Quais as espécies proibidas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Blood_TAster
Membro Veterano
Registado: domingo jul 30, 2006 6:53 pm

domingo mar 23, 2008 11:42 pm

Boas pessoal,
Eu tenho a a minha iguana verde... Foi comprada numa loja de animais, por um amigo meu que ma ofereceu, mas o gajo da loja não lhe deu a factura do animal, nem o CITES...

As minhas questões são:
:arrow: a iguana verde tem obrigatóriamente de ter o CITES?
:arrow: Uma vez que não o tenho, como posso arranja-lo?
:arrow: È possivel arranja-lo sem ter factura de compra?
:arrow: Se eu comprar outra iguana, algo que pretendo fazer assim que conseguir juntar as condiçoes necessárias para receber outra iguana ca em casa, quando levar uma delas ao vet, posso usar o CITES da nova iguana para as duas?

Agradecia que me elucidassem sobre estas duvidas se vos fosse possivel :roll:
<p><strong>Est&aacute; a pensar comprar um c&atilde;o/gato? V&aacute; a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..s&atilde;o est&uacute;pidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles d&atilde;o as respostas todas erradas.</strong></p>
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

segunda mar 24, 2008 12:14 am

A minha modesta opinião é, se só tens uma iguana, acho que não vais ter problemas a não ser que a andes a passear a toda a hora na praça publica à espera que "alguém" te peça documentação...

Não acho que seja fácil arranjar o cites agora, depois da compra e ainda por cima sem factura... por isso, acho que como já disseram aqui deves pedir a factura nas proximas aquisições com esta não penso que tenhas problemas...

MAS...

é sempre bom informares-te claro... :wink:
Blood_TAster
Membro Veterano

segunda mar 24, 2008 12:25 am

Na dita "praça publica" apenas ando com ela quando vou ao vet ou quando vou pa casa da minha namorada e ela vai comigo... de resto ta sempre aki em casa no seu "cantinho" e no jardim...
Ele não é muito de se dar com estranhos :lol:

Mas por exemplo, se eu comprar outra iguana, posso usar o mesmo CITES para ambos os animais ne? Mas apenas posso levar um de cada vez ao vet ne? :roll:

Brigado pela resposta :wink: Vou falar com alguns amigos que tão metidos nessas cenas das leis, pa ver se eles me podem dzer alguma coisa em relação ao meu bixinho verde :D
<p><strong>Est&aacute; a pensar comprar um c&atilde;o/gato? V&aacute; a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..s&atilde;o est&uacute;pidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles d&atilde;o as respostas todas erradas.</strong></p>
Zilla
Membro
Registado: quinta fev 21, 2008 10:30 pm
Localização: Um cao rafeiro , Cadela rafeira e filhota rafeirinha tambem , uma iguana e umas quantas galinhas

segunda mar 24, 2008 2:20 am

Es tu e eu ... so que eu fui o proprio a comprar a iguana e julgo que o gajo nao me passou factura de compra..

nao me lembro..

se me deu alguma coisa, foi um ticket de compra com o preço e etc.. isso serve de alguma coisa para arranjar o cites dela?
Diesel_Car
Membro
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

segunda mar 24, 2008 10:10 am

Que grande confusão que vai neste tópico.... :? :?

Nenhuma cobra comum á venda em pt necessita de CITES, os únicos em que é necessário são exactamente os que são proibidos - alguns viperideos, boideos e najas. Todas as outras cobras podem ser mantidas em cativeiro sem necessidade de CITES - excepto se pertencerem á fauna portuguesa, aí claro não é permitido manter, ou pertencerem aos anexos da convenção - cada espécie deve ser analisada antes da compra, se tiver CITES o vendedor tem de informar.
Na prática...se tens uma cobra do milho, falsa coral ou king...não precisas de CITES, pois esta nem sequer o pode ter.

Os dragões barbudos e geckos leopardo a mesma treta...não estão regulamentados pelo CITES, logo não precisam de nº. :roll: :roll:

As iguanas verdes...só podem ser vendidas mediante a apresentação do nº CITES ao comprador, assim como a sua divulgação por escrito numa factura ou impresso indicando local de compra e nº CITES. Não vos deram na altura...não vos vão dar agora.

Não se ponham com as tretas de "o dono da loja nem factura me deu", porque se não deu não deviam ter comprado o animal. É comodismo da vossa parte terem esquecido de EXIGIR factura, e falha do vendedor por não ter dado.
Agora se não têm factura, o dono da loja não tem nada que vos dar uma só porque têm o bichinho em casa e têm medo da policia ou dos vizinhos...está no direito dele não vos passar factura dias ou meses após a compra.

Cumps,
Nuno
Blood_TAster
Membro Veterano

segunda mar 24, 2008 11:05 am

Por acaso não fui eu quem comprou o animal, foi-me oferecido, e o amigo que o comprou não pediu a factura... Penso que ele nem devia saber que o animal precisaria do CITES... MAS, normalmente o vendedor, tem OBRIGAÇÃO de passar uma 2ª via da factura caso a desejes... Apenas tens de saber o dia exacto da compra...
Normalmente é assim que funciona...
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

segunda mar 24, 2008 12:01 pm

Diesel_Car Escreveu: Nenhuma cobra comum á venda em pt necessita de CITES, os únicos em que é necessário são exactamente os que são proibidos - alguns viperideos, boideos e najas.
Até aqui nao estou de acordo porque, quer tenhas CITES ou nao, nao podes manter o animal em casa, portanto, nao te serve de nada...
Diesel_Car Escreveu: Todas as outras cobras podem ser mantidas em cativeiro sem necessidade de CITES - excepto se pertencerem á fauna portuguesa, aí claro não é permitido manter, ou pertencerem aos anexos da convenção - cada espécie deve ser analisada antes da compra, se tiver CITES o vendedor tem de informar.
Na prática...se tens uma cobra do milho, falsa coral ou king...não precisas de CITES, pois esta nem sequer o pode ter.
É exactamente esta ideia que eu tenho! Havia por aí um link a funcionar que era uma base de dados das especies que estavam contempladas com CITES e as corns e lamps e nao sei que, nenhuma delas tinha numero de CITES, portanto, como podemos ter o CITES dessa especie, se ela nao esta contemplada com tal?

