Terrario construçao

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

quinta abr 26, 2007 10:16 pm

joao isto ja é bricolage n sao repteis lol
de qq modo como foi dito usa parafusos q fica mais duravel .
e aperta à mao q ta a chegar o verao e da biceps :D
o cimento cola se o colocares no mdf em suspensao vai ser dificil mas se começares da base e fores subindo adere com facilidade .
boa sorte
JOAOTHA
Membro
Registado: domingo abr 01, 2007 6:16 pm

quinta abr 26, 2007 10:21 pm

obrigado pela ajuda, mas assim junto repteis com trabalhos manuais, o util ao agradavel, e queria fazer algo como deve de ser algo que dure e que fique confortavel para o animal...
Obrigado pelos conselhos vou iniciar os trabalhos este fim de semana e seja o que deus quiser... :wink:
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sábado abr 28, 2007 7:29 pm

Afinal ficou que animal?
O DB?
JOAOTHA
Membro

sábado abr 28, 2007 10:55 pm

Já comecei a construção... Tive de usar finos pregos em vez de parafusos porque o mdf neste caso é fragil e rachava facilmente, mas bastantes para ficar reforçado, e ficou...
Ate agora esta a ficar perfeitinho, digo eu que nunca construi nenhum terrario antes...mas acho k sim (quando acabar ponho fotos)
Bem, eu vou tentar que seja um DB, mas ainda n tenho a certeza se o posso ter, mas tudo leva a krer k sim.
JOAOTHA
Membro

terça mai 01, 2007 3:53 pm

A construçao "fisica" esta terminada, falta agora as lampadas, e isso...
Para manter o terrario com uma boas temperaturas (nocturna e diurna) e condições, preciso destas 3 lampadas??:
.night glo
.sun glo
.uvb

Se n sao estas, quais sao e quais os preços respectivamente??

obrigado
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

quarta mai 02, 2007 3:57 am

Compras uma UVB 10.0 compacta ou uma 8.0 tubular para D3, quanto a aquecimento, para nocturno diurno usa uma de ceramica, sao mais caras mas da para os dois, a Night nao aquece e as vermelhas nocturnas eles vêm-nas e perturba o sono.

Ou entao usa uma lampada de casa de 100w e chega. quanto a noite usa por exemplo um tapete so mesmo para o aquecimento nocturno.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
JOAOTHA
Membro

quinta mai 03, 2007 9:32 pm

mas o tapete poe s debaixo do terrario, né?
É que a madeira que eu comprei para a construçao do terrario tem 16mm (quase 2cm) de espessura, o calor passa mesmo assim??
Ou ponho debaixo do substracto??
o aquecimento directo do tapete n faz mal a madeira (dilataçao por exemplo??)??
Pelo que li em varios topicos, alguns acham que n ha problema em usar areia do deserto, é mais parecido com habitat natural, e fica estaticamente bem...
Mas outros estao contra a areia e dizem k pode fazer problemas...
Afinal é ou não seguro?? Que outro substracto se pode usar alem dessa areia??
TMSurfer
Membro Veterano

quinta mai 03, 2007 9:57 pm

O melhor mesmo e papel de cozinha, quanto a dificuldade do tapete... eu no meu terrario de madeira usei um vidro por cima do tapete ligado a um termostato, nao existe perigo nenhum, as temperaturas nao sao assim tao elevadas, a madeira acaba por ceder e por causa das humidades e nao o calor.
JOAOTHA
Membro

quinta mai 03, 2007 10:22 pm

E não há nada que se possa usar alem do papel de cozinha? é que fica bastante feio e pouco natural...
TMSurfer
Membro Veterano

quinta mai 03, 2007 10:29 pm

Eles teem a mania de meter tudo a boca, por isso nao e mesmo nada aconselhavel, eu sou mt apologista de substrato mas tambem depende do animal, a minha cobra tem forest bark, mas e alimentada sempre fora do terrario, no caso dos escorpioes, ou uso Humus com musgo, ou Vermiculite, usado para plantas, com melhores resultados com o vermiculite.

Todos os meus animais sao alimentados fora do terrario como medida de precauçao, mas os dragoes... têm mesmo a mania de meter tudo a boca
Sharper
Membro
Registado: sábado jun 16, 2007 4:09 pm

sábado jun 16, 2007 4:33 pm

olá a todos, este é o meu 1º Post neste Forum por isso peço-vos tolerância e condescendência face às minhas escassas noções do que é correcto ou não na contrução de um terrário. Gostaria saber se é possível construir um terrário para Leopard Geckos com a seguinte dimensão: 40 x 20 x 25. (para que conste é de vidro)
Pelo que li pelo forum e noutros sites estes seres crescem até aos 18 cm e são Noctívagos (acho) logo necessitaram de uma lampada no nocturna?
Em principio vou construir a calha de iluminação. Tenho dúvidas quanto à iluminação: Vi neste site http://www.videojug.com/film/how-to-car ... ard-geckos que necessitam 2 % de uvb.
Terei de comprar uma reptil glo 2.0? A minha dúvida reside no facto de essa lâmpada emitir menos de 2% e então surgiu-me a ideia de colocar uma reptil glo 5.0, será melhor? Para aquecimento apenas uma spot light será suficiente? Gostava de ouvir criticas, sugestões e aprender algumas coisas novas neste forum...obrigado.
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

