[Caresheet] Bicho-da-seda (Bombyx Mori)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

FrankieGecko
Membro Veterano
Registado: quarta nov 04, 2009 9:36 am

quarta dez 16, 2009 10:42 am

Então estes animais mesmo k se mantenham temperaturas com cabo de aquecimento não sobrevivem no inverno?? Cumps
deadmmmannn
Membro Veterano
Registado: quinta nov 19, 2009 11:42 am

quarta dez 16, 2009 12:20 pm

depende muito da especie, do alimento caseiro que dás, repara o ciclo das lagartas é assim, comem bueeeeee numa questao de dias fazem casulo mais outros tantos transformam se em mariposa metem ovos e morrem isto tudo num mês ou isso e o alimento base é folhas de amoreira que so existem na primavera/verão
<p><a href="http://www.google.com"><strong>www.google.com</strong></a></p>
<p>-------------------------------------------------------------------</p>
<p>tenho o livro da popota, e depois?</p>
FrankieGecko
Membro Veterano

quarta dez 16, 2009 2:30 pm

deadmmmannn Escreveu:depende muito da especie, do alimento caseiro que dás, repara o ciclo das lagartas é assim, comem bueeeeee numa questao de dias fazem casulo mais outros tantos transformam se em mariposa metem ovos e morrem isto tudo num mês ou isso e o alimento base é folhas de amoreira que so existem na primavera/verão
- Mas segundo vi, há alimento para bichos da seda à venda....vou-me informar melhor.....
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

quarta dez 16, 2009 6:21 pm

FrankieGecko Escreveu:
deadmmmannn Escreveu:depende muito da especie, do alimento caseiro que dás, repara o ciclo das lagartas é assim, comem bueeeeee numa questao de dias fazem casulo mais outros tantos transformam se em mariposa metem ovos e morrem isto tudo num mês ou isso e o alimento base é folhas de amoreira que so existem na primavera/verão
- Mas segundo vi, há alimento para bichos da seda à venda....vou-me informar melhor.....
Há ração sim, mas nao tenho experiência com a raçao, mas em Espanha (e outros paises ligados à sericicultura ou sericultura) é muito utilizada nos meses em que nao ha folhas, mas como o dead disse, o ciclo das lagartas é relativamente rapido, passam muito tempo em casulo, ovos e mini lagartas. Mas enquanto lagartas adultas, são do melhor que há.
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
FrankieGecko
Membro Veterano

quinta dez 17, 2009 9:15 am

Alguém aqui no fórum tem bichos da seda agora que possa vender alguns??

Cumps
AnAPSC
Membro Júnior
Registado: terça jan 22, 2008 12:18 pm

quinta dez 17, 2009 1:07 pm

Nesta altura do ano, os bichos da seda estão na fase de ovo, que só eclodirão na primavera. Tenho alguns, mas já reparei que algum insecto entrou na caixa e se tem alimentado deles. Não sei se eclodirão todos. Se quiseres por MP manda a tua morada que eu mando alguns ovos pelo correio. Estão colados num cartão, basta acondicioná-los num envelope almofadado que vão bem.
FrankieGecko
Membro Veterano

quinta dez 17, 2009 2:25 pm

AnAPSC Escreveu:Nesta altura do ano, os bichos da seda estão na fase de ovo, que só eclodirão na primavera. Tenho alguns, mas já reparei que algum insecto entrou na caixa e se tem alimentado deles. Não sei se eclodirão todos. Se quiseres por MP manda a tua morada que eu mando alguns ovos pelo correio. Estão colados num cartão, basta acondicioná-los num envelope almofadado que vão bem.
Ok, enviado :)
Aborigene
Membro Veterano
Registado: sexta abr 23, 2010 11:33 am

sábado jun 12, 2010 11:57 pm

Queria deixar um link de uma alternativa às folhas, uma ração caseira:

http://www.wikihow.com/Make-Silkworm-Chow

E reparei num erro que dei na altura que fiz, nas temperaturas, já cá no fim, é na ordem dos 20-25ºC sensivelmente (claro que mais temp, acelera o processo, mas nao sei até que ponto nao os matará...por isso este gradiente é o aconselhado), tal como escrevi anteriormente.

