afogarem na água, põe ou na tampinha ou no bebedouro, algodão embebido na própria água ;) Assim eles sugam a água do algodão e não se afogam... deve ter sido por isso que os grilos estavam mortos na caixita....

As bombinas comem os grilos inteiros e não se engasgam, está descansada :D

As minhas comiam dia sim dia não ;) As minhas adoravam moscas e uns mosquitos grandes que apanhava no quintal na Primavera ;)

Quando tiveres o teu aquário pronto põe uma foto para vermos como ficou ;)

Esqueci-me de te dizer, o termostato tem de ser especial para anfíbios, ou seja, é diferente dos dos peixes pois não aquece por fora o que faz com que as rãs quando lhes tocam, não se queimem, foi o zooexótico que me ensinou ;)

Se precisares de mais alguma coisa, diz :)
Tchinho
Membro Veterano

quinta set 02, 2004 10:21 am

Esquci-me de outra coisa, entre a lâmpada e o aquário não pode ter vidros, tens de tirar os vidros que existirem... a luz tem de incidir directamente na Bombina ;)
P1TuXk4
Membro Veterano

quinta set 02, 2004 11:25 am

Em relação aos grilos, eles já vêm mortos.
São americanos e são preparados mesmo para ser vendidos assim.
Seja como for, eu não lhe vou dar muitos pois já vou hoje procurar vivos e vou à loja com os nomes de alimentos que me deram.
Em relação a ela engolir tudo, eu depois pensei que se calhar ela engole e vai digerindo, tipo as cobras. Mas o que me fez mais impressão, foi ela ser tão pequena e comer aquele grilo todo... :P
Logo que o aquário esteja pronto, ponho aqui a foto sim senhor.
Mais uma vez obrigado pelas dicas.

Uma última pergunta:
Quando falam em minhos, que minhocas são???
Aquela minhoca coreana, que se usa na pesca, serve???

Fiquem bem.

P.S.-
NickNolte Escreveu: PS: Rãs não são répteis mas anfíbios.

O fórum correcto é o dos EXÓTICOS.
Eu sei. apenas aproveitar por se estar a falar no assunto..:P ;)
lacerta
Membro Veterano

quinta set 02, 2004 1:08 pm

Olá
Os grilos que lhes dás são aqueles enlatados da Zoomed?
As minhocas são as terrestres.
Quanto à frequência da alimentação, tanto pode ser diária como de dois em dois dias, depende da quantidade.
Só não lhe dês larvas de mosca. às larvas de Zophoba, e Tenebrio costumo esmagar-lhes a cabeça antes de as oferecer como alimento.
Quanto a junta-las com tartarugas... bem, as tartarugas comem anfíbios…
:p
P1TuXk4
Membro Veterano

quinta set 02, 2004 1:50 pm

Sim, os grilos são da ZOOMED....
Achas melhor não os dar????

Já agora, para quem entende um pouco de Francês, aqui tem um site engraçado, com fotos, quer das Bombinas, quer dos alimentos, tem ainda mp3 com o canto delas...
http://membres.lycos.fr/thiebeaux/bombina/
lacerta
Membro Veterano

sexta set 03, 2004 12:18 am

P1TuXk4 Escreveu: Sim, os grilos são da ZOOMED....
Achas melhor não os dar????
Podes dar pois, era só curiosidade :)
Barbie
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:53 pm
,Luigi;Ramella;Pi,Pedro Lua,Mia,Igor,Ines,
Caldo,Canja,Saruxska,
Andreia

sexta set 03, 2004 1:11 pm

Boas TArdes todos.

PItuxk4 _GRande coencidencia, acho que comprei as outras 2 bombinas no mesmo sitio q compraste a tua :P

Também ando as "aranhas" ou melhor " aos sapos" :lol: , para conseguir saber como tratar dos meus.

DEpois, qd conseguires saber onde arranjar alimentos vivos, dizes me?

LAcerta: Obrigada pelos teus sabios conselhos, e queria perguntar te porque nao se pode dar as larvas das moscas?

Imagem
lacerta
Membro Veterano

sábado set 04, 2004 2:01 am

Olá Barbie! ;)
Bem…
As larvas de mosca são muito difíceis de digerir e são perigosas, pois se forem engolidas vivas podem comer o animal por dentro… :?
Nunca tive Bombina, mas já tive algumas experiências com anfíbios, os quais cheguei a alimentar com essas larvas (depois de lhes cortar a cabeça), e muitas vezes elas eram excretadas quase intactas, têm um revestimento muito duro, é muito melhor alimentar os animais com moscas adultas, de preferência criadas em casa.
Também as podes capturar, podes dar moscas domésticas, por exemplo, eu evito dar as espécies que não conheço, pois sei que algumas parasitam os anfíbios.
Mesmo as varejeiras (Calliphora, Sarcophaga, etc.) só dou se forem criadas por mim, pois podem estar carregadas de minúsculas larvas, e mesmo não sabendo se estas poderão ser prejudiciais ou não, prefiro não arriscar… :p
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”