Piton Regius - Novo Video - Pag 20
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 31, 2006 6:17 pm
Piton Regius
Pois, bem observado!vasco94 Escreveu:o tapete mete-se por baixo do aquario , porque senão a cobra pode-se por debaixo do substracto e queima-se...
Obrigado pela dica, todas elas serão benvindas

Falta-me comprar um troco tambem, os que vi a vendam custam balurdios, e estou tentado a arranjar um de videira por exemplo, desinfecta-lo muito bem e com isso poupar os 20€ que me pedem nas lojas!
Cumprimentos
Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas mãos para cultivá-las...
-
- Membro Veterano
Piton Regius
Ora deixem-me cá chatear mais um pouco...
Amanha pretendia ir adquirir o resto dos acessórios para o aquario/terrario.
O material que tenho:
->Aquario 100litros 100x30x45
->Substrato Natural (especie de casca de arvore castanho escuro)
->Esconderijo exo-terra grande (vou comprar +1)
->Bebedouro grande mas nao profundo
->Tapete termico (ja me decidi por este irei compar amanha, mas quantos W?)
O que me falta?? (para além da Regius
)
Obs: Tenho duvidas em relação a: Lampadas a usar (UV, não UV, flurecentes...); termoestatos etc...
Existem quase de certeza artigos/componetes que me estarei a esquecer, como tal peço a vossa ajuda.
Ja pesquisei bastante aqui pelo forum, mas cada caso é um caso, e baralho um pouco...
NOTA: A cobra será uma Piton Regius de +/- 40cm, e vivo em espanha numa zona bastante quente, onde por exemplo hoje os termometros bateram nos 41º
aqui as temperaturas de verão rondam os 30 e 35º e mesmo de noite faz bastante calor.
De momento gostaria de terminar a casa da Piton, para depois poder compra-la.
Cumprimentos

Amanha pretendia ir adquirir o resto dos acessórios para o aquario/terrario.
O material que tenho:
->Aquario 100litros 100x30x45
->Substrato Natural (especie de casca de arvore castanho escuro)
->Esconderijo exo-terra grande (vou comprar +1)
->Bebedouro grande mas nao profundo
->Tapete termico (ja me decidi por este irei compar amanha, mas quantos W?)
O que me falta?? (para além da Regius

Obs: Tenho duvidas em relação a: Lampadas a usar (UV, não UV, flurecentes...); termoestatos etc...
Existem quase de certeza artigos/componetes que me estarei a esquecer, como tal peço a vossa ajuda.
Ja pesquisei bastante aqui pelo forum, mas cada caso é um caso, e baralho um pouco...
NOTA: A cobra será uma Piton Regius de +/- 40cm, e vivo em espanha numa zona bastante quente, onde por exemplo hoje os termometros bateram nos 41º

De momento gostaria de terminar a casa da Piton, para depois poder compra-la.
Cumprimentos
Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas mãos para cultivá-las...
Para uma cobra bebé o melhor será um espaço bem pequeno, num espaço grande tendem a setressar sentirem-se inseguras e não aceitar alimento.
"<strong>Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )
http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
( Denis Diderot )
http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
-
- Membro Veterano
Piton Regius
Sendo assim posso colocar-la num aquario mais pequeno que tenho, mas aparte disso as restantes duvidas ainda se mantêmNative Escreveu:Para uma cobra bebé o melhor será um espaço bem pequeno, num espaço grande tendem a setressar sentirem-se inseguras e não aceitar alimento.

