[DB's] Gostava que me ajudassem em algumas coisas.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Tradewind
Membro
Registado: sexta ago 04, 2006 12:38 pm

quarta jan 07, 2009 10:55 am

Tradewind Escreveu:(...)

Será que estamos???

Eu estou...

PS Gosta mesmo de ironias... Pelo menos apague a assinatura...
Apago claro e será só porque você manda...LOL

Temos um terrário bonito, bem concebido como peça de mobiliário e instalação eléctrica, parabéns...temos demasiada areia como tal demasiado risco, temos aquecimento por baixo,...a partir do momento em que a importância do aspecto é superior ao factor risco para o animal, tire as suas conclusões...
Eu não mandei nada... apenas sugeri... por uma questão de coerência...

Obrigado pelos parabéns ao meu terrário...
Quanto à areia já está discutido e debatido, tem toda a razão e retira-la-ei na próxima limpeza que fizer ao terrário, como já tinha indicado no tópico sobre o meu bicho...
Quanto ao aquecimento apenas está a dizer o que lhe convém! Eu afirmei que tenho uma lâmpada de cerâmica de 100W e uma lâmpada de SPOT por cima, o tapete é apenas um complemento, aconselhado por mais do que um veterinário...

A única parte do habitat em que cedi à estética foi no substrato, em tudo o resto pensei e projectei para que o animal e não eu, se sentisse bem, peço-lhe por isso que não me acuse do contrário.

Eu nunca tive problemas em mostrar os meus bichos, as condições em que os tenho e pedir ajuda quando preciso, agora o que lhe escrevi na primeira resposta mantenho: "Temos de ser mais pacientes e menos ásperos nas respostas que damos uns aos outros"

O maior defeito que sempre encontrei neste fórum é a excessiva agressividade e sobranceria de alguns users quando são colocados tópicos com pedidos de ajuda ou com alguns erros cometidos, o fundamento das respostas mais indignadas até pode ser o melhor, corrigir os erros por forma a quem mais sofre, os animais, não saia ainda mais lesado, mas a forma como se escreve pode implicar a saída dessas pessoas do fórum e por consequência a não correcção de eventuais erros na manutenção dos animais...

NATIVE: não vou alimentar mais esta nossa conversa... se quiser continuar estou na disposição de lhe enviar uma PM com o meu MSN e aí poderemos trocar impressões sem obrigarmos os outros users a lerem...

Cumps
Última edição por Tradewind em quarta jan 07, 2009 1:23 pm, editado 1 vez no total.
Liedson
Membro Veterano
Registado: terça abr 17, 2007 12:23 pm

quarta jan 07, 2009 11:56 am

O calor deve vir de cima e nao de baixo como diz o native e o nazgul...
zemamado
Membro Júnior
Registado: quarta dez 10, 2008 10:27 pm

quarta jan 07, 2009 12:08 pm

Nazgul93 Escreveu:
izey Escreveu:
Liedson Escreveu:" [DB's] Gostava que me ajudassem em algumas coisas. " e um DB.. :twisted: :lol:
as vezes nunca se sabe... e como o nazgull disse e bem, o calor deve vir de cima e nao de baixo.
Izey nazgull é outro membro aqui da arca :twisted: ,eu sou Nazgul93 (Nazgul só :P)

:P
É para um DB sim. :P

Eu pus essa questão porque o que tenho visto nas lojas a maioria opta também por incluir o tapete de aquecimento, mas também como já pude constatar as lojas (haverá certamente excepções) não serão o melhor exemplo.

Ainda há tempos um conhecido meu de uma loja de animais recomendou-me como substrato a tal areia da zoo med que "dizem" que não tem problema se for ingerida porque tem cálcio.

Não teimei com ele como é óbvio pois não tenho bases cientificas para isso, no fundo a meio da conversa passei por burro literalmente porque alguém "atrasado mental" me tinha dito que não era aconselhável.

Afinal até nem foi só de parvo, fiquei como atrasado mental porque no fundo ninguém me disse nada, eu venho a formar a minha opinião com o que leio (seja aqui ou noutros alojados em sites estrangeiros) com as experiências dos outros.

E não digo que esta correcto provavelmente não estarei, mas não vou arriscar. Podia também dar-lhe comida fora do terrário, mas quero que ele seja estimulado a caçar por isso o papel de cozinha será a opção que mais consenso me traz.

Também já pensei em utilizar uma relva artificial mas a questão do controlo de fungos vai ser outro perigo constante para o DB e a questão que se prende das unhas (esta sinceramente não tenho opinião formada...)

