[fotos] Répteis e Anfíbios Autóctones Portugueses...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

segunda set 07, 2009 9:20 pm

Deixo mais umas... (isto devia ser inamovivel...)

Devido ao pequeno tamanho não consigo ter certezas da espécie... talves Bufus bufus minorcas?

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Uma lagarticha piquena...

Imagem

Imagem

Obviamente, este não é réptil ou anfíbio, mas deixo as fotos para ver se alguém consegue identificar...
Parece-me uma espécie de traça, mas não tenho ideias concretas...

Imagem

Imagem

Imagem
Manuescrito
Membro Veterano
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm

segunda set 07, 2009 10:32 pm

Osga doméstica - Praia da salema, Algarve

ImagemImagem
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

segunda set 07, 2009 10:37 pm

já agora, alguem identifica esta coisa?
pode parecer parvo, mas axei tão estranho que fotografei.
Um escaravelho que corria a uma velocidade "maluca" o que me chamou à atenção.

Imagem

Imagem

Imagem

:roll:
Ricardo Leitão
Calsonic
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

terça set 08, 2009 12:48 am

Cal, tenho praticamente a certeza que é um Cassolaia maura maura (escaravelho-tigre), ou então um familiar.
Esse menino é o animal terrestre mais rapido! Corre 171 vezes seu tamanho num segundo... não é brinquedo não! Como é que o apanhas-te sem lhe ter que por a pata em cima :twisted:?
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

terça set 08, 2009 1:24 am

Fonix :o , assim a olhometro o escaravelho tem uns 2 cm, isso dava cerca de 3,4 m/s.
Nazgul93
Membro Veterano

terça set 08, 2009 1:27 am

element Escreveu:Fonix :o , assim a olhometro o escaravelho tem uns 2 cm, isso dava cerca de 3,4 m/s.
Já não me lembro bem, mas é à volta disso Element, se não me engano, têm 3cm, são uns verdadeiros obikwelus :twisted:
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça set 08, 2009 11:15 am

NhamNham Escreveu:Devido ao pequeno tamanho não consigo ter certezas da espécie... talves Bufus bufus minorcas?
Aparentemente sim, são Bufo bufo juvenis.
NhamNham Escreveu: Uma lagarticha piquena...
Um juvenil de Podarcis hispanica.
NhamNham Escreveu: Obviamente, este não é réptil ou anfíbio, mas deixo as fotos para ver se alguém consegue identificar...
Parece-me uma espécie de traça, mas não tenho ideias concretas...
É um esfingídeo sem dúvidas. Parece-me uma borboleta da espécie Hyles tithymali / euphorbiae com um padrão bem bonito.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça set 08, 2009 11:19 am

Nazgul93 Escreveu:Cal, tenho praticamente a certeza que é um Cassolaia maura maura (escaravelho-tigre), ou então um familiar.
Esse menino é o animal terrestre mais rapido! Corre 171 vezes seu tamanho num segundo... não é brinquedo não! Como é que o apanhas-te sem lhe ter que por a pata em cima :twisted:?
Que é um escaravelho-tigre não restam dúvidas.
Só que existem muitas espécies de escaravelhos tigre, classificadas em diferentes géneros.
Eu aposto mais na espécie Lophyridia littoralis ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Nazgul93
Membro Veterano

terça set 08, 2009 1:08 pm

fang Escreveu:
Nazgul93 Escreveu:Cal, tenho praticamente a certeza que é um Cassolaia maura maura (escaravelho-tigre), ou então um familiar.
Só que existem muitas espécies de escaravelhos tigre, classificadas em diferentes géneros.
Mais uma vez, obrigado pela tua experiencia Fang :wink:
Pois, eu sabia que era um tigre, agora qual, apostei no Cassolaia maura maura, mas identificar insectos não é facil, ainda mais quando não se pesca nada disto :twisted:
Mas vendo o lophyridia littoralis, concordo, até porque este reside na zona do mediterrâne e o cassolaia maura nem sei de onde é :oops:
<strong>

AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

terça set 08, 2009 1:27 pm

Nazgul93 Escreveu:
fang Escreveu:
Mais uma vez, obrigado pela tua experiencia Fang :wink:
Pois, eu sabia que era um tigre, agora qual, apostei no Cassolaia maura maura, mas identificar insectos não é facil, ainda mais quando não se pesca nada disto :twisted:
Mas vendo o lophyridia littoralis, concordo, até porque este reside na zona do mediterrâne e o cassolaia maura nem sei de onde é :oops:
Nada como uma lupa e uma chave dicotómica :lol:

Mas não é nada fácil, não... Embora quem trabalhe na área os identifique com uma facilidade incrível :twisted:

Já agora, identifiquem este :twisted: , sempre é mais fácil:

Imagem

e quando a fome aperta:

Imagem
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Nazgul93
Membro Veterano

terça set 08, 2009 3:00 pm

AlunoBioGeo Escreveu:Embora quem trabalhe na área os identifique com uma facilidade incrível :twisted:
Ora ai é que está :twisted:

Acho que isso, é um escaravelho 8).

(agora nem arrisco, não faço a minima da especie :lol:)
<strong>

AlunoBioGeo
Membro Veterano

terça set 08, 2009 3:21 pm

Darei a resposta no final do dia ;)
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Bfddone
Membro
Registado: quarta jan 07, 2009 10:24 pm

terça set 08, 2009 4:11 pm

Será Lucanus cervus :?:
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

terça set 08, 2009 4:23 pm

Há tantos parecidos :roll:
Sem uma foto de cima é complicado (para quem é nabo, que é o meu caso 8) )

Mas realmente parece ser Lucanus cervus

http://www.goliathus.com/en/en-lucanus-cervus.html
AlunoBioGeo
Membro Veterano

terça set 08, 2009 5:02 pm

Depois de 2 respostas correctas, confirmo: é Lucanus cervus (vaca-loura), sim ;)

Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”