Agora, o que podemos e devemos ter, é sim um Certificado Veterinario que comprova que o animal foi criado em cativeiro e um Documento de cedência ou factura de venda do animal...
Acho que o CITES nao está metido aqui ao barulho nesta papelada, e menos que a especie fosse contemplada com tal!

E, nao posso concordar mais com o Native. Estao MUITO mais bem documentadas as ilegais que por aí andam que as legais no nosso pais...
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

segunda mar 24, 2008 12:03 pm

Native Escreveu:
kitten Escreveu:Nem a cobra do milho nem nenhuma (penso eu) das cobras que se podem adquirir em Portugal necessita de nº. de CITES.
Tambem ja entrei uma discussão sobre esse assunto , eu tenho a impressão, mas gostava de ter a certeza...que os animais nascidos na UE não precisam de cites desde que de prognitores legais, basta um documento do criador ou factura da loja.
Quando foi da expoexoticos foi-nos dito a todos os participantes e por informação do ICN que tudo quanto eram cobras não necessitavam de nº. de CITES, o mais que alguém poderia exigir seria a factura de compra, mas isso só para confirmação da compra mais nada.
Na AVISAN tivemos a visita do ICN, não nos foi pedido o nº. de CITES de cobra nenhuma, foi pedido sim, de tartas (essas sim necessitam) e às lojas que estavam representadas as facturas originais de alguns outros animais, camaleões p.e., independentemente do local onde tivessem nascido.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
P_R
Membro Veterano

segunda mar 24, 2008 12:09 pm

Já agora, o link é esse aí:
http://www.cites.org/eng/resources/species.html

Experimentem pesquisar por especies do genero pantherophis ou lampropeltis e vêm quais estao contempladas com o nº.

Depois experimentem pesquisar por iguana... Terao tres resultados, Iguana Iguana, Iguana Delicadissima e Iguana spp (especies e subespecies de iguana, penso eu)

Por isso, pergunto eu novamente, como podemos ter o nº de cites da nossa guttatus, se ela nao esta contemplada com tal? LOL
pacifco
Membro Veterano
Registado: sexta jan 05, 2007 1:47 pm

segunda mar 24, 2008 1:14 pm

Por exemplo podes sempre falar com a entidade reguladora para saber como pode ter o cites! Se vocês dizem que não é necessário cites para as vossas cobras quem sou eu para duvidar! Se eu causei algum tipo de confusão com abertura deste tópico em peço desculpa, não era essa a minha intenção.
Zilla
Membro
Localização: Um cao rafeiro , Cadela rafeira e filhota rafeirinha tambem , uma iguana e umas quantas galinhas

segunda mar 24, 2008 2:24 pm

portanto, encontrei o talao de compra...

É ai que diz o cites do animal ?

Podem dar um exemplo dum cites dum animal ? É formado por numeros ou letras ou que? para eu ver se tem algo parecido no talao.. =|

Desculpem se disse aqui alguma barbaridade xD
P_R
Membro Veterano

segunda mar 24, 2008 4:06 pm

pacifco Escreveu: Se vocês dizem que não é necessário cites para as vossas cobras quem sou eu para duvidar!
Ninguem esta a falar em duvidar de ninguem, estamos so a dialogar e a constatar factos, nao tens de te sentir assim....
pacifco Escreveu:Se eu causei algum tipo de confusão com abertura deste tópico em peço desculpa, não era essa a minha intenção.
Ainda nao vi confusao nenhuma, vi sim discussao, e ate acho que foi um topico bem aberto! ;)

Mas tambem te sou sincero, nao me vou dar ao trabalho de contactar as "entidades competentes". LOL
P_R
Membro Veterano

segunda mar 24, 2008 4:10 pm

Zilla Escreveu:portanto, encontrei o talao de compra...

É ai que diz o cites do animal ?

Podem dar um exemplo dum cites dum animal ? É formado por numeros ou letras ou que? para eu ver se tem algo parecido no talao.. =|

Desculpem se disse aqui alguma barbaridade xD
Por acaso isso é uma boa pergunta, nunca vi um nº de cites, mas tambem se tiver na factura, nao deve ser dificil de detectar....

No site do CITES vi isto da iguana iguana:
CITES Identification Manual Reference : A-303.010.028.002

Nao sei se isso sera ou nao o nº de CITES...
Zilla
Membro

segunda mar 24, 2008 5:07 pm

No talao de compra, a unica coisa que tem de parecido com esse numero, e que possa ser o dito cites, ja que nao se sabe identificar o que é um cites do animal, é este numero solto que tem "000000#3389" de resto nao tem mais nada que possa dizer que seja o sites.. pq de resto é a data da compra, a inf da loja e o montante que gastei no dia... :roll:
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

segunda mar 24, 2008 5:13 pm

Eu tenho a factura da loja e é lá que vem o nº do CITES...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”