O meu primeiro terrário tropical

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

segunda nov 10, 2008 1:18 pm

Boas Thorgarth, és capaz de já conhecer este site, mas mostro á mesma:

http://www.blackjungle.com/gallery2/mai ... temId=3360

Mostra como fazer a parte aquatica, incluindo uma pequena queda ou curso de água, passo a passo. Espero que ajude :wink:
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda nov 10, 2008 1:49 pm

JaimeSousa Escreveu:Boas Thorgarth, és capaz de já conhecer este site, mas mostro á mesma:

http://www.blackjungle.com/gallery2/mai ... temId=3360

Mostra como fazer a parte aquatica, incluindo uma pequena queda ou curso de água, passo a passo. Espero que ajude :wink:
Já tinha visto uns quantos sites , mas também esta galeria de fotos é uma grande ajuda. Agora é tudo uma questão de ponderar todos os elementos envolvidos, humidades, % meio terrestre, aquático e arboricola, vegetação, etc... e com calma começar a construir.

Muito obrigado pelo Link.
JCNeto
Membro
Registado: quinta mar 02, 2006 6:31 pm

quinta nov 13, 2008 10:00 am

Bom dia.

Queria-vos perguntar qual a iluminação adequada para este tipo de terrario (ou aquaterrario), tendo em vista só as necessidades das plantas.

E para um terrario de 100*50*50?

Cumps,
José Neto
<p>msn <a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a></p><p>mail: <a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a> </p><p><a href="http://www.guttatatuga.eu">www.guttatatuga.eu</a></p>
Thorgarth
Membro Veterano

quinta nov 13, 2008 10:31 am

Pois aqui a temos que ponderar as necessidades dos animais e das plantas que vão ser mantidos no terrário.

O mais correcto seria ter um sistema de luz, com lâmpadas próprias para plantas E uma sistema de luz com lâmpadas emissoas de UVB, no comprimentos que as espécies animais necessitem.

Se o animal não necessitar de cuidados especiai uma vulgar lâmpada servirá podendo então apostar mais numa boa lâmpada(s) para o elemento vegetal.

Pessoalmente e para já, vou manter uma 2.0 e uma 5.0 ligada sem recurso a uma lâmpada especifica para plantas, mas caso se decida colocar plantas mais sensiveis ou com necessidades mais específicas uma boa tubular própria para plantas será sem sombra de dúvida uma boa opção.

No meu terrário, que foi alvo de terraplanagem a semana passada (está em fase de projecto, estando a ser ponderada numa segunda fase a colocação de uma lâmpada específica para plantas), mantive este setup de lâmpadas durante bastante tempo e o meu ficus trepadeira deenvolveu-se muito bem, mas lá está não necessita de grandes cuidados nem é muito exigente. Já o musgo de java... só numa zona mais perto da calha, é que se conseguiu aguentar, mas o termo foi mesmo aguentar, já que não se desenvolveu minimamente.

Para uma terrário com esse dimensão, e se quiseres manter uma vegetação verdegante e abundante, o elevado gráu de humidade (que penso ser o teu caso) em conjunto com uma tubular de 90cm ou 1m, colocada dentro, mas fixo ao topo, seria uma grande ajuda. Mas tens que ponderar o efeito dessa luz não no réptil em questão, como também na tua percepção dele, já que essas luzes costumam ter um comprimento de onda que afecta um pouco as cores.

Só é necessário é ter cuidado com os valores das lâmpadas, e em geral as para aquários são demasiado fortes para terrários já que são feitas tendo em conta o factor água.
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

quinta nov 13, 2008 10:42 am

As lâmpadas com emissão de UV são excelentes para as plantas, mas têm sempre as lâmpadas que se usam nos aquarios plantadas e essas sim são próprias para plantas, mas uma repti-glo de 2.0 chega perfeitamente para as plantas...
Thorgarth
Membro Veterano

quinta nov 13, 2008 10:48 am

jpmf Escreveu:As lâmpadas com emissão de UV são excelentes para as plantas, mas têm sempre as lâmpadas que se usam nos aquarios plantadas e essas sim são próprias para plantas, mas uma repti-glo de 2.0 chega perfeitamente para as plantas...
José é necessário ter cuidado com as que são usadas nos aquários, que não sua maioria são demasiado fortes para ser utilizadas em terrários. Se não estou em erro o limite máximo aconselhado em termos de gráus Kelvin será perto dos 8000. Se reparares muitas lâmpadas para aquários são bem superiores, algumas quase o dobro.
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 13, 2008 10:56 am

