Sardões!!!!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

joaobogalhas
Membro Veterano
Registado: quarta mai 11, 2005 12:02 pm
Contacto:

quinta jul 07, 2005 1:07 pm

Bandycute Escreveu: Existem sardões na zona de Évora??

Eu penso que existem sardões em todo o Portugal! ;)
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça jul 12, 2005 11:49 pm

joaobogalhas Escreveu:
Vou fazer os possiveis para que os meus pais não os matem!
Convem... porque esta espécie está incluida no anexo II (estritamente protegida) da Convenção de Berna ( Decreto lei 316/89) que prevê umas multas e umas chatices em tribunal.
Alem de ser eticamente incorrecto, claro.

Que fique bem claro. Os sardões não atacam galinhas!!! Só se for mesmo um pinto do dia e mesmo assim teria de ser um exemplar adulto (bastante grande).
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

quinta jul 14, 2005 8:38 pm

ola eu só hoje li a continuação deste tópico ....
eu pensoque existem sardões mais para o norte tras os montes e minho!alentejo tb há mas no norte é o sitio onde há mais, é o quelembro de ter lido algures qdopostei a primeira mensagem!
;)
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quarta jul 20, 2005 7:50 pm

[quote=Izac]
oi pessoal,
pelo que eu ja ouvi sobre sardoes, eles costumam atacar as mulheres devido a estas terem o periodo e os sardoes sentirem o cheiro do sangue. por isso só atacarem as mulheres. Quem me disse isto foram pessoas que com alguma idade e sabedoria.
Quanto as galinhas aparecerem mortas, acho que tambem pode ser o calor ou entao uma doninha ja estas ainda sao pequenas, poeque eu tambem ja tive esse problema.
Espero que com o meu testemunho possa ajudar.
Um abraço... )
[/quote]
as pessoas de idade e sabedoria tbm se enganam... o meu avo tb disse k conheceu alguem k tinha sido ferrado por um licranço (anguis fragilis) e k a picada tinha sido mto dolorosa k tinha injectado veneno e k ficou com fortes dores durante 24 hora e nao sei k... fui-me informar e descobri k nao tinham veneno (logo uma parte da historia ja estava desmentida)
depois apanhei um e kual foi o eu espanto k o bicho só se tentava mexer como uma minhoca para k eu o libertasse, é k nem sequer abriu a boca... lol
talves sea mais um mito, talvez nao... k os sardoes saltam é verdade, agora k atakem mulheres... acho improvavel...
hotrodder
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2003 3:41 am

sexta dez 23, 2005 3:31 pm

as pessoas de idade e sabedoria tbm se enganam...
Normalmente há muitos desses mitos, quando eu era pequeno tive um amigo meu que me disse que os sardões subiam pelas pernas das mulheres acima, e que defendiam os homens das cobras.

Também já me disseram que os sapos atacam as pessoas, que cegam e inclusive tenho um amigo meu que disse que um sapo o atacou, bem, eu quando era mais puto pegava em tudo o que era animal, e sapos inclusive, agora não pego talvez com a lgum receio que a sabedoria popular se torne realidade.

No entanto também já aqui foi dito que as osgas não eram venenosas, mas no entanto eu já fui mordido por uma (sim, elas mordem, e as lagartixas também) e apanhei uma alergia que foi a ultima osga em que mexi. Coisas de miudo.

P.s- Também há sardões na zona da Amadora (Lx)
Para mudares o mundo come&ccedil;a sempre por fazer aquilo em que acreditas.
carlabatista
Membro
Registado: sábado dez 17, 2005 6:15 pm
Bianca e Faquir (gateza)
Chico e Chica (chins)

sexta dez 23, 2005 7:39 pm

boa noite a todos,
quando estava no 11º ano, no verão, fui perseguida por um sardão bem grande que por sua vez foi chateado por mim...
adoro repteis e fiquei fascinada quando o vi a apanhar sol num murete de pedras que havia no meu liceu.
era tão grande que tinha que me aproximar para o ver bem...
o problema é que ele não sabia se eu ia fazer-lhe mal ou não e como defesa, correu atrás de mim durante uns bons metros até se fartar.
nunca tive tanto medo de um reptil, mas nesse dia...
serviu de lição e hoje vejo os repteis com o respeito que eles merecem.
[b]
feliz natal para todos!!!![/b]
RCorreia
Membro Júnior
Registado: quarta dez 14, 2005 12:25 am

sábado dez 24, 2005 3:52 am

So tenho a dizer, que são lagartos lindissimos, que vivem por todo o terrritorio nacuional, inclusivamente em LX, nunca me subiram pelas pernas acima, nem me defenderam de cobras, nem correram atras de mim, geralmente cooro eu atras deles. Machos adultos ferram a valer, e não é facil retirar o dedo de dentro da boca, alguns gritos de Dor, são bastante aceitaveis, mesmo para os mais afoitos.