Duvidas das lampadas (tipos e voltagem) etc...
Cumps
Não precisas de lâmpadas de aquecimento já que vais usar manta de aquecimento, lâmpadas uvb não são precisas, lâmpadas de iluminação são dispensaveis desde que o terrário esteja numa zona com luz natural para simular o ciclo noite/dia.Zeuzito Escreveu:Sendo assim posso colocar-la num aquario mais pequeno que tenho, mas aparte disso as restantes duvidas ainda se mantêmNative Escreveu:Para uma cobra bebé o melhor será um espaço bem pequeno, num espaço grande tendem a setressar sentirem-se inseguras e não aceitar alimento.![]()
Cumps
Não te esqueças do termostato para poderes controlar as temperaturas que a manta/cabo de aquecimento atinge.
Os Watts do tapete dependem do espaço que o mesmo terá de aquecer, no principio um tapete de 15W ligado a um termostato chega e sobra para teres as temperaturas pretendidas dentro de um faunario.
Atenção ao tal aquário que pensas comprar, se for mesmo um aquário direcionado para manter peixes terás de o modificar para que a cobra não fuja.
-
- Membro Veterano
Piton Regius
Ja me esclareceste uma grande duvida que tinha, que era a necessidade ou não de lampada no caso de utilizar a manta de aquecimento, ate porque a lampada iria dar mais trabalho em fixar no aquario.limao Escreveu:Não precisas de lâmpadas de aquecimento já que vais usar manta de aquecimento, lâmpadas uvb não são precisas, lâmpadas de iluminação são dispensaveis desde que o terrário esteja numa zona com luz natural para simular o ciclo noite/dia.Zeuzito Escreveu:Sendo assim posso colocar-la num aquario mais pequeno que tenho, mas aparte disso as restantes duvidas ainda se mantêmNative Escreveu:Para uma cobra bebé o melhor será um espaço bem pequeno, num espaço grande tendem a setressar sentirem-se inseguras e não aceitar alimento.![]()
Cumps
Não te esqueças do termostato para poderes controlar as temperaturas que a manta/cabo de aquecimento atinge.
Na loja nao me prestaram essa informação (nao andam informados).
Ainda bem que conto com a vossa ajuda para estas duvidas de principiante.
Obrigado
por acaso até sabia, mas você que têm muito mais experiência que eu na área dos Colubrídeos sabe muito bem que uma pitão bola é mais difícil de alimentar e manter que uma corn por exemplo, tudo bem que uma pitão bola é mais calma e nao é tao "fugitiva", mas nenhum animal é igual ao outro e nao podemos generalizar, imaginemos que esta ao invés do geral se torna agressiva por algum motivo, ou que é complicada da alimentar, isto é generalizado, claro que uma corn pode ter os mesmos problemas mas em relação á agressividade a corn é mais fácil de lidar devido á relação força-massa do que uma pião bola.kitten Escreveu:Isso é só escrever para responder qualquer coisa não é? Sabia que a regius nos países em que é permitida, é considerada exactamente o animal ideal para principiantes?Fabluis Escreveu:independentemente de tudo, para uma pessoa que se está a iniciar no mundo dos répteis uma regius alem de proibida não é tão simples de "manobrar" como uma corn... era o que eu queria dizer. Uma corn nunca será tão robusta como uma pitao.
Caso esteja errado corrija-me sem atirar pedras como se fosse possuidora de todo o conhecimento, nos nunca podemos saber tudo e é muito bonito quando temos a capacidade de assumir os erros, (ate posso estar errado mas esta é a minha opinião sobre o assunto em questão e se nao e demonstrarem o vosso lado eu não saberei a vossa opinião) e saber corrigir sem estar para ai a dizer que os outros falam a parva.
-
- Membro Veterano
Piton Regius
Eu tanto compreendo o que o user Kitten disse como o que o user Fabluis disse, e agradeço aos dois a vossa ajuda.Fabluis Escreveu:por acaso até sabia, mas você que têm muito mais experiência que eu na área dos Colubrídeos sabe muito bem que uma pitão bola é mais difícil de alimentar e manter que uma corn por exemplo, tudo bem que uma pitão bola é mais calma e nao é tao "fugitiva", mas nenhum animal é igual ao outro e nao podemos generalizar, imaginemos que esta ao invés do geral se torna agressiva por algum motivo, ou que é complicada da alimentar, isto é generalizado, claro que uma corn pode ter os mesmos problemas mas em relação á agressividade a corn é mais fácil de lidar devido á relação força-massa do que uma pião bola.kitten Escreveu:Isso é só escrever para responder qualquer coisa não é? Sabia que a regius nos países em que é permitida, é considerada exactamente o animal ideal para principiantes?Fabluis Escreveu:independentemente de tudo, para uma pessoa que se está a iniciar no mundo dos répteis uma regius alem de proibida não é tão simples de "manobrar" como uma corn... era o que eu queria dizer. Uma corn nunca será tão robusta como uma pitao.
Caso esteja errado corrija-me sem atirar pedras como se fosse possuidora de todo o conhecimento, nos nunca podemos saber tudo e é muito bonito quando temos a capacidade de assumir os erros, (ate posso estar errado mas esta é a minha opinião sobre o assunto em questão e se nao e demonstrarem o vosso lado eu não saberei a vossa opinião) e saber corrigir sem estar para ai a dizer que os outros falam a parva.
Em realidade aqui em espanha a Piton Bola é considerada a ideal para iniciados, pelo que li e pelas lojas que as vendem aos montes...
As ideias, opiniaoes e conhecimento variam, daí isto ser um forum, onde se trocam ideias, conhecimento e opinioes, e tudo isto pode variar de pessoa em pessoa, consoante conhecimento e experiencia propria.
Vá, não se espicassem por coisas tão banais, afinal aqui o importante é dar um bom lar a minha Piton Bola

