Dúvidas sobre uma tartaruga

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

EagleEye1
Membro Júnior
Registado: segunda jan 21, 2008 10:10 pm

segunda jul 07, 2008 12:56 pm

Para evitar tanta sujidade da água e para evitar que ela fique gorda (sei que temos que ver a quantidade de carne que sai da carapaça, mas passa-se o mesmo que para identificar o sexo. Não tendo uma tartaruga gorda e outra magra para comparar, não sei qual o estado da minha) vou passar a dar 4 vezes por semana os sticks, e ocasionalmente carne. Vou também depois do dia de jejum por-lhe para lá uns vegetais a ver se ela come e só depois dar os sticks.
Vou também tentar colocar aqui fotos da minha bicha :wink:, embora isso agora esteja complicado, para vocês a verem.

EDIT: esqueci-me de dizer: darei os sticks uma vez por dia, nos dias em que dou comida. Devo dar antes ou depois de ela apanhar Sol? Só para saber, porque também não deve importar assim tanto.
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

segunda jul 07, 2008 1:04 pm

nao tem muita importancia..nas minha se tivessem a apanahr sol iam logo para a agua comer e voltavam para o sol 8)
EagleEye1
Membro Júnior

sábado jul 12, 2008 4:09 pm

Aqui estão então todas as fotos da Big que já tirei:

Junho de 2007 (mais ou menos quando ela veio cá para casa:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Julho de 2007:
Imagem
Imagem
Imagem

Fevereiro de 2008:
Imagem
Imagem

Maio de 2008:
Imagem
Imagem
Imagem

Por fim, Junho de 2008, nas suas instalações:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Há algum tempo enchi um garrafão de 5 litros com água e muitas pedrinhas e pus no "aquário", para ela poder descansar.

Pedia que, ao verem as fotos, me ajudassem nalgumas coisas: 1º, a confirmar, embora tenha quase a certeza, se ela é de facto uma trachemys scripta elegans. 2º, a identificar o seu sexo. Tenho quase a certeza que é macho, pois é muito agressiva (quer dizer, era, já tá bem melhor :D ) e vi na net algumas diferenças entre machos e fêmeas. O problema é que não tenho um macho e fêmea para comparar... 3º, uma amiga minha disse-me que a carapaça dela devia ser lisinha. Podem ver se ela está a sofrer de piramidismo ou algo assim?
Cumprimentos
EagleEye1
Membro Júnior

segunda jul 14, 2008 10:32 pm

Já vi tantas fotos de trachemys scripta elegans, e reparei que a maior parte delas têm cor da carapaça diferentes da minha. É normal? Tal como eu sou diferente de qualquer um de vós?
E outra coisa que reparei, mais grave, é o facto da carapaça dela ser como é. Por um lado, pensei em piramidismo. Mas isso não se explica, pois o antigo dono tinha-a num terraço, com boa luz solar...

Ok, depois de escrever aquilo em cima, fiz uma pequena pesquisa e encontrei num site (embora referente a uma testudo graeca) causas do piramidismo:
- demasiada comida
- falta de cálcio
- excesso de proteína
- alimentos com pouca fibra
- falta de exercício
- estado de hidratação

O que é mau, pois o antigo dono dava-lhe muita carne (e eu no inicio, ao seguir as dicas do antigo dono.)...
:(
Não há nenhum tratamento, suponho? Só controlar a ração, dar banhos de Sol e evitar carnes certo?
EagleEye1
Membro Júnior

domingo ago 17, 2008 1:18 pm

Update com as instalações da minha tartaruga:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
[URL=http://g.imageshack.us/g.php?h=501&i=dsc00002xi0.jpg]Imagem[/URL

Imagem

Comprei uma uvb ReptiGlo Compact 13W. E tenho duas dúvidas: eu não uso a Lâmpada todos os dias, apenas quando não a posso colocar ao Sol porque saio ou porque estão dias nublados. Sendo assim, devo substituir a lâmpada ao fim dos 6 meses ou como a utilização não é todos os dias desses 6 meses posso tê-la mais um mês ou dois?
A outra é que apesar de aqui no fórum dizer que se deve substituir de 6 em 6 meses, na embalagem da lâmpada diz que é um ano após a instalação. Suponho que se diz lá não há problema em durar um ano certo?

E agora mais duas coisas. Reparei que no garrafão se desenvolvem algas (dentro do garrafão mesmo). Alguma solução para isto? Eu troco a água obviamente. Algum produto ou assim.
E a outra é o seguinte: na minha terra, tenho lá um terraço aberto, com uns 6 metros por 2, onde coloquei a minha tartaruga para apanhar Sol. Verifiquei todas as saídas e tapei-as, vi se havia zonas de sombra (havia 2 vasos enormes de plantas da minha mãe) e pus-lhe uma caixa lá aberta em dois lados para ela poder entrar e sair à vontade. Só que o problema é que reparei que ela não aproveitava Sol nenhum. Ou o calor era muito e o azulejo ficava quente fora das zonas de Sombra (a terra é em Portalegre) ou ela sentia-se muito exposta no terraço e preferia ir para a caixa. Talvez lá se sentisse segura.
Devo tirar a caixa e deixá-la só com a sombra provocada pelos vasos?