Gostei particularmente da historia dos sardoes se atirarem ao pescoço, o meu falecido avô, tambem inventava assim umas historias mirabolantes,................repteis em Portugal venenosos, ou potencialmente perigosos, so são 4, e todos eles sõ cobras, das quais so duas poderão provocar a morte, em condições excepcionais, por isso não acreditem em tudo o que ouvem, mesmo dos mais velhos, porque é pura crendice popular sem sentido algum

cumps, Rui
RCorreia
Membro Júnior

sábado dez 24, 2005 3:54 am

So tenho a dizer, que são lagartos lindissimos, que vivem por todo o terrritorio nacuional, inclusivamente em LX, nunca me subiram pelas pernas acima, nem me defenderam de cobras, nem correram atras de mim, geralmente cooro eu atras deles. Machos adultos ferram a valer, e não é facil retirar o dedo de dentro da boca, alguns gritos de Dor, são bastante aceitaveis, mesmo para os mais afoitos.

Gostei particularmente da historia dos sardoes se atirarem ao pescoço, o meu falecido avô, tambem inventava assim umas historias mirabolantes,................repteis em Portugal venenosos, ou potencialmente perigosos, so são 4, e todos eles sõ cobras, das quais so duas poderão provocar a morte, em condições excepcionais, por isso não acreditem em tudo o que ouvem, mesmo dos mais velhos, porque é pura crendice popular sem sentido algum

cumps, Rui
RCorreia
Membro Júnior

sábado dez 24, 2005 3:55 am

cumps, Rui
guzZ
Membro Veterano
Registado: quinta ago 12, 2010 4:35 am

segunda ago 16, 2010 12:31 am

existem sardões em todo o Portugal sim, mais em zonas quentes e humidas, tenho várias fotos deles que tirei vejos muitas vejos perto de riachos e mais chegado á noite ou de manhã cedo e são bastante bonitos, atenção, não se podem ter em casa, é crime e paga-se multa pois estraga-se a fauna natural.
Allistor
Membro Veterano
Registado: quarta dez 02, 2009 2:42 pm

segunda ago 16, 2010 12:53 am

guzZ Escreveu:existem sardões em todo o Portugal sim, mais em zonas quentes e humidas, tenho várias fotos deles que tirei vejos muitas vejos perto de riachos e mais chegado á noite ou de manhã cedo e são bastante bonitos, atenção, não se podem ter em casa, é crime e paga-se multa pois estraga-se a fauna natural.
UUUUII!! Este coveiro é dos bons... 5 anos depois o regresso dos sardões :lol:
StealthSnake
Membro Veterano
Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...

segunda ago 16, 2010 1:52 am

New Record!
Insert your name.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
MaximusHawk
Membro
Registado: quarta mar 24, 2010 2:24 pm

segunda ago 16, 2010 3:24 am

RCorreia Escreveu:So tenho a dizer, que são lagartos lindissimos, que vivem por todo o terrritorio nacuional, inclusivamente em LX, nunca me subiram pelas pernas acima, nem me defenderam de cobras, nem correram atras de mim, geralmente cooro eu atras deles. Machos adultos ferram a valer, e não é facil retirar o dedo de dentro da boca, alguns gritos de Dor, são bastante aceitaveis, mesmo para os mais afoitos.

cumps, Rui
e ja agora, qe especies venenosas existem, onde se encontram, e quais os riscos?
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

segunda ago 16, 2010 11:09 am

Allistor Escreveu:
guzZ Escreveu:existem sardões em todo o Portugal sim, mais em zonas quentes e humidas, tenho várias fotos deles que tirei vejos muitas vejos perto de riachos e mais chegado á noite ou de manhã cedo e são bastante bonitos, atenção, não se podem ter em casa, é crime e paga-se multa pois estraga-se a fauna natural.
UUUUII!! Este coveiro é dos bons... 5 anos depois o regresso dos sardões :lol:
Hardcore Digger! :twisted:

"Insert geckomorphs gif here"

:lol:
HamsterVille - Cria&ccedil;&atilde;o e selec&ccedil;&atilde;o de hamsters s&iacute;rios http://hamsterville.no-ip.org/
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

segunda ago 16, 2010 9:17 pm

MaximusHawk Escreveu:
RCorreia Escreveu:So tenho a dizer, que são lagartos lindissimos, que vivem por todo o terrritorio nacuional, inclusivamente em LX, nunca me subiram pelas pernas acima, nem me defenderam de cobras, nem correram atras de mim, geralmente cooro eu atras deles. Machos adultos ferram a valer, e não é facil retirar o dedo de dentro da boca, alguns gritos de Dor, são bastante aceitaveis, mesmo para os mais afoitos.

cumps, Rui
e ja agora, qe especies venenosas existem, onde se encontram, e quais os riscos?
desde viboras, a escorpioes
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”