Nazgul :wink:
<strong>Nazgul____Homo Libero 1.0.0</strong><strong> </strong><u><strong></strong></u>
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

quinta set 09, 2010 12:14 am

Folhas secas???... :o se for o caso, não sei se as conseguirão comer, o que eu pensei quando os tinha foi congelar folhas...
Também já comecei com uns dez há ... uns bons anos!, no ano seguinte nasceram aquando do "rebentamento( :? )" das amoreiras, que horror! :cry: tive de andar todos os dias empoleirado nas amoreiras que conhecia a apanhar folhas minúsculas e não partir os rebentos(dificílimo).
Dei todos os que consegui(poucos), contudo nesse ano fiquei com 3 caixas de 1/2m^2 cobertas de ovos!
Felizmente encontrei 3 "vítimas" que ficaram muito contentes com a oferta :twisted:

Retomando o que disse alguém à... uns anos... :? ,
Eu também duvidei de os machos serem só os riscados, e as fêmeas as brancas, e por isso separei as lagartas...
Resultado: ao início saíram algumas dos casulos antes do previsto por mim... e como as caixas estavam próximas... quando as vi já andavam a "brincar". Mas isso não tem importância! :x
Das restantes (que ainda eram muitas) depois de terem as caixas devidamente fechadas, surgiram machos e fêmeas em ambas as caixas e em semelhante quantidade... por isso... o dimorfismo sexual do bicho-da-seda pela cor tem de ser revisto... :wink:
Última edição por MFPJ em quinta set 09, 2010 3:31 pm, editado 1 vez no total.
MaximusHawk
Membro
Registado: quarta mar 24, 2010 2:24 pm

quinta set 09, 2010 10:45 am

so comem exclusivamente folha de amoreira?

onde se pode comprar em portugal, as lagartas, as folhas de amoreira, ou raçao adequada?
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

quinta set 09, 2010 4:04 pm

Os casulos mais claros são fêmeas ou nem sempre bate certo?

Imagem
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

quinta set 09, 2010 7:38 pm

Para MaximusHawk: que eu saiba, apenas comem folhas de amoreira(e a dita ração que eu nem sabia que existia). Quer dizer... eu uma vez "experimentei" dar alface a 3 e eles comeram... apenas não ficaram de muito boa saúde... e morreram sem conseguir fazer casulo :oops: , por isso... nada de invenções.
As lagartas podem ser encontradas em pet shops mais especializadas, podem é não ser lá muito baratas, pergunte aqui na Arca se alguém tem...
Quanto às folhas... não há amoreiras "perto" de sua casa? :wink:

Para Apalone: não estará a confundir os casulos com as lagartas?
Raiquiis
Membro Veterano
Registado: sábado jan 02, 2010 6:15 pm

quinta set 09, 2010 8:16 pm

Apalone Escreveu:Os casulos mais claros são fêmeas ou nem sempre bate certo?

Imagem
A cor tanto faz. Há amarelo, branco, bege, etc...
Se por exemplo deres aos teus bichos da seda bolo de folhas de amoreira, em que o corante do bolo tenha sido vermelho, pode sair casulos vermelhos. Mas é pouco provável. xD
MaximusHawk
Membro
Registado: quarta mar 24, 2010 2:24 pm

sábado set 11, 2010 6:31 pm

MFPJ Escreveu:Para MaximusHawk: que eu saiba, apenas comem folhas de amoreira(e a dita ração que eu nem sabia que existia). Quer dizer... eu uma vez "experimentei" dar alface a 3 e eles comeram... apenas não ficaram de muito boa saúde... e morreram sem conseguir fazer casulo :oops: , por isso... nada de invenções.
As lagartas podem ser encontradas em pet shops mais especializadas, podem é não ser lá muito baratas, pergunte aqui na Arca se alguém tem...
Quanto às folhas... não há amoreiras "perto" de sua casa? :wink:

Para Apalone: não estará a confundir os casulos com as lagartas?
obrigado pela resposta :)

vou entao ver se alguem me arranja esses bichinhos :P
Aborigene
Membro Veterano
Registado: sexta abr 23, 2010 11:33 am

domingo abr 03, 2011 2:11 am

<strong>Nazgul____Homo Libero 1.0.0</strong><strong> </strong><u><strong></strong></u>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”