Ainda estou na fase de construção (ainda ontem acabei de construir a estrutura do terrário (1.22 x 61 x 61) em mdf, vou hoje trocar a serra do tic tic que a que me deram não dá para os respiradores para proceder à montagem do mesmo. Basei-me muito no método montagem do terrário idêntica ao de um utilizador Vellki (peço desculpa se não escrevi correctamente)

Tenho feito as coisas com calma a modo que não me precipite em nada, não há pressas...

Obrigado pela paciência.

Ps: DB será de escolha ainda daqueles que usam "chupeta", bebé. :wink:
loWiri
Registado: terça jan 06, 2009 7:25 pm

quarta jan 07, 2009 12:13 pm

Pessoal espero que continuem a ajudar.
Estou a aprender muito com isto.
Abraço a todos e Obrigado.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta jan 07, 2009 12:48 pm

zemamado Escreveu:
Nazgul93 Escreveu:
izey Escreveu:
Liedson Escreveu:" [DB's] Gostava que me ajudassem em algumas coisas. " e um DB.. :twisted: :lol:
as vezes nunca se sabe... e como o nazgull disse e bem, o calor deve vir de cima e nao de baixo.
Izey nazgull é outro membro aqui da arca :twisted: ,eu sou Nazgul93 (Nazgul só :P)

:P
É para um DB sim. :P

Eu pus essa questão porque o que tenho visto nas lojas a maioria opta também por incluir o tapete de aquecimento, mas também como já pude constatar as lojas (haverá certamente excepções) não serão o melhor exemplo.

Ainda há tempos um conhecido meu de uma loja de animais recomendou-me como substrato a tal areia da zoo med que "dizem" que não tem problema se for ingerida porque tem cálcio.

Não teimei com ele como é óbvio pois não tenho bases cientificas para isso, no fundo a meio da conversa passei por burro literalmente porque alguém "atrasado mental" me tinha dito que não era aconselhável.

Afinal até nem foi só de parvo, fiquei como atrasado mental porque no fundo ninguém me disse nada, eu venho a formar a minha opinião com o que leio (seja aqui ou noutros alojados em sites estrangeiros) com as experiências dos outros.

E não digo que esta correcto provavelmente não estarei, mas não vou arriscar. Podia também dar-lhe comida fora do terrário, mas quero que ele seja estimulado a caçar por isso o papel de cozinha será a opção que mais consenso me traz.

Também já pensei em utilizar uma relva artificial mas a questão do controlo de fungos vai ser outro perigo constante para o DB e a questão que se prende das unhas (esta sinceramente não tenho opinião formada...)

Ainda estou na fase de construção (ainda ontem acabei de construir a estrutura do terrário (1.22 x 61 x 61) em mdf, vou hoje trocar a serra do tic tic que a que me deram não dá para os respiradores para proceder à montagem do mesmo. Basei-me muito no método montagem do terrário idêntica ao de um utilizador Vellki (peço desculpa se não escrevi correctamente)

Tenho feito as coisas com calma a modo que não me precipite em nada, não há pressas...

Obrigado pela paciência.

Ps: DB será de escolha ainda daqueles que usam "chupeta", bebé. :wink:
Eu cá em casa optei por fazer um fundo em argila, ou melhor pasta de modelar da cor da terracota que foi depois de seca envernizada para ser mais fácil de limpar. Optei por isso porque a minha DB comia bocados do papel de cozinha e não era por ter fome, era sim porque como é muito curiosa como quase todos eles, tudo quanto está dentro do terrário é para trincar.

Quanto ao aquecimento também não uso nem aconselho aquecimento no fundo, uso como todos (ou quase todos) os que mantêm lagartos aquecimento por lâmpada.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

quarta jan 07, 2009 1:39 pm

Tradewind Escreveu:
Nazgul93 Escreveu:
zemamado Escreveu:Boas,

Vou aproveitar o embalo e vou fazer uma pergunta que até pode parecer uma PME" (Pergunta muito estúpida), mas que por vezes é questão de mais alguém.

Num terrário em MDF usando como substrato papel de cozinha não existe nenhum problema de usar um tapete de aquecimento?
(problemas, refiro-me ao ferir o animal).

Se existe essa hipotese qual o tapete de aquecimento que aconselham.

Um abraço.
se o animal for um DB,o calor deve vir do topo e nao do solo :wink:
Amigo Nazgul

Cada caso é um caso.
O meu DB adora apanhar calor na barriga de manhã,
eu penso que será para auxiliar à digestão, visto que normalmente depois desse calorzinho na barriga temos sempre "presente" no terrário.
Eu colei o tapete por baixo do vidro do terrário e tenho uma pedra por cima dessa zona, ele "esparrama-se" em cima da pedra.