Peace and Love

Cumprimentos
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Pequeno resumo:
- Fonte de aquecimento : Podes colocar apenas um fonte de calor genérica que te permitirá atingir os 31.º ou 32º no lado quente, ou optares por um fonte principal para estabelecer a temperatura base no lado quente (+- uns 30º) e uma para criares um basking spot na casa tos 32 ou 33º. Tendo em conta que deverás começar por um faunário ou terrário de dimensão mais reduzida, e se quande altura, um cabo ou tapete de aquecimento será o sucifiente. ---- NOTA ---- fonte de calor ligada a um termostato para poderes controlar este parâmetro e evitar temperaturas excessivas (e também consumo de energia).
- Aconselho-te a começares com um faunário, tipo os maiores da exo-terra (mas se comprares de outra marca se perdia nada
). Não te durará muito tempo presumo mas tendo em conta que o custo é diminuto vai-te compensar.
- Não necessitam de UVs.
- Alimento: certifica-te que come alimento morto antes de a comprares... é bastante mais dificil para um iniciante fazer a transicção de vivo para morto. Se possivel veres ela a ser alimentada uma vez. Em qualquer caso se isso não for possivel pergunta quando foi a ultima vez que comeu e que tipo de presa/tamanho. Regra geral é aconselhado deixares um exemplar novo habituar-se à sua nova casa antes de lhe ofereceres alimento, especialmente quando se é iniciado e a dificuldade em "ler" o estado e comportamento do animal é maior, por isso dá-lhe uns dias, embora deva dizer que todas as minhas cobras, sem excepção, comeram à primeira tentativa no dia seguinte a chegarem a casa.
- Último requisito e o mais importante : Queremos fotos depois...
- Fonte de aquecimento : Podes colocar apenas um fonte de calor genérica que te permitirá atingir os 31.º ou 32º no lado quente, ou optares por um fonte principal para estabelecer a temperatura base no lado quente (+- uns 30º) e uma para criares um basking spot na casa tos 32 ou 33º. Tendo em conta que deverás começar por um faunário ou terrário de dimensão mais reduzida, e se quande altura, um cabo ou tapete de aquecimento será o sucifiente. ---- NOTA ---- fonte de calor ligada a um termostato para poderes controlar este parâmetro e evitar temperaturas excessivas (e também consumo de energia).
- Aconselho-te a começares com um faunário, tipo os maiores da exo-terra (mas se comprares de outra marca se perdia nada

- Não necessitam de UVs.
- Alimento: certifica-te que come alimento morto antes de a comprares... é bastante mais dificil para um iniciante fazer a transicção de vivo para morto. Se possivel veres ela a ser alimentada uma vez. Em qualquer caso se isso não for possivel pergunta quando foi a ultima vez que comeu e que tipo de presa/tamanho. Regra geral é aconselhado deixares um exemplar novo habituar-se à sua nova casa antes de lhe ofereceres alimento, especialmente quando se é iniciado e a dificuldade em "ler" o estado e comportamento do animal é maior, por isso dá-lhe uns dias, embora deva dizer que todas as minhas cobras, sem excepção, comeram à primeira tentativa no dia seguinte a chegarem a casa.
- Último requisito e o mais importante : Queremos fotos depois...

<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
Só uma coisita Zeuzito, não te fies em tudo o que as lojas dizem, são prós em más infos, e vender gato por lebreZeuzito Escreveu:Em realidade aqui em espanha a Piton Bola é considerada a ideal para iniciados, pelo que li e pelas lojas que as vendem aos montes...

<strong>
__"Dias de luta, Dias de glória"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
__"Dias de luta, Dias de glória"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
-
- Membro Veterano
Piton Regius
Hoje mesmo aprendi essa lição, pois queriam vender-me alem do tapete de aquecimento, as lampadas UVNazgul93 Escreveu:Só uma coisita Zeuzito, não te fies em tudo o que as lojas dizem, são prós em más infos, e vender gato por lebreZeuzito Escreveu:Em realidade aqui em espanha a Piton Bola é considerada a ideal para iniciados, pelo que li e pelas lojas que as vendem aos montes...

