Ajuda Testudo Horsfieldii - HIBERNAÇÃO (ACTUALIZADO)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

terça fev 05, 2008 6:50 pm

A parte da barriga chama-se plastrão.
Espero que não a tenhas virado ao contrario para a medires...

Para a medires, basta encostares a carapaça da zona da cabeça a uma parede e fazeres um risco onde termina a carapaça na zona da cauda, depois é medir.

Quanto à idade não te sei dizer, sorry :oops:
Primitive
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 1:01 pm

terça fev 05, 2008 7:36 pm

neste site tem uma imgam que faz a relação entre idade e tamanho basta ir ver a imagem comparares com as tuas e sabes a sua idade aproximadamente!!!

http://www.russiantortoise.org/hatchling_care.htm

cumps
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

terça fev 05, 2008 8:16 pm

É um verdadeiro tiro no escuro sexar uma tartaruga com 6cm de plastrao .
Os parametros do site dao uma mera referencia q se pode revelar enganadora .
Boa sorte com tudo
Danibrabus
Membro Júnior
Registado: terça dez 25, 2007 9:00 pm

terça fev 05, 2008 8:17 pm

jpmf Escreveu:A parte da barriga chama-se plastrão.

Para a medires, basta encostares a carapaça da zona da cabeça a uma parede e fazeres um risco onde termina a carapaça na zona da cauda, depois é medir.

pra ser sincero, pu-la de lado e medi com uma régua, mas tem algum inconveniente grave virá-la por breves segundos?
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

terça fev 05, 2008 8:37 pm

Danibrabus Escreveu:
jpmf Escreveu:A parte da barriga chama-se plastrão.

pra ser sincero, pu-la de lado e medi com uma régua, mas tem algum inconveniente grave virá-la por breves segundos?
Desde que saja por breves segundo não.
É que se a virares ao contrario por muito tempo, morrem sufocadas.
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

terça fev 05, 2008 8:39 pm

O metodo oficial de mediçao é um tabuleiro de xadrez 1mx1m com quadrados de 1cm de lado .
De qq modo podes pega-la com uma mao na vertical(cabeça para cima) e regua na outra e medir . Inverte-la por segundos ..especialmente nas crias n é bom pois ainda n tem suficiente capacidade pulmonar para aguentarem a pressao do peso do corpo sobre os pulmoes gerado pela inversao . Na natureza ha especies q é quase impossivel inverterem-se(as mais achatadas) e outras quase impossivel de permanecerem invertidas .
as minhas ficam muitas vezes viradas ao contrario alguns minutos devido a tropelias e eu raramente lhes toco - afinal se n tiver em casa quem as virará ? Desenrasquem-se lol
Mas isto n é boa politica , eu ja tenho confiança nas capacidades das minhas .
Danibrabus
Membro Júnior

terça fev 05, 2008 9:44 pm

estamos sempre a aprender.. esta por acaso nunca se virou ao contrário.. vou ter isso em atenção!

e ainda não encontrei indicios da idade dela... :?

obrigado!

breve meto fotos dela a passear no exterior..
Hakuma
Membro Veterano
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am

terça fev 05, 2008 10:47 pm

shanebeschen Escreveu: Na natureza ha especies q é quase impossivel inverterem-se(as mais achatadas) e outras quase impossivel de permanecerem invertidas .
as minhas ficam muitas vezes viradas ao contrario alguns minutos devido a tropelias e eu raramente lhes toco - afinal se n tiver em casa quem as virará ? Desenrasquem-se lol.
No caso das Pardalis, como a carapaça é muito concava facilita-lhes a volta à posição normal qd se viram. Inicialmente ficava preocupado... até ao dia em que a tartaruga foi mais rápida a virar-se sozinha do que eu a chegar até ela. Agora tenho reparado que é uma questão de poucos segundos depois que se viram até voltarem à posição normal. Mas falo apenas no caso das Pardalis cuja carapaça favorece isso. Não me parece que se passe o mesmo com as Horsefieldi, mas também como o centro de gravidade é mais baixo e é mais virarem-se de patas pro ar. :wink:

Quanto ao método de medição, utilizo o que o jpmf sugeriu... encosto a tartaruga à parede com o papel por baixo e faço um traço com a caneta. Depois meço, anoto a data e a medição no proprio papel e guardo-o até à proxima medição. :wink:
Hakuma
Membro Veterano
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am

terça fev 05, 2008 10:53 pm

Sobre a idade da tartaruga... no site que mando de seguida dá uma ideia da idade versus tamanho... mas isso deve ser muito relativo, visto que o tamanho depende muito do tratamento que teve durante os anos de vida.