Cumps

Amigo Trade,

aqui nao se trata de "cada caso é um caso",este saurio como tantos outros,na natureza o calor que lhes é fornecido provem do topo (sol),nao do solo,no seu caso é outro caso,sao gostos do DB,embora acho que ele deve prefirir o calorzinho da lampada de basking embora goste de calor na barriga :wink:
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

quarta jan 07, 2009 1:58 pm

Um tapete ou um cabo de aquecimento, desde que devidamente protegidos, quer seja com uma folha de cortiça, um vidro ou outro qualquer substituto, ajudam a manter as temperaturas ao nível do solo, já que, embora as lâmpadas de cerâmica e as de spot tendam a direccionar o calor, não evitam que o calor se acumule no topo do terrário. Uma fonte térmica ao nível do substrato, embora não seja necessária, pode ajudar no processo digestivo. No entanto, deve estar devidamente protegida e não substitui uma fonte de aquecimento superior, uma vez que, como já foi aqui dito, os dragões têm os seus sensores de calor ao nível do topo da cabeça e ao longo da dorsal.
<p>
</p>
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quarta jan 07, 2009 2:14 pm

jmangelico Escreveu:Um tapete ou um cabo de aquecimento, desde que devidamente protegidos, quer seja com uma folha de cortiça, um vidro ou outro qualquer substituto, ajudam a manter as temperaturas ao nível do solo, já que, embora as lâmpadas de cerâmica e as de spot tendam a direccionar o calor, não evitam que o calor se acumule no topo do terrário. Uma fonte térmica ao nível do substrato, embora não seja necessária, pode ajudar no processo digestivo. No entanto, deve estar devidamente protegida e não substitui uma fonte de aquecimento superior, uma vez que, como já foi aqui dito, os dragões têm os seus sensores de calor ao nível do topo da cabeça e ao longo da dorsal.
Ora aqui está uma outra opinião bastante válida. Pessoalmente eu na altura montei o terrário, optei como fonte principal de calor para o meu DB uma manta de calor, regulada por termostato, para cerca dos 31/32º diurnos, em cerca de 40% do terrário com um spot de 75w. Por ventura por ser mais de montagem mais fácil, o que não envalida que na prática os parâmetros em termos de temperatura são mantidos e tenho muitas dúvidas quanto à impossivilidade que se diz que eles têm de analise de temperatura na parte ventral, até porque já vi o meu DB a escavar a areia para ficar mais perto do calor em alturas de maior frio... Com as 3 lâmpadas compactas, que também geram calor, é mais do que suficiente para ele se poder termoregular.

O problema de fontes térmicas tipo UTH advém do contacto directo com a fonte, ou no caso de não estar devidamente controlada por equipamento apropirado, um termostato, reoestato, etc... Bem como o efeito negativo que podem ter na humidade local, e logo na pele dos animais que necessitem de um elevado º de humidade (que não é o caso). Em relação à questão do calor vir de cima pois acho que já muito foi dito e cada um deve ponderar os factos por si...
zemamado
Membro Júnior
Registado: quarta dez 10, 2008 10:27 pm

quarta jan 07, 2009 3:32 pm

Eu cá em casa optei por fazer um fundo em argila, ou melhor pasta de modelar da cor da terracota que foi depois de seca envernizada para ser mais fácil de limpar. Optei por isso porque a minha DB comia bocados do papel de cozinha e não era por ter fome, era sim porque como é muito curiosa como quase todos eles, tudo quanto está dentro do terrário é para trincar.
:)

Pasta de moldar encontrei isto: http://loja.webdados.pt/index.php?actio ... _item=5716

Foi isto que utilizaste? Onde conseguiste arranjar? Fizeste por "blocos/puzzle" de modo a que não fica-se uma única estrutura de modo a que fosse mais fácil limpar?
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta jan 07, 2009 4:31 pm

Sim, é aquilo, só que aquela é branca e eu usei terracota e não fiz tipo puzzle é inteiro e está agarrado ao fundo do terrário.

A que eu usei é esta http://loja.webdados.pt/index.php?actio ... _item=5701 e pode ser encontrada em qualquer hipermercado, papelaria, etc..
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
loWiri
Registado: terça jan 06, 2009 7:25 pm

quarta jan 07, 2009 7:19 pm

Pessoal desde já obrigado.
Poderiam meter aki Websites ou o modelo sobre o aqucimento?
Quer seja tapete , lampadas, tudo para que o DB se sinta bem.
Se alguem pudesse dava mt jeito mesmo, porque a minha duvida foca-se nisso. O terrario deve ter 2 termostatos ou apenas 1? Sao coisas tipo essas que me fazem confundir.

Abraço a todos.
_O_
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”