Fotos recolhidas numa mina

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

sábado ago 02, 2008 12:08 am

fang Escreveu:
Sadyk Escreveu:Letárgica ao ponto de não te ter mordido... :twisted:
Qual era o temperamento dessa?
Pois... mas da minha experiência, as scalaris juvenis não são muito agressivas (enfim... se estiver muito calor até podem ser, mas não fazem mossa...), enquanto que os adultos são tramados na defesa.
Bom... de qualquer modo, das centenas de manuseamentos que tenho feito com serpentes (incluindo latastei de 19 a 53cm..), o único exemplar que me arranhou o cromado foi uma hippocrepis que nem chegava a 1 m. Excesso de confiança, por vezes dá nisto... 8)
a cobra mais agressiva que me apareceu foi uma scalaris juvenil... e digo-te, n foi mordido por um tris... tambem ja tive com Vipera latastei e não achei uma cobra muito agressiva, na verdade até evita confrontar-te...
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado ago 02, 2008 12:11 am

AlunoBioGeo Escreveu:ah, n m quero gabar, mas já tenho alguma experiência a pegar em cobras, nunca fui mordido e ja tive pela frente uma scalaris bem agressiva... nada que com calma não se resolva;) hehe...
Claro que a experiência é a mestra da vida.

Eu já capturo e manuseio serpentes (víboras incluidas) há mais de 30 anos (já esqueci o nº de exemplares...) e só até hoje fui arranhado por uma, sem ser nada de especial. É uma boa média. ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
fang
Membro Veterano
Contacto:

sábado ago 02, 2008 12:16 am

AlunoBioGeo Escreveu:
fang Escreveu:
Pois... mas da minha experiência, as scalaris juvenis não são muito agressivas (enfim... se estiver muito calor até podem ser, mas não fazem mossa...), enquanto que os adultos são tramados na defesa.
Bom... de qualquer modo, das centenas de manuseamentos que tenho feito com serpentes (incluindo latastei de 19 a 53cm..), o único exemplar que me arranhou o cromado foi uma hippocrepis que nem chegava a 1 m. Excesso de confiança, por vezes dá nisto... 8)
a cobra mais agressiva que me apareceu foi uma scalaris juvenil... e digo-te, n foi mordido por um tris... tambem ja tive com Vipera latastei e não achei uma cobra muito agressiva, na verdade até evita confrontar-te...
Já acompanhei e orientei (trabalho de campo, claro está..) estágios de alguns biólogos. Aparece aqui pelo PNSAC ou Montejuto! :wink:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano

sábado ago 02, 2008 12:17 am

fang Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:ah, n m quero gabar, mas já tenho alguma experiência a pegar em cobras, nunca fui mordido e ja tive pela frente uma scalaris bem agressiva... nada que com calma não se resolva;) hehe...
Claro que a experiência é a mestra da vida.

Eu já capturo e manuseio serpentes (víboras incluidas) há mais de 30 anos (já esqueci o nº de exemplares...) e só até hoje fui arranhado por uma, sem ser nada de especial. É uma boa média. ;)
muitissimo boa... tens mais experiencia em cobras do que eu anos de existência..heheeheh...

Eu sempre tive uma paixão enorme por cobras e répteis em geral e ja em miudo as apanhava, agora que sou quase biologo/geologo... quando tenho saidas de campo e as vejo fico tolo e tiro-lhes imensas fotos... E claro, se puder apanho-as para mostrar o animal ao pessoal, se vir que está demasiado agressiva, não a seguro muito tempo para evitar stressar muito o animal...
AlunoBioGeo
Membro Veterano

sábado ago 02, 2008 12:20 am

fang Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:
fang Escreveu:
Já acompanhei e orientei (trabalho de campo, claro está..) estágios de alguns biólogos. Aparece aqui pelo PNSAC ou Montejuto! :wink:
é um convite?:D ainda por cima um sitio com imensos morcegos:D hehehe... eu e a minha colega tinhamos todo o gosto em ai aparecer (se bem que ela não se dá muito com répteis)... mas passa a gostar:P
fang
Membro Veterano
Contacto:

sábado ago 02, 2008 12:48 am

AlunoBioGeo Escreveu:
fang Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:
fang Escreveu:
é um convite?:D ainda por cima um sitio com imensos morcegos:D hehehe... eu e a minha colega tinhamos todo o gosto em ai aparecer (se bem que ela não se dá muito com répteis)... mas passa a gostar:P
Sim é um convite. Mas calma!!
Parece que estás a fazer trabalho de campo com morcegos cavernícolas, certo?
Bom.. se para a herpetofauna posso dar-te apoio na "captura-registo-libertação" a nível particular (embora enquanto autoridade pública), quanto aos morcegos a coisa "pia mais fino"...
Tratando-se de áreas classificadas e coincidentes também com sitios da rede natura 2000, é necessário licença do ICNB, mediante pedido, mencionado o projecto (ou trabalho) em causa.
Sorry, mas nos morcegos (e consequentemente visita às cavidades), só te posso ajudar depois de me apresentares a licença do ICNB. :wink:
<p>Francisco Barros</p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano

sábado ago 02, 2008 1:07 am

Não, estive num projecto de final de licenciatura na identificação de morcegos no Mosteiro juntamente com a minha colega e identificamos com a ajuda do Eng. Francisco Amorim (que trabalha para o ICNB com a Dra Luisa Rodrigues) 7 espécies de morcegos através da análise de ultra-sons em locais específicos... Entre os quais encontramos duas espécies cavernícolas (R. ferrumequinum e R. hipposideros) no qual identificamos o seu abrigo;) hehehe...

