Em relação às plantas, se ficus e pothos são boas para o meu camaleão, teoricamente tb não devem fazer mal às tartarugas.

Moderador: mcerqueira
Olá Thorgarth. Obrigado pela resposta.Thorgarth Escreveu:Boas Akuma só agora é que reparei no teu post, pelo que a resposta tarda mas não falha.
Parabéns pelo excelente trabalho, recriando dois ambientes bem distintos.
Gosto particularmente do Terrário da CG, até porque adoro terrários tropicais húmidos. O "problema" que muitos users têm levantado em relação ao facto de teres muitos elementso no terrário, nomeadamente plantas,e a possibilidade real de elas as poderem destruir não me parece que seja preocupante, como aliás para ti não parece. Na verdade as plantas são relativamente baratas, e especialmente como as mantiveste nos vasos são fácilmente retiradas e substituidas. EM qualquer dos casos ´pode ser aliás que se mostrem "calmas" em relação à vegetação.
Em relação à humidade quais os parâmetros que estás a manter (mínimo e máximo, e duração do cíclo)?
Essas humidades parecem-me um pouco elevadas de mais, não pelo valor em si antes pela duração em que esse valor se mantem. Qual o valor mínimo que atinge a humidade antes da activação seguinte do fogger?!?!Hakuma Escreveu:Olá Thorgarth. Obrigado pela resposta.Thorgarth Escreveu:Boas Akuma só agora é que reparei no teu post, pelo que a resposta tarda mas não falha.
Parabéns pelo excelente trabalho, recriando dois ambientes bem distintos.
Gosto particularmente do Terrário da CG, até porque adoro terrários tropicais húmidos. O "problema" que muitos users têm levantado em relação ao facto de teres muitos elementso no terrário, nomeadamente plantas,e a possibilidade real de elas as poderem destruir não me parece que seja preocupante, como aliás para ti não parece. Na verdade as plantas são relativamente baratas, e especialmente como as mantiveste nos vasos são fácilmente retiradas e substituidas. EM qualquer dos casos ´pode ser aliás que se mostrem "calmas" em relação à vegetação.
Em relação à humidade quais os parâmetros que estás a manter (mínimo e máximo, e duração do cíclo)?
Quanto ao ciclo de humidade, é marcado pela utilização do fogger. Tenho-o a funcionar 5h na madrugada/manhã e outras 5h ao fim da tarde/noite. No inicio do funcionamento tem marcado 80%-90% (zona quente-fria) e no final 85%-95%. Os higrómetros estão posicionados no chão para tentar medir melhor a humidade, mas estes da exoterra não me parecem de grd valia.
O valor mínimo é como te tinha dito: 80% na parte seca e 90% na húmida... mas eu falei-te da valia dos higrometros por alguma coisa. Estou desconfiado de humidades tão altas, sem que as paredes do terrário (vidro) ressoem.Thorgarth Escreveu: Essas humidades parecem-me um pouco elevadas de mais, não pelo valor em si antes pela duração em que esse valor se mantem. Qual o valor mínimo que atinge a humidade antes da activação seguinte do fogger?!?!
Em minha opinião deverias reduzir a utilização do fogger a uma ou duas horas (terias que medir o impacto real) permitindo depois reduzir a humidade relativa até cerca dos 70% no final do ciclo (antes de da nova introdução de humidade).
Elas necessitam de uma humidade elevada MAS uma humidade constantemente tão alta pode ser mais nocivo do que benéfico, até porque elas no seu habitat natural experienciam mesmo alguns periodos de seca (periodos mais ou menos alargados com uma redução muito relevante de humidade), pelo que deixares o terrário "secar" um pouco antes da próxima "chuvada" não era má ideia.
Por outro lado tens que ver se as plantas que colocaste aguentam uma humidade constante tão alta.
80% de mínimo no final de um ciclo de 12 horas, na parte seca parece-me algo alto, mas tu lá sabes.Hakuma Escreveu:O valor mínimo é como te tinha dito: 80% na parte seca e 90% na húmida... mas eu falei-te da valia dos higrometros por alguma coisa. Estou desconfiado de humidades tão altas, sem que as paredes do terrário (vidro) ressoem.Thorgarth Escreveu: Essas humidades parecem-me um pouco elevadas de mais, não pelo valor em si antes pela duração em que esse valor se mantem. Qual o valor mínimo que atinge a humidade antes da activação seguinte do fogger?!?!
Em minha opinião deverias reduzir a utilização do fogger a uma ou duas horas (terias que medir o impacto real) permitindo depois reduzir a humidade relativa até cerca dos 70% no final do ciclo (antes de da nova introdução de humidade).
Elas necessitam de uma humidade elevada MAS uma humidade constantemente tão alta pode ser mais nocivo do que benéfico, até porque elas no seu habitat natural experienciam mesmo alguns periodos de seca (periodos mais ou menos alargados com uma redução muito relevante de humidade), pelo que deixares o terrário "secar" um pouco antes da próxima "chuvada" não era má ideia.
Por outro lado tens que ver se as plantas que colocaste aguentam uma humidade constante tão alta.
Pelo que tenho pesquisado, estas tartarugas aguentam bem a humidade... desde que tal não crie fungos.
Até foi mesmo a humidade que me levou a mudar de terrário tão rapidamente, já que com anterior eu via-me atrapalhado para manter humidades altas. A lâmpada de cerâmica num terrário tão pequeno secava-o muito rápido.
Durante esta semana vou aplicar uma sunglo nesse terrário que concerteza proporcionará horas mais secas.
eu prefiro sempre os digitais, sao mais caros mas pelo menos tenho a certeza que posso confiar naqueles valores.Hakuma Escreveu:Na realidade não confio nada nestes higrómetros... um ao lado do outro dão valores que variam perto de 5%! Tenho que arranjar outro, de marca diferente ou digital para verificações.
AH... é que se não tens higrómetros digitais então de facto as leituras não são muito fiáveis mesmo...Hakuma Escreveu:A questão é se estas leituras são reais... não vejo goticulas nas plantas e as tartarugas nem sequer estão com a pele muito brilhante, como seria normal com a humidade nestes valores... Mesmo a terra, apenas está húmida num raio de 30cm à volta do fogger, mesmo no fim de um ciclo!
Na realidade não confio nada nestes higrómetros... um ao lado do outro dão valores que variam perto de 5%! Tenho que arranjar outro, de marca diferente ou digital para verificações.
O que estou a fazer é observar os elementos (plantas, terra, tartarugas, paredes do terrário), mais do que olhar para os valores dos higrómetros.
Sim, são as Tight Beam da Exoterra.Thorgarth Escreveu:Essas sunglo que colocaste são tightbeam?!?! É que se são, e com essa potência à distância que estão dos animais devem ser demasiado fortes...
Eu tenho uma de 75w no meu DB e chega à vontade aos 37 ou 38º.... Qual a temperatura que de tá a de 100W no terrário tropical debaixo do foco?