De qq forma, aqui fica o site:
http://www.tlady.clara.net/TortGuide/Diet.htm
Danibrabus
Membro Júnior

quarta fev 06, 2008 12:59 pm

pois,é bastante relativo mesmo.. então a medição ainda mais..

tendo em conta o site ela deve ter aproximadamente 2 anos.. ou 3..

:?
Danibrabus
Membro Júnior

quinta fev 07, 2008 11:28 am

aí está ela.. a comer, dentro e fora da turtle table..

ela anda à solta pela sala, que apanha sol das 9 da manha às 5 da tarde..só dorme na turtle table, onde tem o cabo térmico para se aquecer.

coloquei 3 pratos um em cada ponta da sala, com comidinha fresca, desta forma ela recria um pouco o habitat dela, onde tem que andar muito para se alimentar. ela pelos vistos gosta, anda sempre ali a fazer "piscinas" dum lado pro outro, dá uma trica num, vai pro outro e sempre assim!

fotos do "Ninja"

Imagem

Imagem

Imagem

tenho que fazer uma janelinha ao nivel dela para ela poder ver o mar também.. :)

Imagem

as vezes manifesta-se..

Imagem
Última edição por Danibrabus em quinta fev 07, 2008 12:12 pm, editado 3 vezes no total.
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

quinta fev 07, 2008 11:31 am

atenção ao tamanho das unhas.
A carpete não é muito boa ideia, pois pode ficar com as unhas lá presas e curiosas como são, pode tertar comer a carpete. Se tiveres uma varanda põe-a na varanda para ela gastar essas unhas.
De resto está com muito bom aspecto.
Danibrabus
Membro Júnior

quinta fev 07, 2008 11:47 am

a carpete é muito dura e ela não fica presa ;) ela até gosta de arranhar e tentar meter-se por baixo.. breve vou arranjar um tronco para aqui meter, para ela "dar cabo" daquelas unhas.. uma semana por mês ela anda muito em cimento, terra e pedra ao ar livre, se isso não for suficiente tenho que levar a menina a manicure..

o chão onde ela anda agora não é o ideal, pois as vezes escorrega um pouco, mas vou arranjar uma superficie melhor para ela poder andar..

ah e nas fotos não se vêem ainda os pratos estrategicamente posicionados..mas eles estão lá.. :)

só uma pergunta para os mais entendidos:

há problema de dar-lhe Chicória, Canónigos e Radichio?

além da alimentação base que tem, com Trevo, Agrião, Couve de Broculo, Rucula entre outros..
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

quinta fev 07, 2008 12:19 pm

Danibrabus Escreveu: há problema de dar-lhe Chicória, Canónigos e Radichio?

além da alimentação base que tem, com Trevo, Agrião, Couve de Broculo, Rucula entre outros..
Nenhum problema mesmo.
as minhas horsefieldi são loucas por Radicchio.
Os bróculos é que não deves dar como alimento base, pois provocam calculos renais (Shane se disser alguma asneira corrige-me).
Atenção também à couve galega que engorda bastante, a lombardo é mais saudável.

Rucola, Radicchio, agrião, trevo, serralha, dente de leão, hibiscus (folhas e flor), roseira (folha e flor), opuntias (pads e frutos), couve lombardo, alface, etc etc etc - Esta é a alimentação das minhas.
De vez em quando lá lhes dou os broculos.
Danibrabus
Membro Júnior

quinta fev 07, 2008 12:37 pm

referi como fazendo parte do alimento base, mas a verdade é que dou pouca couve de broculo, e a que lhe dei, foram rebentos com 15 dias aqui da mini-horta..

já agora, todas as plantas base que referi são cultivadas aqui em casa, por isso o que ela come é sempre fresco e acabado de colher.. :)

quanto ao dente de leão, não consigo mesmo arranjar disso em lado nenhum..alguma ideia?

obrigado!
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”