Bem sei disso, estava a falar só na Herpetofauna, embora não seja de excluir um pedido de autorização ao ICNB no que diz respeito aos morceguitos, mas assim que falarmos com as pessoas indicadas talvez consiga, uma vez que tencionamos seguir essa mesma área... Mas tudo o que diga respeito aos morcegos so queremos visitar, uma vez que não tenciono nem tenho ainda experiencia para capturar:D embora saiba que um dos ex-libris portugueses no que diz respeito aos morcegos é o PNSAC, prefiro estudar zonas que ainda não tenham sido "sondadas"... hehehe...
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

sábado ago 02, 2008 1:41 am

jpmf Escreveu:[Ah! e um pedação de "ouro dos tolos" lindo com uns cristais cúbicos perfeitinhos...
AlunoBioGeo Escreveu:Ah, a famosa calcopirite:D
bem cheguei atrasado heheh, mas venho so resolver esta pequena questão :P

o "ouro dos tolos" é tanto usado para a calcopirite como para a pirite, mas o mais certo é ser usado para a calco, por motivos obvios, a cor, mas mt gente denomina tb a pirite como "ouro dos tolos"

agora estando o Zé a falar de cristais cubicos, as coisas ficam mais claras, pois o unico desses dois minerais q cristaliza com habito cubico é a pirite :P
AlunoBioGeo andas a faltar as aulas ;)
<p> </p>
<p> </p>
SandraNunes
Membro Veterano
Registado: sexta mar 28, 2008 5:42 pm

sábado ago 02, 2008 9:06 am

Só uma duvida em caso de sermos mordidos por uma cobra o que é correcto fazer? Ir directo ao Hospital? Estou a perguntar porque no meu quintal aparecem muitas cobras, mas não é a primeira vez que quase piso uma e como tenho uma miuda pequena, nunca se sabe.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sábado ago 02, 2008 9:28 am

Directo ao Hospital porquê?

A sua miuda só corre o risco de ser mordida se por qualquer motivo "ameaçar" a cobra, as cobras fogem do nosso contacto, Essa do quase pisar ... quase pisa mas até ver não pisou pois não? 8)
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sábado ago 02, 2008 9:35 am

gezzmo Escreveu:
jpmf Escreveu:[Ah! e um pedação de "ouro dos tolos" lindo com uns cristais cúbicos perfeitinhos...

o "ouro dos tolos" é tanto usado para a calcopirite como para a pirite, mas o mais certo é ser usado para a calco, por motivos obvios, a cor, mas mt gente denomina tb a pirite como "ouro dos tolos"

agora estando o Zé a falar de cristais cubicos, as coisas ficam mais claras, pois o unico desses dois minerais q cristaliza com habito cubico é a pirite :P
Ele passa a vida metido em grutas a olhar para os morcegos, tem lá tempo de ir a Mineralogia e Cristalografia :twisted: :twisted:
AlunoBioGeo
Membro Veterano

sábado ago 02, 2008 11:43 am

jpmf Escreveu:
gezzmo Escreveu:

Ele passa a vida metido em grutas a olhar para os morcegos, tem lá tempo de ir a Mineralogia e Cristalografia :twisted: :twisted:

Lol...mea culpa!:P lol... mas por acaso nem reparei na parte do hábito cúbico, so olhei para "ouro dos tolos" e como a pirite tem uma cor prateada nunca pensei nessa possibilidade... por acaso a mineralogia tirei 15 a minha "falha" na geologia são as petrologias:P lolol...

Este segundo semestre foi msm só morcegos e algumas outras cadeiras... Correcção: não ando so nas grutas e minas à procura de morcegos... também os há em buracos de arvores, fissuras de construções humanas, etc...
AlunoBioGeo
Membro Veterano

sábado ago 02, 2008 11:58 am

SandraNunes Escreveu:Só uma duvida em caso de sermos mordidos por uma cobra o que é correcto fazer? Ir directo ao Hospital? Estou a perguntar porque no meu quintal aparecem muitas cobras, mas não é a primeira vez que quase piso uma e como tenho uma miuda pequena, nunca se sabe.
kitten Escreveu: Directo ao Hospital porquê?

A sua miuda só corre o risco de ser mordida se por qualquer motivo "ameaçar" a cobra, as cobras fogem do nosso contacto, Essa do quase pisar ... quase pisa mas até ver não pisou pois não?
Na verdade não deverá haver problema quanto às cobras serem venenosas, no entanto cuidado com as cobras rateiras e com as cobra de capuz, por isso caso isso acontecça (o que não é muito provável como diz a kitten), verifique as características da cobra e, sim, vá ao hospital... quanto mais não seja para desinfectar, pois os répteis podem não ser venenosos mas tem sempre as bocas com muitas bactérias, e numa criança pode ser perigoso...
Última edição por AlunoBioGeo em sábado ago 02, 2008 12:02 pm, editado 1 vez no total.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sábado ago 02, 2008 12:01 pm

Mas isso pode fazer em casa, não necessita de ir ao hospital.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
AlunoBioGeo
Membro Veterano

sábado ago 02, 2008 12:08 pm

no nosso caso sim, porque somos adultos... mas numa criança pode ser necessário antibiótico... Nós adoramos répteis e em portugal não existe assim um potencialmente perigoso, embora no que diz respeito a crianças qualquer mordedura de réptil pode ser "chato" devido ao tipo de bacterias que pode alojar na boca... Na verdade, não são só os répteis com os quais devemos ter cuidado, mas todos os outros animais porque todas as mordeduras podem ser potenciais perigos
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”