Ando sempre com o pé atras e visito varias lojas em busca de preços e info, e claro aqui obtenho a melhor info possivel

Cumps
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Não sei se tenho ou não mais experiência na área, nem me parece que esteja em causa isso, não estamos aqui com comparações se "a minha é maior que a tua", o que se passa efectivamente é que se as regius são chatas de alimentar, há outras espécies, absolutamente legais que o são, e mais são-no sempre.Fabluis Escreveu:por acaso até sabia, mas você que têm muito mais experiência que eu na área dos Colubrídeos sabe muito bem que uma pitão bola é mais difícil de alimentar e manter que uma corn por exemplo, tudo bem que uma pitão bola é mais calma e nao é tao "fugitiva", mas nenhum animal é igual ao outro e nao podemos generalizar, imaginemos que esta ao invés do geral se torna agressiva por algum motivo, ou que é complicada da alimentar, isto é generalizado, claro que uma corn pode ter os mesmos problemas mas em relação á agressividade a corn é mais fácil de lidar devido á relação força-massa do que uma pião bola.kitten Escreveu:Isso é só escrever para responder qualquer coisa não é? Sabia que a regius nos países em que é permitida, é considerada exactamente o animal ideal para principiantes?Fabluis Escreveu:independentemente de tudo, para uma pessoa que se está a iniciar no mundo dos répteis uma regius alem de proibida não é tão simples de "manobrar" como uma corn... era o que eu queria dizer. Uma corn nunca será tão robusta como uma pitao.
Eu tenho uma lamprophis, que por acaso é uma espécie de caixote do lixo, se uma das outras não come ela aceita sempre, mesmo de barriga cheia, conheço no entanto, não um, mas vários casos de lamprophis que pura e simplesmente não comem, chegam a morrer com fome.
Tenho uma corn que quando a comprei comia maravilhosamente, de repente deixou de comer, esteve (baby) 3 meses seguidos sem comer, foi para casa de alguém, com muito mais experiência que eu, que a conseguiu por a comer novamente. Neste momento come quando lhe apetece, é mais que agressiva, tem 2 anos e tamanho de 6 mêses, para lhe dar um exemplo a ultima muda tinha 60 cm e foi na semana passada.
Cada caso é um caso, há cobras que são conhecidas por comerem sempre bem e outras que não, o que é um facto é que não há regra sem excepção.
Eu tenho várias lampros que são conhecidas por serem "esquisitas", muitas delas passam muito tempo sem comer, as minhas só uma delas recusa e tem que estar na muda, de resto todas elas comem sempre.
Claro que também devem haver ball's que não comem e que são agressivas, mas serão a excepção que confirma a regra.
No caso concreto de cobras indicadas para principiantes e visto o user viver num país em que as mesmas são absolutamente legais (atenção que têm que ter documento com nº. de CITES) não vejo porque não aconselhá-las para principiantes. Tenha é o cuidado de verificar se ela come e se come morto, nuestros hermanos, adoram alimentar com vivo.
Se fosse cá, eu dir-lhe-ía que não, pelos motivos óbvios.
Fui muito má e agressiva ou nem por isso?

Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Kitten, eu concordo com aquilo que diz no que foca que cada caso é um caso e há sempre excepções (eu que o diga quanto às lampropeltis que sempre comeram desalmadamente). No entanto, aqui tenho que concordar com o Velliki...se observarmos um número de cobras com problemas de alimentação vs a espécie, vamos encontrar um número muito grande de regius em comparação por exemplo com corns, o mesmo se passando entre corns e lampropeltis, embora haja variadíssimas excepções.kitten Escreveu:
Não sei se tenho ou não mais experiência na área, nem me parece que esteja em causa isso, não estamos aqui com comparações se "a minha é maior que a tua", o que se passa efectivamente é que se as regius são chatas de alimentar, há outras espécies, absolutamente legais que o são, e mais são-no sempre.
Eu tenho uma lamprophis, que por acaso é uma espécie de caixote do lixo, se uma das outras não come ela aceita sempre, mesmo de barriga cheia, conheço no entanto, não um, mas vários casos de lamprophis que pura e simplesmente não comem, chegam a morrer com fome.
Tenho uma corn que quando a comprei comia maravilhosamente, de repente deixou de comer, esteve (baby) 3 meses seguidos sem comer, foi para casa de alguém, com muito mais experiência que eu, que a conseguiu por a comer novamente. Neste momento come quando lhe apetece, é mais que agressiva, tem 2 anos e tamanho de 6 mêses, para lhe dar um exemplo a ultima muda tinha 60 cm e foi na semana passada.
Cada caso é um caso, há cobras que são conhecidas por comerem sempre bem e outras que não, o que é um facto é que não há regra sem excepção.
Eu tenho várias lampros que são conhecidas por serem "esquisitas", muitas delas passam muito tempo sem comer, as minhas só uma delas recusa e tem que estar na muda, de resto todas elas comem sempre.
Claro que também devem haver ball's que não comem e que são agressivas, mas serão a excepção que confirma a regra.
Se estivermos a falar de animais CB, que comam bem, os riscos são bastante menores, no entanto, mais facilmente se vêem regius a deixar de comer de um momento para o outro que corns, e mais facilmente se vê uma regius «viciada» em benins que uma corn em ratz (p.e.). Isto só para fazer uma comparação e argumentando o porquê de, na minha opinião, ser cada vez mais uma cobra para «não iniciados». Em termos de mudança de paradigma e mentalidades, em países em que são legais, é cada vez mais recomendado a iniciados comprar uma corn, lampro ou até mesmo BCIs pequenas e calmas (aqui depende dos gostos, interesse e capacidade de cada um para lidar com) do que uma regius, pelo problemas reais/potenciais que poderá desenvolver. Se há regius lindas, calmas, e regulares na alimentação? Sem dúvida! Mas há muito mais excepções nesta espécie que noutra (ou pelo menos mais documentadas, também pelo número de pessoas que as têm).
Penso que esta mudança de paradigma se deve ao facto de pela experiência se observar que mais facilmente um iniciado consegue lidar com uma cobra mais agressiva, acalmando-a (sim, com muitas excepções) que pôr uma cobra que não come a comer, mesmo sendo do mais dócil que há.
No entanto, admito que há muita mais gente a partilhar da opinião da kitten que da minha, a ver pelos diferentes foruns estrangeiros. Mas tal está a mudar