E pronto, por agora é só.
Mikelangelo
Membro
Registado: sexta ago 15, 2008 9:16 pm

domingo ago 17, 2008 2:11 pm

Quanto às algas dentro do garrafão o melhor é mesmo sacudir bem a água dentro deste e ir trocando a água. De resto, basta que receba luz para que as algas apareçam!
EagleEye1
Membro Júnior

domingo ago 17, 2008 3:20 pm

No aquário a água também recebe luz e não aparecem algas! (felizmente). Embora a água tenha movimento da tartaruga...
limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

domingo ago 17, 2008 3:34 pm

EagleEye1 Escreveu:No aquário a água também recebe luz e não aparecem algas! (felizmente). Embora a água tenha movimento da tartaruga...
a tartaruga apanha sol directo ou tem de passar por algum vidro por exemplo a janela do compartimento da casa onde ela esta?
EagleEye1
Membro Júnior

domingo ago 17, 2008 3:54 pm

Directo
limao
Membro Veterano

domingo ago 17, 2008 3:57 pm

EagleEye1 Escreveu:Directo
é isso que evita a agua da tua tarta nao ganhar algas, o sol directo impede que isso aconteça... mas dentro do garrafao como ja nao e directo devido ao plastico como e obvio já tem tendencia a criar.
EagleEye1
Membro Júnior

domingo ago 17, 2008 5:16 pm

Ah...Ok, muito obrigado. Estou esclarecido quanto a esse aspecto. Mas a tartaruga não apanha Sol no aquário, coloco-a no chão. No aquário só UVB de Lâmpadas
limao
Membro Veterano

domingo ago 17, 2008 5:22 pm

EagleEye1 Escreveu:Ah...Ok, muito obrigado. Estou esclarecido quanto a esse aspecto. Mas a tartaruga não apanha Sol no aquário, coloco-a no chão. No aquário só UVB de Lâmpadas
se ela no chao apanha sol e se a fores metendo la nao existe necessidade de teres a luz ligada... liga a so quando nao tens opurtunidade de a meter ao sol e nao te esqueças que essas lampadas teem de ser mudadas de 6 em 6 meses pois vao perdendo a capacidade de emissao de uv's. mas pera o aquario nao apanha sol? entao nao compreendo o pk das algas lol eu nao sou expert :lol: vou sabendo umas coisitas xD mas acho que a soluçao e mm ir limpando
EagleEye1
Membro Júnior

domingo ago 17, 2008 7:13 pm

EagleEye1 Escreveu:

Comprei uma uvb ReptiGlo Compact 13W. E tenho duas dúvidas: eu não uso a Lâmpada todos os dias, apenas quando não a posso colocar ao Sol porque saio ou porque estão dias nublados. Sendo assim, devo substituir a lâmpada ao fim dos 6 meses ou como a utilização não é todos os dias desses 6 meses posso tê-la mais um mês ou dois?
A outra é que apesar de aqui no fórum dizer que se deve substituir de 6 em 6 meses, na embalagem da lâmpada diz que é um ano após a instalação. Suponho que se diz lá não há problema em durar um ano certo?

E a outra é o seguinte: na minha terra, tenho lá um terraço aberto, com uns 6 metros por 2, onde coloquei a minha tartaruga para apanhar Sol. Verifiquei todas as saídas e tapei-as, vi se havia zonas de sombra (havia 2 vasos enormes de plantas da minha mãe) e pus-lhe uma caixa lá aberta em dois lados para ela poder entrar e sair à vontade. Só que o problema é que reparei que ela não aproveitava Sol nenhum. Ou o calor era muito e o azulejo ficava quente fora das zonas de Sombra (a terra é em Portalegre) ou ela sentia-se muito exposta no terraço e preferia ir para a caixa. Talvez lá se sentisse segura.
Devo tirar a caixa e deixá-la só com a sombra provocada pelos vasos?

E pronto, por agora é só.
O aquário apanha Sol, mas prefiro pô-la de maneira a poder escolher se quer Sol ou Sombra. Se estivesse no aquário não podia escolher, tava sempre ao Sol. Além de que tinha que tar sempre a mexer o aquário para ficar ao Sol. Assim mudo só a tartaruga. :D
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

domingo ago 17, 2008 8:15 pm

limao Escreveu:
é isso que evita a agua da tua tarta nao ganhar algas, o sol directo impede que isso aconteça... mas dentro do garrafao como ja nao e directo devido ao plastico como e obvio já tem tendencia a criar.
como é isso? as minhas estao na rua com uma caixa daquelas e tenho de limpar a caixa semanalmente porque aquilo fica xeio de algas!
<p>1.0.0&nbsp; carcharodon carcharias</p>
<p>0.2.0 crocodylus porosus</p>
<p>0.0.1 physalia physalis</p>
<p>2.3.0 apis mellifera</p>
limao
Membro Veterano

segunda ago 18, 2008 12:00 am

deadman Escreveu:
limao Escreveu:
como é isso? as minhas estao na rua com uma caixa daquelas e tenho de limpar a caixa semanalmente porque aquilo fica xeio de algas!
sei que ha uma luz que queima as algas e pensei que o sol tivesse essa acçao acho que tambem tem a ver se a agua estar em movimento ou nao... acho que baralhei um bocado a coisa xD sorry
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”