Tenho duas perguntas para vos por:
- no video, ele diz que lhes dá 2x por dia um prato daqueles. Acham suficiente?
- O Woody é agressivo. Sabendo que é um comportamento que pode acontecer, como é que vocês fariam para lidar com uma iguana daquelas quando ele estivesse doente? Como fariam para a tratar diariamente?
Já agora, uma questão relacionada: quando levam as vossas iguanas ao vet, o que usam para as transportar?
Obrigada!
apetite voraz da minha iguana
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: domingo abr 09, 2006 11:21 pm
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Beatriz</p>
<p>Beatriz</p>
- acho mais que suficiente.olha que está ali bastante comida.. então se houver bastante variedade, melhor. ele inclusivé diz que ainda lhes dá de vez em quando alguns snacks durante o dia, e nunca um 3 pratos daqueles, porque elas não comem. cada animal tem as suas necessidades e o seu apetite. só com o tempo é que vais notando isso..
- depende do tipo de tratamento. eu apostaria numa toalha enrolada no animal, e se possível tapava-lhe os olhos com essa mesma toalha. caso ele desse luta, era deixá-lo cansar-se..
- quanto ao transporte.. eu no meu caso, devido ao tamanho que o meu rapaz tem, tenho-o levado dentro da gaiola dos meu gatos.. se bem que ele já está a ficar grande demais para ela.. lol
- depende do tipo de tratamento. eu apostaria numa toalha enrolada no animal, e se possível tapava-lhe os olhos com essa mesma toalha. caso ele desse luta, era deixá-lo cansar-se..
- quanto ao transporte.. eu no meu caso, devido ao tamanho que o meu rapaz tem, tenho-o levado dentro da gaiola dos meu gatos.. se bem que ele já está a ficar grande demais para ela.. lol
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Tens que passar para caixa de transporte de cão 

Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
nem digas nada.. é que nem sei se vale a pena, porque o vet do meu rapaz fica nem a 5 minutos de carro de minha casa.. é mesmo só descer 2 ou 3 quarteirões.. não sei se vale a pena gastar dinheiro numa caixa maior (digo isto, mas também não sei o preço de uma transportadora para cães..
)