<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Psy se me disseres que as corns são mais fáceis, em termos genéricos, do que uma regius, até posso concordar contigo, MAS isso não quer dizer que as regius não possam, e devam, ser consideradas como adequadas para principiantes, apenas porque podem desenvolver problemas a nivel de aceitação de alimento. É de facto um factor que aumenta a dificuldade no entanto, tendo em conta que me estou a referir a animais CB e já devidamente habituados a aceitar alimento morto, acho que este factor não é, de todo, preponderante ao ponto de excluir a espécie da lista de espécies adequadas a principiantes.
Outras espécies consideradas como adequadas também têm os seus problemas (não é tudo maravilhas). Pegando no exemplo que dás das BCI´s, embora pelo que leio seja mais comum nas BCC´s, estas também podem ser afectadas pelo chamado sindrome da regurgitação, provocado principalmente pela inadequação do tamanho da presa à cobra. As lamprophis são de extremos.... ora tens exemplares que se recusam a comer como podes encontrar outras que são autênticas máquinas. As lampropeltis exigem muito mais paciência e calma na sua manutenção e sobretudo manipulação para não stressar o animal e originar outros problemas, etc....
Temos a meu ver que aprender a separar as águas e perceber que mesmo estando a falar de principiante em cobras nem todos são iguais ou têm as mesmas caracteristicas/pesonalidade. Existem pessoas que mais rapidamente ficam frustradas com o facto de não conseguirem manipular a sua cobra porque esta é agressiva ou que se debate muito, em virtude do medo ou stress que essa situação lhe provoca, do que com cobras que apresentem problemas com alimentação... O que as pessoas devem é ter consciência dos potenciais problemas que poderão enfrentar ANTES de fazerem a sua escolha E adquirir o animal.
Outras espécies consideradas como adequadas também têm os seus problemas (não é tudo maravilhas). Pegando no exemplo que dás das BCI´s, embora pelo que leio seja mais comum nas BCC´s, estas também podem ser afectadas pelo chamado sindrome da regurgitação, provocado principalmente pela inadequação do tamanho da presa à cobra. As lamprophis são de extremos.... ora tens exemplares que se recusam a comer como podes encontrar outras que são autênticas máquinas. As lampropeltis exigem muito mais paciência e calma na sua manutenção e sobretudo manipulação para não stressar o animal e originar outros problemas, etc....
Temos a meu ver que aprender a separar as águas e perceber que mesmo estando a falar de principiante em cobras nem todos são iguais ou têm as mesmas caracteristicas/pesonalidade. Existem pessoas que mais rapidamente ficam frustradas com o facto de não conseguirem manipular a sua cobra porque esta é agressiva ou que se debate muito, em virtude do medo ou stress que essa situação lhe provoca, do que com cobras que apresentem problemas com alimentação... O que as pessoas devem é ter consciência dos potenciais problemas que poderão enfrentar ANTES de fazerem a sua escolha E adquirir o animal.
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>