Thorgarth Escreveu:
jpmf Escreveu:As lâmpadas com emissão de UV são excelentes para as plantas, mas têm sempre as lâmpadas que se usam nos aquarios plantadas e essas sim são próprias para plantas, mas uma repti-glo de 2.0 chega perfeitamente para as plantas...
José é necessário ter cuidado com as que são usadas nos aquários, que não sua maioria são demasiado fortes para ser utilizadas em terrários. Se não estou em erro o limite máximo aconselhado em termos de gráus Kelvin será perto dos 8000. Se reparares muitas lâmpadas para aquários são bem superiores, algumas quase o dobro.
Olha que eu nunca tive problemas, mas também uso as lâmpadas todas fora dos terrarios
Thorgarth
Membro Veterano

quinta nov 13, 2008 11:12 am

jpmf Escreveu:
Thorgarth Escreveu:
Olha que eu nunca tive problemas, mas também uso as lâmpadas todas fora dos terrarios
Repara que esta é informação que tenho retirado de alguns sites sobre terrários tropicais, mas também já falei uma vez com uma pessoa que se dedica mais a parte de plantas, especialmente carnivoras, que me disse que a medida Kelvin não era a mais importante. Eu pelo sim pelo não não arrisco acima dos 8000, mais coisa menos coisa. Mas o melhor mesmo é comprar uma lâmpada para plantas (que não para aquários).
Thorgarth
Membro Veterano

domingo jan 11, 2009 3:31 pm

Deixem-me lá rebuscar este tópico que finalmente comecei a trabalhar um pouco mais a sério no projecto e tenho aqui algumas dúvidas em termos de utilização de algum material.

Nomeadamente a espuma de poliuretano em terrários húmidos, e em particular em contacto com a água? Será que como o silicone é necessário optar por uma espuma espécial não tóxico, em virtude do normal, em contacto com água ir libertando elementos tóxicos, potencialmente perigosos? Será que basta usar a espuma por si só ou é necessário aplicar-lhe uma camada de resina para evitar a sua degradação devido ao contacto permanente com humidade e mesmo água?

Resolvida esta dúvida penso que para a semana já posso efectivamente começar a montar o set up, nomeadamente colocar a bomba para a cascata, aplicar as cortiças, quer a lateral alta para a cascata como as que criam a área aquática, e os troncos para a parte arboricola. Depois veêm as plantas, musgos, etc...
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quinta jan 15, 2009 11:21 pm

NhamNham, parabéns pelo terrário. Espero que depois a funcionalidade esteja ao nível do estético 8) Depois va mostrando a evolução quando se decidir na fauna.

ps- meta umas nishigikoi -carpa koi- no lago para as ver comer de seguida as rãs :twisted: as minhas comem tudo o que mexe, até vespas vivas
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 16, 2009 8:43 am

Este é o meu novo projecto nesta área...

Vou "usurpar" o tópico do Nham Nham.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Enjoy...
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

sexta mar 13, 2009 9:12 pm

Bem, ao fim de alguns meses finalmente consegui arranjar a máquina para tirar uma fotos e mostrar a evolução... acho que está a evoluir bem, adicionei um "não te metas na minha vida", um coco, a cascata também já é uma maiorzinha e já está a funcionar, assim como o lago... como já disse por aí tive de trocar a cortiça por acrilico mas pronto, acho que está nos conformes...
Também adicionei mais uma liana...

Agora está me a faltar preencher o lago com qualquer coisa, que ainda está vazio (só tem areão) e o resto em principiu não adiciono muito mais a não ser as rãs...

Como podem ver tenho andado com calma :roll:
Agora as fotos...

Cascata em pormenor
http://img55.imageshack.us/img55/2572/p3130003.jpg

Geral
http://img111.imageshack.us/img111/3995/p3130023.jpg

http://img50.imageshack.us/img50/3075/p3130028.jpg

http://img7.imageshack.us/img7/1817/p3130036.jpg

Um dos inumeros rebentos da pothos...
http://img10.imageshack.us/img10/8914/p3130033w.jpg

O "lago"ainda completamente vazio...
http://img18.imageshack.us/img18/7724/p3130020.jpg

http://img230.imageshack.us/img230/5549/p3130021.jpg

O coco em pormenor, lá escondido atrás
http://img9.imageshack.us/img9/4407/p3130012.jpg :roll:

E pronto... digam de vossa justiça...
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

sexta mar 13, 2009 9:31 pm

Tá muito fixe.. com bastantes plantas, todas verdinhas, parece estar bem húmido.

Agora faltam ai umas razitas :)
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

sexta mar 13, 2009 9:35 pm

Sim, seria... mas o objectivo não são dendros...

Muito possivelmente vão ser umas rãs da familia Hylidae, ainda ando indeciso no género e na espécie, até porque como o dinheiro não dá para tudo ao mesmo tempo e isto tem de ser com calma, ainda tenho tempo para pensar...

Mas vai andar por essa familia certamente... (a não ser que tenha uma mudança repentina de ideias :roll: )

@Thorgarth, peço desculpa não ter respondido, certamente agora a resposta já nao te serve de muito, mas como devem ter reparado estive um pouco desligado do forúm nos últimos tempos e nem reparei no teu post...

A cortiça tive mesmo de acabar por tirar, não por me alterar a qualidade da água, porque pelo menos a olho nu, ela permanecia impecável... mas porque não conseguia arranjar maneira de ter o lago isolado, estava sempre a perder água e como eu tenho 100% terra de um lado e 100% do outro, não posso ter este tipo de perdas senão a parte terrestre iria acabar por alagar rapidamente...

Assim acabei mesmo por optar pelo acrilico, bem isolado com silicone, neste momento está impecável, é deixar as plantas crescer por cima e meter umas rochas no lago para que deixe de ser ver...
Última edição por NhamNham em sexta mar 13, 2009 9:48 pm, editado 1 vez no total.
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 13, 2009 9:46 pm

Eu teria posto mais cor.
Para mim está verde "demais", mas isso sou só eu...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”