-
- Membro
Obrigada pelas vossas respostas 

<p>Cumprimentos,</p>
<p>Beatriz</p>
<p>Beatriz</p>
-
- Membro
Como estou com insónias resolvi traduzir a receita do video. Qualquer erro, corrijam sff.
Receita da Salada do video:
Ele usa:
- legumes (30%)
- verduras de folhas (60%)
- fruta (10%)
Legumes:
Pelo que percebi ele está a usar Abobrinha. Corta-a em fatias, cobre as fatias com água (para hidratar e amolecer) e coloca-as no microondas, a cozinhar por alguns minutos. Considera que já estão proprias para a iguana comer quando, espetando uma unha na polpa, se sentir que esta está macia. O tempo inicial é de 2 a 3 minutos, podendo ter de ser mais, conforme o legume.
Depois de ter o legume cozinhado, retirar a casca e não a dar à iguana. (*1)
Cortar as fatias em tiras, tendo o cuidado de que a largura de cada tira tem de ser inferior à distância entre os olhos da iguana. Isto porque pedaços muitos grandes não são facilmente mastigados, logo são mal digeridos pela iguana.
É importante que a iguana mastigue, engula e digira correctamente os alimentos.
Verduras com folhas (não consigo traduzir isto melhor):
Ele aconselha folhas verdes, coloridas e em vagem.
Aconselha dar pouca couve e nenhuma alface.
Lavar bem as folhas por causa dos pesticidas, sujidade, detritos e bicharocos. Ele usa uma detergente em spray para vegetais, esfrega bem as folhas e depois passa-as MUITO BEM por água corrente de forma a que não fique NENHUM resíduo de sabão nas folhas.
Corta as folhas em tiras, em pedaços e em pequenos pedaços. Aqui ele repete a regra de que a largura de cada tira tem de ser inferior à distância entre os olhos da iguana.
Frutas:
Ele usa morango nesta salada. Diz que se devem usar cores brilhantes de forma a manter o bom apetite da iguana. Cortar os morangos em pequenos pedaços.
Volta a referir que não se devem dar muitos frutos à iguana. (*2)
O prato:
Fazer um prato de refeição de tamanho normal (daqueles que nós utilizamos para nós).
Utilizar os legumes, vegetis e frutas, de vários tipos e de várias cores, dispondo-os apelativamente, com o objectivo de que a iguana veja a variedade de alimentos e as várias cores.
Por fim, verter um copo de água por cima da mistura de legumes+verduras+fruta e servir à iguana de forma a que esta, após se alimentar, se sinta saciada.
Ele refere que uma iguana em crescimento, com sensivelmente 2 anos, pode chegar a comer 2 pratos destes por dia.
*1 – Porque não se deve dar a casca, nem outros alimentos rijos à iguana: as iguanas têm dentes muito afiados, mas muito pequenos e se lhes dermos algo muito duro para mastigar, corremos o risco de haver sangramento das gengivas. Este sangramento, caso a boca da iguana não esteja muito limpa, pode levar ao apodrecimento das gengivas e a outros problemas.
*2 – Porque se deve reduzir a 10% a quantidade total de fruta na dieta de uma iguana: os frutos têm muito fósforo (P) e este bloqueia o metabolismo do Calcio (Ca) na corrente sanguínea da igua, impedindo que este possa ser utilizado pela iguana.
Receita da Salada do video:
Ele usa:
- legumes (30%)
- verduras de folhas (60%)
- fruta (10%)
Legumes:
Pelo que percebi ele está a usar Abobrinha. Corta-a em fatias, cobre as fatias com água (para hidratar e amolecer) e coloca-as no microondas, a cozinhar por alguns minutos. Considera que já estão proprias para a iguana comer quando, espetando uma unha na polpa, se sentir que esta está macia. O tempo inicial é de 2 a 3 minutos, podendo ter de ser mais, conforme o legume.
Depois de ter o legume cozinhado, retirar a casca e não a dar à iguana. (*1)
Cortar as fatias em tiras, tendo o cuidado de que a largura de cada tira tem de ser inferior à distância entre os olhos da iguana. Isto porque pedaços muitos grandes não são facilmente mastigados, logo são mal digeridos pela iguana.
É importante que a iguana mastigue, engula e digira correctamente os alimentos.
Verduras com folhas (não consigo traduzir isto melhor):
Ele aconselha folhas verdes, coloridas e em vagem.
Aconselha dar pouca couve e nenhuma alface.
Lavar bem as folhas por causa dos pesticidas, sujidade, detritos e bicharocos. Ele usa uma detergente em spray para vegetais, esfrega bem as folhas e depois passa-as MUITO BEM por água corrente de forma a que não fique NENHUM resíduo de sabão nas folhas.
Corta as folhas em tiras, em pedaços e em pequenos pedaços. Aqui ele repete a regra de que a largura de cada tira tem de ser inferior à distância entre os olhos da iguana.
Frutas:
Ele usa morango nesta salada. Diz que se devem usar cores brilhantes de forma a manter o bom apetite da iguana. Cortar os morangos em pequenos pedaços.
Volta a referir que não se devem dar muitos frutos à iguana. (*2)
O prato:
Fazer um prato de refeição de tamanho normal (daqueles que nós utilizamos para nós).
Utilizar os legumes, vegetis e frutas, de vários tipos e de várias cores, dispondo-os apelativamente, com o objectivo de que a iguana veja a variedade de alimentos e as várias cores.
Por fim, verter um copo de água por cima da mistura de legumes+verduras+fruta e servir à iguana de forma a que esta, após se alimentar, se sinta saciada.
Ele refere que uma iguana em crescimento, com sensivelmente 2 anos, pode chegar a comer 2 pratos destes por dia.
*1 – Porque não se deve dar a casca, nem outros alimentos rijos à iguana: as iguanas têm dentes muito afiados, mas muito pequenos e se lhes dermos algo muito duro para mastigar, corremos o risco de haver sangramento das gengivas. Este sangramento, caso a boca da iguana não esteja muito limpa, pode levar ao apodrecimento das gengivas e a outros problemas.
*2 – Porque se deve reduzir a 10% a quantidade total de fruta na dieta de uma iguana: os frutos têm muito fósforo (P) e este bloqueia o metabolismo do Calcio (Ca) na corrente sanguínea da igua, impedindo que este possa ser utilizado pela iguana.
Última edição por Bolota2006 em terça mar 18, 2008 8:30 pm, editado 1 vez no total.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Beatriz</p>
<p>Beatriz</p>
Zilla dizes que a tua iguana tentou fugir e que deu alto salto, o que achaste piada...permite-me só dizer-te que a Dalila já fez uma dessas e que o resultado foi ir para o veterinário até às tantas da manha, com o osso da pata partido...