sábado jun 16, 2007 5:45 pm

@JOAOTHA
o tapete n aquece o interior do terrario se este for de madeira muito menos dessa espessura . usa a dicaa da placa de vidro em cima ou da uns ptos de silicone na parte q n aquece obviamente e cola-o no fundo .
eu para dragoes n sei , ja aprendi q deve usar-se papelo de cozinha qd sao pequenos ou mesmo nada , eu em tartarugas de ambiente seco é tudo aparas de coelho corn pops e uns 15% de areia fina na zona mais quente(comida e agua nunca nesta area) .

ja agora , e perdoem-me estar a mudar um pouco o rumo , mas gostava de saber a relevancia do gradiente termico (dia/noite) nos DB's .
obrigado desde ja
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

sábado jun 16, 2007 6:10 pm

Sharper Escreveu:olá a todos, este é o meu 1º Post neste Forum por isso peço-vos tolerância e condescendência face às minhas escassas noções do que é correcto ou não na contrução de um terrário. Gostaria saber se é possível construir um terrário para Leopard Geckos com a seguinte dimensão: 40 x 20 x 25. (para que conste é de vidro)
Pelo que li pelo forum e noutros sites estes seres crescem até aos 18 cm e são Noctívagos (acho) logo necessitaram de uma lampada no nocturna?
Em principio vou construir a calha de iluminação. Tenho dúvidas quanto à iluminação: Vi neste site http://www.videojug.com/film/how-to-car ... ard-geckos que necessitam 2 % de uvb.
Terei de comprar uma reptil glo 2.0? A minha dúvida reside no facto de essa lâmpada emitir menos de 2% e então surgiu-me a ideia de colocar uma reptil glo 5.0, será melhor? Para aquecimento apenas uma spot light será suficiente? Gostava de ouvir criticas, sugestões e aprender algumas coisas novas neste forum...obrigado.
.esse terrario é pequeno para um gueco
.nao necessitam de lampada nocturna, é mais um "extra"
.os guecos leopardo, nao tem estritamente que ter irradiaçao UV, dado que sao nocturnos, sendo assim, por meras questoes de "gosto" pode usar uma lampada UV, e se usar, uma 2.0 sobra. Acho que sao lampadas caras, e dada a inexistencia de necessidade, nao vejo razoes para comprar a lampada.
.para aquecimento, o dinheiro que iria investir nesses extras todos, compra um tapete de aquecimento e termoestato com regulaçao para descida da temp. durante a noite, e use uma lampada de ceramica para fazer o "spot". É absolutamente necessario ter aquecimento para alem do "spot".

Eu optava por um terrario em madeira:
.mais barato
.mais estectico (se bem construido)
.mais flexivel.
.melhor acumulaçao de calor, logo, contas menores ao fim do mes.

se usar de madeira, em vez do tapete de aquecimento, pode usar ou luz IV (nao gosto), ou o proprio tapete dentro do terrario desde que o cubra com um vidro por cima para impossibilitar o gueco de chegar ate ele e se queimar.

Substracto: papel de cozinha enquanto crias. Quando adultos, de aliemntados fora do terrario, pode ser udada areia do deserto, se bem que acarreta os seus riscos.
Mais qualquer coisa, procure aqui no forum, que este é um assunto mais que discutido e debatido e por aqui andam toneladas de posts a falar da mesma coisa.
Sharper
Membro
Registado: sábado jun 16, 2007 4:09 pm

sábado jun 16, 2007 7:42 pm

Obrigado pela informação e pela condescendencia. Queria saber o tamanho mínimo de um aquário para ter um gecko. Gostaria ainda de saber o preço dessa madeira e como fazer a parte frontal do terrario (que presumo ser de vidro, ao contrário das laterais e do fundo.)
Mais uma vez obrigado.

PS: O problema do terrário que referi à pouco era apenas a largura certo? Visto o gecko poder ter alguma dificuldade em virar-se...
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

sábado jun 16, 2007 8:07 pm

Por uma questão de bom senso, o terrario deverá ter um minimo de uns 50cm por 35/40cm. Nao significa que nao sobrevive-se num espaço mais pequeno, mas como a palavra indica, sobrevivia, nao vivia...

A madeira: muitos usam contraplacado maritimo, bastante resistente ás humidades elevadas, no entanto, para um leopardo, um movel daqueles pre-feito do IKA serve perfeitamente e é barato.

As portas é muito facil, é so envolver a frontal do terrario com aquelas calhas de correr para vidros e mandar cortar os vidros á medida, ou seja, exactamente como procederia se fosse um terrario de vidro.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”